Simca Abarth

123
rusiq rusiq

Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 22/08/2006 22:20:00
Por essa eu não esperava.
Estou agora em São Paulo. Deixo o carro no estacionamento ao lado do prédio do meu irmão. Já conheço o cara que toma conta lá, de outra vez ele viu um motor na pick-up e disse: "Olha um Emi-Sul. Andei demais com esse motor, o meu tio tinha um Simca lá em Curitiba".
Dessa vez, também estou com um motor Emi-Sul na pick-up. O mesmo cara veio e falou:"Pô, logo vi que era você. Motor Emi-Sul, pistões arredondados, daí o nome, anda pra caramba".
E eu aprendendo.
Ele continuou a falar que sempre ia a Interlagos ver as corridas. Curva da ferradura e tudo o mais. Andava nos boxes, era tudo liberado, não era que nem hoje. Via de perto Simca, Vemag, Jaime Silva, Ciro Caires, Toco e muitos outros pilotos.
Então eu perguntei sobre o Simca Abarth.
Os olhos do cara brilharam. Ele disse: "Não tinha pra ninguém. Putz, aqueles carros eram maravilhosos. Tinham 4 cilindros, duas velas por cilindros, dois comandos. Um dos Abarth tinha 4 marchas, o outro 6 marchas".
Deixo aos entendidos: era isso mesmo ou o cara tá viajando na maionese ?
Obs.: a primeira coisa que ele falou foi a cor. Falou na hora. Só que esqueci. Foda, né, ele se lembra do que viu há 40 anos, inclusive os números dos carros, e eu não me lembro do que ouvi há 4 horas ...

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Leon - Postado em 23/08/2006 08:29:00
Marcelo,
da próxima vez não esqueça de levar um gravador para a "entrevista". No mínimo, um registro histórico de um grande fã das pistas, com mitos (ou verdades esquecidas no tempo) de uma época onde havia realmente automobilismo, diferente de hoje, onde em meio a autódromos sucateados e apenas duas categorias "organizadas" (Stock e Truck), ainda alguns diletantes sobrevivem.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    OC LynX - Postado em 23/08/2006 13:22:00
 Tenho aqui em meu arquivo (em crescimento constante) duas fotos de um SIMCA identificado pela fonte como "Abarth 1300" de 1970.
A foto da traseira apresenta o abafador externo ao carro, enquanto a foto dianteira é de um outro carro, este com um número 42 na lateral, para-lamas traseiros alargados e inscrições "ABARTH SIMCA" sobrepostas à frente do capô.
Tenho mais duas fotos de outro modelo muito parecido, identificado como "Simca 1300", também de 1970, mas este com a traseira mais alta que a anterior.
Era esse o modelo Abarth que correu por aqui?

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
   gtx - Postado em 23/08/2006 14:36:00
marcelo, o mineirim ´tá certo. diziam-se dois carros porém eram 3. motores 2.0 e 1.6, câmbios de 4 e 6. detalhes e a relação das corridas, você sabe onde estão. e mais não conto.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    TUFÃO - Postado em 23/08/2006 23:36:00
uai sô, os abarth não corriam com motores v8 simca?
caro oc lynx, a abarth preparava carros na europa. não vi as fotos mas a simca 1300 foi modelo frances, e não correu por aqui. Sei apenas que os que por aqui passaram eram chamados simca abarth. Mais detalhes com os gurus de plantão.(Nasser e/ou tio lin)

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    OC LynX - Postado em 24/08/2006 09:56:00
O carro das fotos que tenho é um fastback: O Abarth que correu aqui era feito a partir das carrocerias SIMCA nacionais?

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    gtx - Postado em 24/08/2006 10:51:00
vamos organizar. os abarth eram construídos sobre a mesma base mecânica, idêntica para fiats e para simcas. o carro se chamava fiat abarth ou simca abarth dependendo da vontade de divulgação. e o motor iniciava em 1.3 e era expandido até 2.0.
foram importados completos e assim, creio, porquanto nunca ouvi nada em contrário partindo de fonte confiável, foram retornados.
não haviam intervenções da simca do brasil, exceto a mão de obra - que nem sempre se acertava com os carros.
houve uma experiência de colocar o motor v8 simca num abarth. quer-me parecer que foi no carro com o qual o toco capotou na barra da tijuca,
corrida de rua, pré-segundo autódromo, numa folclórica corrida e, salvo engano, no fim do saison brésilienne.
talvez você esteja confundido com o tempestade, criado à época e misturado com os abarth para promover marca e o motor tufão.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    8ba - Postado em 22/02/2007 05:13:00
Voltando ao assunto:
http://www.abarth-gmr.be
E no Simca-Abarth 2000 diretamente:
http://www.abarth-gmr.be/new/gallery.php?arh=03_04&idp+44
Buenas vistas

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Leon - Postado em 20/07/2007 15:17:00
Ressuscitando o tópico, em função do post no Blig do Gomes, provocado pela foto abaixo:

E transcrevendo as palavras do GTX, no tópico sobre a Maserati 200 S Tempestade:
"os simca abarth não foram jogados ao mar. não sei quem inventou esta estória romântica, mas rastreei as fontes acreditadas e as informações são outras. ficaram muitos anos num depósito alfandegário e depois vendidas em leilão. pelo menos um dos exemplares está correndo na califórnia".

