SIMCA CHAMBORD 1960 - Jorge Patrício

Esta mensagem foi atualizada em .
Jorge Patrício - Postado em 22/05/2004 18:57:00
  Meus amigos, permitam-me assim tratar-lhes visto que comungamos a mesma paixão, "SIMCA". Tenho um modelo 60, Chambord e venho encontrando dificuldades com alguns acessórios como o " S" do capô, borrachas em geral e em especial a do quebra- vento. Quem sabe se todos nos reuníssimos teríamos a condição de mandar alguma fábrica do ramo fazer pelo menos umas 1000 unidades ? Preciso dos painéis ou espelhos que ficam entre o forro da porta e as maçanetas, os V8 que ficam na coluna trazeira numa placa de aluminio. Quero na oportunidade parabenizar a todos que estão enfileirados na preservação de tais móbiles e dizer que nessa tal internet sou novato. Meu e-mail é jorgepatricio22@yahoo.com.br
abraços.

gtx - Postado em 23/05/2004 12:18:00

Jorge, suas dificuldades não são tão difíceis.
Borrachas, o Marcelo que é o guru-mór - e o mecenas que banca estoicamente este sítio - tem alguma coisa. Espere que ele aparece por aqui em minutos; o Sérgio, da Atlas, 11.3331.7071, também tem. Ambos mandaram fazer uma partida, o que é factível até para quantidades menores.
Emblemas e que-tais ? Marco, da Skill, 19.3541.9393 - dono e peças são da melhor qualidade, mas se tiver pressa, adie. O Marcos tem um calendário próprio, que ele usa como longínqua referência.
Seu carro tem o embleminha de esmalte que vai na coluna B, entre as portas ? Pf, informe o número do chassi.

MARCELO - Postado em 25/05/2004 09:40:00
Caro Jorge, em temos de Simca, veja que as informações costumam bater - mas não é sempre.
O pessoal da borracha que te falei possui fábrica, já conversei com o Paulo (dono) sobre as borrachas do quebra-vento, mas essa ele não se animou. Seria até bom você tentar com ele, quem sabe.
Ano passado fizemos um empreendimento parecido, foi uma luta de 1,5 ano mas valeu a pena, as borrachas brancas das portas ficaram excelentes.
1.000 unidades ? Esqueça, não tem Simca e/ou proprietários para tanto. Com muito esforço, para as borrachas da porta consegui reunir 13 proprietários, juntos compramos 41 jogos.
Boa sorte e estamos às ordens.
Marcelo

Jorge Patrício - Postado em 29/05/2004 16:42:00
E aí companheiro, tudo bem? Em muito me alegrou encontrar nessa coisa fantástica que é o computador, a sua mensagem. Talvez o que de fato seja mais difícil para se conseguir para o Simca consiste no se ter o dinheiro para tal, contudo, em já se tendo companheiros de sua estirpe as coisas mais fáceis fiquem. O número do chassis do meu "voiture française" é CO2070. Consegui a placa GYS 1961 embora o carro seja 1960, mas ficou bem próximo, ficou legal. Não tenho os emblemas da coluna do meio, faltam-me também os V8 da placa de alumínio da coluna trazeira,tampas das trancas das portas, aquele aparato que fica no banco do "chauffer" na parte trazeira que engloba cinzeiro, acendedor e interruptor de luz de cortezia. Não sei ainda que cor darei à minha princesinha. No documento é branco, mas não quero o carro somente na cor branca. Quanto às rodas, são do Dodge. quero no futuro trocá-las pelas originais, basta encontrar. Quando falo em questão financeira eu faço porque sou um professor da rede pública de ensino e vivo à mercê da vontade política do governante dessas Gerais. Tenho um filho em curso superior, daí a dificuldade que com certeza é finita. Tenho também mais duas filhas, e, quanto a carros tenho um Phaeton modelo A da Ford 1929, outro 1928, um Chevrolet Wed 1927, e uma Vemaguet 1967. Aos poucos irei restaurando esses carros, é só uma questão de tempo pois, vontade, eu a tenho. Com o Fordinho 29 já fui à Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e viajo nele por todas as bandas que necessito. É um carro 6 volts original, com freios de tirante e tudo o mais funciona, velocímetro, etc. Que num próximo encontro nos falemos mais,
com meus respeitos e agradecimentos,
Jorge Patrício de Medeiros Almeida

Jorge Patrício - Postado em 29/05/2004 17:11:00
Prezado Marcelo, fiquei deveras satisfeito com a reposta do neo-companheiro. Causou-me no entanto um espanto enorme quando o companheiro diz ser difícil 1000 unidades, será que não temos mais 1000 carros Simca no Brasil? Se não, com certeza é bastante triste, e que sejamos nós, então, os salvadores de tão belos exemplares dos tempos áureos do início da nossa indústria automobilística. Não teria o companheiro as borrachas brancas para as portas? E se sim haveria a possibilidade de ceder-me um jogo completo? Aceitaria de bom grado sugestões para o caso dos quebra-ventos. Meu carro tem chassis número C02070, consegui a placa GYS 1961, não é a do ano mas ficou legal.Quero ver as combinações de cores para pintá-la em dois tons. Sempre faço o tratamento do carro no feminino pois vejo "a" Simca como uma mocinha bastante refinada.
Gostaria de saber, se você souber é claro, o e-mail do Narciso que membro do Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte. Eu o conheci e ele falou-me que já teve Simca. Tenho dois Fordinhos, um 1929 ,outro 1928, um Chevrolet Wed 1927 e uma Vemaguet 67 com manual, contudo estão todos dependendo de restauração. Com certeza isso acontecerá, no momento as coisas estão um pouco difíceis mas é temporário. Tenho um bloco de Simca 65 com uma camisa estragada por água, ferrugem. A medida é 030, existe a possibilidade de se encamisar este bloco? onde? Aguardo novidades e quem sabe mesmo não tendo ainda tido o privilégio de conhece-lhe fazer isso o quanto antes e quem sabe subir pela Afonso Pena dentro do Simca do companheiro, desculpe o atrevimento, mas não me lembro de ter andado em um carro deste. É questão do sonho. Meus cumprimentos, Jorge Patrício

MARCELO - Postado em 30/05/2004 09:40:00
Grande Jorge, belas notícias que você manda. Espero que a sua frota fique logo pronta. Carro antigo é isso mesmo, pra quem não tem condições financeiras. Comprei a primeira Simca em 1983 e até hoje não consegui terminar uma do jeito que desejo - bem, uma estava assim, a Chambord, até fundir o motor no mês passado.
As borrachas brancas da porta existiam na Borrachas da Duque, onde as fiz, até o início deste mês. Não deixe de tentar, vale a pena, o telefone já te passei.
Seria 100% "chutômetro" eu falar se temos ou não mais de 1000 Simcas. Foram produzidas um pouco menos de 51.000 unidades (antes do lançamento do Esplanada), é um número considerável. Mas foram destruídas muitas, muitas mesmo, inclusive duas pessoas já me juraram que a Chrysler teria incentivado esta destruição via concessionários. Nesses 20 anos eu te diria que eu conheci talvez umas 120/130, não muito mais do que isso, muitas delas já irrecuperáveis e com o pé na cova.
Também gosto de me referir aos carros no feminino, uma ex-namorada ciumenta observou isso.
O motor da minha Rallye foi encamisado em Curitiba e ficou muito bom, eu tinha um último jogo de camisas p/ Tufão que usei nele. Ainda tenho camisas para o motor Aquillon, piston P-594. Uma boa retífica consegue fazer as camisas, ou sabe quem faz. Fica muito bom, se o serviço for bem feito e o material de qualidade. Quando encamisar, não passe da medida 0,15 (primeira retífica).
Um abraço,
Marcelo

8ba - Postado em 31/05/2004 05:29:00
Caro Jorge Patrício, tb tenho umas camisas e caso as que o "visitante" tem não sirvam podemos ver qual dará. A sua é de colarinho ou sem os mesmos, tem um senhor de SP que tem pistões avulsos em várias medidas, caso vc necessite apenas de um informe o diametro, no mais seja benvindo. As rodas vc quer originais? Tenho uma original encaminhada para 6,5" de tala e posso fazer outras medidas.

gtx - Postado em 01/06/2004 16:26:00
Jorge, sugerem meus alfarrábios que o chassi 2070 foi produzido dia 23 ou 24 de abril. Assim não possuia o emblema esmaltado na coluna b.
Quanto a cor, gostaria de lembrar que a combinação mais importante e mais referencial deste ano foi a empregada na unidade 2000: tentativamente verde folha e bege claro. Eram variantes inspiradas nas cores da bandeira brasileira. O verde, próximo ao tom oficial. O amarelo, esmaecido para não chocar.
Lembrando ainda, a unidade 2.000 praticamente lançou oficialmente a marca no Brasil. Foi a primeira intervenção a público do eng JJ Pasteur como vialbilizador do negócio Simca no país. Nesta data, com grandes festas, estacionou inúmeros veículos em frente ao prédio da montadora, todos em cores bem tropicais, e à frente destes, modelos com vestidos verão-outono, nas cores dos automóveis.
Seu carro não saiu na foto, pois foi produzido dias após. Mas a unidade 2.000, cujas cores sugiro adotar, apareceu nas fotos à frente da fábrica e tendo como fundo os palácios da Brasília que dias após seria inaugurada. Marcelo, que pelo amplo conhecimento sobre a marca é considerado sobrinho dileto do Pasteur, terá os anúncios ou folhetos de época. Sucesso R Nasser

MARCELO - Postado em 02/06/2004 07:43:00
Nasser, a cada nova informação sua, fico mais ansioso para que o livro venha logo. Qualquer dia desses vou entrar com um processo para que você pare de reter informações. Sobre o lançamento da linha 1960, panfletos e anúncios, o que tenho está no site.
Já estão encaminhadas para o responsável técnico as fotos do lançamento da linha Tufão, que já estão sendo tratadas, as entrevistas com o Toco e as crônicas do Manoel Ricardo. Tudo deverá ir ao ar neste mês.
Abraços,
Marcelo

norian - Postado em 02/06/2004 19:07:00
Pessoal
Sobre borrachas, eu tenho um Galaxie que eu reformei e estava necessitando de borrachas de apoio das portas. Toda a loja de auto peças que eu ia a resposta era a mesma "Peças para Galaxie só temos graxa e estopa". Na Simca que eu estou reformando, mudei a tática, peguei pedaços das borrachas que eu estava necessitando e fui a luta. Fui em lojas antigas de auto vidros aqui em Santo André e com as amostras acabei encontrando boa parte delas. Quando me perguntavam para que carro era, eu dizia que não era para carro e era algo que eu estava fazendo em casa, pois se eu procurasse dizendo que era para a Simca a resposta já seria que para esse carro não há peças. E tem mais, até as borrachas do Galaxie eu achei novas. Fui informado que existe uma loja no Bairro do Ipiranga-SP, que tem vários tipos de borrachas, inclusive para carros antigos. Vou pesquisar e se alguém tiver interesse, passarei o endereço.
Um abraço a todos
Norian

gtx - Postado em 02/06/2004 19:53:00
Marcelo, enquanto preparo a exposição com os carros de França - "Como eram Gostosos estes Franceses", devo iniciar o banho de tinta sobre o meu Tufão '65. Ele é verde escuro com o teto mais ou menos dourado metálico. Curiosamente eu achava que os dois tons eram metálicos, mas em lugares recônditos, como o interior das lanternas, aparece tom e tipo originais: verde escuro sólido, nada de metálico.
Você saberia cores atuais que mantivessem o padrão original ?
E onde achar o tecido do estofamento, o tal de velour, cinza levemente esverdeado ? Estava ótimo, mas o gato que habitou o carro aproveitou para afiar as unhas, de forma que sobraram perfeitas apenas as laterais de portas.
Para o seu folclore. Dentre coisas que não havia visto em tempos mais recentes, duas eram de ausência insistente: lanterna traseira esquerda de Tufão, e fillho de prostituta chamado Junior.
Pois resolvei 50% da questão: comprei numa loja em S Paulo a única lanterna t.e. Tufão. Cara: R$ 40. O restante, com a flexibilidade de costumes que nos envolve, creio conhecerei em breve.
Livro, ah meu amigo, re-engrenei tentativas: busco o telefone do homem que coordenou a área técnica; aguardo marcação de entrevista com viúva de ex-concessionário; possível conversa, monitorada por você, com o Dario Ribeiro. Enquanto isto rezo a Padre Eustáquio para que provoque insônia no Baêta, de modo a, ante a ausência de programa, corrigir os originais, cuja cópia lhe passou. Submeti-os também ao antigo secretário do GEIA, conhecedor no âmago do processo de instalação e desenvolvimento da Simca. Vamos em frente, pé no fundo, alavanca do avanço baixada.

