Tanque de Combustível

Esta mensagem foi atualizada em .
Postado por Marcelo em 26/09/2010 08:05:00

Dentro da idéia que lancei acima, de que a solução ideal é sempre aquela que melhor resolve a questão do interessado, no caso, do antigomobilista, aqui vai uma outra sugestão para o problema do tanque de gasolina. Claro, para quem possui um tanque original, ainda que aparentemente irrecuperável.

PASSO n. 1 - Abrir o tanque. Não utilizar talhadeira, mas sim uma máquina de corte. Com o corte bem feito vai facilitar bastante na hora de fechar, pois a solda vai ficar mais bem feita também. Tirar a ferrugem superficial para possibilitar um bom exame da lata e ver se tem furos.

PASSO n. 2 - Zincagem à fogo. Esse é o grande lance do processo. Vejam como a lata fica, vai durar mais 50 anos. E o que muita gente vai gostar: paguei pelo serviço R$ 80,00.

PASSO n. 3 - Substituir o pano original do pescador por uma tela fina de aço inoxidável.

PASSO n. 4 - Fechar o tanque com solda mig, ideal porque não esquenta muito a lata. Por fora, garantir que não vai ter vazamento passando um reparador de plásticos da Wurth (o popular solda shock) ou similar.

PASSO n. 5 - Ficar babando porque ficou melhor do que o de fábrica, mantendo a originalidade com um custo bem baixo.

PASSO n. 6 - Agradecer ao Loty e ao Júlio César Gontijo, que fizeram o trabalho de abrir e fechar o tanque, além de substituir a tela e o tubo do pescador

Postado por alemao em 26/09/2010 23:47:00

Sensacional Marcelo, fiz o mesmo processo, só que paguei para uma empresa daqui de Poa, especializada em Tanques fazer, ficou ótimo.

Postado por Marcelo em 27/09/2010 07:24:00

Alemão, o Sul é o Sul. Quando eu ainda perdia tempo aqui em Minas procurando solução nas empresas especializadas em tanque de gasolina - faz muito tempo - ninguém me apresentou solução parecida. Todos que encontrei queriam me empurrar um moderno e novo tanque de inox, obviamente fora do padrão original.

Na procura pela empresa que faz zincagem à fogo, que eu havia visitado há uns 15 anos e não estava mais encontrando, acabei em uma empresa especializada em pintura eletrostática. Eles fornecem os tanques para a Fiat, vans e caminhões, ao que parece. Conversei com o diretor e ele disse que faria o serviço no tanque da Simca.
Só que o preço iria girar em torno de R$500,00. Ele me mostrou os tanques prontos e a qualidade do serviço é impressionante, são alguns banhos em sequência e o produto final é algo que enche os olhos. Fica também como sugestão, inclusive para outros componentes do carro. Nesta semana vou voltar lá em Betim para fazer os outros tanques de gasolina e, dando uma de louco, vou levar um carburador condenado para fazer pintura eletrostática. Pelo que conversei com o sujeito, a princípio não vai entupir os dutos internos. Vou pagar para ver.

Postado por Alemão em 27/09/2010 22:44:00

É bem assim Marcelo ,esta empresa chama Tankal e repara tanques antigos.
Me cobraram R$ 680 para refazer o meu,mas antes de fechar ,dava para fazer uma refeição dentro ,brilhava feito aço inox .
Não foi barato ,mas se voce pensar que pode durar 30 anos sem enferrujar e desprender sujeira para o carburador ...justo quando voce quiser passear no domingo ,acho que dentro do total da restauração vale a pena.
Abraços

Postado por GTX em 27/09/2010 23:50:00

sem alterar a originalidade, os carros do museu do automóvel utilizam outro sistema: tanque de lancha para combustível, com mangueira de engate rápido.
vai dentro do porta malas, cabe uns 20 l. basta conectar à linha de alimentação e tem-se gasolina nova e pura. acabou o uso, desconecta, dá um purgante com óleo de rícino, e deixa o carro com a linha de alimentação, diafragma e válvulas de bomba de combustível, filtro e carburador sem sofrer o ataque ácido do gasálcool, e livra o proprietário do sacrifício de conviver com gasolina envelhecida e que se nega a ignitar.

Postado por Marcelo em 30/09/2010 22:12:00

Caro GTX, essa você vai me desculpar. Que os tanques de lancha e engates rápidos resolvem o seu problema, tudo bem e parabéns pela solução, que resolve também a questão do envelhecimento da gasolina. Não tenho nenhuma crítica a fazer sobre isso, tendo em vista as suas necessidades e obstáculos que você enfrenta tão bem para tocar o trabalho ímpar que desenvolve com tantas dificuldades.

