Aos Amigos

Esta mensagem foi atualizada em .
Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
Um tópico genial, criado pelo Grecco no fórum antigo.
Alias, as peças ficaram com quem?

NOTA:
Ninguém respondeu, mas encontrei a resposta em um outro tópico:

MARCELO - Postado em 09/08/2005 18:01:00

Quando estive em Anápolis, arrematando o que sobrou do estoque de peças de Simca da Auto Peças Royal (como tinha peças aquela loja, de todas as marcas, incrível), bobeei. Fiquei lá um dia inteiro e não reconheci a "caixinha" vermelha do equalizador que estava em cima de uma prateleira. Quando voltei com o Nasser, ele se valeu dos seus anos a mais na estrada e, como uma ave de rapina, localizou o bicho. Não errou o golpe, regateou e levou por R$ 90,00. Zerinho, zerinho. Ficou em boas mãos - claro, até que ele se valha da sua prerrogativa de proprietário, dê vazão ao seu forte sentimento de melhorar sempre os carros e acabe trocando tudo do seu GTX e da Chambord por injeção.

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    Grecco - Postado em 17/10/2006 22:41:00
A vida as vezes nos prega peças difíceis de explicar.
Depois de 6 meses distante do planalto central, eis que estou aqui de volta.
Dizem que quem toma agua dos Ribeirão das antas sempre volta, sei lá, não acredito muito nestas coisas.
Depois de uma tumultuada mudança para as Gerais, com direito a viajar 12 horas de fusca levando cachorro junto e morando em hotel até encontrar casa para alugar, tropeçando em caixas e móveis por outros 15 dias quando a mudança chegou até que tudo fosse colocado em seu devido lugar, andando com guia de ruas na mão para não me perder em Belo Horizonte, sem sair de casa com medo de não saber voltar, trabalhado por outros 5 meses em uma empresa que não me dava o mínimo valor, mas pagava o salário que eu preciso ganhar para manter minha família e padrão de vida, estou de volta a Goiás.
Se me perguntarem se estou arrependido, digo com certeza que não.
Aqui já estou com casa preparada para a chegada da minha mudança, que desta vez será feita por uma empresa decente, paga pela indústria que me trouxe de volta, e que colocará tudo nos seus devidos lugares na nova casa.
Se estou feliz, não sei, só sei que ao menos serei respeitado como profissional e isto já me deixa mais tranquilo.
Meu maior problema é conviver com a distância das pessoas que conheci nesta minha breve passagem por Minas. Entre elas algumas se destacam, e eu não poderia deixar de mencionar aqui:
-Marceleza: Amigo, é realmente uma pena não ter conseguido me despedir de você antes de deixar BH, a verdade é que tentei, e o Loty é testemunha, mas infelizmente não fo possível.
A você e a Didi fica o abraço sincero da Adriana, Maria Amélia e meu. Espero reve-los em breve aqui em Anápolis, ainda mais agora que descobri uma auto peças antiga que reabriu recentemente e que tem uma prateleira lotada de peças da Simca até o teto, assim que cheguei fui informado por alguns amigos sabedores da minha paixão pela marca, estou preparando inventário e informo depois com mais detalhes via telefone. Aos
incautos adianto, não é a Royal, e parafraseando mister Nasser, se quiserem saber qual é "Não digo".
Voltando ao assunto, obrigado por sua amizade e saiba que minha consideração, admiração e apreço por você são coisa de irmão, e que mesmo distante você pode contar comigo sempre que precisar.
Aguardo sua visita, minha casa está sempre aberta para você, Didi e Cia Ltda.
-Loty: Quem não conhece pessoalmente não sabe o tamanho do coração deste sujeito, amigo até em baixo d'agua.
Não me alongo pois vou deixar os outros amigos do fórum com dor de cotovelo, afinal conhecer o nosso Loty pessoalmente é só para alguns previlegiados como eu.
Abraços velho, e cuida do meu carro funerário aí hein! Em breve mando buscar.
- Roberto, Edgar, Duda, Levi, enfim, só quem conheceu para saber o motivo da minha saudade precoce.
A vocês todos meu abraço amigo com a esperança de reve-los em breve, quem sabe para um churrasco ou feijoada da tia Adriana aqui em nossa nova casa...
"Você se torna responsável pelas pessoas que cativa"

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 18/10/2006 19:12:00
Caro amigo, estou (muito) pesaroso duas vezes.
Pela sua partida, já que ela impedirá o nosso convívio diário.
E por eu não ter dado mais atenção para você e sua família nesse curto período em que vocês estiveram por aqui. Talvez esse seja o período mais atribulado da minha vida, e é uma pena que isso tenha impedido que eu exercesse melhor as minhas funções de anfitrião.
Mas o importante é que você continue correndo atrás do que é melhor para você e sua família. Desejo sorte nesse retorno para Goiás. Volta a ficar de pé aquele nosso programa em Pirinópolis.
O Loty me falou que você tentou falar comigo, mas o celular não acusou nenhuma chamada. Afinal, a modernidade tem seus pontos fracos, o celular definitivamente não é 100% confiável.
Estou com a sua Quantum aqui na garagem do apto da Ednara, o Loty me pediu para dar uma volta nela. Hoje à noite vou deixá-la de volta lá na oficina. Se eu pudesse ficava com ela, afinal um carro hidramático tem sido o meu sonho nos últimos tempos, para o dia-a-dia. Vai demorar um pouco, mas esse sonho eu ainda vou realizar.
Reivindico o meu direito de preferência quanto a essas peças que você descobriu. Como arrematei o que sobrou de Simca na Royal, por coerência acho que devo ficar também com essas outras ...