MARCELO - Postado em 03/06/2004 07:30:00
Ok, Norian, boas notícias e boas idéias são sempre bem vindas. E borrachas são sempre uma dor de cabeça. Vá em frente.
Marcelo

Jorge Patrício - Postado em 04/06/2004 01:51:00
Meus preclaros companheiros de tão salutar gosto, abrindo neste instante esta página que para mim tornou-se ponto máximo de alegria,confesso-vos que melhor que ter um automóvel antigo,é ter dois, pois com certeza, a roda de companheiros maior se faz, avolumando assim, as chances para o surgimento de neos-amigos. Agradeço-vos em muito o carinho e a atenção ao responderem me. Isto tem feito com que as minhas angústias acabem, pois, nada pior que ir à uma banca de revistas e não encontrar aquilo que se procura ou mesmo em se encontrando, faltar o específico que se busca. É ótimo, chegando mesmo a abeirar as raias da loucura, no bom censo, é claro, os conhecimentos mostrados por cada um de vós ao, cada um a seu modo, dissertarem a respeito dos móbiles d'antanho.
Aqui em Corinto tem um amigo meu que também tem um "Simca 60" e o mesmo trás consigo o emblema na coluna central, na primeira oportunidade, ou seja, amanhã mesmo irei checar o número de seu chassis. Apenas como curiosidade informo que o mesmo, tem um outro Simca, " 59", cujo número de chassis é C00732. Peça rara não é?, o único problema é que já não trás consigo a mecânica original. Mas já está muito bom, esse exemplar existe. Como os problemas que tenho serão colocados aos poucos, aflige-me o volante do meu automóvel que está bastante ruim, que fazer? Ví na revista Classic Show o comercial de alguém que restaura, contudo, gostaria de ter opinião de quem já conhece o serviço. Na oportunidade pergunto ao comum companheiro Nasser a respeito do Fordinho; onde encontrar material branco ou beje para a capota do mesmo?
Ao ilustre Marcelo digo que não coaduno com a sua idéia pois, e se o moço de Brasília entender de nos pirraçar e não lançar tão insígne literatura, deixando-nos a ver navios ! Acho meu caro Marcelo, que a melhor política, seria tratá-lo com pãozinho de queijo,requeijão,tutu à mineira, leite queimadinho etc. Não vamos espantar a "Onça" não, pode ser pior.
E aí Norim, tudo legal? vou começar a fazer uso da sua lição, acredito que também vou ser bem sucedido, agradeço em muito a gentileza das informações, coloco-me à disposição, se dentro da minha humildade eu puder ser útil.
Abraços fraternos a todos; Nasser, Marcelo, Norim; e aguardo novas mensagens. Tal qual disse o autor do " Pequeno Príncipe", se vens às 8hs, desde as 7 começo a ser feliz. Que Deus vos abençoe.

norian - Postado em 04/06/2004 16:46:00
A respeito da restauração do volante.
A pessoa que restaura volantes é daqui de Santo André, se for o anuncio do Sergio Ambrogi. Estive na casa dele a mais ou menos 30 dias atrás, pois o volante da minha Simca também necessita de restauração e o volante é bege. O Sergio costuma efetuar reformas de volantes, conforme ele me disse, de vários colecionadores de SP, inclusive do Romeu Siciliano. Não posso afirmar, pois não conheço os colecionadores pessoalmente, mas vamos acreditar na pessoa. A minha Simca está na fase de preparação de pintura e calculo que mais uns 20 dias essa fase estará pronta. A partir daí, ela irá para um galpão para montagem e demais serviços, onde não será mais necessário o volante para manobras. A partir disso, eu vou retirar o volante e o levarei para o Sergio para reforma. O preço estimado por êle é de R$ 300,00 e o prazo de 30 dias. Sem você quiser esperar que a cobáia (eu), receba o produto e de minha opinião, solicito que aguarde um tempo. A única coisa que me preocupou, foi a informação que êle deu, que havia emprestado a forma do volante para um amigo e até aquela data o mesmo não tinha devolvido. Como o volante da minha Simca não está tão ruim ( a ferragem estrutural não está aparecendo) a informação é que daria para reformar sem problemas. Vamos aguardar para ver o que acontece.
Esta é para o Marcelo
As calotas de Simca que estão na Metimbra para cromação são suas?
Um abraço a todos
Norian

Jorge Patrício - Postado em 05/06/2004 04:40:00
Meu caro Norian,
dizem aquí em Minas que caldo de galinha e conselho não fazem mal a ninguém.Partindo dessa premissa mais uma vez vou aguardar as informações suas. O volante do meu carro em espaço de uns dez centímetros aparece um pouco da liga de ferro que o sustenta, ele tal qual o seu, é bege. Qual é a cor de seu carro e qual o ano? Seria difícil encontrar aquele emblema "Simca do Brasil" que vai no para-choque trazeiro do carro? Comprei do Sr. Rui aquelas duas borrachas que ficam nos para-choques. Somente faltando-lhes a cromação que vai ser em BH na "AMERICANA", espero que fique bom. Falta-me um braço de limpador do pára-brisa, se o companheiro tiver um de sobra e quizer ceder-me fico grato.
Um abraço , jorge patrício.

8ba - Postado em 06/06/2004 01:43:00
Marcelo, vc podia tb entrevistar o Jaime Silva, que era quem fazia a preparação dos Simcas de fábrica e que deve acrescentar muita coisa ao que disse o Toco.
Creio que o Jorge Patrício está precisando de uma haste do limpador, tenho algumas aqui em casa, só não sei a que pertencem, vou tentar colocar uma foto nos classificados para alguém dar uma dica.

Jorge Patrício - Postado em 06/06/2004 22:19:00
Meu caro 8ba,
abrindo a página pude perceber que já sabes que necessito de uma haste do limpador, parece-me que são todas iguais ou não? Perdoe a ignorância, se por acaso for fato verdade, visto que "mom belle française" é 60, basta enviar-me o preço e, ou, número de conta para efetuar depósito. Fico agradecido pelo interesse. Não terias por acaso aquele emblema "Simca do Brasil" que vai no pára-choque trazeiro?
Abraços, jorge. Em tempo, foi vendido para alguém aí em Goiania, não tenho certeza, um carro Simca cujo proprietário era o Sr. Pedro Ladeira , daquí das Minas, Barbacena. O companheiro confirma ou não?

norian - Postado em 07/06/2004 10:18:00
Jorge Patrício
A minha Simca é uma Tufão 1966 bege com teto marrom.
Estive ontem no encontro mensal da Praça da Luz SP, e lá deparei com alguma coisa que pode lhe interessar.
Na Skill Emblemas tem:
PRESIDENDE e CHAMBORD - tanto do paralamas como do porta luvas
"S" do capô
EMISUL e o emblema que parece um "C" invertido que vai na coluna trazeira.
SIMCA DO BRASIL - do parachoque trazeiro
EMBLEMA PRETO - escrito transistorizado.
ANDORINHA
Tem também outros emblemas escrito Simca do Brasil e outros com nome de concessionárias.
No Lauro, e-mail: simsen28@aol.com ou fone 11 - 4032.4941
Dois painéis da Simca, um nacional e outro importado.
Um parabrisa branco com a borracha e ferragens.
Ele também tem mais algumas peças de Simca.
Vi também, em uma outra barraca, um volante, só que da cor preta, e o mesmo estava sendo ofertado pela bagatela de R$ 1.200,00.
Para a minha Simca, estou necessitando de:
A lente do plafonier interno ou a peça toda e a lente da luz trazeira. Preciso também de um macaco. Se voce souber de algo, agradeço.
Um abraço
Norian

MARCELO -  Postado em 08/06/2004 19:04:00
Norian, o macaco do volks permite uma boa adaptação, é praticamente igual ao do Simca, é só trocar o pé, que no Simca vinha retangular. O Carlos Galant, de Porto Alegre, faz volantes que ficam extremamente bem feitos, nota 10, e a um preço bem mais justo, na base de troca. Ele tem anúncio nos classificados do site. Minhas calotas estavam na Cromeação Schnyder,também em SP, e não na Metimbra. Estou muito satisfeito com o serviço deles, claro, sempre ciente de que é uma área que costuma dar dor de cabeça, e sempre dá um trabalhão. Fiz os pára-choques, calotas e muitas outras peças lá. Mas o resultado tem compensado.
8BA, as hastes costumam ser dor de cabeça, boa idéia a de colocar fotos. Mande direto pra mim que coloco. Há muitas bem parecidas que encaixam bem. Está nos planos entrevistar o Jaime Silva no mês que vem, no mês passado entrevistei o Toco. Só preciso que o Nasser me passe o telefone dele. Será interessante 2 versões sobre os mesmos fatos. Valeu a dica.
Depois respondo aos outros, agora tenho que sair, afinal nem só de Simca pode viver um homem.
Abraços,
Marcelo

SIMCA CHAMBORD 1960 - Jorge Patrício

Esta mensagem foi atualizada em .
MARCELO - Postado em 09/06/2004 09:29:00
Nasser, a cor principal do carro é fácil você ver, por debaixo e atrás do painel, na tampa do cinzeiro, em qualquer lugar por ali ela sempre está, porque o pessoal, quando pinta o carro, não costuma mexer ali. Se está próximo da lanterna, melhor ainda. Uma boa loja de tinta faz a cor perfeita, fiz assim com a minha Rallye. Pintei os 2 pára-lama dianteiros e o capuz do motor, você não vê diferença com o restante do carro. Com a Jangada também fiz assim. É mais fácil e menos trabalhoso do que procurar cor pronta de algum outro carro.
Pelo que sei, existiram combinações de "metalizado" com comum. Não garanto, mas penso que vinha metalizado no teto e comum no resto.
Quanto aos tecidos/plásticos do banco, imagino que você possa encontrar algo parecido nessas lojas especializadas. Ali no gasômetro, em algumas dessas suas incursões por São Paulo, os caras têm muita coisa. Pra Jangada, procurei muito, mas muito mesmo, aqui em Bh, SP e no Sul. Subi em montanhas de rolos de tecidos, plásticos, etc. Aqui em BH achei a parte lisa do estofamento, idêntica, era fabricada até pouco tempo atrás para cadeiras de dentista. A parte que vai no interior mandei fazer de couro, em Curitiba, porque de material sintético não achei nada parecido. Ficou muito bom, ninguém vê a diferença de material. Tudo da cor verde, igualzinho ao original, que pra minha sorte veio no carro.
Considero o Tato, o Rubens e o Marco os maiores especialistas nesta área de combinações de cores, tipos de tecidos, onde encontrar e tudo o mais. Nesta parte conheço bem menos.
Sobre as lanternas, você levou a melhor. Pensei que pagar 30 em um par da antiga tinha sido um grande negócio pra mim, mas pagar 40 em uma Tufão é algo simplesmente excepcional, inacreditável, um dos melhores negócios em termos de Simca que já tive notícia.
Quanto ao Dario Ribeiro, não respondeu aos meus últimos e-mails. Mas seria um prazer encontrá-lo novamente. Vá em frente quanto aos demais, voltando de Araxá vou colocar a vida em dia, e um dos objetivos é ferver em cima do Baeta. Ele me lembra o Juca Chaves.
Porque prostitutas não gostam de Júnior ? Não vá procurar muito, hein !!
Ao nosso amigo de Corinto: o Nasser não pode ser tratado a pão de ló, senão estamos roubados. Tem que ser com a rédea curta mesmo. Por exemplo, há tempos que estou esperando que ele venha por estas bandas fazer uma receita especial, até já plantei couve aqui na horta, esperando que ele assuma o compromisso. E até agora, nada, a couve até estragou.
Por enquanto, é só.
Abraços,
Marcelo

8ba - Postado em 10/06/2004 04:34:00
Caros Jorge e Marcelo, vou tentar conseguir uma camera digital para fazer as fotos das hastes, ou scanear as mesmas direto e ver no que dá. Se não der certo envio as mesmas ao vivo e me devolvam em Bsb/13 de julho.

