Placa Preta

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
49 mensagens Opções
123
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Placa Preta

Confrades, resolvi criar um tópico específico para "placa preta", aproveitando alguns comentários do "Cadastro Nacional de Simcas":

Peter escreveu
Leon,

Acredito que esta chambord de São Marcos seja esta daqui:



Porém a placa desta é ISB-1959

Abraços,
Peter EVandro Haake
alemao1 escreveu
Peter ,essa é de Bento Gonçalves e é figurinha certa nos eventos por aqui .abs
Leon escreveu
Olá, pessoal!

Como o Alemão escreveu, esta última é um '59 do Celito Lucietto (belo exemplar, diga-se)...
gtx escreveu
ad palpitandum
tem mais fotos que permitam visualizar a coluna b ? ou o número de chassis para conferir data de nascimento ?
demandas se justificam, pois se for declarada '59 a combinação de cores é incorreta, e tal só teria aparecido em abril de '60. dit moi. je suis desolée, mais il est vrai. nasser
alemao1 escreveu
Nasser ,ja vi este carro bem de perto ,e fiquei me questionando sobre o criterio da Placa Preta ....alem da combinação da cor ,tem mais coisa fora do padrão ,como as calotas ,padrão do interior ,dois canos de escapamento......  
Leon escreveu
Segundo consta, seu número de série é C01050 que - creio - seja dos últimos meses de 1959.
gtx escreveu
fiquei em dúvida, pois no blog verde e amarelo, do guilherme, há anúncios com simca com tal combinação de cores, apresentado como tendo sido feitos em 1959. para aclarar a dúvida fui atrás e tive a sorte de encontrar uma exposição do fotógrafo chico albuquerque.
nela, uma das fotos feitas para o anúncio e a informação : feitas em 1960. assim, vale a afirmativa anterior: se o automóvel mostrado é de 1959, como atestaria seu número de chassi, nesse ano não existiu tais cores. eis o texto sobre exposição e fotógrafo. as fotos foram feitas para a agência de propaganda denison, que atendia à simca.
eis o pau.

" CHICO ALBUQUERQUE
Retratos de uma época marcante
06.04.2014
O cearense registrou imagens da arquitetura à publicidade, dos retratos em estúdios à documentação urbana
 


Campanha do Simca Chambord para a Denison Propaganda, em Brasília (1960)
[N.E.: Campanha "Novo Toque de Bom Gosto na Moderna Paisagem Brasileira"]
FOTO: CHICO ALBUQUERQUE/CONVÊNIO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - SP/INSTITUTO MOREIRA SALLES

Em expressiva homenagem de repercussão nacional, a obra do fotógrafo Chico Albuquerque (1917-2000) é atualmente tema de exposição no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, após fazer sucesso em São Paulo.

"O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque" abrange 130 imagens do acervo produzido pelo talentoso profissional, durante o período de atuação em Sampa. Tem como curador Sérgio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS. A seleção dos trabalhos foi feita a partir das principais vertentes de sua produção, nos campos da fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retratos de estúdio e documentação da paisagem urbana. "

esta situação de conferir placa preta a veículos que não preenchem as características exigidas na legislação, originalidade em aparência e funcionamento, não é polêmica, mas retrato da desídia de alguns clubes. nasser
Simcacha escreveu
Na Revista Seleções de abril de 1960 aparece algumas fotos à cores mostrando o interior dos carros tbem. Deve ser da mesma seção de fotos. Tinha uma Simca vermelha e branca e uma preta e marfin.
gtx escreveu
é isto. obrigado por incluir a foto realizada no palácio da alvorada, tempos em que podia ser utilizado para fins extra oficiais, tinha visitação pública, ... hoje, ...
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Bom, como a foto indicada pelo confrade GTX é de 1960, não vejo dúvidas em relação à evidente diferença entre as calotas.

No tema "placa preta", provavelmente sendo redundante com questões que devem ter sido levantadas em outros sítios internéticos, pergunto:

- Há uma regulamentação clara e padronizada sobre o check-list e pontuação a que se devem submeter os veículos vistoriados?