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    Grecco - Postado em 18/10/2006 22:43:00
Marceleza, meu rabecão não poderia estar em melhores mãos, use-o o quanto precisar.
Acredito que só farei minha mudança daqui a uns 15 dias, portanto vai testando ele aí para mim.
LOTY: Rabecão liberado para o Marceleza, fala para ele deixar o Uno na Oficina e continuar fazendo test drive na quantum, e se ele não quiser, deixe seu carro na oficina e ande com ela, preciso ter certeza que não terei problemas quando ela vier para Anápolis.
Estou enviando meu celular por MP.
Abraços.

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    gtx - Postado em 19/10/2006 11:38:00
modus in rebus, como dizem os juristas, a prioridade é minha e ninguém tasca. este marcelo é de atrevimento digno de freio de jk ... como todos sabem, sem freios.
imagine, arrogar-se no direito de ser final depositário das peças anapolinas só porque comprou o remanescente da royal. quem o levou lá ?
apresentou ao seu cardoso ? ao bosco ? e ainda carregou as peças no seu exclusivíssimo tempra pick up de fábrica ?
marcelito, se toque. o grecco, que tem a lógica cartesiana dos engenheiros, reconhecendo virtudes e direitos, não irá se deixar levar por este canto de quem o abandonou, isolado pelas montanhas mineiras.
acho que você terá dificuldade de encontrá-lo, caso marque um encontro na cidade à qual você se referiu como " pirinópolis ". esta, não sei onde fica e sugiro que para lá você se dirija. a que fica perto de anap'is é "pirenópolis", assim batizada pois as montanhas que a denominam relembram o perfil dos pireneus.
é mole ou quer mais ?
grecco, obrigado pela preferëncia, embora tenha a obrigação de alertá-lo que, caso não seja o escolhido, constituirei o dr juka cadillac como meu facultativo, para defender meus direitos em qualquer juízo, instância ou tribunal a quo.
tenho dito.
( grecco, qual é o nome da loja ? ... )

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    gtx - Postado em 20/10/2006 13:13:00
marcelo,
uma das coisas que mais labora contra o meu sucesso pessoal nesta terra de não vi, nem sei, é minha retidão de comportamento.
por isto sugiro outro método: a divisão do estoque pelo critério da razão inversa da distância entre os futuros depositários e o local do estoque.
ou, fica tudo com quem responder: como se chamava a sra pasteur ?
quantos filhos teve o eng pasteur ? em que cidade ele começou a namorar da. hélène ? quando ?
no brasil ? qual era o nome do cozinheiro da diretoria da simca ?
tal o tamanho da banheira do terceiro andar ?
está de bom tamanho ou quer mais ?
quanto a vôos para anápolis, meu amigo, só de coriango, carcará e gavião.
faça o seguinte: venha a brasília, acomode-se em meu humilde tugúrio e, dia seguinte aponto o cherokee rubicon pru modi i ni ana'pis, e convidamos o grecco para um peixe na telha.
quanto ao frete das peças que vierem a lhe caber, à mão de obra altamente qualificada, o fundo musical de música de raiz, com zé mulato e cassiano, nada cobrarei. afinal, um ou dois reparos de freio pouco espaço ocuparão ... ao aguardo, nasser

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
   Marcelo - Postado em 20/10/2006 16:25:00
Essa foi digna de Prêmio Nobel. Vamos ficar no aguardo, até que o Dom Grecco de La Mancha venha nos despertar desse sonho de uma noite de Verão, em plena Primavera.

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    Grecco - Postado em 21/10/2006 23:37:00
Marceleza e Nasser:
Esta agora foi boa!
Estou entre a cruz e a espada, e desta forma, vou deixa-los degladear, ou seja, dividam o espólio da maneira mais interessante para ambos, esta briga deixo para vocês.
O importante é dizer o seguinte, hoje na parte da manhã fui até a loja para saber o que realmente existe em matéria de Simca, e fui atendido pelo Sr. Justino, ancião de seus setenta e tantos anos que me garantiu plenos poderes sobre as peças remanecentes em seu estoque, com a condição de que minha camiseta, presenteada pelo Loty, entrasse na negociação. Não tive dúvida, e mesmo antes de saber o que havia realmente atravessei a rua, comprei uma camiseta Hering para mim, tirei a camiseta da Simca que estava usando e entreguei ao velho Justino.
Fiquei sem ela, logo, aguardo reposição, mas foi por uma boa causa.
Efetivamente posso garantir que não há muita diversidade, mas uma quantidade razoavel de peças novas, originais e paralelas.
Entre elas platinados(alguns originais outros da platinac), distribuidores(2), engrenagens da caixa , lonas de freio, reservatório de óleo de freio, mangueiras, radiador de óleo, peças de suspensão, um par de faróis de milha completos, 01 amortecedor, caixa transistorizada da ignição, cabos de vela, borrachas (várias), caixa de distribuição de ar completa com motor, maçanetas de porta externa e interna e mais um monte de miudezas que nem o proprietário soube identificar, mas que estão em embalagem Simca, ou seja, um acervo considerável.
Preço, não sei, é preciso olhar o que realmente interessa e negociar. Pedi ao neto do dileto senhor que me fizesse um levantamento do total de peças (colocando numeração quando existente na caixa, ou o nome da peça, ou os dois) com o valor total do lote para entrarmos em acordo posteriormente.
Me garantiu resposta até a próxima terça-feira, portanto vamos aguardar, assim que tiver mais notícias comunico via MP para ambos. O preço da empreitada será vossa visita, que aguardarei com anciedade.
Marceleza, como já disse anteriormente, minha casa está a disposição, se for o caso de vir de avião te pego no aeroporto.
Minha mudança deve sair de BH no próximo sábado(28/10), chegando aqui no domingo. Adriana e Maria Amélia chegam entre quarta e quinta feira depois da chegada da mudança, quando tudo já deve estar nos devidos lugares.
Mudando de assunto, finalmente consegui comprar o livro do Rogério ( em São Paulo), que devorei em uma noite, muito bem escrito e com acabamento excelente. Repousa agora tranquilo em meu criado mudo no quarto do hotel.
Pude rever, saudoso, o belo Rallye vermelho e branco que tive o prazer de andar em BH, além do Chambord (ambos do Marceleza que retirou as placas para impedir identificação), e o lindo Chambord 65 do nosso amigo Norian (desaparecido deste sítio), enfim, tudo muito bonito, parabéns aos autores. A única coisa que me desgradou foi o preço, R$ 96,00 (último exemplar da loja) em livraria renomada no aeroporto de Congonhas...
Tio Lin, me dê notícias!
Assim que tiver mais informações retorno em edição especial.
Abraços.