Jorge Patrício - Postado em 12/06/2004 04:10:00
Meus caros, Marcelo, Noriam. Nasser e 8ba,
saudações cordias cá dos centros das alterosas. Estou paulatinamente espalhando o vírus do antigomobilísmo aqui em minha ville. O mais recente é o Fabrício Simões que carregou consigo desde adolescência a paixão pelo Maverik. Já comprou 3 para fazer 2 e garantiu-me ontem que quer chegar à casa dos 17, se é brincadeirinha ou não, não sei, o que de fato importa é que o danado já comprou um motor de F100, V8, para colocar no primeiro. O segundo já veio com mecânica original com seis cilindros e o terceiro é para retirar peças. Ontem fui funcionar o danado do carro para o Fabrício que na verdade só entende mesmo de fazer plantas. Não foi difícil funcionar o bicho que a anos jazia debaixo de uma goiabeira em um fundo de quintal na querida Diamantina.Limpei o platinado, carburador e risquei fogo no danado que rouncou forte e bonito, apesar da "blue cloud," mas sem problemas, valeu. Hoje fizemos a troca de óleo do motor, caixa e diferencial, troquei platinado, condensador e filtros. Aí é que o bichinho queimou prá valer, mas tudo bem é menos um que foi para o desmanche.
Já tenho pronto comigo um estatudo que fiz com um amigo que para tristeza, ou não, minha, foi morar com o nosso Criador Maior. Eu vos falo do saudoso tribuno lá dos Montes Claros, o Dr. Francisco de Alencar Carneiro que além de tribuno era bandolinista dos bons e sempre a sair estávamos, cantando serestas pelas noites solitárias das gerais. Fí-lo, certa feita, comprar uma jangada 63 mas, o funileiro enrolou tanto que, o amigo prematuramente partiu, sem conseguir desfrutar do belo exemplar francês.
Pois bem fico no aguardo de qualquer novidade e se o companheiro 8ba não fizer questão que envie o braço com a certeza de que se não der o receberá de volta em Brasília, " realização maior do nosso saudoso JK". É necessário também que fale o preço. Mudando de marca, gostaria se algum dos senhores souber que me fale onde conseguir o suporte para o quebravento do Phaeton 29 modelo A da Ford. Preciso de um par. Se o Nasser souber por favor me responda; quantos são os dentes da engrenagem do velocímetro do fordinho, aquela que fica no eixo-cardan, 19 ou 21 dentes? Meu carro está marcando atrasado, a engrenagem que estou usando é a de 19, realmente não sei, I'll be waiting the help of you !
Adieu, saudações "Simquistas"

8ba - Postado em 17/06/2004 18:49:00
esse emoticon mais parece um japinha depois de tomar uns dez copos de sakê, mas vamos ao que interessa. Jorge Patrício, posso enviar tão logo saiba para onde, tem umas hastes cromadas e outras prateadas. Acho que no perfil do usuário tem meu email, estou sem computador em casa pois tentando liberar espeço no HD liberei foi o Windows 98 pro espaço, então por uns dias só em cyber-café para tc. Diga a seu amigo que o F-100 é muito gde e pesado pro Maverick, que caso ele queira V-8 é melhor por o 302 canadense, que apesar de não ser lá essas coisas em termos de resistência tem muitas opções de peças disponíveis nos EUA e tb por aqui. Tem o 6 em linha das F-1000 4.9 injetadas que fica tb muito bom (creio eu pois não vi nenhuma adaptação dele) pois tem muito torque para carregar os 1500 kg do Maverick. mas o mais fácil mesmo é o canadense dos Landau 76 e acima. qq dúvida é só consultar, com todo respeito a esse espaço simquista.

gstefan - Postado em 21/06/2004 20:27:00
Caro Marcelo
Cadastrei-me recentemente no site e ainda não sei bem como contatar as pessoas que por aqui transitam.
Bem, adquiri um SIMCA 1963-CHAMBORD 3 ANDORINHAS, recentemente e já me deparei com a necessidade de adquirir as BORRACHAS BRANCAS e Negras (para todas as portas, vidros, etc). Lendo o forum, percebi que tens jogos de borrachas que mandaram fazer. GOSTARIA DE PODER CONTATÁ-LO PARA DISCUTIR A AQUISIÇÃO DA BORRACHAS e outras peças de que necessito.
Meu e-mail é: gstefan@estadao.com.br ou gstefan50@yahoo.com.br e meu tel: 11 9823.3203
Estou precisando, também, de espelho retrovisor interno e externo, uma lente do farol e lanterans traseiras e outras poucos acessórios. Sabe onde posso encontrá-los?
Agradeço vosso retorno. Um grande abraço, mesmo se, ainda, conhecê-lo. Gilberto Stefan/SP

gtx - Postado em 21/06/2004 22:14:00
como conde bêbado não tem dono, permito-me a liberdade da intervenção.
corte das suas preocupações a procura pelo retrovisor externo. ele não era equipamento de fábrica, apenas do mercado de acessórios. tinham desenho mais ou menos afoguetado e eram cromados, aplicados aos pares. Os Simca tinham inacreditavel vocação a se permitir a enfeites que muito os aproximavam do gosto das moças airosas, aquelas das penteadeiras de variada e questionável decoração.
o restante, exceto lanterna traseira esquerda, o Marcelo terá ou saberá.
tomo carona para falar com o Marcelo.
Dr MV, o registro vivo da primeira aventura industrial-automobilística das alterosas se manifestou. inacreditavelmente por correio eletrônico.
método conhecido, tangenciou, mas dá para aproveitar bastante. ele é um repositório que começa a fazer uma fresta na tampa do cofre.
falta agora você saber a data de admissão do engenheiro para que registremos o dia da produção do tal veículo. Aguardo em Deus, como diziam os coroinhas da igreja de são francisco, em ouro preto.

gstefan - Postado em 22/06/2004 10:23:00
GTX
Grato pela informação. O espelho externo já está cortado de minhas preocupações. Aproveito pra perguntar se através do numero do chassi ou daquele contido na plaquinha preta, dá pra saber a data de fabricação e damis caracteristicas do veículo? Alguem tem o registro disso?
Abraços Gstefan - gstefan50@yahoo.com.br

gtx - Postado em 22/06/2004 20:01:00
infelizmente, não. A plaqueta apenas indica o tipo de versão e o número de série, que é crescente.
Assim, a letra inicial oferecerá a indicação - Chambord, Présidence, Rallye ... Entretanto, pelo número posso oferecer-lhe uma projeção, uma dezena no mês. É pouco, mas é o que se consegue. Querendo, informe o número e tentativamente após consultas e elocubrações, palpitarei.
Quando a equipamentos de série ou opcionais, o Marcelo terá meios de uma informação próxima da verdade. Apreço

Jorge Patrício - Postado em 23/06/2004 00:33:00
E aí, companheiros? Ninguém me responde mais? já fiz algumas perguntas e não obtive resposta, mas vai mais uma. Não sei o que é "camisa com colarinho", gostaria de saber também se, se pode, trocar apenas uma camisa do bloco visto que os outros cilindros estão bons.Vou tentar estar em Brasília agora em Julho para ver os Simcas. Gostaria de saber se posso levar uma câmera para eu gravar em vídeo os carros simca que lá estiverem. Entrei no site da skill e não encontrei o S do capô . Se alguém puder arrumar-me um fico graaaaato.É só falar o preço, assim como o braço do limpador do para-brisa.
Aguardo respostassssssssssssss.
Bye, adieu!
jorge patricio

norian - Postado em 23/06/2004 09:34:00
Jorge Patricio
No site da Skill não tem os emblemas da Simca. Mande um e-mail para o Marcos solicitando os emblemas. Ontem, no Anhembi. eu tornei as ver todos os emblemas que relacionei.
Norian

gtx - Postado em 24/06/2004 19:02:00
Jorge, és coerente ao dedicar-se às anciliarias da Ford, o modelo A e o Ford Vedette com motor V8 60, depois batizado de Simca ...
Sobre informações de A: fale com o mateus polizel, presidente do clube do fordinho: www.clubedofordinho.com.br - gente de bem.
sucesso

MARCELO - Postado em 25/06/2004 09:01:00
Vamos por partes, como Jack :
NASSER, boas notícias sobre o emissário das Gerais, parece que ele tarda, mas não falha. Pelo menos com você, comigo ainda está falhando, é um minerim difícil, mas ainda pego no laço. Hoje sem falta ligo para o engenheiro José Newton mas, antecipo, minha memória fala em 05 de janeiro (é só um chute).
JORGE PATRÍCIO: camisa sem colarinho é um tubo liso, do início ao fim. Com colarinho, tem um ressalto externo em uma das extremidades, para segurá-la no bloco. Não sou expert, mas creio não ser recomendável encamisar apenas um cilindro. É melhor você ver isso com quem conhece bem. Dependendo da medida, tenho as camisas. O "S" do capô pode não estar no site da skill, mas é quase certo que o Marco, da skill, já o colocou na lista de produtos, acho que já vi com ele. É só perguntar pra ele.
GILBERTO STEFAN: o Nasser está certo quanto ao retrovisor externo, mas andar sem ele, nos dias atuais, é loucura. Falo porque a minha Rallye está sem sem, mas vou cometer o pecado de colocar, em nome da funcionalidade e segurança - e também porque vai ser dureza emplacar sem ele, já olhei no Detran. Sem falar nos guardas nas ruas. O contato com as pessoas você pode fazer aqui mesmo, no fórum, ou diretamente no e-mail de cada um. Aqui é melhor que anima o site. As borrachas veja na Borrachas da Duque, 011 3331 2752, fale com o Sérgio ou Antônio, pode falar em meu nome. As que encomendei foram para uso próprio. Retrovisor interno: não sei. Lentes do farol: tente o Athayde, em Blumenau, 047 329 0595, veja com ele também as outras peças. Há alguns anos atrás ele tinha vários faróis novos. Lente traseira: é um problema, principalmente se for do lado esquerdo. Demais peças: peço que mande uma lista para o meu e-mail, simca@simca.com.br.Vou  viajar na 2a e fico fora uns 10 dias.
Abraços,
Marcelo

gstefan - Postado em 25/06/2004 19:13:00
Marcelo
Grato pelas informações. Anotei as indicações que vc passou e vou preparar a lista da peças/acessórios para enviá-la a você. Abraços.
Gilberto Stefan

Jorge Patrício - Postado em 26/06/2004 05:43:00
E aí turma, acabei de chegar de Sete Lagoas onde fui assistir ao show do "J quest". Fui intimado a compaarecer pelo meu filho que cursa o 4º ano de Direito. Ele queria-me ao lado dele assistindo e pulando durante o show. Foi dez, e ao chegar abri logo esta fantástica máquina. Obrigado pelas informações, vou verificar na retífica Curvelana.Logo após escrever para voces vou tentar novamente o site da Skill.
Bençãos.
jorgepatricio.

MARCELO - Postado em 27/06/2004 08:11:00
É isso ai, Jorge.
Se o seu filho tiver o mesmo entusiasmo por carros antigos, você está feito.
Uma vez veio um sujeito aqui em casa olhar a terraplenagem, o sogro era dono do trator. Ele não tinha mesmo muito jeito para a coisa, disse que gostava de carros antigos, inclusive tinha apenas um, porque a grana não dava. Tocava em uma banda, que eu nunca tinha ouvido falar. Depois a banda ficou famosa, era o J. Quest. Não lembro qual deles, sei apenas que o casamento dele acabou.
Semana passada, um deles sofreu um sequestro relâmpago aqui em Bh. Um dos assaltantes o reconheceu, disse que era seu fã e deixou R$ 50,00 para ele pegar um táxi ...
Abraços,
Marcelo

gstefan - Postado em 27/06/2004 09:50:00
GTX
O chassi da é C27615. Quem sabe vc descobre algo.
Contando com a ajuda dos experientes e valorosos admiradores da marca, gostaria que alguém auxiliasse numa questão:
A Simca que adquiri tem o estofamento é de duas cores - contorno em plastico "creme ou branco" (está tão sujo que não sei bem qual das duas) com o o centro em tecido (parace meio aveludado) vinho/cereja/vermelho (está um pouco esbranquiçado pela ação do sol), com costura tipo faixas (gomos) verticais e, o teto, que acredito vou conseguir aproveitar, apesar de do branco (aquele cheio de pequenos "furinhos" ou "pintinhas" pretas) estar bem amarelado (falando nisso, alguém sabe como tentar restaurar a cor original de teto ou produtos quimicos que possam ser usado para melhorar o aspecto e conservá-lo??. Bem, voltando ao assunto, sendo o estofamento branco/vinho o revestimento do painel não deveria ser da mesma cor?? No caso deste carro, o painel é preto=revestido em material (plastico) preto. É assim mesmo???
Ainda, o veiculo foi pintado integralmente em marrom clarinho (tipo cafe com leite), só que sem lixarem muito bem a pintura original, consequencia, descascou quase toda e revelou a cor original-azul bem clarinho (desmontei algumas partes internas para deixar secar o assoalho, etc, pq o carro estava abandonado numa região de floresta e o asoalho e por baixo do painel frontal, tbem achei a cor azul) Tens palpite sobre a cores oriiginais??
Abraços e desculpe a novela. Gilberto Stefan

gstefan - Postado em 27/06/2004 09:55:00
A todos
Qto ao e-mail acima, desculpem alguns erros de grafia (assoalho; originais, etc). Abraços a todos
Gilberto Stefan

8ba - Postado em 29/06/2004 17:54:00
Jorge Patrício, vou mandar um e-mail direto no endereço que enviou , da futuretec, sobre as hastes e a camisa. Encamisar uma creio que dá mas vc tem que botar a maior fé na retífica para que tudo fique no esquadro, talvez o ideal fosse encamisar uma e retificar todos os cilindros para uma medida superior ou encamisar todos os cilindros para uma medida de pistão e anel que esteja disponível. Tem um Sr. do interior de SP que está vendendo diversos jogos de pistão e tb pistões avulsos em diversos modelos, 300 o jogo e 25 cada avulso.

