Chrysler Esplanada 1969 - Juka

Para quem não sabe, o confrade Juka está restaurando um Esplanada 1969 azul, que tem uma interessante história envolvendo um bloco Emi-Sul fundido após o encerramento da produção dessa linha (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Motores-Simca-Aquilon-Tufao-e-EmiSul-td4640955.html).

Neste mês de agosto/2014, na revista "Placa Preta" do Clube do Carro Antigo de Londrina, essa história está atualizada, com fotos:
http://www.carroantigo.com/pdf/CHAPA_PRETA_062.pdf

juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Grande GTX

O número do chassi do Esplanada 69 é E61838. O bloco que estava no carro, se não me engano, era datado de outubro de 1968. Pretendo fazer o Bloco de 1970 que tenho.
Vou contactar o Flathead. Procurei no sítio e não encontrei endereços de eventuais empresas de peças e/ou vendedores (pode ser que seja problema do meu navegador de internet).
O Marcelo ficou de me retornar confirmando se tem ou não as molas de valvulas e os pratos.  A engrenagem do eixo do distribuidor acho que vou ter que encontrar alguém que faça.

Um abraço,
Juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

juka,
feito no segundo ou terceiro dia útil de janeiro de 1969. divirta-se nasser
não achei aqui o endereço do camarada das peças em s cristóvão, rio. tenho-o no escritório e tentarei lembrar-me.

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

GTX, acho que é esta a pessoa procurada:
MARCO ANTONIO SILVEIRA - simca rj
tel. (21) 2565-8539 / (21) 2589-5963 / res: (21)8205-4000
Email: silveiramar57@hotmail.com

Se for, não esta perdida entre tantos endereços, pois esta logo a frente do endereço do
"MUSEU NACIONAL DO AUTOMÓVEL - BRASÍLIA
O museu tem enorme tralha simquista, especialmente mecanismos de abrir portas, canaletas, peças da suspensão dianteira, caixas de transmissão e eixos traseiro completos. grade terá alguma.
Nasser - curador@museudoautomovel.org.br"
, no tópico "Relação de Endereços - Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca" (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Relacao-de-Enderecos-Pecas-Componentes-Servicos-e-Literaturas-Simca-td4109270.html).
Juka, feliz retorno ao fórum. O Marco Antonio (simca rj) esta ausente deste fórum há muito tempo...

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

não, é uma loja em  sao cristóvão, bairro nobre ao fim do império.

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

juka, achei. lá comprei anéis do emi sul. atendimento correto, preços pé no chão, sem a aura de falsa intelectualidade mexânico-cultural que os inflaciona: Pistonscan, falar Edson, 21-2580-1226.
depois diga o que há por lá.

sobre eixo, engrenagem, et coetera antes citados, descreva-as e diga sobre aplicação e função. tenho um velho amigo idoso, ex mecânico simca, que pode ter alguma coisa. nasser
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Oi GTX

Grato pelas informações. Falei com o Edson. Ele ficou de me dar um retorno dentro de uma semana sobre as peças.

A engrenagem que preciso é a que vai no final do eixo do distribuidor (e que se conecta à do comando), a minha está toda corroída, assim como as molas de válvulas e seus pratos.

um abraço,
Juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

juka,
conseguiu a engrenagem ? mande-me uma foto com as medidas da própria e olharei se tenho em separado - creio ter apenas o distribuidor completo. também a ver quanto a existir e a completude. nasser
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Oi GTX, ainda não consegui a engrenagem do distribuidor.

juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Consegui terminar os cabeçotes do motor Emisul. O Marcelo me arrumou as molas de válvulas e os pratos. Outras foi garimpando em sites e anúncios...  A Pistonscan infelizmente não me respondeu...  Agora vou partir para o bloco e virabrequim (se conseguir os pistoes...)

cabeçotes motor emisul

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Em resposta à esta mensagem postada por juka
pedirei ver distribuidor amanhã.
estranho caso pistonscan. você ligou ? falo e me atendem
qual a medida dos pistões ?
você tentou com o 8ba e o galant ?
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Liguei para a Pistonscan  e envie e-mail também. Ficaram de retornar duas vezes mas não o fizeram...  talvez não tenham encontrado nada de que eu precisava...
O Galant é o Carlos (do RS)?
Tenho um jogo de pistoes e anéis STD para o motor  2651, mas o bloco é 2600. Pela medida acho que é possível abrir (e ainda fica abaixo do 0.60"), mas eu não queria fazer isso pois o bloco é STD.  Se eu arrumar uma medida 0.10 ou 0.15 é melhor...