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
   gtx - Postado em 22/10/2006 01:34:00
escolha a cor e o tamanho da lacoste, passe-me o endereço do justino, vamos ao peixe na telha ou no kibe da samira, e não se fala mais nisto.
esqueça o marcelo. anda em trilhas melíferas e a última vez que foi visto estava dançando forró e catira vestido de apicultor.e dê notícias pessoais: voltou ao laboratório; vendeu o fusca; perdeu o cachorro ?

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
   Marcelo - Postado em 22/10/2006 11:13:00
Grecco, independentemente do desfecho desse caso, você será indenizado: pela sua camisa e pela sua atitude.
O livro do Rogério é para a cabeceira. Não tirei as placas para impossibilitar a identificação, mas é que ele chegou em um momento logo após a pintura que o Loty fez em várias partes da lata. Ainda não tinha dado tempo para montar tudo. Note, por exemplo, que a Rallye está sem os limpadores de pára-brisa. Tirei as placas porque, no caso da Rallye, elas são horrorosas, matam o carro, mas ainda não consegui melhores. Não achei ruim a idéia também porque dá a impressão de carro O km.
GTX: escolha as armas, o local e avise os seus padrinhos. E não se esqueça do padre para encomendar a sua alma.

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    Grecco - Postado em 22/10/2006 20:45:00
 Amigo Nasser,
vamos todos muito bem, Adriana, Maria Amélia e a Cléo (a pinscher preta).
Casa, aluguei uma muito próxima de onde eu morava, até por conhecer os vizinhos e pela proximidade com a empresa, que por sinal não é a mesma em que eu trabalhava, mas uma concorrente, também farmacêutica.
No mais tudo tranquilo. Estou te passando meus telefones por MP, talvez você ache algum tempo para me ligar em sua agenda atribulada, que aliás não deve estar assim tão cheia tendo em vista o tamanho e a quantidade de informações importantíssimas do seu último post.
Abraços.

Re: Aos Amigos

Tópico: Aos amigos - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 23/10/2006 09:01:00
 GTX, esse duelo você ganhou. Porque é melhor perder um duelo de verdade do que ficar restaurando Simca pelo resto da vida. Boa praga a ser rogada para os inimigos, farei isso no futuro. E espero morrer como seu amigo, porque se você me rogar outra praga forte como essa eu tô ferrado.
Os classificados não serão reativados. Com a proliferação de outros sites, do tipo Mercado Livre, que já viraram referência, colocar classificados aqui seria perda de tempo e dinheiro. Na próxima atualização vou retirar o aviso.

Re: Um final de semana com as estrelas

Mensagem original postada por Leon | 19/03/2010
rusiq escreveu, em 18/3/2010 13h29
Eu cutuquei a onça e nada...
Vamos lá:
"BRASINCA, SEMPRE UIRAPURU"
O título acima é do novo livro de José Roberto Nasser sobre uma das mais curiosas e interessantes tentativas de se fabricar carros no Brasil. No caso, o Brasinca/Uirapuru, o primeiro GT de grande cilindrada e alto desempenho brasileiro.
Blog do Mestre Joca, em 20/02/2010
GTX, ao menos, diga-nos onde podemos comprá-lo...
gtx escreveu, em 18/3/2010 19h03
resposta para engenheiro de produção; está em fase de avaliação do protótipo.
pergunte ao leon o que o publisher da editora disse sobre le livre des simcas brésiliennes.
rusiq escreveu, em 19/3/2010 11h50
Senhores, eu apenas quero saber aonde posso adquirir o livro "BRASINCA, SEMPRE UIRAPURU" citado pelo mestre Joca; apenas isso.
Leon, se o livro do Brasinca levou 3 anos e meio para ser "polido"; para "polir" o livro da Simca serão necessários quantos anos?
Aproveitando para "ressuscitar" o tópico e, ao mesmo tempo, colocando o assunto onde há várias fotos do Brasinca GT e de Simcas...

Rusiq, vamos por partes:
- Brasinca: como disse o GTX, "está em fase de avaliação do protótipo", ou seja, em negociações com uma conhecida editora para ir ao prelo [prelo (é): s.m. 1. Máquina tipográfica para imprimir; prensa. obra no prelo: que se está a imprimir]
Mas pode estar certo de que tudo sairá rapidamente e a contento. Pode ir se preparando.

- Simca: você deve estar falando sobre aquele livro que terá a história (nunca antes contada neste país) da camioneta Esplanada, de invejável design, do Tempestade, Ventania e outros fenômenos climáticos... o "polido publisher" da editora sabe que o livro já está devidamente polido , num árduo trabalho de pesquisas e confrontos de informações, entrevistas com contemporâneos, enfim, todos os cuidados necessários (e alguns desnecessários) para se tornar referência obrigatória no assunto. E será publicado antes do que você possa imaginar...