Jorge Patricio - Postado em 02/07/2004 00:33:00
E aí companheiros, tudo bem? companheiro 8BA recebí o seu recado e com que alegria. Meu endereço é rua Olinto Cordeiro, n. 49 ,centro. Corinto ,Minas Gerais, cep 39.200.000. Contudo o preço meu estimado é você quem o diz. Com certeza vou ligar para você para detalhes.
PARA TODOS, gostaria de saber qual é a cor que fica em baixo do carro, a suspenção do carro é preta e a lata de fundo? que cor é ? Marcelo, você encontrou o S do capô? prefiro o seu se o tiver pois com certeza é original. Fico no aguardo da resposta. Falei ao meu filho da estória que você contou do " J Quest" , ele gostou, fã tem dessas coisas. Eu gostaria de presentear o meu filho no dia de sua formatura com o Simca todo restaurado. Eu o colocaria em cima de um reboque todo embrulhado e o entregaria logo após a colação de grau. É minha vontade, não sei se vou conseguir. Abraços, jorge patrício.

Nota Importante:
 Leon, primeiro esqueça o que vc usava no forumnow.
Quando estou transferindo algo do forumnow para cá, eu não utilizo o formato HTML.
Para os textos, apenas "copio e colo", nada mais. Agora, se quiseres usar o <quote>, faça-o apenas para o título, ou textos curtos.
Nos textos postados por vc, eu retirei o HTML e acho que ficou melhor.
Antes de postar a mensagem, de uma olhada para ver se tudo esta como vc esperava (prever mensagem).

Re: Simca argentino

Boa Tarde Leon,

Acho que estes "detalhes técnicos" o Rui pode estar lhe ajudando. Ele conhece bem os recursos do Nabble. Eu ainda estou na curva de aprendizado dos novos recursos.

SIMCA CHAMBORD 1960 - Jorge Patrício

gtx- Postado em 02/07/2004 01:21:00
Gilberto, última tentativa da madrugada posto ser a quarta vez que recomeço.
informação, projeção, sugestão.
o monobloco C27.615 é de um automóvel feito em 1 964. com grandes possibilidades no dia 16 de janeiro.
o estofamento tem a disposição e formas corretas. a moldura tendia usualmente a um cinza muito claro, envolvendo um tecido sintético como você descreveu. imitava veludo cotelê e se chamava "velour".
entretanto as cores não combinam com azul claro.
permito-me imaginar que o carro fosse cinza-prata-metálico, participando de edição especial, a Série Prata, esforço promocional antecedente ao lançamento do Tufão.
Meu, optaria por esta solução, que permitiu a combinação com veludos em várias cores, incluindo estas matizes, especialmente vinho. este material pode ser pesquisado na rua do gasômetro, aí em sp. creio que agora vai. sucesso.
para o jorge.
antes de programar-se em vinda a brasília, fale-me.
a exposição corrente no Museu do Automóvel - Hot Rod, uma visão pessoal do automóvel antigo - despertou tanta atenção que permanecerá até o dia 25. mas se vier, prometo inolvidável volta em gtx.

norian- Postado em 02/07/2004 18:27:00
Para o Jorge Patricio
Quanto a restauração do volante da Simca, o restaurador de Santo André não tinha forma e queria fazer o mesmo liso. Optei, seguindo o conselho do Marcelo, pelo Carlos Galante de Porto Alegre. O volante é bom, daria uma nota 8, agora vamos ver como fica no contexto do carro. Ele faz a base de troca. Se optar pelo Carlos, sugiro que entre em contato com ele por telefone, pois para responder e-mails ele demora uma "barbaridade tche". A minha Simca só esta faltando colocar o volante, as laterais das portas, o painel de instrumentos que mandei revisar e pequenos detalhes que acredito que na próxima semana fique pronto. Daquí uns dez dias devo manda-la para a mecânica, pois ela está sem freio, e quero fazer uma revisão geral.
Um abraço
Norian

jorgepatrício - Postado em 03/07/2004 02:28:00
Bravo Norian, recebi o seu recado. Com certeza vou entrar em contato com o Galante tão logo eu consiga o seu telephone number. Fiquei satisfeito com a informação.Não sei se o companheiro leu a mensagem em que pergunto pela cor do fundo do Simca, ninguém ainda deu o seu parecer, seria ele no tom do carro? Abraços.
-Para todos,
Legal, agradeço em muito ao companheiro do GTX , contudo aconteceu-me uma dúvida; o encontro em Brasília " Como eram gostosos nossos Franceses" será no dia 13 ou 16 de julho, ou a exposição será de hots? Answer-me please! Cumprimentos à todos os companheiros que logam aquí; Norian, Nasser, Marcelo, monsieur Gilbert et Carlos Alberto ( 8ba)
jorgepatrício

gtx - Postado em 04/07/2004 23:07:00
Jorge, não li a mensagem inquirindo sobre a cor do fundo. Se é de tratamento da carroceria, haviam duas: dos primeiros carros, algum destes produtos de proteção da carroceria, em cor cerâmica. carros mais recentes, mesmo produto, cor cinza claro quase médio.
sobre "Como eram gostosos estes franceses", adiamento. A exposição atual, "Hot Rod, uma visão pessoal dos automóveis antigos" obtém enorme atenção pública, não recomendando sua suspensão.
Definiremos nos próximos dias. Por enquanto, a listagem de veículos participantes impacta: De Dion-Bouton 1 902; Amilcar CGS década de '20; Citroëns 11, 15, ID 19, Pallas; 2 e 3 CV; Renaults incluindo Fregate; Peugeots. Renault Dauphine, Interlagos.
De Simcas, um Tufão '64 e o Esplanada GTX mais bonito do país. Se o Marcelo Viana prestigiar, Rallye '63.
Apreço.

jorgepatrício - Postado em 05/07/2004 01:43:00
Companheiro Nasser,
nada pior que não saber expressar ou mesmo explicar corretamente aquilo que se quer. Acabo de ler a sua missiva enquanto assisto a uma fita de video dos mamonas que gravei no dia do acidente.Bem eu gostaria de saber a cor que fica na parte de baixo do carro," na barriga dele", boa né? isso é trem de besta mesmo, pois, donde já se viu carro ter barriga! É a parte de lata que fica imediatamente acima do diferencial, transmissão, caixa, etc. Fico no aguardo da próxima data para que eu possa ver alguns SIMCA.
Abraços,
cordialmente jorgepatricio

gtx - Postado em 06/07/2004 18:44:00
jorge, a carroceria recebia o mesmo tratamento em todas suas partes. evidentemente com a evolução tecnológica, em especial no campo das tintas, você pode aplicar algum tratamento anti feruginoso e complementar com outro, que ofereça melhor vedação acústica. divirta-se.

MARCELO -  Postado em 07/07/2004 09:42:00
Gilberto, o modelo 3 Andorinhas, como o seu, vinha de fábrica com a forração original do painel da cor cinza, que de tão escura pode ser confundida com preto. Para minha sorte a minha Chambord tem este forro, se quiser mande o seu e-mail que te mando uma foto para você ver (aliás, duas, há pouco tempo fotografei outra Chambord com o interior 100% original, com a forração idêntica).
Sobre o forro do teto, penso em fazer o mesmo com o meu GTX, vale a pena tentar manter o original. Estas casas especializadas em lavar carpetes de carro costumam fazer um bom serviço, sugiro fiscalização direta da sua parte.
Marcelo

jorgepatrício - Postado em 09/07/2004 01:23:00
E aí Marcelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns prá você
nesta data querida
muitas felicidades
com o GTX na sua vida!
Parabéns Marcelo pela nova filha adotada. São assim os corações nobres. Sempre cabe mais um "mesmo sem usar REXONA" , antiga essa não? Pois é, lí na sua página a novidade e tentei dar um alô mas não consegui .Alegrias nossas com sua nova herdeira! em tempo, ví sua Simca Tufão e a Jangada pelo site, ainda em estado de recuperação ou indo à.
Bençãos , jorgepatricio.

MARCELO - Postado em 09/07/2004 08:12:00
Grande Jorge, valeu.
É bom realizar um sonho antigo. Além do mais, estou me divertindo bastante, o carro é um verdadeiro pau-velho, quem vê não acredita muito que ele anda, a aparência não é das melhores. Mas ele está rodando direitinho e não exige os cuidados dos outros, pode arranhar aqui, esbarrar ali, e não tem as frescuras de um Simca restaurado. Vamos em frente. As fotos dele serão incluidas no próximo pacote para atualização do site, juntamente com as fotos da Chambord e da Rallye, que estão faltando.
Abraços,
Marcelo

jorgepatrício - Postado em 25/07/2004 09:48:00
Bom dia meus caros,
Andei um pouco sumido mas cá estou de volta. O sumiço se deu em face ao trabalho que tive que realizar em prol da festiva da nossa Academia de Letras. Fui responsável pela apresentação de uma nova confreira, exigindo de mim pois buscar nos alfarrábios da história dados de sua vida e feitos. Consegui, foi legal, aconteceu ontem às 20hs na Casa da Cultura que presido. Fiz também uma pseudo-restauração de um filme em 16mm que mostra a minha Corinto nos anos 50. Como curiosidade encontrei tal filme em um lixo. Nada melhor que fuxicar lixo, não acham? em especial quando se quer preservar a história.Bem estou de volta ao mundo "Simca" e gostaria de cumprimentar ao "neo-simquista" da jangada 67. Sempre leio ainda que forma rápida esse site.Está valendo por tudo, é de fato,esse site, a nossa "Bíblia" para conservar ou restaurar nossas relíquias comuns.Para o Marcelo eu digo que os resquícios de tinta atestam o meu carro como bege, contudo, não gosto da cor e estou no verdadeiro inferno descrito por Dante. Não sei definir a cor do carro.
Abraços simquistas a todos. QTX! não esqueci a promessa de percorrer uma das artérias da nossa capital a bordo da sua princesinha, GTX.

