CARBURADOR Zenith NDIX

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Igor, eu acho que o principal fator a considerar é a disponibilidade de material. Se você encontrar um couro em bom estado e ele se adaptar bem, bom. Se encontrar em material plástico adequado, bom também.

Sem dúvida o polimento foi muito bem lembrado pelo Loty. Quando eu poli preferi pegar uma broca que tenho aqui, com uma fenda, então enrolei nela pedaços de estopa, prendi na furadeira e usei a massa nº 2. Fica essa sugestão, caso não tenha a mini retificadora que o Loty sugeriu. Fica show de bola do mesmo jeito.

Encamisar foi uma solução que eu nunca tinha visto, mas me pareceu lógica. Então peguei um carburador que já não aceitava polimento, o duto onde trabalha o injetor estava muito danificado. Deu muito certo. Pedi para o cara fazer mais estreito e depois eu mesmo fui tirando aos poucos aqui em casa até chegar no ponto ideal.

IGR66 IGR66

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Olá Marcelo, essa idéia de encamisar é uma dica muito valiosa e já está testado e aprovado, assim como outra dica antiga do Loty para os filtros de ar, usando 2 de Kombi, eu também estava com esse problema e resolvi lendo  aqui no fórum.  Abraço.

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Depois de muito tempo o Loty conseguiu me convencer a trocar o filtro de ar para o motor respirar melhor e evitar entupimento porque os elementos filtrantes originais já estão velhos.

A dica da encamisar fica para aqueles carburadores em que o duto já não tem mais jeito, nem polindo. Você tem um bom torneiro para fazer esse serviço?
IGR66 IGR66

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Oi Marcelo,

Sobre encamisar o poço por enquanto eu ainda não precisei, mas tenho alguns para recuperar que vão precisar. Torneiro aqui na minha cidade já fiz serviços com vários, até com boa precisão, mas para confiar encamisar um corpo de carburador de Simca eu já fico meio na dúvida... Podendo indicar um bom torneiro, quando eu precisar, eu já teria mais certeza.

Marcelo/Loty, o filtro original do Simca eu limpei e coloquei para funcionar, mas deu problema de cara, então eu pensei que poderia estragar o carburador com essa brincadeira de precisar limpar toda vez, ainda sem ter necessidade. Meu pai teve bastante problema com esses tipos filtros, eles estragavam as válvulas, estouravam no escape... mas com outro motor do MB 321 (Diesel)...  na época 70, 80 e 90, no Simca nem ele nem meu avô tiveram esse tipo de problema...
O banho á óleo é bem eficiente para purificar o ar, mais para frente vou pensar em um jeito de recuperar o original.

Na adaptação dos filtros tinha alguma peça adicional, como uma borracha ou cola? Eu precisei colocar uma chapa para centrar no pé e dar mais altura, talvez porque eu comprei errado, ...e os dois aqui ficaram um pouco mais baixos que os seus, os meus são da kombi nova. Obrigado,

Abraços.

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Carburetor Gasket Kit, Zenith 32 NDIX

http://migre.me/wLeJj

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

ZENITH 32 NDIX CARBURETOR REBUILD

https://youtu.be/jrNmonR7Lb8

SIMCA TEMPESTADE
IGR66 IGR66

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Olá Rusiq, excelente, agora temos um lugar para buscar peças de reposição, o jeito é importar...

No video ele mostra um ponto importante, a válvula do poço de injeção (a que possui esfera) vai em baixo do corpo, não pode ser invertida com aquele parafuso tipo gicleur do poço do afogador, os dois tem a mesma rosca, gera confusão.. Precisei pensar um pouco para descobrir sozinho, mas é uma questão lógica, no manual não é muito claro.

No site que você descobriu tem outras peças também interessantes, gargulante 115, gargulante 130( próx. Tufao 140), mas joga também no Ebay...acabei de ver tem muita coisa lá.

Abraço

I. Raniê

marco antonio silveira marco antonio silveira

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Boa tarde meus amigos da simca.
se nao me engano,tambem vinha na mercedes anos 50.
quanto ao carburador da simca ,
devo ter uns quatros desmontados.
inclusive duplo da rally 63

Boa tarde marcelo ,
quanto tempo amigo.

Re: CARBURADOR Zenith NDIX

Igor, dos torneiros que prestam serviços para o público em geral, os que eu procurei disseram que não tinha jeito. Aqui em BH tem uma loja especializada em carburadores e a resposta foi a mesma. Gente que não tem competência ou interesse em fazer o serviço. Quem fez foi o torneiro que trabalha em uma grande empresa, da qual um amigo é diretor, com ele encontrei competência e interesse. Infelizmente não tenho mais acesso a ele.

Não lembro exatamente, com detalhes, mas quando fez aqui em casa para mim o Loty passou alguma coisa para completar a vedação entre o corpo do filtro e o elemento filtrante, acho que silicone. Não sei se depois ele achou outro modelo de filtro que não precisou dessa vedação adicional. Hoje vou passar na oficina dele e vou perguntar, mas acho que ele usou do Fusca. No caso do filtro para Chambord e Jangada é um modelo de filtro, para a Rallye e Présidence é outro.

Rodei aí uns 20 anos com Simca antes de abandonar os filtros originais com banho a óleo. Aceitei a argumentação do Loty de que com eles o motor não respira tão bem como com os filtros de papel. Na época o carburador estava entupido e o Loty atribuiu a resíduos que vinham do filtro, mas eu nunca tinha ouvido falar de problemas além disso. Várias vezes eu dei banho com querosene ou gasolina nos filtros originais, depois soprava bastante e deixava secando ao sol. Sem dúvida abandonar esse sistema antigo tem vantagens, ele tem razão pois o carburador parou de entupir como entupia antes, não que fossem entupimentos diários, mas "volta e meia", como dizia o meu pai, isso acontecia. Em resumo, acho que não vale a pena manter o original, a ideia é eliminar uma fonte de problemas para dar menos manutenção no carro.

Grande Marco Antônio, como você esteve sumido, rapaz! O que anda fazendo da vida? E os Simcas na sua vida? Tentei falar com você para te convidar para o I e para o II Encontro Nacional de Simcas que fizemos em Poços de Caldas e em São Caetano, mas não consegui nos seus números que eu tinha. Não colocarmos nenhum representante do estado do Rio nesses eventos. Será que no III Encontro, em Canela, vamos conseguir?

Rui, legal você ter colocado esse vídeo. É isso, Igor, trocar essa válvula é mesmo perigoso. Para aprender isso guardei que a válvula que tem a esfera tem que ficar na vertical por causa da gravidade, aí não tem erro.
123