Re: Um final de semana com as estrelas

Esta mensagem foi atualizada em .
Mensagem original postada por Leon | 22/03/2010
Falando em Brasinca... não boto fé nessa informação que consta na comunidade do Songa no Orkut, mas lá vai:

Paradeiro do Gavião
vi as manifestações sobre o Gavião e vou dar uma informação que coincide com algumas destas noticias que vcs trazem. Existiu um fazendeiro na região de Galia ou Garça que era colecionador destes carros, chamava-se Ferraz, era irmão de um empresario de Bauru chamado Guilherme Ferraz, dono da Bauru-Diesel, caminhões Mercedes. A noticia que se tem é que ele teria comprado o Gavião para restaurar, mas morreu e o carro ainda se encontra na fazenda dele.

Mensagem original postada por gtx | 22/03/2010
leon,
o songa fez, para o livro do brasinca, um texto sobre o fim do gavião. ele conduziu uma pesquisa e chegou até uma oficina-ferro-velho onde o carro foi reconhecido por fotos. e andou procurando o motor - que tem numeração específica - pois os desmanchadores venderam o carro sem a unidade de força.
mas nada conseguiu faticamente. esta é uma informação interessante.

Mensagem original postada por rusiq | em 23/03/2010

BLOG DO MESTRE JOCA, sexta-feira, 11 de setembro de 2009
O GAVIÃO VOA "AO VIVO"...

P.S. Em janeiro deste ano, ao visitar em Passo Fundo uma maravilhosa coleção particular em companhia do Caique Pereira e Luis Salomão, fui informado que o carro das fotos acima era o famoso Gavião, encontrado já bastante transformado e que aguardava cuidadosa restauração. Será?

Songa disse...
15 Setembro, 2009 11:58
completando, só agora pude ver essas duas fotos do branco, elas são do 1049 que, derepente, até pode ser, porque não tem frente nem traseira, mas não se prova nada. Eu ja falei com o dono dos brinquedos e ja disse que ajudarei-o a descobrir. Sexta-feira eu vou novamente no último rastro deixado por ele, em 1978, talvez segunda eu tenha novidades.
Songa
BLOG DO MESTRE JOCA
http://mestrejoca.blogspot.com.br/2009/09/o-gaviao-voa-ao-vivo.html

Mensagem original postada por gtx | 24/03/2010
na longa pesquisa de muitos anos para comprar uma boa unidade e escrever o livro, vi muita coisa, muitos carros transformados, muitos desfigurados e que do estado em que se encontravam, podiam ser transformados em todas as versões possíveis.
pela chassi, não será o gavião. e quem ler o livro verá porque.

Re: GALERIA

Boa Tarde Amigos,

Para alegrar esta tarde chuvosa do último sábado do ano:

Feliz 2012 para nós todos !!!

Re: Aos Amigos

 Cavalo de Ferro - Postado em 09/07/2011 22:06:00 - ForumNow!