MARCELO - Postado em 26/07/2004 09:18:00
Quem sabe você não acha filmes de Simca nas latas de lixo, desfilando pela Corinto dos anos 60 ? Seria uma atração e tanto para o site ...
Sobre as cores, acho uma pena, pois penso que os carros devem ser restaurados exatamente como foram feitos. Mas consulte a relação que coloquei no tópico da Jangada 67, talvez possa te ajudar em algo.
Um abraço,
Marcelo

gtx - Postado em 26/07/2004 23:01:00
Se nesse Simca dá lugar p'ra mais um - e que não seja sobre o túnel da transmissão - requeiro o direito de palpitar e o dever de opinar depois de tantos quilometros em tão particular estrada.
dá-se o seguinte: como cenário, o antigomobilismo brasileiro vem-se desenvolvendo. seja pela possibilidade de importar antigos, seja pelas visitas dos colecionadores nacionais a coleções, exposições e leilões dora do país, onde a tônica é uma só: originalidade. quem a te, entra, tem valor e liquidez. quem não te, procure outra turma.
como negócio, a tentação de implementar o gosto pessoal, em "melhorar" o uso com equipamentos, materiais e tecnologias mais novas, em corrigir as imperfeições construtivas - que nos Simca eram muitas - ou colocar pneus radiais, mais largos, para compor melhor o visual dos carros de pernas finas, como eram à época, podem ser soluções válidas sob o ponto de vista estético ou da operacionalidade. Mas do ponto de vista do colecionismo, podem comprometer o projeto de restauração, transformando-o em reforma personalizada - quantas pessoas conhecemos, que colocaram a panacéia universal do motor Opala de 4 cilindros, e o câmbio GM de 4 marchas num Simca, e hoje se lamentam, pois se tivessem mantido o conjunto original teriam um bom carro ou uma base para tal, ou valor para um objeto de coleção com demanda. E o que têm nada mais é que um travesti, sem valor e sem futuro.
Se pensarmos que restauração num veículo é apenas uma, por lógica deve ser bem feita, como sintetizam os norte-americanos, que sabem mais de restauração e fazer dinheiro com carro antigo, " do it once, do it right ".
Otimista infrene, projeto que o nosso antigomobilismo, após ter incluído os nacionais como itens de coleção, e apesar da falta de ação da Federação, acelerará muito em direção à qualidade. Os veículos que há alguns anos achávamos com restauração nota 10, ótimos, hoje, evoluídos, constatamos que não passam medíocres e sem expressão.
Neste caminho, serão seguidos os parâmetros mundiais, que vinculam originalidade a valor. E neste, são exigíveis os itens de catálogo, e até os que não são vistos, como a compatibilidade de numeração entre chassis, motor e câmbio. Cor, é como dizem os puristas do direito tributário, ' "prima facie ", ou seja, a primeira coisa que você vê, e como ela te impressiona e forma sua referência.
Esta conversa comprida trem apenas o intuito de auxiliar um bom resultado final sob a óptica do purismo antigomobilístico, que será um definidor nos próximos anos. Como exemplo fático, o dr Eugênio Leite, mecenas, preservador de muitas raridades no salgado litoral paulista de Ubatuba, missão tão árdua quanto enxugar gelo, disse-me recentemente no encontro de Araxá, que acedera às minhas ponderações resolvendo restaurar um Jangada '63 na combinação original de cores, apesar de preferir outras. Fiquei feliz por ele, que após tanto esforço terá um bom veículo, e ouvirá referências: ótimo, raro, formidável ... , sem que ninguém ouse uma conjunção: mas, porém, todavia, contudo, entretanto ...
Sei que estas considerações são ociosas depois da opinião do Marcelo, mas coloque-as na soma de suas ponderações. sucesso

MARCELO - Postado em 27/07/2004 10:05:00
Caro GTX,
suas considerações nada têm de ociosas.
Pelo contrário, dão força a este incauto (eu) na decisão, que até o momento contrariou a todos, sem exceção, de manter o teto de vinil do GTX, porque colocado na fábrica, e a de restaurar o carro na cor que também foi colocada na fábrica, verde. Todos por aqui falam na retirada do vinil e na pintura da cor vermelha, porque mais bonita. Mas vou insistir, inclusive com o forro do teto e das portas, pelo mesmo motivo. Olham-me como um ET.
Graças a você, e aos eventos "Carro do Brasil", percebi a importância de manter os carros como foram feitos. Assim será o GTX. Assim está ficando a Jangada - que já despertou, desperta e vai continuar despertando olhares desconfiados e comentários do tipo "essa cor eu nunca vi, é original ?". Por isso que, após insistir um bocado, fiz contato com o segundo dono do carro na cidade de Barbacena, MG, e vi fotos do mesmo à época, exatamente com a combinação de cores que o pintei. Essas fotos serão scaneadas, ampliadas e colocadas em um painel, para que tais perguntas não mais aconteçam, e para que as pessoas vejam como as cores realmente eram.
Parabéns por essa Jangada de Ubatuba, mais uma foi salva.
Falar nisso, não vejo a hora de conhecer esse bronze turbina de perto.
Abraços,
Marcelo

gtx - Postado em 27/07/2004 10:43:00
marcelo,
fico feliz que as más experiências de estreante servem para auxiliar a outros antigomobilistas.
quanto a vir andar no bronze turbina, breve haverá oportunidade formal: na realização da exposição com os carros franceses, antes programada para 14 de julho e adiada a pedido da embaixada da frança.
quanto à jangada do dr eugênio, é para entrar no sítio. cinza indefinido com faixas amareladas e estofamento palha. curiosa combinação, porém harmônica.
admiração

norian - Postado em 27/07/2004 12:04:00
Caros Marcelo e GTX
Quanto as cores originais sigo a mesma linha de raciocínio de voces, más em relação as tintas gostaria das suas opiniões. Os carros na sua maioria eram pintados com Duco ou Sintético, que davam muito trabalho na sua conservação, com polimentos e ceras que demandavam algumas horas na garagem. Outros já vinham com pintura metálica que mantinha os carros "mais brilhantes" e era mais fácil de conservar. Hoje tenho visto vários carros pintados com PU ou Poliester e no final com demãos de verniz. São tintas mais resistentes e dão um visual muito bonito no veículo acabado, más isto infuenciaria em termos de não originalidade o veículo? O ideal seria a pintura em Duco ou Sintético?
Esta é para o GTX
O chassi da minha Simca é C - 46451, e o ano é 1966, séria possível me informar a época em que o mesmo foi fabricado? Obrigado.
Um abraço a todos
Norian

jorgepatrício - Postado em 28/07/2004 00:45:00
Meus Caros,
Não sabem vocês como a minha carinha de cavalo ficou vermelha ao ler as ponderações de cada um. Concordo, claro, com tudo o que foi dito, contudo, meu carro falta alguns itens que considero preciosos; poucos é claro , mas falta. Gostei do questionamento quanto a utilização da tinta PU, era justamente o que eu queria fazer inclusive com a aplicação de verniz. Mas e agora? be or not be? that's the question! I really don't know!Vou amanhã pela manhã chamar um pintor amigo meu para que ele faça a análise dos resquícios de tinta pois, já encontrei preto,vermelho, bege,e a atual cor era branco; essa eu raspei toda, eu mesmo, pois queria ver a situação da lata, se era boa ou não. Por sorte ela não foi batida tampouco sofreu agressões mais comprometedoras, a não ser a ação do próprio tempo mais o gosto que cada um dos proprietários teve em mudar a sua cor. Quando a comprei estava com a dita mecânica de opala. Eu não a quiz. Comprei toda a mecânica em separado e a duras penas mas consegui. Como os ilustres defensores da causa mais justa que está em pauta ma voiture infelizmente não trás consigo o estambinho tampouco as tripinhas de fábrica. É uma pena? é... , mas tenho um SIMCA e quero dentro de todas as minhas possibilidades colocá-la o mais próximo de sua forma quando ainda no berço. Quero na oportunidade de fato pedir a benção a todos vocês meus companheiros dessa grande confraria chamada "SIMCA"
Sem mais para o momento que me permitam o apanhar de uma chave de 2" e nos apertemos todos num só abraço fraternal.
Jorgepatricio

MARCELO - Postado em 28/07/2004 08:04:00
Essa questão do PU é dureza, to be or not to be.
Fiquei nessa dúvida um ano inteiro, tempo que gastei pesquisando a cor original da minha Jangada. Depois que havia chegado à uma conclusão errada e pintado o carro, descobri a combinação de cores certa e mandei pintar de novo, assumindo, é claro, o prejuízo. Resolvi, então, fazer um meio termo: tinta Duco, verniz de PU. É que eu já havia pintado a Chambord, verde, com Duco, um pouco sem vida, e a Presidence, preta, já estava pintada de PU, brilhante, reluzente. E eu na dúvida: puxa, será que na época brilhava tanto assim ?
Por isso decidi pelo meio termo. E continuo na dúvida até hoje, olho para uma, olha pra outra, a diferença de visual é grande, ao mesmo tempo que a consciência pesa um pouco por ter usado o PU. Uma verdadeira roda viva. Então desliguei um pouco do assunto e me dei por satisfeito, afinal, já estava feito.
Mas como o preto é uma cor especial, conclui que fiz certo em usar PU. Uma Présidence preta sem o brilho do PU certamente não seria vista com bons olhos. Devemos considerar que os parâmetros atuais são carros O km pintados com alta tecnologia. Por outro lado, vejo a Chambord e a Jangada e também fico satisfeito, suas cores, na minha opinião, são mais de época. Então justifica-se o menor brilho.
Enfim, sugiro pesquisa, muita conversa e consideração do modelo do carro e, claro, a cor, para que se defina ou não sobre o PU.
Abraços,
Marcelo

gtx - Postado em 28/07/2004 19:33:00
Simquistas, simqueiros, amigos.
já que estamos fazendo raciocínios concretos sobre a mais exata das ciências, que é a palpitologia, com esta base científica parto do princípio que originalidade sim, mas somente até um metro antes do precipicio.
desta forma, não temos saída a não ser a atualização tecnológica dentro do padrão de originalidade. Explico. Se você estiver restaurando um Ford T, uma das criações mais geniais e simplórias do mundo, não pretenderá, por exemplo, encontrar pistões em ferro e mono anel. Não são localizáveis e eram um breve contra a luxúria da performance. Melhor aplicar os atuais, de liga leve e com vários anéis. Mesmo caso para a tinta. Onde encontrar o preto padrão entre 1 917 e 1 925 ? E se encontrar vale a pena utilizar ? Não. era uma porcaria de tinta, semi brilho, que obrigava a re-pinturas constantes. Melhor utilizar o materiais atuais, com melhor tecnologia.
Caso pessoal, restaurei - quer dizer, como todos os carros restaurados, nunca ficam prontos - um Esplanada GTX '68, uma das 10 unidades então produzidas. Cor ? Bronze Turbina.
Uma mão de obra. Poucos sabiam do que se tratava. Acabei, numa visita ao Walter P Chrysler Museum, colocando a dúvida. O atendente enviou-me o código do Chrysler Turbine, que era a mesma cor. Na hora de processar, só havia PU. Nem pensei. O que interessava, a meu ver era a cor, tom, matiz corretos. A formulação, por minha óptica pessoal, seria irrelevante. Afinal, a tecnologia passa e as cores ficam, justifiquei-me e pintei o carro. Nem mostro.
Para o Norian. Automóvel com chassi número 46.451 foi produzido, com grandes possibilidades - não conferi porque estava sem tempo de fazer 25 cálculos adicionais - no quarto dia útil do mês de abril de 1 966.
divirtam-se, combatam o bom combate.
Ao Jorge. Faça uma gravação de motor V8 Simca num gravador com som potente e acople ao comando ao acelerador ...
Um dia, Allah clemente e misericordioso colocará mecânica completa de Simca em suas mãos, e aí você atingirá a glória. sucesso

jorgepatrício - Postado em 29/07/2004 21:00:00
Meus Caros,
nada melhor que queimar a cuca com determinados assuntos. É de fato curioso pois fico na maior ansiedade à espera das opiniões que serão dadas por vocês que já fazem parte da minha roda de companheiros para uma boa conversa.Marcelo respeito em muito a sua opinião acho que o alimento aos olhos é fato importantíssimo apesar de se observar a responsabilidade de se preservar a história contudo, considero que estamos fazendo a nossa parte em preservar tais modelos. Instante algum discordo de ti mas gostei das ponderações do nosso amigo do Planalto. Como bem sabes o brilho da tua Presidence ficou o most não foi? pois é, valeu, para o QTX eu já tenho toda a mecânica, o motor do meu possante somente espera a hora da lataria estar pronta para que em se sentindo em casa ele possa roncar forte, ou melhor , bastante forte.abraços.
Jorgepatricio

norian - Postado em 29/07/2004 21:36:00
Caros Marcelo e GTX
Primeiramente gostaria de agradecer ao GTX quanto a data de fabricação aproximada da minha Simca. Quanto a tipo de tinta a ser utilizada na pintura, voces tiraram um peso das minhas costas. No LTD eu já o havia pintado em PU e isso não chegou a fazer diferença no final, pois a sua cor é a mesma e originalmente era metálica. Já na Simca, a sua tinta anterior era sintético e a mesma não da um brilho bonito e acabei pintando a minha Simca em Poliester com demãos finais em verniz. Por ela ser bege e marrom café, essas cores são ingratas no seu resultado final quanto ao brilho. Depois do serviço feito, me veio a dúvida, agi certo ou errado. Agora lendo a opinião do GTX quanto as novas tecnologias em matéria de tintas, a minha opinião vai de encontro a dele e também a opinião do Marcelo. O resultado final ficou muito bom e deu um "realce" com os cromados que são novos. Obrigado a voces.
Marcelo, espero não ter entupido sua caixa de e-mails com o material que lhe mandei e foi o que achei por agora. Estou a procura de mais materiais e se caso voce permitir, lhe enviarei mais.
Jorge Patrício, voce conseguiu todos os adornos que estavam faltando na sua Simca? Tomara que sim e se precisares do amigo é só pedir.
Na minha Simca, agora estou restaurando o painel de instrumentos, pois o relógio e o marcador de combustível não funciona e não encontro peças no mercado. Devagar eu chego lá e qualquer dia (que eu espero não estar longe) eu saia para passear com ela.
Um abraço a todos
Norian

jorgepatricio - Postado em 30/07/2004 01:38:00
Graças, graças, graças. Até que enfim o companheiro voltou a lembrar-se de mim. E aí companheiro você viu que pendenga danada essa da cor ou quanto a tinta a ser usada ? Foi bem salutar não foi ? Mas não consegui os detalhes que faltam não, pois, não consegui o número do telefone do menino do sul que restaura o volante, não consegui o S do capô,não consegui o braço do limpador, não consegui os V8 da coluna trazeira do carro,tampouco a tampa que cobre a fechadura da porta dianteira.Falta-me também a bolsa d'água, as borrachas do quebravento. Parece que tenho um relógio em perfeito estado de funcionamento. Aqui em Corinto tenho um amigo relojoeiro que consertou o do meu carro enquanto que em BH o rapaz de restauração de paineis disse ao meu amigo que também tem um simca que não teria jeito.Levei o dito à esse amigo e de lá saiu novo, funcionando perfeito. Vou averiguar, se de fato o tiver posso enviá-lo a você. Tenho alguns frisos do simca teto alto,poucos. Abraços, jorgepatricio.

