CARBURADOR Zenith NDIX

Esta mensagem foi atualizada em .
É a primeira vez em 33 anos mexendo com Simca que vejo um carburador alemão. Ele é idêntico ao francês original do Simca.

Alguém confirma que esse carburador alemão equipou algum modelo da Porsche?

Re: CARBURADOR ALEMÃO

O Porsche 356B usava o Zenith 32 NDIX, mas lembre-se que o DKW utilizava-o, na Alemanha e no Brasil também.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

creio que sim. quando comprei os filtros de ar para o rallye, vi que o porsche 356 o utilizava, e assim importei. o carburador é quase idêntico ao do candango 4x4, exceto por alteração interna quanto ao injetor.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Parece que o carburador do candango apresenta diferença também na base, o Loty está com um lá na oficina dele e se a base for original do candango é totalmente diferente. O resto é mesmo igual.

Olha que eu já desmontei carburadores franceses de Simca na minha vida. Muitos mesmo. Todos, invariavelmente, apresentam marcas do implacável ataque da nossa ótima gasolina recheada de chumbo e etanol. Mesmo aqueles que mandei dar um bom banho de proteção em São Paulo, não resistem.

Esse alemão é impressionante: não tem um só lugar onde apresenta marcas de desgaste causado pelo ataque da gasolina. Parece que saiu da fábrica, quanto a esse aspecto de corrosão.

Esse episódio é mais um que demonstra a superioridade dos produtos alemães. A gente vê a diferença só de olhar com atenção, colocando um ao lado do outro. O alemão indica uma "textura" diferente, o material mais liso ou mais compacto, talvez um microscópio indique isso.

Se a Simca fosse alemã teria sido o melhor carro do mundo na sua época ...

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Pelo que pesquisei, há alteração do injetor e de um outro componente desse carburador quando utilizado no Unimog... será que o Candango usa a configuração Unimog?

Ahhh... carburador de DKW deve ser mais barato que carburador de Porsche que, por sua vez, deve ser mais barato que carburador de Simca...

Re: CARBURADOR ALEMÃO

leon,
a lógica não acampa em assuntos antigomobilísticos, onde independentemente de marca, o barato é apenas o marido da barata ...

Re: CARBURADOR ALEMÃO

O Zenith 32 NDIX foi utilizado nos seguintes veículos alemães:
BMW 2,6 + 3,2; Borgward 2,3; Porsche 356; Steyr Puch, Haflinger, Pinzgauer; Unimog, Munga*; VW S&S**
No eBay, um par destes carburadores (restaurados) esta à venda por "apenas" US$1200,00...
Ele vale + do que o Solex ou Weber, que também eram utilizados no Porsche 356.

* Munga, na Alemanha = Candango, no Brasil.
** Não sei qual é o VW S&S.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

no caso do auto union f 94 4x4, é este o nome que valeu de 1957 a abril de 1960, quando iniciou chamar-se de candango quatro por quatro, o carburador era igual ao comentado. para o 4x2, carburador simples.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Todos os 33.000 DKW Munga entregues ao exercito alemão utilizavam o Zenith 32 NDIX, as versões civis eu não sei.
Alias, o que tem deste jipinho à venda na Alemanha não é brincadeira... E, também, o carburador Zenith 32 NDIX, pois ele foi fabricado normalmente até 2005.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Com Rusiq é assim: mata a cobra e mostra o pau!

Comecei a fazer o carburador alemão. O injetor é o mesmo. Não sei o que fizeram no Candango.

A única diferença que percebi, em termo de funcionamento, é que o alemão não tem uma galeria que no francês começa no fundo do carburado, ao centro, e termina em um dos difusores.

Tem também uma diferença que não influi no funcionamento, uma espécie de proteção em curva entre os difusores, fazendo parte do corpo.

Errei a conta, são 32 anos mexendo com Simca porque a Présidence foi comprada em 1983.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Esta mensagem foi atualizada em .
Marcelo, eis um motor Porsche 2000 cc de competição, montado em um 550 ou 718, com carburadores Zenith 32 NDIX.

Se vc precisar de peças de reposição para a montagem, visite o eBay alemão.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Não deixa de ser interessante ver um "carburador de Simca" em um Porsche de competição.

A dica de procurar peças de reposição para os carburadores Zenith na Alemanha é boa.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Reproduzindo mensagem do Nasser, via celular:

ele importou um motor dos Estados Unidos, veio com carburador Zenith Stromberg, made in France, com marcas de muitas reações químicas.

Ele pergunta: será que é melhor do que os nossos?

A minha resposta: é o mesmo que os nossos, pois os Simcas brasileiros vieram equipados com carburadores Zenith Stromberg Made in France.

Essa é um questão que sempre me intrigou: preguiça, falta de saúde financeira para trocar o molde para "made in Brazil" ou realmente o carburador estava entre os pouquíssimos itens que não foram nacionalizados?