SIMCA DO BRASIL
Parabéns a todos que elaboraram o site que conta a historia da SIMCA. Como ela fez importante parte da minha vida, pensei em também prestar uma colaboração com mais algumas informações.
Antes de qualquer coisa vou me apresentar: CARLOS ÉRICO COSTAMILAN, atuais 77 anos de idade, residente em Caxias do Sul/RS, Rua Cons. Dantas, 776, Bairro Lourdes.
Fui sócio gerente da firma IMPORTADORA AUTO NORDESTE LTDA, que vendia automóveis Renault, Chrysler, Skoda, caminhões FARGO, tratores Hanomag e Zetor, autopeças em geral.
Em Dezembro de 1958, viajei ao Rio de Janeiro a procura do Banco Nacional de Minas Gerais S.A, que se dizia ser o gestor da instalação da fábrica SIMCA DO BARSIL. Dali me recomendaram que fosse a B. Horizonte, onde seria instalada a fábrica.
Procurei o Banco Nacional, onde fui informado que realmente a fábrica seria instalada no Distrito Industrial de Sta. Luzia, mas que provavelmente os veículos seriam montados em S.Paulo, nos pavilhões da VARAM MOTORS, onde eram montados os veículos da marca NASH, na via Anchieta, bem defronte a Volkswagen. A parte comercial deveria ser tratada com o Dr. Marcelo Azeredo dos Santos, no edifício Conde Prates, à Rua Libero Badaró, centro de S. Paulo.
Ali, pois, compareci com o dossiê completo da minha firma.
Eu era então um jovem de 24 anos, embasbacado com a grandiosidade de S.Paulo, onde eu então pela primeira vez viajava.
Dr. Marcelo, Diretor Comercial, um verdadeiro gentleman, simpatizou comigo e analisou rapidamente minha a papelada, prometendo que eu seria visitado logo pelo Inspetor da Simca para efetivar a nomeação, o que realmente aconteceu logo no início da 1959.
Lembro-me que os primeiros Chambord eram vendidos ao preço “de tabela” da fábrica de CR$ 958.500,00 (não lembro bem qual a moeda da época). Os primeiros carros foram logos vendidos, e em seguida comecei minhas peregrinações por S.Paulo, até duas vezes por mês, para retirar mais carros, tratar das garantias, peças e etc.
Os SIMCA CHAMBORD tinham motor V8 de apenas 84 cv a 4.500 RPM, três marchas a frente, segunda e terceira sincronizadas, com palanca ao volante. O motor V8 era, na realidade, uma derivação   menor do famoso 8BA da FORD, que na França fabricava o FORD VEDETTE (cuja fábrica foi vendida à SIMCA FRANCESA). Em Caxias do Sul, como no resto do Brasil, imperavam os veículos norte-americanos: Dodge, Ford, Chevrolet, Mercury, Lincoln, Buick, Cadillac, Pontiac, Osmobile, Packard e outros, caracterizados por sua potência e grande torque, o que justamente faltavam aos Chambord. Por isso era preciso “quebrar” este tabu de força e resistências dos carros americanos.
Na época foi fundado o CAEC(Caxias Auto Esporte Clube) do qual eu era membro dirigente. Organizamos então em meados de 1959, o primeiro KM de Arrancada em Caxias do Sul. O SIMCA CHAMBORD, que pilotei, venceu em todas as categorias de cilindradas, superando naturalmente os carros americanos, que embora com maior cilindrada e potência estavam ultrapassados. Logo a seguida organizamos o 1º Circuito da cidade de Caxias do Sul, vencido pelo SIMCA CHAMBORD de Catarino Andreatta.
Em Abril de 1960 realizou-se o KM lançado de Taquara/RS, cidade perto de Caxias do Sul e Porto Alegre. O SIMCA CHAMBORD venceu em diversas categorias. Ainda em 1960, organizamos a 1ª Subida da Montanha, na BR2, hoje BR116, de Galópolis a Caxias do Sul, com chegada defronte ao Monumento Nacional ao Imigrante. Venceu o SIMCA CHAMBORD de Catarino Andreatta. Assim que  –  segundo os próprios dirigentes da fábrica  –  Caxias do Sul e a nossa revenda IMPORTADORA AUTO NORDESTE LTDA, foi a pioneira em colocar o Chambord em competições esportivas.
Granjeamos então notável simpatia em todos os setores da fábrica a ponto de, num contato particular com o Diretor Presidente Sr. Pasteur termos sido contemplados com a doação do "SIMCA CHAMBORD" que fazia as filmagens do “VIGILANTE RODOVIÁRIO”, e que havia sofrido uma pequena “batida” e estava a cargo da seguradora. Trouxemos o carro para Caxias do Sul e o preparamos para a grande corrida das 12 Horas de Porto Alegre, no circuito da Cavalhada - Vila Nova.
A já famosa dupla gaúcha Catarino Andreatta (carro 2) e Breno Fornari (carro 35) corriam de SIMCA CHAMBORD. Breno era um formidável preparador de motores, desde o tempo das carreteiras. Foi ele o primeiro grande inovador em motores dos SIMCAS. Entre outras pequenas melhorias ele aumentou o diâmetro dos pistões de 67,5 mm, para 69,5 mm, ocasionando importante aumento da cilindrada, que originalmente era de 2.351 cm³. Os motores ficaram então com muito mais potência e mais torque.
A SIMCA DO BRASIL, logo percebeu o potencial de melhorar a imagem de seus carros, através de corridas. Contratou pilotos experientes como Ciro Cayres, Jaime Silva e Fernando(TOCO) entre outros. Criou um departamento de competições, que ao mesmo tempo, estabelecia melhorias para os carros de linha.
Pois bem, voltemos às “12 Horas de Porto Alegre”. Aqui em Caxias do Sul, preparamos o nosso SIMCA (ex-vigilante rodoviário), com todo o carinho. Pintamos o carro todo de branco e com o número 77, pilotado por dois entusiastas, WALTER DAL ZOTTO e JUVENAL HERMES MARTINI, porém hábeis pilotos.
Estes dois pilotos já haviam participado da edição anterior da “12 Horas de Porto Alegre” em 1962 e estavam ponteando a prova quando por pane seca (sem gasolina) perderam a liderança. O vencedor foi Breno Fornari, com o seu CHAMBORD 35.
Estamos agora em Junho/1963 e a fábrica SIMCA com uma equipe de corridas veio a Porto Alegre com uma carreta e cinco carros e seus pilotos famosos, respaldados por todo o aparato de uma fábrica. Três dos cinco carros da fábrica deram largada pilotados por Jaime Silva, Toco e Zoroastro Avon (se não me engano). Pontearam a prova até o amanhecer (a largada era a meia-noite). Um capotou e dois tiveram problemas no motor.

