Viajando de Simca

12
alemao1 alemao1

Viajando de Simca

Pessoal ,procurei nos Topicos e achei que ja tivessemos criado um igual ,mas nao encontrei entao aqui vai .
Acho legal ,compartilharmos as experiencias de viagem ,agora que temos um grupo maior de Simcas rodando e logo teremos o 3 Encontro em Canela.
Estou programando um Tour pelo Uruguai e Argentina para final deste mes ,e assim que tiver os detalhes comecarei a postar aqui .
gtx gtx

Re: Viajando de Simca

boa iniciativa - ate' para provocar usuários a perder o receio de utilizar os automóveis.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Viajando de Simca

Grande ideia, Alemão. Muito bom mesmo. Nos inúmeros tópicos do fórum eventualmente alguns narraram viagens, inclusive eu, mas você ter criado um tópico específico achei muito legal.

Vamos aguardar o seu relato.
alemao1 alemao1

Re: Viajando de Simca

A ideia basica é sair de Porto Alegre dia 29/04 e fazer uma parada entre o Chui/RS e Paloma/UY .
Estrada confirmada ,BR 116 ,aonde se bateu o recorde gaucho de velocidade,ate Pelotas /Rio Grande trecho com assistencia e areas urbanas com regularidade ,apos o Banhado do Taim ,trecho deserto de quase 200km sem assistencia, celular etc ...ou seja uma travessia arriscada ,mas compensadora em termos de beleza e fauna .
Primeira noite entao na fronteira ou na banda oriental mas perto da fronteira .
Vou postando fotos assim que chegar ao hotel .
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Viajando de Simca

Vou ficar no aguardo, é uma forma de te acompanhar nessa empreitada e conhecer a região.
jcabanelas jcabanelas

Re: Viajando de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
Muito Legal Alexandre, tire bastante fotos e sempre que possível vai relatando sobre a viagem. Vai ficar para a sua história e para nossa que estaremos juntos, mesmo que em vontade de fazer o mesmo.
Depois é só escrever um livro da aventura e quem sabe nos anos seguintes arrume alguns corajosos como você para fazer o mesmo.
Abraços.
Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Viajando de Simca

Bem falado, Juarez. Um bom exemplo disso é o recente passeio que o pessoal de Curitiba fez até os Andes com carros antigos, muito bem relatado pelo Rubens Hay com fotos e comentários. Foi muito bem aquilo.
alemao1 alemao1

Re: Viajando de Simca

Enquanto isso algumas imagens da ultima viagem grande em 2016 a SP .

Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Viajando de Simca

Bonitas fotos, Alemão.

Vendo as suas fotos eu lembrei da minha viagem entre São Paulo e Poços de Caldas com a Jangada, com documentos irregulares e o freio acabando (acabou totalmente nos últimos 200 km entre Poços e BH).

O guarda de um pedágio me viu sem cinto e no pedágio seguinte o outro já estava me esperando. Em São Paulo não dão moleza. Mandou encostar. Devo ter ficado ali por volta de 1,5 hora em um sol escaldante. No final ele me disse que era uma pena mandar um carro como esse para o depósito, mas teria que reter os documentos.

Motivo?

Eu tinha me esquecido que quando o comprei estava pintado com um verde horroroso e, lógico, voltei para o azul turquesa original, mas me esqueci de alterar os documentos.

O guarda abaixou os óculos e perguntou: esse carro é verde ????

E ainda por cima a placa não estava selada, não tive tempo de fazer isso porque tive que mandar o carro correndo para o tapeceiro em Santo André, em cima da hora para o I Encontro de Simcas que fizemos.