norian - Postado em 30/07/2004 10:12:00
Caro Jorge Patricio
Não deixei de acompanhar o forum. A pessoa que restaura volante e que também fornece peças é o Carlos Galant e seu endereço e fone voce encontra nos classificados deste site. O "S" do capo, o Marco da Skill tem, isso eu posso lhe garantir pois tenho visto nas feiras em que ele participa. Nos sites "www.mercadolivre.com.br" e www.arremate.com.br entre com a palavra Simca no sistema de busca e voce poderá encontrar alguma coisa que necessite. Quanto ao relógio a minha idéia foi a mesma que a sua, ou seja, ele está em um relojoeiro antigo que conheço que está fazendo as peças necessárias. Do restante se souber de algo lhe informo.
Um abraço e boa sorte.
Norian

MARCELO - Postado em 01/08/2004 11:00:00
Jorge Patrício: quanto ao volante, não demore para entrar em contato com o Carlos Galant. Ele costuma fazer por "lotes", à base de troca, e está com um aro velho meu desde o ano passado, acredito que por agora ele deverá fazer mais um lote. É até bom você entrar em contato com ele logo e perguntar sobre prazo. Sobre os emblemas da Skill, da mesma forma que os volantes do Galant, são muito bons. Sobre as cores, creio que todos chegamos a um consenso. Se surgisse uma Simca 0 km, diretamente do túnel do tempo, a verdade é que provavelmente ela pareceria feia diante das nossas. Sinal dos tempos !
Norian: fale o que você precisa sobre o painel do seu carro. Se não me falha a memória, ele é Tufão, e pode ser que eu consiga de ajudar. Sobre o LTD, acho que só poderia ser PU, já é um carro da nova geração. Sobre fotos, fique à vontade, minha intenção é colocar todas as que possuo, da época, no site. Pode entupir a caixa postal, ou CD´s, sempre que quiser. Mande também fotos dos seus carros.
Abraços,
Marcelo

jorgepatricio - Postado em 01/08/2004 22:28:00
Meu caro Marcelo,
foi muito bom ler o seu recado. Meu caro, você não avalia a angústia que estava visto que, em se ouvindo e procurando respeitar conselhos de pessoas conhecedoras do assunto, ví todo um sonho meu de ter um carro tal qual ví na minha infância ; o meu pai buscou em São Paulo para um amigo seu que era gerente do Banco Agrícola de Sete Lagoas um Simca 0km, isso pelos idos de 63 ou 64, era um hally, esquecí-me agora de como grafar correto o nome hally, é não sei! mas tudo bem, lembro-me perfeitamente da calota do carro, parece que aos meus olhos de criança foi o que mais chamou-me a atenção. O carro era vermelho e a história da compra foi bastante interessante, segundo papai, hoje infelizmente já falecido. Bem retornando vou mais tranquilamente pintar o meu carro satisfazendo um pouco o meu dream of child. I want to be happy with that and I will, I hope. Fiquei sabendo que um conhecido meu tem alguma coisa de simca dentro de um tambor na casa dele aqui mesmo em corinto, vou averiguar, segundo o que me disseram há um aro de buzina e alguma coisa a mais, não sei ainda, custa-me crer mas vou averiguar.
Noriam, meu bom companheiro,obrigado pelas falas. Vamos com certeza arrumar nossos carros e com certeza ficarão legais. Abraços e obrigado.
Nasser, o Literato do nosso meio. Acabei de ler em um site um artigo seu. Fiquei deveras feliz com tudo o que lí. Que bom que vocês existem, obrigado por aceitarem -me no meio de tão ilustres pessoas. Abraços, jorgepatricio.

MARCELO - Postado em 02/08/2004 08:50:00
Jorge, uma curiosidade:
já que você se lembra perfeitamente da calota da Rallye, por favor descreva-a. Era raiada ou era de chapa inteiriça ? Nas fotos que estão no site dá para ver os dois tipos de calotas. Pergunto porque as primeira Rallye sairam com calotas raiadas.
Um abraço,
Marcelo

norian - Postado em 02/08/2004 09:57:00
Marcelo
O painel da Simca já está quase tudo encaminhado. O relógio está em um relojoeiro antigo que ficou de fabricar as peças danificadas, o marcador de temperatura foi consetado em um loja de velocimetro e o marcador de combustível que por enquanto é o único com defeito, pois ele só marca do meio para cima. Eu comprei um painel com o Lauro só que foi testado e nada funciona,(está pior que o meu). Ele conhece uma pessoa que enrola as pequenas bobinas e ficou de dar um jeito. Vamos aguardar. Do restante as peças que necessito são as que te passei por e-mail. Estou aguardando a minha amiga ver se tem mais alguma coisa de Simca e vou lhe providenciar o CD. A Simca está sendo fotografada desde o ínicio da sua reforma, estou no terceiro filme, mas ainda não revelei nenhum. Só o farei quando ela estiver totalmente pronta como eu quero e dai lhe mandarei as fotos. Ela já está montada, aguardando o painel para leva-la ao mecanico e ao eletrecista. Meu único problema é ter paciência para aguardar que os outros façam as coisas, pois tudo é demorado. Não sei como consegui esperar nove meses para nascer.
Quanto ao encontro que vai acontecer em Setembro em Serra Negra, voce ou algum outro sinqueiro já foi? Vale a pena? Como esse evento é da mesma federação que patrocina os encontros na Estação da Luz e o de Setembro não vai acontecer por causa de Serra Negra, estava pensando de ir até lá, mas não gostaria de saber como ela é antes de ir.
Falando em Estação da Luz, em uma banca tinha a borracha do porta malas da Simca, te interessa?
Um abraço
Norian

norian - Postado em 02/08/2004 11:51:00
Em tempo
Gostaria de contar a todos como eu consegui a Simca, pois de certa forma me sinto um previlegiado pela sorte em relação aos demais, que conseguiram seus ricos automóveis em estado pior. Longe de mim estar denigrindo os demais, pois já passei por isso quando comprei o LTD. Não tinha dinheiro para comprar um carro pronto e comprei o LTD que estava indo para o desmanche, em dinheiro de hoje por volta de R$ 1.500,00. Foram 5 anos de trabalho e a procura de peças e acessórios. Eu o comprei em 1991 e na epoca era mais fácil localizar as peças em desmanches, pois a febre do antigomobilismo ainda não existia na intensidade de hoje. Não me arrependo de nada, foi gratificante ver o LTD pronto e com tudo em ordem.
Voltando a Simca, pelo manual ela foi adquirida em Ribeirão Preto SP, esteve em Franca SP e pela placas anteriores, que as tenho, Rio de Janeiro e Brasilia. Eu a comprei do piloto do governador de SP, que também foi o piloto do Ayton Senna, que a comprou em Brasília. Ela ficou um tempo aquí em SP e depois foi enviada para casa de parentes dele em Londrina, para que eles a conservassem, pois em função de sua profissão ele não tinha muito tempo para tal. Esta Simca estava bem conservada, inclusive participou do VII Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá em 1990 (aliás quem tiver fotos deste encontro eu gostaria de ter uma cópia). Em Londrina ela foi deixada de lado e seu estado foi se deteriorando. Quando a comprei seu estado geral era regular, tinha todos os acabamentos externos, tapeçaria original e a lataria tinha alguns podres no porta malas, para lamas, embaixo do vidro trazeiro e algumas partes elétricas que não estão funcionando como deveriam. Não foi necessário uma restauração total e sim uma reforma e optei por pinta-la inteiro para um visual melhor. Mandei polir os inox e aluminio e cromei as demais peças. Por ficar muito tempo parada, ela está sem freios e os amortecedores estão duros, que eu consertarei posteriormente.
Como voces viram não está tão difícil assim deixa-la 100%. Desculpe pela longa explanação, más quando eu começo a falar da Simca ou do LTD eu me empolgo.
Um abraço a todos
Norian

gtx - Postado em 02/08/2004 15:39:00
norian,
Allah, clemente e misericordioso, ouviu suas preces e me ordenou servi-lo.
As fontes para conseguir os dados do seu Simca que teria participado do Encontro Nacional em Araxá em 1 990, começam pela Proeve, que organizou o evento. Lá, a Tatiana pode ajudar fornecendo cópia da ficha de inscrição e creio, indicando quem fez fotografia e vídeo.
O número da Tatiana é 31.3284.9699 end eletrônico proev@proev.com.br
Há outras possibilidades. Veja nas revistas de época que publicaram matérias a respeito, se publicaram alguma coisa sobre Simca, ou se teriam o negativo em arquivo. Em tendo, venderão a cópia.
sucesso nasser

jorgepatricio - Postado em 04/08/2004 23:07:00
Prezado Marcelo,
meu cordial boa noite. Nada melhor que volver no tempo e explorando a tela da nossa memória nos encontrarmos com fatos ou imagens que tornaram -se indeléveis a nós. Sem grande esforço volto à minha Corinto d'antanho e a encontro com ruas ainda descalças, poeirentas mas ruas rebuscadas por uma beleza que só nós aqui no interior temos. Peço excusas ao amigo se afirmo tal com tanta veemência e se assim faço é porque conheço bem os nossos bastidores. Bem, tenho em límpida memória fotográfica, a lembrança de estar agachado e correndo os dedos pelos raios da calota daquele rallye vermelho. Não me lembro do interior mas das calotas e da trazeira ah! isto é unforgetable to my eyes and mind. Não sei se poderia ou se deveria mas eu gostaria se possível for, de ver pelo menos um de seus carros Simca, isto quando eu for a Belô que é bastante difícil para mim que sou apenas mais um dos sertanejos destas Gerais Roseanas.Alegrias, jorgepatricio.

SIMCA CHAMBORD 1960 - Jorge Patrício

Esta mensagem foi atualizada em .
norian - Postado em 05/08/2004 17:36:00
GTX
Entrei em contato via e-mail com a Proev e quem me atendeu foi o Ricardo. A Proev promove os eventos de 1994 para cá, e a outra promotora não existe mais. Ele ficou de entrar em contato com o Veteran Car de BH para ver o que consegue. Ficarei no aguardo. Obrigado, mais um vez, pela dica.
Norian

MARCELO - Postado em 06/08/2004 09:49:00
Jorge, quando vier a BH, será um prazer te receber e mostrar os meus carros. Fico no aguardo. Muito obrigado pela descrição dos raios da Rallye, esse é mais um assunto que posso considerar, então, encerrado. Muitos incrédulos não acreditavam que a Rallye foi também fabricada e vendida com as calotas raiadas, e o seu depoimento apenas aumenta a minha certeza sobre o fato, pois eu já havia visto fotos do carro nas revendas com tais calotas. Cheguei à conclusão que isso ocorreu apenas no início, mas não sei dizer por quanto tempo. Valeu, abraços, Marcelo

norian - Postado em 09/08/2004 17:36:00
Nasser
Voce tem razão, o que eu já sei creio que é suficiente. A cor dela e essa e assim continurá sendo. Te enviei um e-mail com a foto dela de quando a comprei para solucionar sua dúvida sobre a cor. Qualquer problema sobre o recebimento me avise, pois como voce não entendo muito de computador. Acho que é aquela peça que fica entre a tela e o encosto da cadeira.
Um abraço
Norian