Mas em nome de todo o sacrifício que faço e trabalho que tenho, não posso deixar de registrar porque é diferente o nosso conceito de originalidade:

MEUS TANQUES DE GASOLINA

1) pego o mesmo tanque fabricado pela Simca há 40 anos atrás;
2) coloco no carro e percorro a distância de 40 km até a cidade, deixo na oficina do Loty;
3) o funcionário do Loty abre o tanque;
4) percorro outros 40 km com os 2 pedaços do tanque até aqui em casa;
5) gasto em média 2 horas para retirar na talhadeira os quebra ondas, com muito cuidado para não furar o tanque; retirar na talhadeira as borras que agarraram na lata e lixar a lata para ficar com uma aparência razoável, que permite um bom exame de eventuais furos e permite que o sujeito da zincagem à fogo não reclame da sujeira que iria para a banheira da fábrica dele; nesse processo, uso luvas, máscaras para minimizar a poeira e óculos de proteção, mesmo assim fico arrebentado e um bocado detonado porque é muita poeira de ferrugem misturada com gasolina velha;
6) rodo outros 40 km para retornar com os 2 pedaços do tanque para a oficina do Loty, onde serão reparados os amassados na lata e feitas eventuais soldas; já remendado onde necessário, depois de tratado, o quebra ondas é novamente soldado na lata do tanque;
7) levo até a loja onde será refeita a conexão de saída de gasolina;
8) levo as duas partes para Betim, média de 60 km ida e volta, para que seja feita a zincagem à fogo;
9) volto a Betim para buscar;
10) o pescador tem que ser aberto com cuidado, o pano original retirado; corta-se uma tela de aço inox que custei a encontrar com a granulação de tela ideal para servir de filtro, que é finalmente colocada no pescador; geralmente enferrujado, o pescador tem que ser reparado com solda; esse trabalhinho é meio chato porque o pescador normalmente está muito enferrujado;
11) voltando de Betim, pego o Anel Rodoviário e vou até a Gontijo, onde o tanque será soldado;
12) pego o Anel novamente, vou buscar o tanque na Gontijo e levo até a oficina do Loty, onde faço um teste com gasolina para ver se está vazando, isso depois de colocarmos uma camada de solda shock por fora, e efetuarmos a pintura externa;
13) quando ruins, as hastes de sustentação originais tem que ser cortadas e refeitas onde for necessário.
14) na hora de instalar o tanque no carro, tenho o cuidade de colocar até mesmo feltros, como a fábrica também fazia, para servirem de apoio entre o tanque e o fundo do carro.
15) normalmente o fundo do carro tem que ser reparado, pois as porcas nele soldadas já estão detonadas; tem que abrir e colocar outras.

OS SEUS TANQUES DE GASOLINA

1) Você manda a secretária encomendar um tanque de lancha e engates rápidos;
2) Um moto boy atravessa a Esplanada dos Ministérios e entrega o tanque de lancha no Museu;
3) Você manda um funcionário instalar o tanque com os engates rápidos.

Olha, se os seus tanques são originais, eu não sei como definir os meus. E não tenho notícia sobre a Simca utilizar tanques de lancha nos carros que produziu.

Postado por alemão em 29/11/2010 23:04:00

Pessoal, a boia do tanque, não sendo Simca, alguem sabe outra "adaptavel" ?
Abraços

Postado por simca rj em 30/11/2010 14:30:00

SE NAO ME ENGANO
O RUBENS HAY UTILIZOU UMA DE CHEVETTE  NA JANGADA
PALAVRAS DELE NA REVISTA 4 RODAS CLASSICAS
UM GRANDE ABRAÇO
MARCO ANTONIO SILVEIRA

Postado por Peter em 26/07/2011 20:35:00

Boa Noite Pessoal,

Verificando as primeiras mensagens deste tópico, verifiquei que havia uma turma interessada em encomendar um lote de tanque em polietileno. Este assunto foi adiante? Chegaram a fazer este lote experimental, ou não?
Corinto, você mencionou que adaptou um tanque de corcel II no seu simca. Neste caso você utilizou a bóia do corcel também?

Postado por Peter em 07/09/2011 15:28:00

Boa tarde Corinto,

Não sei exatamente como você adaptou o tanque do Corcel II no seu veículo, mas no meu ficou mais ou menos assim:

Ainda falta fixá-lo ao assoalho do porta malas. Nós fizemos uma moldura em ferro chato que vai parafusada junto com o tanque, na parte inferior do assoalho.

Re: Tanque de Combustível

Postado por Alemão em 07/09/2011 22:42:00

Peter ,o teu painel ( velocimetro) é original?como voce vai acertar a amperagem da boia com a do painel ?
Abs

  Postado por Peter em 08/09/2011 09:14:00

Bom dia Alemão,

O meu painel é original. Você tem 02 opções para fazer a correção da leitura. A primeira e mais trabalhosa é trocar a resistência do relógio do painel pela resistência do corcel II. Neste caso tem que desmontar o painel inteiro, imagino ser esta a solução adotada pelo Corinto. No meu caso eu troquei a resistência da bóia do corcel II pela do chevette (que é a que mais se aproxima dos valores da simca). O meu carro já estava andando com a bóia do chevette e marcava certo. Assim sendo, como eu não estava a fim de desmontar o painel inteiro, desmontei a bóia e troquei apenas as resistências dela. Fica bem mais fácil. Vamos ver se vai funcionar, pois ainda não fiz o motor roncar novamente. Depois eu posto aqui o resultado final da adaptação.

             Postado por Alemão em 08/09/2011 10:17:00

Legal ,valeu a dica .Eu comprei uma boia original ,mas ela tem um polo so e por isso não marcaria a " reserva " ai o jeito vai ser adaptar a de corcel ou chevette.Vi pela foto que a tua de corcel tem os dois polos .....
Abraços

  Postado por Peter em 16/09/2011 18:47:00

Boa Noite Alemão,

Apenas para lhe dar um retorno sobre a adaptação da bóia do tanque. Deu certo. Esta semana ela roncou novamente e aí já testamos o marcador de combustível também. Pode seguir a receita aí de cima, que funciona.

Re: Compra e Venda de Peças e Acessórios Simca