Tenho um jogo de bronzina de mancal 0.15, mas para motor Simca (código ML BC-119). Não consegui achar a modelo BC-104 (que é a indica para o motor Emisul). Se não encontrar vou ter que usar esse mesmo...

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

olhei a porcariata. tenho um distribuidor inteiro e carcaças. engrenagem, não. ligarei ao penildo para saber se tem e $;
sim é o galant.
tenho receio de informações técnicas vindas de advogado. qual o diâmetro para os pistões no bloco ? 2600 é cilindrada ou medida no instrumento de nônio ?
o eight tem razoável estoque e fala esta língua com mais desenvoltura.
ad augusta per angusta, é a nossa messe. nasser
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Grande GTX e demais,
O diâmetro (STD) do bloco que tenho é 66,04mm  (o 2.600 é a medida em polegadas, ou seja, 66,04mm : 25,4 = 2.600).  Os pistões que tenho são STD para o motor de diâmetro de cilindro 67,34 (2.651).  Se eu não encontrar pistões 0.10 ou 0.15 (para o motor 66,04) vou ter que abrir o bloco que  tenho para  67,34 e utilizar os pistões disponíveis. Pelo menos me sobra esta opção...

Quanto às bronzinas de mancal dizem que não há problema em utilizar as do motor Tufão (BC-119) pois somente uma das três tem uma pequena diferença (canal de óleo e furo um pouco fora do centro). Se eu não encontrar a BC-104   0.10" ou 0.15" (que é a indicada para o Emisul), tenho a opção de utilizar a do Tufão.

Não encontando a engrenagem do distribuidor vou ter que partir para uma eventual "fabricação", vamos aguardar e continuar as buscas...
grato, juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

juka,
falei ao penildo. tem, apenas,o distribuidor completo; sobre medida de pistões e anéis, assim como eventual engrenagem, ficou de pesquisar neste final de semana.
torça os dedos.
vais a araxá ou lindóia ? talvez por lá hajam.
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Já torci os dedos...
Semana que vem vou procurar em Lindóia...

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Juka, vc já viu o tópico "Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los"?
Há pouco tempo um nosso colega postou esta mensagem:

Sidney Jose do Nascimento - em Maio 02, 2014, 8:46pm; escreveu
Caros Amigos, boa noite.  Fabrico Anéis Camisas Pistões Pinos Bronzinas para todos os motores, com padrão Original, basta entrar em contato com Sidney em SP 11.97623.6327  Claro ou em Pouso Alegre 35.9213.2429 Tim, preços compatíveis, aguardo seu contato

SIMCA TEMPESTADE
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Oi Rusiq
Sim, já entrei em contato com o Sidney. Para fabricar o jogo de pistoes (com aneis e pinos), sai por  2.500,00...   fiquei de ver que caminho tamarei...
juka juka

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

Oi GTX
Li em outro tópico o seguinte:  " O sr Luiz Paulo Queiroz, residente em Franca, SP, onde foi por muitos anos mecânico de Simca e Chrysler, e possuidor de um destes veículos por três décadas, por telefone deu as seguintes informações:

                                 bloco       coletor admissão                cabeçotes                 tampas de válvulas
-
- Aquilon/Tufão   verde escuro       alumínio                 alumínio sem pintura                   x
- EmiSul             verde escuro       alumínio                      alumínio #                             x
- Chrysler           verde escuro       vermelho                  alumínio ib idem         vermelho/ alu /vermelho

Agora surgiu uma dúvida:  teve motor Emisul da Chrysler com o bloco na cor Azul?  É que o bloco que vou utilizar é de 1970 e está pintado de Azul, aparenta ser original (o bloco é STD).  E agora???

Re: Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul

conceda-me uns dias para responder, pois cobrarei direto ao penildo a informação de suas peças e sobre esta, relativa à cor do motor.
1234 ... 12