|
123
|
É isso aí, melhor seguir as prioridades, afinal faltam apenas 109 dias para o encontro em Poços de Caldas.
Entrementes, fiz algumas pesquisas sobre o carburador dos Aero Willys, para eu ter algum parâmetro, e descobri que o DFV 228 é um clone do Zenith 228; este foi utilizado em um sem número de motores, por conta dos diferentes diâmetros de venturis disponíveis, desde 22 mm até 34 mm (não descobri qual foi usado nos Aeros).
Voltando ao NDIX 32, como referência, o usado nos Porsches de 1.720 cm³ tinha venturi de até 28 mm de diâmetro. Parece-me - não consegui referendar a informação - que o DKW usava venturi de 23 mm.
De tudo isso, fico com a impressão de que os Simcas, em geral, tinham sua alimentação "estrangulada"...
Abraços!
|
|
marcelo,
qual os nomes de empresa e titular que você recomendou e para onde mandei os carburadores do rallye há alguns anos para fazer recuperação, banho e etccc ?
|
|
Nasser, exatamente essa empresa que o Leon descobriu. O cara é muito correto e o serviço ficou muito bem feito. Até hoje o carburador que está na Jangada está funcionando, fiz o serviço há anos. Está apresentando alguns sinais de ataque da nossa gasolina, mas acho que isso é perfeitamente normal após tanto tempo. O nome do gajo é Cláudio Fernandes.
Leon, bom você ter colocado no tópico próprio. É um serviço muito útil e que pode salvar carburadores que não funcionam mais, embora ele não faça mágica.
Uma das diferenças entre os carburadores tupiniquins do Simca é justamente o venturi: 21 mm nos da Présidence e Rallye, 23 mm nos da Chambord e Jangada.
Pela lógica, pode ser mesmo que o motor do Simca seja um pouco estrangulado na carburação para não dar giro excessivo e/ou por causa do volume máximo suportado pelas câmaras de combustão. Mas não é essa impressão que fica quando a gente observa a quantidade de gasolina que entra nos venturi quando o motor está ligado e a gente acelera, eu até costumo dizer que é "chuveirar".
|
|
Carbunovo - 30 de janeiro de 2015
PÕE ASFALTO DEBAIXO DOS PNEUS PORQUE ESSES É DE UMA PORCHEFazia anos que não entrava nenhum Zenith NDIX aqui na CarbuNovo. E, se não me engano os que fizemos sempre eram dos Simcas Chambord.
Esses das fotos, apesar de usar a mesma estrutura, possuem calibração diferente e alimentam originalmente o motor da Porche 356, ano 58, que utiliza motor bloco pancake - boxer, 1.600 cilindradas e 60 Hps.
Os carburados são do tipo bijet (corpo duplo), de simples construção. O serviço solicitado é apenas para tratamento com níquel químico. A montagem será realizada por um carbotécnico já familiarizado com o veículo.
( https://www.facebook.com/carbunovo)
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Pessoal
Procuro pelo esguicho do carburador Zenith, alguém tem alguma pista??
Desde ja agradeço a atenção
Goicocheia
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Prezado Leon
É uma destas da primeira foto.
Amanhã irei comparar com a que eu tenho é te retorno.
Desde já agradeço sua atenção.
Abraços
Goicocheia
|
|
goico,
preparação para são caetano ?
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Prezado Leon
Segue fotos do injetor e do jiglê do carburador Zenith conforme foto.
O diâmetro metálico do ejetor é de 15,5mm.
Na realidade eu preciso do revestimento de couro que faz o embolo.
Além deste jigle que esta com a rosca gasta.
Tens como me ajudar?
Grato
|
|
Olá, Goico.
Vou ter de passar a bola para os confrades que estão "na ativa", que lhe darão opiniões mais apropriadas.
Acho que o giclê não deva ser difícil de adquirir, imagino que o passo da rosca seja "padronizado".
O couro... lembro-me da desgraça que era o carburador DFV do Chevette '78: meu pai tinha um pedaço de couro fino (lembrava o de alguns "sapatões", como são chamadas no interior de SP as botinas usadas na roça), do qual cortava um círculo, apiicava-o ao corpo do injetor e, após amolecido com álcool (se não me falha a memória), deixava-o alguns dias num tubo com o mesmo tamanho do cilindro do carburador, molhando-o de vez em quando, para ficar no formato desejado (nem sempre dava certo, mas era melhor que o "couro de plástico" que vinha nos reparos, que endurecia no primeiro contato com o combustível...).
|
|
o marcelo conhece um mágico que refaz carburadores, incluindo banho químico para enfrentar o gasálcool
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Olá pessoal,
Apenas para constar no site a quem interessar...
Segue algumas fotos do injetor do carburador dos motores Tufão / Aquilon desmontado.
Não jogem o injetor danificado fora, é possível a troca do reparo!
Para desmontar retirar a trava e a mola e prender o corpo em uma morsa pela parte mais grossa. Foi utilizado uma talhadeira de ponta fina e afiada, com batidas leves entre o pistãozinho (de metal amarelo) e a bengalinha de ferro, exatamente em cima de onde é preso o courinho.
Segundo o manual, o pistão injetor é responsável pelas acelerações rápidas do motor, dessa forma ele injeta a quantidade adicional de gasolina para o motor.