Ao meio dia de 23 de Junho de 1963, a bandeira quadriculada saúda o vencedor: "CHAMBORD 77" de Dal Zotto e Martini, sob o patrocínio da IMPORTADORA AUTO NORDESTE LTDA. Breno Fornari com o Chambord 35 foi o segundo colocado.
Os Simca, ao que sabemos, nunca conseguiram vencer em Interlagos. Lá predominavam os JK Alfa Romeo, com Chico Landi e outros. Cinco marchas a frente, carros praticamente importados e muito resistentes, de grande desempenho.
Em 1963, a SIMCA lançou o câmbio com três marchas sincronizadas, então denominados “3 SINCROS”. Em 1966 transformou-se o motor de válvulas no bloco, para válvulas na cabeça, denominados então “EMISUL', que era muito barulhento, tendo melhorado após algumas centenas de unidades fabricadas.
QUALIDADE DOS CARROS SIMCA - Enquanto os carros eram importados da França ou parcialmente montados no Brasil, com componentes importados, a qualidade era boa, nunca ótima. Em 1960, iniciou-se a nacionalização, com problemas sérios no sistema de embreagem, motor, diferencial e parte elétrica. Cabia então à pós-venda realizar milagres para o Chambord agradarem os seus clientes. A regulagem e sincronia dos dois carburadores dos Rallye e Presidence era um verdadeiro drama. Assim o carro, em baixa velocidade, especialmente na cidade, motivava enérgicas reclamações dos consumidores. Daí que a capacidade técnica dos mecânicos das revendas é que podia resultar no sucesso, maior ou menor das vendas. Este foi o ponto forte da nossa revenda em Caxias do Sul, e que nos levou a conquistar um premio simbólico, é verdade, da SIMCA DO BRASIL: um pequeno troféu para Caxias do Sul, a revenda que mais vendeu carros em relação a população da cidade, documentado numa foto, onde estou à esquerda, e o diretor e repórter do jornal local, “O PIONEIRO”.
Foram vendidas centenas de SIMCA CHAMBORD, RALLYE, PRESIDECE, JANGADA, ALVORADA, ESPLANADA, REGENTE e GTX. Nossa revenda sobrepujava fartamente as vendas de DKW e WILLYS, só; não alcançando a Volkswagem.
Tanto assim que a Willys Overland do Brasil, insatisfeita com a performance de seu revendedor local, nomeou um segundo autorizado para atender a cidade. Este aguentou a dois anos, fechando suas portas em seguida.
Prezados amigos da SIMCA DO BRASIL, responsáveis pelo “SITE” este é o relato que a minha memória permite a respeito dos carros aqui no solo gaúcho e especialmente em Caxias do Sul.
Sou antecipadamente agradecido se puderem, com isto, enriquecer o notável documentário já existente.
Muito obrigado.

   Marcelo - Postado em 10/07/2011 12:40:00

Ganhei um presente espetacular lendo a sua postagem. É uma das coisas que mais gosto nesse universo Simca, ouvir relatos de pessoas como você que tiveram a felicidade de viver na época. A forma como você; narra os acontecimentos, varias notícias que para mim só inéditas, a sua combinação de nostalgia com informações sólidas e objetivas.
Fico lendo e relendo o seu relato e, enquanto faço isso, vou viajando no tempo e imaginando as cenas. Uma das coisas que eu mais gostaria de fazer era entrar na fábrica da Simca, uma pena que o mais próximo que cheguei foi visitá-la ha uns anos atras e encontrar apenas a ultima construção que restou, um pedaço do muro de entrada também destruído.
Você é a prova viva do que eu sempre disse: em seu conjunto, os carros Simca eram os melhores da sua época, mas essa afirmação dependia 100% da qualidade da sua manutenção, o que estava diretamente ligado as revendas Simca, é capacidade dos seus proprietários e, consequentemente, dos seus mecânicos.
Quando estive em Caxias do Sul senti de perto como o automobilismo esta no sangue de vocês, nunca tinha visto nada igual na minha vida.
Suas fotos serão muito bem vindas, vamos ver se o pessoal tem uma forma de colocá-las aqui no fórum. Eu no momento não estou sabendo como fazer isso. Faço a você um convite: mande-as para mim via CD, eu coloco esse seu relato no campo próprio do site, em ELES FIZERAM A SIMCA DO BRASIL, REVENDEDORES AUTORIZADOS, ao lado dos 2 outros que la estão. Isso iria enriquecer muito o nosso site.
S acrescentando uma informação: houve uma cisão em São Paulo entre o pessoal das corridas, isso no início dos anos 60. Então foi realizada uma prova paralela em Interlagos e o Simca conquistou aquele que talvez tenha sido o seu título mais expressivo em provas, só que agora me deu um branco e eu não me lembro dos nomes dos bois. Na minha Rallye 63 tem um plastico alusivo à importante conquista, mas agora ela não esta aqui em casa. Com certeza alguém vai completar essa informação.
Grande abraço e tenha a certeza que o meu domingo sera muito melhor graças a você.

   Dando “nome aos bois”:
1600 Km de Interlagos - 1963
Classificação oficial homologada:
1º. Simca #26 – Ciro Cayres / Jaime Silva / 200 voltas / 14hs e 50m/média 107.4km/h
2º. Carretera (Corvete) #2 – Catarino Andreata / Breno Fornari
3º. Simca #44 – Fernando “Toco” Martins / Ubaldo Cesar Lolli
4º. Willys Interlagos #48 – Álvaro e Ailton Varanda (1º.Cat até 1.600cc.)
5º. Carretera (Ford) #6 – Vitório Andreata/Antonio Tergolina
6º. Carretera (Corvete) #18 – Camilo Cristófaro / Antonio Carlos Aguiar
7º. Willys Interlagos #33 – Geraldo Meirelles / Antonio Carlos Scavone (2º.Cat até 1600cc.)
8º. DKW #10 – Mario Cesar de Camargo Filho / Joaquim “Cacaio” Teles de Matos (3º.Cat até 1600cc.)
9º. Carretera (Corvete) #28 – Roberto Galucci / Euclides Pinheiro
10. Carretera (Ford) #22 – Luiz Valente / Luis Carlos Valente...

Nota: A Equipe Willys não participou desta corrida.
Foi uma corrida de “turismo força livre” (carreteras), onde os carros foram separados por categorias: 1ª categoria, até 1600 cm³; 2ª categoria, todos os demais...
Mesmo assim, as berlinetas (particulares) participantes não fizeram feio.

Foto: Geraldo Meirelles - 1600 km de Interlagos - 1963.
Fala Geraldo...
"Primeiro, o grid de largada da prova, Berlineta Interlagos  #33 da Equipe Torke, chegamos, Antonio Carlos Scavone e eu, em 7º. na geral e 2º. na classe até 1600cc.
Na foto estão os carros da Simca na época, que fizeram 1º e 2º no grid e depois nós.
Os Simcas eram conduzidos pelo Ciro Caíres, Jaime Silva, Toco e Ubaldo Cesar Lolly."