Eu fico com a segunda opção.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

marcelo,
todos os carburadores zenith stromberg equipando os simcas nacionais, chambord e tufão, ou seja de 1959 a metade de 1966, eram importados ?

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Pois é, justamente essa é a minha dúvida. Até ver esse carburador alemão do Eder, eu nunca tinha colocado os olhos ou as mãos em um carburador que não fosse Zenith Stromberg made in France. E olha que já vi carburador de Simca na minha vida.

Sempre quis saber onde foram produzidos os carburadores que vieram equipando os nossos carros brasileiros, se importados ou fabricados aqui.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

tenho a impressão serem brasileiros. isto não está gravado neles ? ou a indicação é francesa ?
talvez deva perguntar a mestre penildo, premiado pela simca num encontro de aprimoramento de técnicos na marca, por montar um carburador destes com os olhos vendados.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Nasser, 100% dos carburadores que vi até hoje ostentam o ZENITH STROMBERG MADE IN FRANCE.

Ou melhor, ostentavam, depois que apareceu esse MADE IN GERMANY.

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Terminando, pelo menos por ora, a história do carburador alemão: não consegui funcionar o motor com ele.

Confesso que não tentei muito, pois o estava preparando para funcionar em um motor de Rallye que finalizei agora. Preciso terminar logo com isso para ter tempo de pegar na Jangada pra valer, pois a data do nosso evento Simca fica mais próxima a cada dia e o meu projeto é ir rodando com ela.

Desmontei o carburador todo, fiz os procedimentos de praxe, testei na bancada. Mas na hora de funcionar ficou muito ruim. Como o dono da Rallye tinha um outro sobrando não tive dúvida, peguei o outro e funcionou muito bem.

O Pombo até brincou comigo: já troquei os pneus, o sistema de ignição e vou acabar trocando o carburador também.

Vamos que nem Jack: por partes.

Os pneus: a diferença em termos de desempenho e segurança é absurda. Não tem comparação. Como no visual a diferença não existe (a não ser para quem tem olhos mais aguçados), digo que foi uma das melhores coisas que fiz em termos de Simca, e devo essa ao Loty que insistiu comigo muito tempo.

Ignição eletrônica: acho que é mesmo uma questão de envelhecimento. Com menos idade as coisas são mais fáceis, a gente é mais rápido, tem mais disposição para enfrentar certo tipo de coisas. Sem falar no problema "das vistas", já não tão eficientes como antes por causa da famosa vista cansada. Agora quero aproveitar mais os carros, ficar menos tempo em baixo deles e mais tempo em cima, voltar a andar como tanto fiz com a Chambord verde. Perdi a paciência de ficar trocando e regulando platinados toda hora. E no visual quem olhar os carros vai ter que procurar muito por alguma diferença, pois escondi o módulo debaixo da bateria, a diferença na fiação somente vai ser vista por quem ficar procurando muito.

Carburador: esse não troco. Ao contrário dos platinados, sempre gostei de mexer. Foi o primeiro componente de Simca que desmontei. E uma vez resolvido o problema de filtros, gasolina e ar, eles demoram muito a dar problema. O desafio agora é a qualidade da gasolina, já que o Zenith sofre demais com a falta de qualidade da nossa gasolina brasileira. A Podium ajuda demais, mas ai é só pra quem pode ...

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Estava pesquisando sobre esse carburador e achei um bom manual de serviço: https://porsche356registry.org/article/30

Porém, chamou-me a atenção a menção a "some stamped letters/numbers" como PO3L, PO2L, etc. Aí fui olhar a foto do seu carburador e vi a inscrição AU-4.

Pelo Google, é de se supor que esse seria o carburador usado no DKW Munga (então o "AU" remeteria à Auto Union, assim como o "PO" ao Porsche), cujo motor tinha um deslocamento volumétrico de 900 cm³, menos da metade da "cilindrada" de um Simca.

Do exposto, pensei: será que esse Zenith NDIX 32 AU-4 teria sido utilizado apenas em Simcas com dupla carburação?

E.T.: a gasolina Podium não é, atualmente, muito superior à gasolina comum, uma vez que esta teve uma expressiva redução de enxofre nos últimos anos (o que aumentou a durabilidade do combustível e reduziu a corrosão do sistema de exaustão); a Podium tem uma octanagem ligeiramente mais alta e um pouco menos de etanol em sua composição (E25 versus E27).

Re: CARBURADOR ALEMÃO

Leon, legal você descobrir o manual. Bem observado o AU e o PO, eu não tinha pensado nisso.

Mas não vou olhar agora porque estou canalizando todo o tempo disponível para Simca trabalhando para o evento, por isso desisti de mexer com o carburador alemão. O outro está redondinho.

Ainda que se confirme esse boa hipótese que você levanta (dupla carburação), o motor teria que funcionar com o carburador alemão.

Em termos de Simca do Brasil, a diferença entre os carburadores usados na carburação única e dupla se resume a dois componentes internos, o restante é absolutamente idêntico. Tem que funcionar com um ou com outro, a diferença é a qualidade do funcionamento.
123