Viajando de Simca

Re: Viajando de Simca

Interessante, Alemão. Eu não sabia dessa diferença da história entre a Argentina e o Uruguai.

Sem dúvida essa sua viagem foi única, inédita mesmo.

Você elevou o nome Simca. Fico imaginando o que se passa na cabeça dos incrédulos e críticos da mecânica original. Lembro de algumas pessoas que me contaram de grandes viagens com os Simcas, uma delas o Paulo, da Barão da Borracha. O pai tinha uma Jangada e viajou com ela saindo de São Paulo para o Nordeste, sem problema algum. Ele não dava certo com o gerador, trocou por um alternador.

O Fernando Machado de Almeida foi o responsável pela linha de produção da Simca. A esposa era aqui de Belo Horizonte e o pai morava bem perto da minha casa. Eu passava lá e via um Aero 1960 novinho, mas não os conhecia. Ele fazia BH/SP na antiga Dutra direto e a única coisa que fez foi colocar uma bomba de gasolina elétrica.

O interessante é que cada um foca em um aspecto e dá uma melhorada de acordo com os problemas que teve.

Re: Viajando de Simca

Bom pessoal ,la vamos nos novamente .
Quinta feira cedo ,saio de Poa para correr as 1000 milhas Uruguaias .
Devido ao deslocamento so correrei  os ultimos dois trechos ,dos dias 13 e 14 .
Argentinos Uruguaios ,Brasileiros e Paraguaios vem .....muitos carros bonitos de Rallye .
Vamos estrear o Simca e ver como nos saimos la .
Dessa vez vou com meu filho como navegador e temos chuva por todo o caminho previsto.
Quando puder vou postando as fotos da aventura de quase 2000 km aqui .
Por enquanto,estamos nos preparando para correr com o tipo do Breno Fornari

Re: Viajando de Simca

Sucesso para ti, Alemão!

Re: Viajando de Simca

Muito Legal Alemão !!!
Que vocês tenham uma viagem tranquila e prazerosa a bordo deste maravilhoso simca com coração de EMISUL !! Sucesso na corrida!!

Re: Viajando de Simca

Essa cara não tem limites. Empreendedor e aventureiro. Vai ser legal ver as fotos. E esse capacete estiloso já é um ótimo começo!

Re: Viajando de Simca

Bom pessoal, o passeio foi otimo .Saimos para a fronteira ( 500km ) com expectativa de chuva no caminho ,mas na verdade pegamos um diluvio ....periodos de 30 min de chuva torrencial como nunca havia passado de Simca.Agora algumas infiltracoes de agua ,carro se comportou super bem e chegou bem em Rivera .
Depois fizemos 2 dias de provas cronometradas com mais 100 carros do Uruguai ,Paraguai ,Argentina e Brasil (alem de nos 2 colegas de SP )
Como ja havia experimentado em outras vezes o Simca é super reconhecido e querido no Uruguai ,em qualquer cidade que entravamos ouviamos as pessoas na rua "Simca del Brasil ".Em Artigas a representante da intendencia que nos recebeu,me disse "ja tuve un desses "rsrs ,imaginando que deve ter comprada na concessionaria Simca que o Nasser disse que havia em Quarai ,cidade do lado do Brasil .
Em Tranqueras ,uma cidadezinha pequena ,o povo parou na avenida principal com os celulares na mao ,fotografando e acenando para o cortejo ,muito legal .
Nessa cidade,abri a tampa do motor a pedido de um colega paulista e para minha supresa quem veio olhar para o motor foram os colegas Uruguaios ,mais que o povo ....rsrs.
Vou baixar as fotos agora para postar aqui.Depois conto da prova do Autodromo ...

Re: Viajando de Simca

Re: Viajando de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
São nesses momentos em que se abre o capô de um carro que se veem quem são os verdadeiros entusiastas!

Parabéns! Ah, não se acanhe de mostrar as fotos dos troféus.

Re: Viajando de Simca

E nem de contar os detalhes da prova !! Principalmente da experiência no autódromo ....

Re: Viajando de Simca

Este foi o Trofeu do nosso 1 dia,uma homenagem de quem veio mais longe para participar ,e so em 2 etapas,ou seja sem chance ganhar o Rallye

Re: Viajando de Simca

Esse segundo foi mais legal ,porque eles escolheram um carro que se destacou entre todos ( mais de 100 ) e cheios de estrelas ,o Simca chamou a atencao dos Uruguaios ,depois da premiação muitos vieram falar conosco e dizer que achavam o premio merecido .