MARCELO - Postado em 09/08/2004 17:55:00
Nasser, suas tiradas são mesmo fantásticas. Devia seguir o exemplo do Baeta e publicar um livro de crônicas. Muitos caras teriam evitado problemas se soubessem que, em se tratando de namorada recente e bonita, o macete é não perguntar nada sobre o passado. Para não se sentirem dono de alguma coisa que não lhes pertence, em definitivo. Você não pode e não tem o direito de continuar a surrupiar do mundo tantos conhecimentos, a publicação de outro livro de crônicas se impõe. Talvez ele apresse o livro da Simca.
Já me ensinaram que o importante não é ser o primeiro, mas o último. Curioso, quanto a isso há uma certa semelhaça com carros antigos. E mesmo porque "lavou, ficou novo".
Abraços,
Marcelo

jorgepatrício - Postado em 10/08/2004 00:27:00
Meus caros boa noite,
ontem troquei todas as lonas de freio do meu Phaeton, acho que o freio do danadinho ficou legal. Não sei ainda porque não saí no carro e nem pretendo por enquanto. Não sei se vocês leram mas um colega meu falou-me que certo alguém( estou neste exato momento a ouvir Nigth and Day, que bela página musical) teria alguma coisa do simca em um tambor , o que duvidei. Dito e certo mas, ganhei um retrovisor engraçado; ele é redondo como o antigo do opala, tem o diâmetro maior, a sapata onde assenta-se na lata é igual ao do opala ou corcel, funciona com cabos para regulagem e tem um friso bem grande na parte trazeira de onde fica o espelho.Ele tem 90% de qualidade quanto ao seu estado de conservação. Talvez o desgate que possivelmente exista seja a pátina do tempo. Não sei de carro é, contudo , é bonito. Não me serve, assim sendo está à disposição de qualquer um de vocês meus caros Norian,Nasser,Marcelo. E se porventura servir a algum de vocês que façam bom uso, é só responder mandar endereço e despacho o bicho. Bem por agora é só. Bençãos a todos. jorgepatricio

gtx - Postado em 10/08/2004 15:04:00
marcelo,
li com atenção suas ponderações e experiências como vivenciador do mercado. Com um pouco mais de experiência como observador de costumes, diria que o seu ditado - o importante não é ser o primeiro, mas o último - foi superado pela velocidade das adequações sociais. Diria, que o importante não é ser o primeiro ou o último, mas o atual. Nesta época de velozes conquistas tecnológicas, não há que se ter compromissos com o futuro, exceto com filhos e com ex-mulher que, dizem, são as únicas coisas para sempre...
Jorge, sobre o espelho. Os Dart mais luxuosos, Gran Sedan, Charger, e os Ford Landau utilizaram este sistema. Era, então, apesar da complicação destes cabos, o pico da tecnologia a serviço do conforto e do refinamento.
Se você não tiver outro destinatário, sou candidato. Grato Nasser

gtx - Postado em 10/08/2004 15:09:00
Norian,
graduei-me na mesma turma de informática que você. Não recebi a foto. Pf reenvie para o end eletronico: r n a s s e r @ u o l . c o m. b r ou curador@museudoautomovel.org.br . Aguardo a foto com receio de constatar que a minha memória não passa de vaga lembrança. apreço nasser

norian - Postado em 10/08/2004 15:47:00
Nasser
Reinviei o e-mail, qualquer problema me avise.
Norian

MARCELO - Postado em 11/08/2004 10:02:00
Jorge Patrício, passo uma sugestão de quem já teve muito, mas muito trabalho mesmo, montando e desmontando rodas, burrinho de freio e agregados: ande logo com o carro, não o deixe parado. Senão o seu serviço será perdido, porque o freio vai engripar. Na pior das hipóteses, sempre que passar pela garagem dê umas pisadas no pedal de freio.
Norian: computador não é bicho de sete cabeças - só de seis. Com certeza ainda vai chegar o dia em que ele vai executar os nossos comandos apenas por voz, sem dar pau, sem vírus, sem perder arquivos, etc. Quem sabe até conversar com a gente.
Nasser: vou me atualizar com a sua lição, esta também deve ir para o livro que te sugeri ("Diria, que o importante não é ser o primeiro ou o último, mas o atual. Nesta época de velozes conquistas tecnológicas, não há que se ter compromissos com o futuro, exceto com filhos e com ex-mulher que, dizem, são as únicas coisas para sempre..."). Não é muito fácil aceitar isso e outras modernidades, mas estaremos ferrados e ultrapassados se, pelo menos, não nos adaptarmos. E realmente nada é para sempre: tive notícia de que o Gilson Parizoto, de Adamantina, vendeu os carros para o Sul.
Abraços, Marcelo

gtx - Postado em 12/08/2004 13:49:00
Marcelo, a explicação sobre o acionamento constante do sistema de freios para que o trabalho impeça reações químicas, travamentos e as conseqüências que conhecemos, é de ótimo alvitre - porém totalmente inaplicável ao caso do Phaeton, velho amigo. Estes Fords não possuiam complicações. O freio era mecânico, como os de bicicleta.
Juventude, como dizia o Marco Maciel, é uma doença que a gente cura diariamente ... Abraço Nasser

MARCELO - Postado em 13/08/2004 09:56:00
Bom, então desculpe o fora, tirando Simca, sou quase analfabeto de pai e mãe quanto aos outros carros, principalmente os estrangeiros !

jorgepatrício - Postado em 14/08/2004 14:49:00
Meu bom Marcelo,
não precisa se desculpar pois é sempre bom passar aos outros experiências sabidas , ainda mais quando têm o intuíto da ajuda.O Fordinho tem o seu freio com tirantes, ficando o mesmo isento dos tais problemas que por sinal aconteceram com meu Simca. Vou ter que repor os reparos de roda e do cilindro mestre.
Valeu!
Norian, e aí companheiro como vai você? tenho lido as notas nas páginas e percebo que da turma o meu carro é que vai ficar pronto por último mas sem problema quem sabe quando a vontade apertar eu consiga mesmo que de carona andar em um Simca.Passei um E mail para o Galant a dias mas não obtive resposta, será que o gajo não foi com a minha CARA?
Nasser, quando o bambino aqui tiver o endereço do tão nobre companheiro enviarei o retrô. Acabei de assistir ao filme Roberto Carlos em Rítmo de Aventura. Tem uma Esplanada linda! Vale a pena ver.
Abraços.
Companheiros mesmo que não tenha nada em específico para teclar é bom cultivar-mos esse nosso correio, aumentando com isso laços.

norian - Postado em 14/08/2004 23:19:00
Caro Jorge Patricio
O Galant é uma pessoa, ou gajo, como queira muito legal. Nas primeiras tentativas também tive esse problema, más resolvi ligando direto para ele. Ele, como eu, não é chegado em computador e sua esposa de vez em quando verifica e-mails. Acho melhor voce ligar para ele, más tome cuidado, da última vez que liguei ele "garrou numa prosa" e só percebi o quanto tinhamos conversado quando chegou a conta do telefone.
Quanto a tua Simca, não se preocupe, com paciência voce chega lá, más não esqueça de mandar umas fotos para ver como ficou.
Valeu
Norian

jorgepatrício - Postado em 15/08/2004 16:27:00
E aí meu dileto 8BA, deste enfim o ar da graça!
Fiquei deveras satisfeito quando ao chegar ontem em casa mamãe falou-me que algum amigo meu havia ligado, que era um tal de 8ba. Não acreditei, achei legal e retornei a ligação mas a criação de Grand Bell chamou até cansar e ninguém atendeu ao cahmamento desse mineiro. Mas e aí companheiro como vão as coisas ? E o seu carro? alguma novidade? Comigo as coisas caminham um pouco devagar quase parando pois o meu hijo sempre telefona dizendo " painho estou precisando de tal livro" e lá vai o dinheirinho reservado para comprar alguma coisa para o meu Simca. Mas logo o meu filho forma e as coisas tornar-se-ão mais fáceis.É apenas questão de tempo ,contudo , alegra-me participar de uma roda de companheiros qual essa. Pois é companheiro fica aqui o meu abraço e esperando encontrar-lhe por frequência como se diz em linguagem de PX . Abraços e aguardo novas. Com as bençãos da "Suprema Inteligência" despeço. jorgepatricio.

MARCELO - Postado em 17/08/2004 08:31:00
Sem dúvida o Galant é um grande sujeito, gente boa mesmo, amigo de verdade. Mas não se deve esperar que ele responda
e-mail. Os telefones dele são : (051) 9963 3133 ou 3233 0004.
Marcelo

jorgepatrício - Postado em 22/08/2004 14:39:00
Meu caro Marcelo,
estou aquí em Belo Horizonte; vim para assistir ao show de Roberto Carlos, vim na sexta mas como não tenho como comunicar-me com você não tive a oportunidade de ver seus carros.Da próxima vez que aqui estiver vamos ver se vou ter este privilégio. Quanto ao show creia-me chorei de emoção boa parte dele, afinal quem passou pela jovem guarda sabe o valor do REI. E para mim foi a primeira vez que o ví. Quanto ao Galant realmente não devo esperar que ele vá responder-me e se esperei é porque no interio ficamos pensado que todos têm o mesmo tempo que nós. Obrigado pelo número do telefone, vou ligar para ele ainda esta semana.
Cordiais saudações.
jorgepatricio
Aos demais amigos eu diria ; "Quando eu estou aquí eu vivo este momento lindo...."

MARCELO - Postado em 23/08/2004 09:01:00
Caro Jorge Patrício, realmente o Rei faz parte de nossas vidas, foi marcante pra mim desde que me entendo por gente, traz boas lembranças. Uma vez o vi no Mineirinho, foi mesmo muito bom. Quando você retornar a Bh me avise, será um prazer recebê-lo aqui em casa.
Um abraço, Marcelo

jorgepatrício - Postado em 16/09/2004 15:36:00
Voltei amigos,
fiquei fora do ar um tempo pois o meu computador fundiu os miolos e até então não posso comprar outro. Estou usando o do telecenter. Marcelo, recebi a visita do titio lá de Vitória. Dormiu em corinto e depois foi à Montes Claros buscar a Jangada dele que lá estava. companheiros , comprei o volante, o Carlos Galant é de uma fidalguia fora do comum. presenteou-me com o terminal da chave de luz.Por enquanto é só. Abraços, penso em ir a Vitória no encontro de outubro.

MARCELO - Postado em 17/09/2004 18:03:00
Grande e sumido Jorge Patrício, bons ventos o tragam de volta. Você fez falta por estas bandas.
Então o Luiz de Vitória é seu tio ? Mundo (de Simca) pequeno. Já o conhecia via telefone há um bom tempo, conheci-o pessoalmente no encontro de Araxá desse ano e, antes de passar por Montes Claros, ele me deu o prazer da visita. Passou rapidamente aqui por casa. Ele tem que resolver logo a dúvida que o consome há anos, sobre a cor da Jangada. Isso não é bom, acaba desistindo. Tirando o carro de Montes Claros e levando pra perto dele, medida mais do acertada, espero que a dúvida acabe e o carro fique logo pronto, ambos merecem isso, ele e o carro.
Um abraço,
Marcelo

norian - Postado em 22/09/2004 21:42:00
Marcelo
Gostaria de sua opinião e dos demais participantes do site. Num encontro onde estive, fiquei prestando atenção no que o pessoal estava falando, estávamos numa roda de conhecidos. O assunto era as borrachas da supensão, neste caso era sobre os Gordinis, pois nesta roda era a maioria e grande parte com placa preta. Eles estão mandando fazer em Polipropileno, material mais resistente que as borrachas, maior durabilidade e que não sofrem desgaste com derivados de petróleo. Na minha Simca, as borrachas da suspensão dianteira estão desgastadas e como é difícil acha-las novas, o mecanico me aconselhou a fazer com o Polipropileno (ou seja, mais um que sabia deste material) e que ele mesmo já tinha usado no seu Ford 1929. Estive com a pessoa que as fabrica e o mesmo tem feito para vários carros antigos, inclusive no iinício ele fabricava para a Americar, uma fábrica de hots aquí de Santo André.
Estou inclinado a usa-las, mas gostaria de ouvir outras opniões e se alguém já as usou.
Para o sumido do Jorge Patrício.
Como ficou o volante da sua Simca, ficou bom? E quando seu carro fica pronto? O Galant é gente muito boa mesmo. Boa sorte para voce.
Um abraço a todos
Norian