- Nas vistorias, parece-me que são admissíveis acessórios de época - a exemplo da chamada "dentadura de baiano" das tomadas de ar do Fusca - por retratarem uma determinada circunstância histórica. OK, mas no caso da pintura seria também admissível uma eventual mudança de cor "de época"? Suponhamos, por hipótese, que algum GTX tivesse sido pintado de cor que não fosse a original, ainda que fosse (1) o Azul Le Mans, Vermelho Indianápolis, Verde Interlagos ou Bronze Turbina ou (2) outra cor como amarelo, branco, etc., poucos anos após sua fabricação: isso também não caracterizaria uma "circunstância histórica"?
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

leon,
quando propus e defendi a alteração no código de trânsito para criar a figura do automóvel antigo ou de coleção, tentei ser o mais objetivo possível, especialmente para evitar transmitir aos agentes de trânsito e ou detrans, o ônus de ter que se manifestar sobre matéria específica, fora de sua aplicação profissional - os detalhes constitutivos dos veículos antigos. tal vistoria deveria ser feita por entidade especializada, através de um certificado de originalidade cuja redação acabou integrando a resolução do contran que normatiza tal situação.
o carimbo para estes veículos exige produção há mais de 30 anos e originalidade em aparência e funcionamento. só. mais claro, impossível.

a federação brasileira de veículos antigos, entidade tão pomposa quanto ociosa, entendeu há alguns anos requerer a si e seus filiados a exclusividade das vistorias para certificação. nada prático, mas apenas arrecadatório. isto faria a tal entidade o vertedouro de todos os clubes existentes e os futuros. criaria um fluxo de caixa porque os clubes pagam para se filiar e um percentual à federação para que ela emita o certificado de originalidade, documento hábil à alterar a classificação do veículo nos detrans.

consegui, em nova defesa, mostrar ao contran que isto significava implantar um cartório, e o órgão público mudou a regulamentação. desde então qualquer clube, entidade, instituto, pode se inscrever no denatran e, credenciado, pode fazer a análise de originalidade e, se aprovada, emitir o certificado.

quais são as regras ? as acima citadas: + de 30 anos, e originalidade de aparência e funcionamento. assim, originalidade - invencione, implementação, gosto pessoal não são critérios válidos. há permissões legais, seguindo-se parâmetros da FIVA, a entidade mundial do antigomobilismo. permite-se a aplicação dos itens disponíveis à época de produção.

isto quer dizer, se alguém aplicar freios a disco ATE num DKW Vemag 64, 65, 66, apesar de não ser equipamento de fábrica, deve ser considerado como original, pois disponível no catálogo do fabricante do automóvel. anos anteriores, não. não eram disponíveis na Vemag. mesmo para detalhes, como a citada "dentadura de baiano" e os volantes esportivos, as rodas de tala larga, desde que então existentes. no mesmo caminho, se um vw 1200 de 1961, 62, 63, 64, 65, 66, apresenta rodas cromadas em aro 15 está no mesmo caso. mas se as rodas forem de aro diferente - 13 ou 14 polegadas, não. estarão fora, pois não então disponíveis.

cores. raciocínio idêntico. valem cores, tons, matizes e disposição da época. o critério é pouco flexível. num exemplo. pode-se aplicar num présidence de '60, '61, alguma das muitas cores disponíveis para os simca ? depende. se for o creme ou o preto, sim. todas as muitas outras não, porque não eram de fábrica e não há notícia de série especial assim pintada.

pontualmente no caso dos gtx haviam quatro cores. um exemplar bronze turbina pode ser, digamos, pintado de vermelho indianápolis. correto e permitido pois eram disponíveis. mas preto, branco, cinza metálico e que-tais, não seriam admissíveis. circubstância histórica posterior parece aquelas malditas e desconhecidas "séries especiais" de única unidade.