   Cavalo de Ferro:  ”Os Simca, ao que sabemos, nunca conseguiram vencer em Interlagos. Lá predominavam os JK Alfa Romeo, com Chico Landi e outros.

Carlos, isto não é verdade, em Interlagos predominavam as berlinetas da Willys.

Automobilismo Brasileiro, de 1962 a 1965 (resumo)
Visto que a Vemag e a Simca já haviam montado suas equipes oficiais, e até a FNM já tinha ganho certa notoriedade com os feitos do JK em 1960 e 1962, Christian Heins convenceu a direção da Willys a montar uma escuderia, mas só faltava o carro. O Dauphine, depois chamado Gordini, era o carro de menor capacidade no país, com 850 cc, e impróprio para enfrentar mesmo os DKW. Achou-se a solução perfeita: lançar no Brasil um dos carros esporte da Alpine, que acabou sendo apropriadamente chamado de Interlagos, e foi homologado como carro de turismo, algo que muito desgostou a Simca e a Vemag. A Berlineta já saiu ganhando tudo pela frente em 1962.
 Em 62, 63 e parte de 64 a Willys basicamente ganhou por onde passou, demonstrando a superioridade da Berlineta. Os pequenos carrinhos ganhavam em corridas curtas e longas, em circuitos de rua, autódromos e subidas de montanha. Batiam os outros nacionais mas também os estrangeiros, como Alfa-Romeos, e davam muito trabalho até mesmo às carreteras de 5 litros. Ganharam provas em Interlagos, no Rio de Janeiro, Araraquara, Curitiba, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Sul, enfim, de norte a sul, tornando-se os bichos papões do automobilismo da época. A Willys, como as outras equipes de fábrica, montou seus motores (o Gordini) em alguns Fórmula-Júnior, mas a categoria não vingou. Alias só as equipes de fábrica compraram os Landi-Bianco de FJr. – 3 foram para a Willys, 1 para a Vemag e 1 para a Simca. O sexto FJr, também era de fábrica, no caso, do seu fabricante e corria com um motor Alfa-Romeo (do JK). Os monopostos acabaram sendo usados como Classe B da Mecânica Continental, sem nenhuma chance de bater os velhos fórmula 1 equipados com motor Corvette, no circuito externo de Interlagos.
A Equipe Simca cansada de apanhar de carros com menos da metade da cilindrada dos seus sedãs, decidiu apelar, importando três Simca-Abarth de 2 litros.  Aí a coisa ficou mais difícil para a Willys. Apesar da superioridade dos Abarth, as Berlinettas ainda eram concorrentes fortes – e em 1965 chegaram os  Alpines com motores 1.3, para substituirem os Interlagos de fábrica, com motores de 850 cm³.  Foram as Abarths que ganharam as principais corridas, 12 no total, do final de 1964 até o final 1965, exceto o II GP Estado da Guanabara de 1965 onde uma “perereca” ganhou.
Foi a vez do Simca Tempestade # 62 levar a melhor. Ganhou com méritos, chegando 2 voltas à frente da Abarth # 26 e 4 voltas do Interlagos # 21, da Willys.
Rui (rusiq)

Nota: Texto (90%): Carlos de Paula.

   rusiq - 1966, para a Simca este ano merece um estudo à parte.
Afastada das corridas no Brasil, não querendo ferir frontalmente o Automovel Clube do Brasil, que brigava com a Confederação, resolve correr na Argentina.Se preparou durante muito tempo, mas experiencia Argentina foi um desastre, começou ao chegarem na fronteira, onde os 2 caminhões cheios de peças, sem autorização ou documentação, ficaram presos na alfandega argentina.
Para liberar os caminhões tentou-se de tudo, inclusive a Chrysler Americana foi envolvida.
E na corrida, os carros não passaram da 1ª etapa...
Isto foi a gota d'água que faltava para acordar o gigante americano...
A Chrysler assumiria, logo após, o que era seu há muito tempo, a Simca do Brasil.

Re: Aos Amigos

gtx - Postado em 30/03/2010 17:55:00 - ForumNow!
simquistas e simqueiros,
onde está o animus informandi e contestandi que move este sítio ?
poucas perguntas, identico número de informações e, pela falta de movimento, o mato cresce sob a porteira, como em casa de politico derrotado.
assuntos mis em pauta: lindóia; caravana da integração nacional em brasília, liderada pelo vigilante rodoviário; preparação para araxá; maior coleção de simcas vedette 3/ chambord à venda; proposta do museu do automóvel ao denatran para dispensar a exigencia de número de chassis em veículos antigos ... por aí.
pela ausencia de comentários ou o meu monitor não abre a página atualizada, ou todos os sócios vitalícios, fundadores, honorários e aderentes, simplesmente desapareceram. até parece, como se diz ni minas, que o dono casou, mudou, e não me convidou.

chambord 60 - Postado em 30/03/2010 22:53:00 - ForumNow!
  Meu caro Guru GTX, coaduno em gênero ,número e grau com o que foi dito ou mesmo escrito. Onde estão los assuntos de nuestros irmanos que tanto nos instigam, onde estão os nossos pares sedentos por saberes tantos ou então por informações tantas. Visito com frequencia nossa casa comum e não encontro mais o frescor das informações, dialogos ou triálogos sei lá .Está nos faltando mais emoção ,quem sabe sairmos da mesmice. Perguntei por Brasíla e até hoje nada foi me dito de concreto , acho que falta querer de verdade ou então cansaram todos. rsrsrsrsrsr se falei só tolices pardon mes ami mas pelo menos enchi linguiça.kkkkkkkkk abçs a tds. "AMIGO MAARCELO" apareçaaaaaaaaaaaaaa!