Nota: Como a foto "original" desapareceu, eu coloquei esta (acima).
Rui

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 02/08/2007 08:16:00
Acho que esse carro vale ouro.
Veio a foto, mas não disseram onde ele se encontra.
E a foto parece bem recente.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    rusiq - Postado em 16/01/2008 19:39:00
Mensagem original postada por NAPOLEÃO RIBEIRO
LUIK RAGING - segunda-feira, 3 de dezembro de 2007 - Napoleão Ribeiro
Abarth Simca no Brasil _I
http://www.luik.com.br/index.php/artigos/7-abarth-simca-no-brasil.html
Abarth Simca no Brasil _II
http://www.luik.com.br/index.php/artigos/8-abarth-simca-no-brasil-ii.html

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    gtx - Postado em 16/01/2008 20:46:00
como se diz no tribunal do marcelo, ad instigandum, corrijo minha informacáo. apos localizar os numeros de chassis, mapeei o mundo, descobri os carros. ainda existem. quanto valem rusiq? escrita porquanto algum pos adolescente mexeu na configuracao do teclado ...
uns 100 mil dolares? - ou mais , idem.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    rusiq - Postado em 17/01/2008 22:40:00
GTX,
Não sei o valor de um Abarth Simca (seja ele um 1000; 1300 ou 2000 cc, de rua ou competição). Talvez uns 100 mil Euros...

Agora, vejam o "44" em Monza!

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 18/01/2008 08:02:00
Simplesmente fantástico.
Rusiq, quem sabe sua determinação e paixão ainda não vai lhe render um Abarth?
O Napoleão Ribeiro é uma verdadeira enciclopédia, graças a ele eu fiz algumas correções nos créditos das fotos de corridas no nosso site (e ainda tenho que fazer algumas).
Falando em Simca nas corridas, o MCS, do alto da sua perspicácia, observou que no site da DANA aparece um rápido vídeo de corrida que tem um Chambord na liderança - claro, ele não poderia estar em outro lugar. É no vídeo "Indústria Brasileira". Curioso é que o vídeo tem a VEMAG como estrela, mas mostra um Chambord vermelho liderando. Curioso também que muitos falam que o Simca é ruim de arrancada, mas no vídeo a gente pode ver que ele pulou na frente, a corrida ainda estava no começo. É a imagem que eu sempre quis ver, um Simca em corrida - e ainda por cima a cores.
Não vi nenhum Aero ou Itamaraty.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    rusiq - Postado em 20/01/2008 15:18:00
Mensagem original postada por MARCELO
Simplesmente fantástico.
Rusiq, quem sabe sua determinação e paixão ainda não vai lhe render um Abarth?

  Marcelo, em 1 hora de pesquisa eu encontrei 05 Abarth Simca à venda; 02 nos EUA e 3 na Europa. Na Europa ele é vendido por 130 mil / 150 mil Euros, o que não é muito se pensarmos que uma Maserati A6G 2000 Zagato, de 1954, vale 500 mil Euros no mesmo site. Agora, se eu tivesse 150 mil Euros disponíveis, jamais compraria um Abarth; faria o Tempestade.

Falando em Simca nas corridas, o vídeo "Indústria Brasileira" mostra um Chambord vermelho liderando. É a imagem que eu sempre quis ver, um Simca em corrida - e ainda por cima a cores.
Não vi nenhum Aero ou Itamaraty.

  E nem irá ver, pois com o motor que utilizavam (o mesmo do Jeep) não ganhariam de ninguém, nem mesmo de um Simca...