Re: Viajando de Simca

Bom pessoal ,o Autodromo foi uma experiencia unica .Eu nunca tinha pilotado nada em autodromo que nao fosse Kart ,entao minha experiencia era zero .
Colocar o capacete ,alinhar ,seguir o carro madrinha ja foi legal ,mas quando deram a bandeirada foi algo ...uma reta curta e em seguida uma descida e duas curvas fechadas .....o que se faz ,se freia ( a tambor ) ou se engata uma segunda para segurar o carro ?
Lembrando que eu tenho diferencial longo o que dificulta a retomada .....
Assim nas retas eu era um bolido depois dos 80km/h mas nas curvas um desastre...uma vez fazia fechada na outra tangenciava para ver qual o melhor resultado.Mas tudo isso em 5 voltas apenas .
Nosso melhor tempo foi 1,51m ...mas foi divertido.
Segue um video feito na corrida .
https://www.youtube.com/watch?v=7Jh7-z1BrqM&feature=youtu.be

Re: Viajando de Simca

Bacana o depoimento e o vídeo Alemão !!
Percebe-se nitidamente o quão legal deve ter sido esta experiência. Mais um exemplo claro e irrefutável de quão confiáveis e prazerosos são os nossos simcas. Como eu sempre falo:
 "Simca bom, é simca na estrada!"
E você novamente provou e comprovou esta teoria.

Re: Viajando de Simca

Muito bom mesmo o seu depoimento, Alemão.

O sucesso que a Simca fez no Uruguai no passado você está revivendo agora. Bom que os mais novos conhecem o carro, os mais antigos matam a saudade. O cara pedir para abrir o capô é um pedido que nos enche de satisfação, né, pois você pode exibir um motor original e mostrar que funciona.

O seu relato sobre o autódromo é especial. Acho que com qualquer motorista comum teria ocorrido o mesmo. É outra forma de dirigir com a qual não estamos acostumados. Vale mesmo é o seu prazer, a sua satisfação, colocar um Simca na pista. E tendo o seu filho ao seu lado, isso não tem preço para você e para ele.

A premiação é mais do que justa. Você tem sido um verdadeiro desbravador e os troféus são apenas o reconhecimento disso.

As fotos e o vídeo ficaram espetaculares.
antonio aldo antonio aldo

Re: Viajando de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por alemao1
Alemão

. Diferencial longo em pista o carro fica lento em retomada.
Para contornar sugere-se que colocar cambio 6M. Com este
ao reduzir a marcha nas entradas ou saídas de curvas o de-
sempenho melhora. Nas retas marchas alongadas.

Re: Viajando de Simca

Com certeza foi essa a intenção da Simca, Aldo.

Alemão, fica a sugestão. Já pensou uma 3 Andorinhas com motor Emi-Sul e 6M?

Eu só dirigi uma vez um Simca com 6M.

Re: Viajando de Simca

Em resposta à esta mensagem postada por antonio aldo
Com certeza Aldo ,senti na "pele "a reducao de giro ao baixar para segunda marcha ,dando mais estabilidade,mas perdendo muita rotação ,quando eu voltava para a 3 a rotacao caia novamente e quando eu conseguia atingir a rotacao adequada em 3, ja estava no final da reta e ai tudo de novo .....

Re: Viajando de Simca

Tem uma 4 Rodas do final da década de 60 que apresenta um teste de pista que um piloto de F-1 fez dos carros brasileiros. Não lembro se foi o Jackie Stewart ou qual teria sido, mas lembro que ele achou o motor Emi-Sul fraco e salvo engano falou também das retomadas. Realmente seria querer demais, né, um motor concebido nos anos 30 em um carro de passeio pesado, seria difícil apresentar desempenho melhor. Acho que a Simca do Brasil conseguiu até demais em temos de motorização, pois não há comparação mesmo do Tufão com o motor francês.
jcabanelas jcabanelas

Re: Viajando de Simca

Era o Stirling Moss Marcelo. Quatro rodas de Janeiro 1969. Ele testou a Esplanada, Galaxi e Opala se não me engano.

Re: Viajando de Simca