MARCELO - Postado em 23/09/2004 09:15:00
Norian,
nunca mandei fazer borrachas com esse novo material, mas também já ouvi falar bem dele. Talvez valha a pena a experiência, se você não considerar a mão-de-obra para montar e desmontar a suspensão. Parece-me que ele é bem duro, ao passo que as borrachas originais são bem macias. Não sei qual o efeito que isso poderia causar. Caso faça opção pelas borrachas originais, avise, posso consegui-las para você. Considerando que você disse que não vai rodar "esportivamente", penso que elas vão durar muito mais do que você ou eu!
Abraços,
Marcelo

gtx - Postado em 28/09/2004 08:02:00
amigos, por partes.
o multi citado Luiz possui uma Jangada ´64 e uma certa Raquel? Ela me fez uma consulta nesta direção e deles nunca mais soube.
polipropileno - o material é muito superior às borrachas. Mais fácil de manusear, melhora as sensações de condução - handling, tenutta di guida, como quiserem - além de ser mais durável.
Restauradores norte americanos e ingleses unsam-no 'a farta. Se alguém for encomendar para Simca Tufão e Esplanada, pf, informem-me.
Sobre o aspecto antigomobilístico, não creio que desvalorizem o veículo - desde, evidentemente, que não sejam de cores claras e espantadas, como se faz para Jeeps e família.
o anonimo visitante é o flathead? Se for, flat fale comigo.

jorgepatrício - Postado em 23/10/2004 23:56:00
Meus caros amigos, sumir da frequencia não quer dizer em hipótese alguma que afastei-me de vocês, até porque seria imprudente de minha parte. mandei um recadinho para todos vocês contudo parece que ninguém o leu. Começo dizendo que a simca jangada do titio eu a descobri em BH no dia da posse de um amigo meu deputado , o Tadeu Leite.O meu amigo Alencar já falecido é que convidou-me para vir à tal posse. Quando cá chegamos e tendo eu deixado o carro em estacionamento, perguntei ao motorista do táxi se era do conhecimento dele algum carrro simca perdido pela BH da vida. Ele respondeu-me que sabia de um e imediatamente após a posse ele nos levou à casa do sr. Telde e lá encontramos "Marly" toda faceira a esperar por um novo dono ou alguém que a desse o devido valor já que o sr. Telde não o fazia. Compramos o carro e o seu novo proprietário o levou para Montes Claros onde residia e começou a restaurá-lo de uma forma não muito correta, até que veio a falecer sem ter tido o privilégio de usar o carro.O titio que o comprou eu o conheci em Vitória em 2000 em um encontro de carros antigos, é um camarada legal, inclusive esteve a visitar o companheiro Marcelo e aconselhou-me também a faze-lo , visto que os carros do Marcelo são exemplos a serem seguidos.Um abraço a todos e continuo a trabalhar ainda que de forma lenta no meu Chambord 60 ,um abraço fraternal a todos. jorgepatrício.

MARCELO - Postado em 24/10/2004 10:02:00
Grande e sumido Jorge Patrício. Então foi esse a história da Jangada do Luiz, eu não sabia como ela a havia comprado. Esse Telde é um dos sujeitos mais azedos e sem educação que encontrei nesses 23 anos de Simca. Parabéns a vocês por terem conseguido arrancar a Jangada dele.
Incrível essa do motorista de táxi. O que não faz o destino. Lembrei de uma história parecida. Eu tinha um tio-avô que era muito rico, uma de suas fazendas ficava onde hoje é a Refinaria Gabriel Passos, aqui em BH. O pessoal da Petrobrás querendo comprar, mas não o procuraram diretamente. Ele, como excelente negociante que era, não querendo vender. Vieram uns graúdos do Rio para uma reunião com ele, pegaram um táxi e falaram qualquer coisa do tipo "não vamos dizer quem somos" ou "quem estamos representando", parece que quizeram dar a idéia de que eram particulares. O motorista do táxi conhecia muito o meu tio-avô, foi imediatamente à casa dele e contou o ocorrido. Na reunião, o meu tio-avô disse que não tinha intenção de vender a fazenda, mas poderia mudar de idéia se fosse para algum empreendimento estatal, porque era muito nacionalista, acreditava no Brasil, sentir-se-ia honrado se algum dia pudesse vir a colaborar com o desenvolvimento do país. Só venderia a fazenda para o Governo ou alguma estatal. Como bom mineiro, levou os caras na conversa e obteve o preço que queria.
Essa Jangada do Luiz tem que sair logo !!!

jorgepatrício - Postado em 12/11/2004 15:40:00
Meu bom Marcelo, cá estou de volta a dizer-lhe que recebi o volante do meu Chambord. O Galant é realmente um cavalheiro. Falei esses dias com o 8BA que ligou-me dando-me a satisfação de trocar -mos figurinhas pelo telefone. A parte interna de painel só me falta um lado daquele que completa o fechamento, em plástico, da chave de luz, visto que o Galant presenteou-me com a ponta que termina a chave de troca de luzes do carro." Aquela que tem umas facetas para cima.
Fraternal abraço. jorgepatricio.

MARCELO - Postado em 12/11/2004 19:54:00
Jorge, o volante que o Galant faz é mesmo bom, agora o seu carro ficará melhor, sem dúvida. Essa peça que te falta ele tem planos de mandar fazer, converse com ele sobre isso.

8ba - Postado em 17/01/2005 22:05:00
  Caros Marcelo e Jorge Patricio, a encomenda de vcs esta embalada e so esperando uma brecha nas correrias de reforma de casa para poder ir ao correio para despachar. Para o Marcelo as bronzinas de mancal .010 e pro Jorge as hastes do limpador.
  GTX, caso ja tenhas aportado em terras tupiniquins, tenho boas novas. Amanha as 10 horas estarei iniciando buscas num arquivo de 30.000 fotos digitalizadas que o fotografo Helio de Oliveira tirou durante sua carreira como fotografo do Jornal O Popular e o filho do mesmo ja me adiantou que existem varias fotos de Simca registradas

SIMCA TEMPESTADE
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

isenção de IPVA

gostaria que algum confrade ajudasse me a acender as lamparinas da minha memória visto que estão apagadas e estou num entrevero com um companheiro com relação ao seguinte;

. Quem ou, qual presidente fez tal isenção a nível nacional e em específico em Minas qual foi o governador que retornou com a cobrança do mesmo?

Na certeza de que terei minhas lamparinas acessas again agradeço, jorgepatricio
Adalberto Adalberto

Re: isenção de IPVA

Jorge Patrício, o governador que acabou com a isenção dos carros antigos em MG foi o finado Itamar Franco. Agora, graças a ele, vão continuar a enfiar a mão no bolso dos donos de carro antigos por toda a eternidade. Pelo menos agora no lugar onde ele está, não inventará mais nada para lesar as pessoas...

Abraços de São Bernardo do Campo,

Adalberto

Re: isenção de IPVA

pessoall,

fiz proposta de isenção de ipva para os carros com mais de 20 anos junto ao confaz, o conselho dos secretários da fazenda. alguns se convenceram da minha defesa oral e dos documentos. outros, não.
como as decisões no confaz devem ser unânimes, a proposta não passou.
fui, então, ao secretário de fazenda do df, que concordou com a proposta e, fazendo busca na tela do computador disse que a frota era tão reduzida, que os custos de cobrança não justificavam. ele, por conta própria, reduziu para 15 anos.

fiz uma cópia da decisão e enviei a todos os secretários de fazenda dos estados sugerindo seguir o caminho lógico aberto pelo df, e a todos clubes para que requeressem aos titulares das secretaria. alguns concederam a facilidade.

o og pozolli levou a proposta ao deputado abi chedid (?), de santos, relator do orçamento paulista. este homem me ligou para conversar, disse-me iria atender a proposição, e realmente o fez. com a chancela de sp, quase todos os estados se convenceram.

não sei porque mg voltou atrás. talvez para aumentar a receita em crise. discordo de avaliações negativas ao itamar franco. foi sóbrio, dedicado, sem passado para chantagens e, quem se lembra do que herdou com a saída do collor, e de como entregou o país hígido, e são, sabe do que falo.

Re: isenção de IPVA

Gtx, São Paulo "voltou atras" em 2008.
Veja: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2008/lei-13296-23.12.2008.html

SIMCA TEMPESTADE
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

Re: isenção de IPVA

obrigado pela atenção. abç
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

cor do painel simca 60

Marcelo, por favor me elucide ,qual é a cor da parte superior do painel do simca 60. ele vai combinar com a cor do carro?e, qual seria essa cor ,a que predominar no carro? então vejamos, se o carro for vermelho e branco a parte superior do painel será vermelha e a inferior branca?

Re: cor do painel simca 60

Jorge, infelizmente não sei te falar isso. Conheço pouco até 62.

Não garanto e nem passo recibo, mas vou colocar essa foto abaixo para ver se dá algum debate. Esse carro foi restaurado pelo Rubens Hay. Parece que ele fez o painel preto, não dá para afirmar pela foto, mas está me parecendo preto. Salve no seu computador e amplie.

Lamento mesmo não ter certeza para te informar corretamente.

Re: cor do painel simca 60

grande rubem hay. deveria retornar ao mundo simquístico.
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

Re: cor do painel simca 60

GTX boa noite. satisfação falar com vc. mas agora ao ampliar a foto realmente pareceu me preto .o banco do meu carro segue esse desenho  e agora mais uma dúvida.... e aquela plaqueta na coluna central, é original dese ano?
Voltando à cor do painel parece ser preta a parte superior e vermelha  a inferior.
Ah ! quanto ao banco traseiro segue o mesmo desenho? a forração dianteira do meu está ainda original e tem tons verdes, inclusive a parte traseira está perfeita e vou preservá-la..ainda que debaixo do que for feito.

Re: cor do painel simca 60

don jorge,
a plaqueta da coluna b só existiu a partir da unidade 1.000 e exclusivamente em 1960 2a. série. no mais, instigue o marcelo a perguntar ao rubem hay e ao tato. ambos, irritantemente, sabe tudo no tema.

Re: cor do painel simca 60

Esta mensagem foi atualizada em .
GTX, agora fiquei confuso...

Em alguma postagem do fórum (não a localizei) foi dito que a 2ª série '60 iniciara-se por volta do "chassi" 02500.

Segundo o cadastro, o Simca do JP tem o número de série 02070.

Veja a foto do 02693:

Outra foto, parece-me estar a indigitada plaqueta:

OK, é possível que este Simca não esteja "conforme" com as características originais... mas não poderia estar?

Nesta hipótese, poderíamos ter "plaqueta" num 1ª série e, ainda, os 2ª série serem posteriores ao chassi 02693.

Aproveito o ensejo para perguntar "cadê o Adalberto?", que estava desencavando vários detalhes da história dos Simcas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Editando mensagem, acrescentando foto do 02733 (presumo), em que é possível identificar o formato do friso:
Adalberto Adalberto

Re: cor do painel simca 60

Ainda "tô" aqui Leon!!

Preciso comer muito arroz com feijão para me considerar um grande conhecedor de SIMCA, ainda mais com tão pouco material de época disponível. Com o passar dos anos e das restaurações, muitos detalhes se perdem e outros são "adicionados" ao gosto do dono. Um carro que acho incrível é o '61 do Ronaldo Pal, que nunca foi restaurado e mantém muita coisa original de época.

Essa plaqueta esmaltada da coluna é difícil. Até os frisos dos Chambord 67 foram mais fáceis de descobrir como eram...

Abraços,

Adalberto

Re: cor do painel simca 60

Jorge, segue foto do banco traseiro.

Se o seu carro tem partes do estofamento original, isso indica que ele é bem preservado. Você faz bem em manter, ainda que por baixo do novo. Não dá para deixar o original aparente?

Sendo o seu carro "pouco mexido", o que eu te sugiro é olhar com cuidado nas colunas centrais, onde iria a plaqueta. Descasque a tinta e veja se tem a furação da plaqueta. Tudo indica que não vai ter, por causa do ano.

Mas eu lembro que nos tempos do saudoso Tio Lin, quando lançaram a série do Vigilante Rodoviário no Canal Brasil, nós observamos que tinha um carro que não deveria ter a plaqueta, mas tinha (ou o inverso). Pode ser que na época tenha ocorrido uma transição, como ocorreu em várias outra situações, em que há uma interseção de detalhes/anos/modelos.

De qualquer forma, a informação mais segura virá do seu próprio carro, caso as colunas não tenham sido trocadas.

Re: cor do painel simca 60

Pondo mais lenha na fogueira, vejam a famosa plaqueta nesta foto:

Ano? 1959. Série? 01050

As calotas estão erradas? Sim, ainda teriam de ser as raiadas.

A plaqueta também estaria errada? Acho que não, a considerar a informação do GTX, de que a plaqueta foi introduzida a partir do chassi 01000.

Agora, a foto de um carro já conhecido, que era de Campinas:

Tá lá a plaqueta, num chassi 04131 que, em princípio, já seria um modelo 1961. Pergunto: estariam corretos esses frisos num 1961?

Re: cor do painel simca 60

Da serie " a plaquinha e minha e eu boto em qualquer ano "

12