estes dias, no museu, recomendei ao proprietário de um bom picape willys f 75 e câmbio de três velocidades bo soalho, voltar com câmbio de 4 marchas e comando sob o volante, como indicava o furo no suporte.
ele argumentou, em 1967 o câmbio de três velocidades era opcional. informação nova para mim, suspendi o processo, pedi uma semana para consultas, e a ele algum documento, teste, circular de fábrica com tal indicação.
não trouxe. nem poderia, pois a opcionalidade não era de três, mas de quatro marchas. e neste ano ela não era mais encontrável, pois a willys parara de produzi-la, apenas para reposição, no ano anterior.

enfim, originalidade na aparência e funcionamento. classificação por pontos, tipo meio honesto, meio grávida, semi viciado, sorry, não existe em coisas sérias - como deve ser a aposição da placa preta.
abraço nasser

tenho um texto sobre isto. manda-lo-ei.
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Pois é, GTX. Mas o que acaba prevalecendo é a versão, não necessariamente a verdade...

Veja só esse vídeo da ex-vênus platinada, agora vênus esbranquiçada: ao tratar da placa preta, a velha ladainha de que o dono do carro tem de ser filiado a um clube, pontuação de no mínimo 80 de 100 possíveis, etc...

http://globotv.globo.com/rede-globo/antena-paulista/v/sao-paulo-tem-cerca-de-16000-carros-antigos/3492320/

Aliás, aqui em SP está havendo uma proliferação de placas pretas: como neste ano não houve a tal de "inspeção veicular", os carros que nela não eram aprovados e, portanto, não podiam ser licenciados, agora puderam não apenas regularizar a documentação mas também "adquiriram" a placa preta, escapando de futuras inspeções veiculares. E tenho visto cada aberração com tais placas...
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Exposição SCS - Parque Chico Mendes  2014
Simca com motor Dodge e Placa Preta...




SIMCA TEMPESTADE
alemao1 alemao1
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Pintura invertida ,calota de presidence........
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

pintura metalizada inexistente neste casco; aparentemente os apliques de rallye na asa traseira.
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Hoje, no Parque Jardim da Luz, em São Paulo...


SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

mais um falso brilhante ostentando a placa preta, pretendendo que, ao olhar, todos pensem ser o parâmetro de originalidade exigido pela resoluçäo do denatran. proprietários sem ética, clubes desorganizados, federaçäo omissa däo nisto. uma boa ideia, nosso patamar de nivelamento com países de antigomobilismo sério, sendo objeto de brincadeiras ou apenas de corrupçäo. r nasser
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta






SIMCA TEMPESTADE
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Boa noite a todos!

No tema placa preta, gostaria de aproveitar o gancho da pergunta do confrade Wessel sobre qual pneu deve ser aplicado em seu Tufão para perguntar:

1) O uso de um pneu radial, ainda que nas medidas dos originais diagonais (a exemplo deste Pneu Kelly 165 80 R15), é um senão à placa preta? Ou pneus com medidas diferentes, mas compatíveis em diâmetro, como os "n" pneus radiais 185 65 R15?

2) A troca do aro da roda por um aro próprio para pneu sem câmara, mantido o miolo de roda original, também seria um senão?

3) Nos casos em que, notoriamente, pneus cujas medidas originais inexistem ou são de difícil aquisição (p.ex., Uirapuru, JK, etc.), como proceder para que não haja prejuízo à concessão da placa preta?

Abraços!
Peter Peter
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Bom dia Leon,

Eu deixaria o ilustre GTX responder ao seus questionamentos, uma vez que o mesmo detém profundo conhecimento sobre os critérios aplicados a concessão da placa preta.
Na questão 02 eu diria que dificilmente o avaliador irá perceber a mudança do aro, desde que conservadas as dimensões e o miolo originais. Deste modo, com certeza não afetaria a pontuação obtida pelo veículo.
Abraços,

Peter Evandro Haake
Peter Peter
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Bom dia Confrades,

Vendo algumas fotos que alguém postou no Face, concluí que esta Chambord com motor de Dodge postada aqui, é aquela vermelha que o Ronaldo Pal estava vendendo. Alguém confirma esta informação? O atual proprietário, conseguiu deixar o carro com um visual muito próximo ao original, embora obviamente a placa preta está totalmente irregular....