Re: Motores Simca Nas Pistas

gtx escreveu
publiquei a mat'eria do gtx no sitio autoclassic; fa'co men'cao ao sitio
simca e colocaram o filmete do marcelo. veja la' abra'co desde genebra,
nasser
gtx – Postado em Fev 06, 2012; 11:15pm - Tópico: CAUSOS ANTIGOMOBILÍSTICOS
Divagações de fim de tarde...
Leia, acessando o tópico “CAUSOS ANTIGOMOBILÍSTICOS”, neste fórum ou no AUTOClassic em “http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=14591”

Re: Aos Amigos

Grecco - Postado em 08/02/2006 05:17:00 - ForumNow
Loty,
Cresci praticamente dentro de oficinas mecânicas, não propriamente mecânica de automóvel, mas em usinagem e manutenção de máquinas da indústria farmacêutica.
Meu pai trabalhou no ramo durante 40 anos, e aos sábados fazia questão de me levar ao laboratório onde ele trabalhava e me mostrar como as máquinas funcionavam, as peças que ele fazia, as ferramentas e máquinas de usinagem, etc.
No começo achava tudo muito chato, eu tinha uns 6 anos e não encontrava graça nenhuma naquele monte de ferro e graxa.
Com o tempo fui tomando gosto, e quando coloquei a mão na graxa pela primeira vez e ela entrou por baixo das minhas unhas acho que fui infectado pelo mesmo virus do meu pai.
Hoje, já aposentado, continua trabalhando pois não consegue ficar longe dela, é um grande profissional, infelizmente as empresas não dão valor a experiência, idade é sinal de falta de competência.
Hoje, formado em engenharia, continuo dentro de uma oficina, fazendo a mesma coisa que meu pai fazia, talvez não com a mesma habilidade, mas a vida é um aprendizado, e quando eu achar que já estou pronto, muito provavelmente não servirei mais para nenhuma empresa, estarei muito "velho".
Me lembro quando conversava com meu pai a respeito de carreira e profissão, e ele me deu o conselho mais sábio de toda sua vida:
" Meu filho, você pode ser aquilo que quiser, lixeiro, operário,engenheiro, não importa. O que importa é que você seja o melhor "
Tomei isto como uma meta, e sinceramente não me arrependo.
Ainda não me considero o melhor naquilo que faço, mas vou chegar lá.
Acredito que você faça o mesmo, afinal, não há nada que recompense mais do que ver uma coisa que você fez funcionar melhor do que quando saiu da fábrica.
Parabéns, o Marceleza está realmente em boas mãos (ainda que peludas), e seu empenho nas coisas que você faz mostra que se você não é o melhor deve estar no mínimo empatado com ele.
Abraço e bom trabalho.

Loty - Postado em 08/02/2006 20:23:00 - ForumNow
Grecco, a história se repete comigo em algumas partes também, meu velho hoje com seus 77 anos teve 2 simcas zero km, uma 60 e outra 65 tufão, esta ultima trocada por um dodge dart em 1973. Com meus 8 anos de idade ele já me colocava para escovar o carburador da simca com escovas de dentes amostra gratis sendo ele dentista e professor da ufmg. Aprendi muito com ele tambem e um conselho que sigo ate hoje "MELHOR SUJAR AS MÃO DO QUE LIMPAR OS BOLSOS", hoje tenho uma oficina de 2.000 metros quadrados, 3 andares de escritorio que tento administrar. Antes de conhecer a marceleza arrancava de BH até Curitiba só para ver simcas em exposições, achava que lá era o ninho das simcas. Bom, um amigo me apresentou a marceleza e fui à sua casa tentar ajudar, nunca me imaginei apertando um parafuso de uma simca. Depois, no final do primeiro dia, ele pegou o talão de cheques e queria me pagar pelos serviços; disse a ele que seria um real e se ele me pagasse eu nunca mais voltaria a casa dele. É isto não tem preço, ver os carros sendo bem feitos com muita originalidade e carinho é a minha maior vontade, e com tudo isso ganhei um irmão, não só pelas simcas mas pela pessoa maravilhosa que ele é.
GTX, tenho um bom conselheiro, engenheiro mecanico, cliente meu e grande amigo ha mais de 10 anos que vc conheceu também, o sr. Jose Newton não esquecendo que trabalhou de 59 a 63 na fabrica onde sempre estou tirando informações de mecanica. Sobre o "biscoito" traseiro do motor, ele me disse todos os melhores caminhos a fazer: deixar o cordão no oleo por muito tempo, cortar eles de maneira certa dentre outras mais, o marcelo esta abismado com os motores, por exemplo, o da jangada que ficou maior tempo na bancada de teste amaciando por mais ou menos 4 meses sendo ele sempre ligado a quase todos os dias não vazou se quer uma gota de oleo, concordo plenamente quando a sua dica, mas em time que esta vencendo não se mexe.
NORIAN, a minha gata não conseguiu ficar longe do gostosão e já voltou da itália para meus braços, com isto vc só tem a ganhar pois estou de bem com a vida, não se preocupe, nunca trocarei em nada os finais de semana consertando, montando motor, caixas de marchas e tantas outras por jardinagem, abelhas do (ABELHUDO) nome dado pelo nosso amigo TUFÂO ao pai da didi e jogos do cruzeiro no mineirão.

UM GRANDE ABRAÇOS A TODOS.

Re: Aos Amigos

Grecco escreveu
É por isto que os carros do Marcelo não ficam prontos nunca.

http://youtu.be/QRftLZNHVy8