Passando por Mogi Guaçu não é que eu vi um RESTAURANTE JANGADA? Claro, não poderia deixar de registrar isso:

A recepcionista era simplesmente linda e a comida deliciosa, espetacular. Pena que o Nasser não teve coragem de andar de Jangada na estrada, não quis abandonar o ar condicionado do ônibus no qual estava e que estava passando ali na hora. Perdeu.
gtx gtx

Re: Viajando de Simca

a idade tem uma acompanhante cada vez mais presente, a cautela. e me pouco de emoções como andar em pista de alta velocidade com carro sem freios.
alemao1 alemao1

Re: Viajando de Simca

Isso me faz lembrar uma historia:ano passado estava em Novo Hamburgo ,40 Km de Poa ,em um evento profissional na parte de manha ,e fui de Simca.
Na volta ,um colega pediu carona para voltar a Poa ,sem saber qual carro eu estava.
Esse colega tem carro turbinado ,corre em autodromo etc em Curitiba.
Sentou-se surpreso no banco da frente e procurou cinto e nao achou nada ,perguntou me de air bag rsrsr.
Nunca vi ninguem fazer esses 40km na Br 116 mais apavorado ,apesar dos no maximo 80 km/h que mantive .
O alivio dele ao desembarcar no aeroporto era mais que evidente .......
Peter Peter

Re: Viajando de Simca

Bom dia Confrades,

É como eu sempre falo, quem tem simca, tem bons amigos e muitas histórias para contar !!!

Abraços e Boa páscoa a todos !!

Peter Evandro Haake
(HotStude40 - Blumenau/SC)
alemao1 alemao1

Re: Viajando de Simca

Esta mensagem foi atualizada em .
Bom pessoal ,como quase todo mundo acompanha o grupo de Whats ,agora estou em Buenos Aires de Simca .
Sabado cedo ,sai de Poa ,dei uma parada na estrada para cumprimentar o Zanini e depois segui viagem rumo ao Sul do RS.
Fiz 2 paradas antes do Taim  ( que eu considero ainda o maior desafio porque sao quase 200 km de solidao verde ,sem sinal de celular nem povoamento a que se possa recorrer)
Nas paradas sempre as habituais "entrevistas "sobre a restauracao consumo ,viajar com antigo etc.
A ultima ja em Rio Grande ,um Ex ministro da Dilma ficou me bombardeando sobre preco do carro ,quanto eu venderia ...e eu pensando ...como o nosso $ ....safado ,mas fiz questao de nao reconhece-lo como provavelmente ele esperava.
Bom o Taim  foi um sucesso ,media horaria mais baixa por causa dos varios controladores de velocidade e ainda assim cruzei por varios animais mortos ,principalmente acontece a noite por causa do trafego de caminhos pesados .
Parei no Chui para ver se comprava algo no FreeShop mas estava impossivel por causa do feriado ,logo fui a Aduana para me registrar.
TODOS os agentes vieram fiscalizar o Simca e mesmo falando em Espanhol entre eles ,me zoaram que este carro estava sendo levado para vender na Argentina ,que tinham certeza que nao o veriam na volta ...
Dai para diante foram mais 200 km de uma paisagem tranquila e estradas bem conservadas ate La Paloma balneario aonde pernoitei .
A unica alteracao foi a explosao de uma banda branca traseira ,que foi retirada por um Gomeiro em La Paloma mesmo e nao mudou nada .
O carro consumiu uns 100 ml de agua ( medi a olho quando fui completar ) e o oleo no mesmo nivel,depois de 640 km direto.
Muita gente buzina ao passar inclusive dentro do Uruguai ,alguns brasileiros estupefatos por encontrar um carro 1963 tao longe do Brasil .Consumo medio se manteve em 7,2 km/l .

jcabanelas jcabanelas

Re: Viajando de Simca

Espetacular Alexandre, muito legal, e o relato muito bom para futuros aventureiros como você.
Continue firme e boa viagem!!
Leon Leon

Re: Viajando de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
Corajoso, hein! Muito legal!

Esse comentário do pessoal da Aduana... eu não sabia que os argentinos estavam comprando antigos brasileiros.