Abraços,

Peter Evandro haake
Leon Leon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Esta mensagem foi atualizada em .
É a própria, Peter. Até acho que ficou bonita externamente (nunca vi o interior), mas não está nos padrões originais. Aliás, achei um "close" da asa que, em vez do quadriculado do Rallye, está repleta de andorinhas...


Peter Peter
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Leon,

Eu como bom fanático dos antigos modificados, adorei este exemplar. Na época, antes de comprar a minha, eu cheguei a conversar com o Ronaldo para comprar o carro. O que me fez desistir foi o modelo, teto baixo (anterior a 64). Se fosse uma teto alto (64 em diante), eu tinha me agarrado. Principalmente porque a mecânica 318 aut já estava toda lá....
Também gostei do visual atual do carro. Ficou muito simpático, mesmo misturando alguns itens de outros modelos/anos. Conforme já mencionado acima, só não vejo muito sentido naquela placa preta ali ..... de Resto tem a minha apreciação.

Abraços,

Peter Evandro Haake
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

PLACA TRETA
https://www.facebook.com/placatreta

José Paulo Parra | 25 de setembro
Não sou muito de criar polêmicas, mas acho que o assunto é sério e prejudica todos nós.
Sugiro que a FBVA crie um cadastro com esses carros que têm placa preta mas estão completamente fora dos padrões, de uma maneira simples, placa, clube, proprietário e foto. Caso esse carro pertença a um clube federado, ele deve ser imediatamente comunicado e tomar as devidas providências.
Enfim, cabem várias medidas e o assunto é bastante espinhoso.

Botho Milanez | 26 de setembro
 Carro bonito e mais de 30 anos tem que ter placa preta ... Simplesmente isso seu troxa!!!!!!

Para comentar este assunto acesse o link acima e curta a página no Facebook.

SIMCA TEMPESTADE
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

não é preciso de tabela pela fbva. carro com placa preta que não apresente os requisitos legais - 30 anos de fabricação + originalidade de aparência e funcionamento - está fora da classificação legal de veículo de coleção. assim, qualquer cidadão pode fazer a denúncia no detran licenciador.
a autoridade mandará recolher o automóvel e o re licenciará como veículo comum.
antigomobilistas, clubes e federação tem obrigação de denunciar, em nome da preservação do conceito do veículo antigo.
Marcelo Viana Marcelo Viana
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Parece que o CONTRAN, com a Resolução N.º 510, DE 27 DE NOVEMBRO 2014, esqueceu que existem carros antigos no Brasil.

O que faremos?

Quem quiser ver a matéria acesse o link abaixo. Lá tem outro link para a resolução, na íntegra.

http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2014/12/05/interna_noticias,50297/brasil-regulamenta-novo-sistema-de-placas-de-veiculos-para-2016.shtml
Norian Norian
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Até onde lí essas novas placas vão vigorar a partir de janeiro de 2016. Nos carros novos já serão instaladas essas e nos demais carros só em caso de transferência de dono ou de cidade.  
Para veículos de coleção as letras serão cinzas, portanto Marcelo não se preocupe.
Sei também que haverá mudanças na concessão de Placas Pretas, vão mudar as regras. No final de semana passado houve o workshop promovido pela FBVA, onde esse assunto também foi discutido. Temos que aguardar a publicação da FBVA para sabermos como ficará.
Marcelo Viana Marcelo Viana
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Placa Preta

Norian, fico mais aliviado. Confesso que apenas tinha passado os olhos. Há pouco tempo tinha aquele deputado que queria proibir os carros antigos de rodarem. Como nesse país tudo é possível, fiquei com medo.
123