Quando aceleramos o motor instantaneamente abrindo completamente as borboletas e o motor não aumenta o giro rapidamente, isso pode significar que o injetor não está trabalhando direito.
Posso fornecer o reparo de injeção para quem precisar:
Especificação: Carb. Strongberg 32-NDIX - p/ Tufão/Aquilon
Reparo de injeção:
- 01 courinho injetor;
- 01 mola de espansão do courinho;
- 02 Ó'ring's dos giclês injetores.
Reutilizar a bengalinha, pistão, mola principal com prato
e trava.
Não sei se é necessário procurar fabricar as demais do injetor ou se a necessidade maior é apenas deste reparo.
Obs. Vou testar o KIT para garantir a eficiência.
Obrigado pela atenção de todos e pelo espaço cedido pelo site!
Atte.
I. Raniê
igor_raniê@hotmail.com
|
|
boa iniciativa. sou interessado em 2x
|
|
Olá GTX, Obrigado!
A princípio estava desenvolvendo o kit para atender a minha necessidade, pois há uns 10 anos atrás o reparo já era difícil de encontrar para o Simca, e quase todos os carburadores que eu abria estavam danificados. Ainda vou testar o injetor e comparar a sua eficiência com um reparo novo original da época, depois vou colocar um anuncio.
Depois testado vou pedir o valor de R$50,00, preço médio do mercado.
Mas aqui no fórum vou deixar o kit por R$40,00 para o pessoal. Abraço,
I. Raniê
|
|
muito bom. interessado em três unidades
|
|
kkkkk .... Nasser, o sangue fala mais alto. Aumentou a encomenda em uma unidade por conta do desconto de 10 reais ... kkkkkk ... brimo, você é mesmo peça rara, como o injetor.
Igor, parabéns por ter conseguido. Muito legal a sua iniciativa de postar as fotos desse procedimento aqui.
Depois que fiz a última postagem sobre esse assunto, há alguns anos, aprendi com um especialista em carburadores aqui de BH a executar esse processo. É mesmo importante saber fazer isso para manter a mecânica original dos nossos carros, pois é uma peça bem difícil de encontrar.
Sugiro que você procure em algumas lojas de carburadores ou de peças um couro de carro mais moderno, que é mais fácil de encontrar. Salvo engano, o do Opala (não sei qual modelo) serve. Assim vai ter mais facilidade para fazer o serviço.
Outra coisa: encontrando um couro com diâmetro um pouco superior, também é possível fazer o serviço. Acho que no caso é o do Gálaxie. É só tirar um mínimo no corpo do carburador. Claro que esse processo vai inviabilizar a utilização do couro original, mas na falta dele é um caso a considerar.
Outra dica: depois de ouvir de três torneiros que era impossível fazer o serviço, encontrei um quarto que fez e ficou perfeito. Estou falando de encamisar o poço onde o injetor trabalha.
|
|
Boa noite a todos, Igor não use o tal couro nestes injetores, não duram muito e soltam pedaços entupindo as galerias, o que usei foi de um carburador DFV 446 do opala álcool que é feito de plastico (polietileno), dura a vida toda e mais um pouco, logicamente com um bom polimento no duto que ele corre, use uma dremel (micro retifica) de lã (aquela redonda branca que vem no kit) com uma massa de polir numero 2, fiz no meu carro a mais de 6 anos e nunca me deu problema, abraços.
|
|
Sem dúvida essa solução que o Loty deu fica como mais uma boa opção. Bem lembrado sobre o polimento do duto, também cheguei a fazer isso.
Loty, só não posso concordar com a sua opinião sobre o couro original. Não me lembro quantos anos rodei com injetores com couro original sem ter problema. Sem dúvida o de polietileno é uma ótima solução, mas isso não significa que o original - novo e em bom estado, sem trincas ou rasgos - não vai durar muito.
|
|
Olá pessoal, obrigado pelas dicas, o mais importante é manter a frota do pessoal rodando... a princípio estava procurando um reparo desses para atender uma necessidade minha, mas acabei encontrando um injetor novo original no meio das minhas peças, então decidi fazer o kit para outros motores e para vender para quem mais precisar.
Olá marcelo, sobre encamisar o poço de injeção é uma solução interessante, principalmente para corpos já danificados e a dica do Loty de polir o poço realmente deve melhor bastante, o meu estava em bom estado sem corrosão ou arranhões só fiz uma limpeza com uma máquina de ultra som e detergente especial muito boa, mas na próxima revisão vou providenciar o polimento também.
Antigamente eu cheguei a utilizar um courinho de um rapaz da minha cidade que fabricava de vários tamanhos, eram bons, um pouco mais espesso mas funcionava bem, só que ele parou de produzir, já testei os injetores de alguns carros mas é difícil achar um na mesma medida.
Esses do kit estavam em desenvolvimento cheguei a testar no motor e comparar com o injetor novo original, mas apesar de ficarem bem montados eu percebi uma ligeira perda na eficiência, acho que uns 20 ou 30%, na verdade a "saia" deles eram um pouco mais curta, então ainda não liberei o kit, porque queria garantir a máxima eficiência.
Conforme a proposta do Loty, também estava pensando em trocar o material, o polietileno eu não havia pensado. No próximo passo eu ia cotar com um rapaz para fabricar em Viton, mas para mim eu até prefiro o couro para manter mais dentro do original.
Abraço.
|
123
|