E a gasolina dos Hermanos, mudou algo no comportamento do motor?
gtx gtx

Re: Viajando de Simca

parabéns
alemao1 alemao1

Re: Viajando de Simca

Bom pessoal ,hoje ja estou de volta a Montevideo e Leon nao cheguei a usar a gasol argentina,ainda estou com a Uruguaia.
Mas hoje foi dia de aproveitar a dica do Nasser e ver o Americano em Warnes .
Nao existe mais a anos ,segundo a atendente ,hoje uma loja de acessorios para automoveis modernos ,mas duas portas ao lado ,ali esta o estoque do Americano.
Loja sensacional ( fotos abaixo ) com muita coisa de Ford ( dos 20 aos 50 ) GM tambem e varios outras linhas como Nash ,Buick e varios outros carros que nunca vimos no Brasil .
O impressionante é o tamanho do site ,sao varios quarteiroes que cercam o coracao que é na Warnes com Bustos .
Eu caminhei bastante e fiquei impressionado com a quantidade de oficinas de cardans ,virabrequins e "tapas de motor "com o dono atras do balcao ,de macacao aguardando os fregueses ...
Essa diferenca com o Brasil é clara ,aqui reinam as concessionarias abencoadas pelas montadoras que o governo ajudou e esses artesoes sumiram ,por isso buscamos eles como moscas brancas .
Amanha eu posto mais sobre as diferencas entre os dois paises em relacao ao conhecimento de Simca , e o meu sentimento sobre isso .
Ah Nasser a grade existia ,zero KM ,as era de Regence ....pena

Marcelo Viana Marcelo Viana

Re: Viajando de Simca

Alemão, o consumo de óleo me parece dentro do normal.

Se achar aquele pozinho mágico de colocar no sistema de água, tipo serragem, ele pode tirar esse vazamento mínimo. Dê uma conferida na tampa do radiador, lembrando que deve ter 7 libras.

Épica essa sua viagem, está me parecendo tipo um recall do Raid 3 Continentes.

Ela também é única, pois acho que nos últimos 40 anos ninguém fez esse percurso rodando de Simca, principalmente pensando em voltar.

Quais são esses animais que você viu mortos, deu para identificar algum?
gtx gtx

Re: Viajando de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
alemão, parabéns pelo raid, com votos de encontrar muitas partes de simca na república oriental.
sobre a grade. é de produção argentina - ofereci-a ao marcelo há alguns anos: custava, com o juan, us$ 250.
ela é para modelo peculiar, o Simca Ariane Miramas, montado em meio milhar na argentina, usando a carroceria vedette 2 com motor rush L4.
boa viagem.
alemao1 alemao1

Re: Viajando de Simca

Esta mensagem foi atualizada em .
Marcelo ,basicamente Capivaras,que tem habitos noturnos e infelizmente por isso sao alvos de caminhoes ,porque apesar de serem grandes, cruzam a  estrada rapidamente e as vezes nao conseguem .
Bom os ferro velhos de Pando não estão produzindo mais como antigamente .Fui a alguns e consegui so uma carroceria de Chambord Brasileiro e ja postei numero de serie ao Leon para os ritos funebres de praxe .
Agora desta vez ,com o carro comigo ,pude reparar em algumas diferencas entre Uruguai e Argentina com relacao aos Simcas .
Sempre que eu parava em Buenos Aires ,fui cercado de curiosos pelo carro e varias perguntas ,mas comecavam sempre por qual fabricante ,ou seja nem os Vedettes cruzaram por aqui em numero significativo.Alguns lembram do Simca 8 ,mas bem poucos .A grande maioria se surpreende por ser Simca ( 1 ) e depois por ser Brasileiro ( 2).
Nota se que o auge economico da Argentina da decada de 40/50 trouxe os grandes fabricantes mundiais para Argentina e ficaram na memoria afetiva deles ..assim como os Chambord conosco.
Ja no Uruguai o caminho e outro :os Chambord brasileiros ,foram adquiridos pelos ricos da fronteira ( Bage ,Livramento ,Uruguaiana ) e viraram simbolos de status nos anos 60 e mais tarde foram sendo rebaixados
a carros de segunda mao e ai acabaram Uruguai a dentro ,justo na epoca de comeco da decadencia Uruguaia nos inicio dos anos 70 .
Exemplo disso : hoje na saida de Montevideo um senhor num Gol preto( carro de classe media boa no Uruguai de hoje ) parou ao meu lado perto do aeroporto de Carrasco e tascou: Chambord de Brasil certo ?
ou seja ,na memoria afetiva de quem morava no Uruguai em 60/70 os Chambord estao vivos .
Agora no RS ( estou em Jaguarao agora ) é um escandalo ,cheguei no Hotel as 19,30 ...noite fechada e teve aglomero aqui na frente do hotel....outro dia conto mais ....

https://www.youtube.com/watch?v=Jm5naDj1sr4
12