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 21/01/2008 08:07:00
Rusiq, esses Abarth Simca que você encontrou são iguais aos que vieram para o Brasil?
Se eu tivesse essa grana, pagava as dívidas e comprova a Présidence Emi-Sul do MCS.
Aero/Itamaraty: não era só a questão do motor, mas suspensão, freios, estabilidade, etc., etc., etc.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    rusiq - Postado em 22/01/2008 16:23:00
Mensagem original postada por MARCELO
Rusiq, esses Abarth Simca que você encontrou são iguais aos que vieram para o Brasil?
Marcelo, 3 deles sim, os outros 2 não, pois tinham motores 1300.
Os Abarths com carrocerias Zagato não são tão valorizados quanto uma Ferrari ou Maserati, pois foram fabricados em grande número até 1970. Os Abarths Simca eram carros fabricados pela Abarth e vendidos pela Simca. Em paralelo, eram fabricados os Fiats Abarth que também utilizavam a mesma carroceria.
A Abarth era uma empresa italiana, muito ligada a FIAT, que em 1963 fez um acordo de comercialização com a SIMCA. Este acordo foi válido até 1966. Os Abarth Simca 2000 só foram produzidos em 1964 (corrijam-me os entendidos).
A partir de 1966 só foram produzidos Fiats Abarth e em 1971 a FIAT absorveu a Abarth. É por este motivo que a Fiat utiliza o nome Abarth nas versões esportivas de seus carros, inclusive no Brasil onde é produzido o Stilo Abarth 2.4 20V.

Nesta foto podemos ver diversos Abarths Simca 2000 prontos para embarque e dentre eles, provavelmente, estão os 3 carros que foram comprados pela Simca do Brasil.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 22/01/2008 17:01:00
Valeu demais a explicação, eu não sabia disso.
Agora, vamos aguardar a tal foto, que não apareceu por aqui!

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    rusiq - Postado em 24/01/2008 21:34:00
Parte da entrevista do Toco ao Napoleão Ribeiro, em jan/2007.Abarth Simca Tufão (V8):

Eram três Abarths, todos com motor 2 litros, mas o Pasteur não permitia que os três corressem. Queria apenas dois com o terceiro ficando de reserva.
Então o Chico Landi o convenceu a modificar um dos carros, colocando um motor do Simca Tufão nacional. Ele aprovou e então mandamos brasa. Tiramos o motor e câmbio do Abarth, instalamos o do Tufão e, como o câmbio do Abarth não funcionava com o motor do Tufão, tivemos que adaptar um câmbio de VW.
Eu corri com esse carro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na prova em que a Ferrari do Camillo acabou vencendo.
Nós fomos para o Rio, mas não tivemos tempo de testar adequadamente o carro. Nós o testamos rapidamente na Anchieta e o motor virava bem.
Chegamos no Rio no sábado à noite e a corrida era no domingo de manhã. Então foi feito o sorteio de quem iria para cada carro e o Abarth Tufão caiu para mim. Nesse ponto o Chico Landi sempre foi muito correto e justo e não dava vantagem para ninguém, sorteava e acabou: “você vai com esse carro, você com aquele”, etc..
Antes da largada eu falei para o Chico: - “Vai me dando o lugar que estou para ter uma idéia e então forçar ou não o carro”.
Bem, na primeira volta eu passei um monte de carros. O Abarth Tufão andava bem na reta da praia, mas tinha um problema na curva em “S” do Corsário: a terceira era curta e a quarta longa e aí eu perdia muito tempo. Decidi fazer a curva em quarta e sempre que passava pelo boxe sinalizava para o Chico pedindo a minha colocação, mas ele não informava. Recordo-me de ter passado o Bird, o Wilsinho, o Lameirão, mas faltava o Luís Pereira Bueno e continuei pisando firme em busca do piloto da Willys. Eu estava próximo do Marinho e, além dele achava que só faltava o Alpine do Pereira Bueno para ficar logo atrás dos outros Abarth e da Ferrari do Camillo, mas o Chico não me informava em que lugar eu estava. Fui me arriscando e acabei derrapando na curva do Corsário, o carro apoiou na areia e acabou virando. No acidente a manga de eixo entortou e não pude continuar. Quando cheguei nos boxes, perguntei ao Chico em que lugar estava e ele me disse que era quinto atrás dos dois Abarth, da Ferrari e do Marinho. Então perguntei: - “E o Pereira Bueno?” O Chico disse que ele tinha saído da pista logo na primeira volta e que estava muito atrasado. Foi então que percebi que tinha me arriscado à toa e com isso ficado fora de uma corrida em que poderia terminar muito bem classificado.

Fotos do acervo Napoleão Ribeiro

Opinião Pessoal:
Eu sempre considerei o Chico Landi uma ótima pessoa e um dos melhores pilotos do Brasil, mas como construtor e chefe de equipe era uma lastima. Já o Luiz Antonio Grecco, chefe de equipe da Willys, era exatamente o contrario: como piloto foi medíocre, mas como construtor e chefe de equipe foi o melhor que tivemos nos anos 60 e 70.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: Simca Abarth

Tópico: Simca Abarth - (ForumNow!)
    Marcelo - Postado em 30/01/2008 19:49:00
Fotos simplesmente fantásticas, esse fotógrafo anônimo é 10.
Rusiq, essa última opinião é sua?

SIMCA TEMPESTADE
123