Simca Ventania - Spider - Norma Bengell

1234 ... 6
rusiq rusiq

Simca Ventania - Spider - Norma Bengell

Esta mensagem foi atualizada em .
Tópico: Ventania - Fórum Simca (ForumNow!)
   Tio Lin - Postado em 20/08/2005 10:41:00
Oi, gente!
Já estive conversando com o Marcelo sobre o Simca Tempestade, que, descrobri, trata-se de um modelo cupê de competição.
Na verdade estava atrás de saber sobre um protótipo de conversível que a Simca pretendia produzir, conforme aparece na Quatro Rodas nº 68 (março de 1966, página 109). É o Simca Ventania! (o Marcelo mencionou esse nome). Achei duas "referências" do bólido no site http://www.carvelho.com.br/loja/index.php?cPath=110_58
Eles produzem e comercializam reproduções de fotos e anúncios sobre chapa metálica.
Uma das referências trata o carro como "Simca Spyder", mas a outra, uma reprodução de artigo do jornal O Globo, é intitulada "Norma Bengell mostra Simca Ventania no Rio." Pena que não dá pra ler o texto do artigo.
Dêem uma olhadinha no site. Procure "Autos Simca" no menu à esquerda, e abram a segunda página de reproduções.
Achei o Ventania bem interessante. Só Deus sabe o paradeiro desse protótipo. Ou alguém aí também sabe?
Abraços,
Lindeberg

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   MARCELO - Postado em 22/08/2005 09:26:00
Caro Tio Lin, realmente fantásticas essas fotos. Ainda por cima coloridas ! Valeu demais a dica.
Já comprei relógios deles, mas eu nunca tinha entrado no site da Carvelho. Essa eu gostei, é muito estranho ver um Simca brasileiro que não tem nada a ver com a linha Chambord. Falo brasileiro, mas provavelmente é um carro que
trouxeram de fora.
Já pensou se a Simca não tivesse acabado e lançado esse carrinho ? Acho que ia fazer história.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   Tio Lin - Postado em 22/08/2005 10:39:00
Marcelo, acho que o Ventania é projeto brasileiro mesmo. Estive comparando-o com fotos do Simca Oceane francês, e eles são bem diferentes.
É pena. Mais um fascinante projeto tupiniquim que não deu em nada...
Um grande abraço,
Lindeberg

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

  MARCELO - Postado em 22/08/2005 19:41:00
Caro Lind, realmente não sei dizer se o projeto é mesmo brasileiro. Talvez seja mesmo.
Vamos aguardar o GTX dar as caras por aqui, agora que o Carro do Brasil acabou. Com certeza ele saberá
dizer.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   Tio Lin - Postado em 22/08/2005 23:58:00
Oi, Marcelo.
É brasileiro sim, rapaz. Achei mais informações em Quatro Rodas nº 67 (fevereiro de 1966), às páginas 22 e 23.
O chassi foi desenvolvido pelo Chico Landi a pedido do engenheiro Pasteur.
O projeto, conduzido pelo engenheiro Jorge Perrot (ainda não batizado de Ventania) consistia de um conversível de dois lugares, carroceria em fibra de vidro, e motor Tufão. Plataforma, basicamente, a mesma dos Simca, mas com
suspensão rebaixada, e motor montado mais baixo. Câmbio a definir.
Diz o artigo: "O plano, segundo o sr. Perrot, é fazer logo cinco carros para o Departamento de Competições e, mais tarde, produzi-los em pequena série para o mercado."
E mais adiante: "A principal preocupação da Simca, segundo as palavras do engenheiro Perrot e do próprio Chico Landi, é utilizar o maior número possível de componentes nacionais. 'A Simca quer fazer um carro nacional mesmo. Com toda a mecânica aqui...'"
Tá bom assim?
Um grande abraço.
Lindeberg

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   MARCELO - Postado em 24/08/2005 11:35:00
É, grande informação. Com certeza a Simca queria desbancar o Interlagos, já que àquelas alturas o prazo de validade dos Abarth devia ter acabado.
Pena que não foi pra frente. Já pensou encontrar esse carro por aí, perdido em uma garagem abandonada, ou jogado no celeiro de uma fazenda bem no interior ?

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   Tio Lin - Postado em 25/08/2005 09:36:00
Por que será que a gente sempre imagina que as raridades estão abandonadas em celeiros? Pior é que muitas vezes estão mesmo. Haja celeiro!!!
Alguém dos velhos tempos da Simca há de saber o destino do Ventania. Ou, como esse mundinho de Deus é uma titica mesmo, a gente acaba achando o carro na edícula da vizinha...
Eis a prova de que o mundo é um ovo: ontem dei uma passada numa loja de literatura automotiva em São Caetano do Sul. Pedi para ver folhetos da linha Simca, já que nunca botei os olhos em um.
Simpático, o Sr. Wagner me informou não ter nada de Simca no momento, já que um certo rapaz de
Belo Horizonte, vidrado em Simca, arrematou tudo.
Conhece o rapaz, Marcelo? Tenho certeza de que sim, há muito, muito tempo.
Um grande abraço,
Lindeberg

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

 GTX - Postado em 25/08/2005 12:34:00
O protótipo não foi construído para desbancar ninguém. Na apresentacào, autodromo do Rio, nao fez temporal perto
dos Alfa da Jolly Gancia.
Pelo resgate històrico. Georges Perrot.
Fim creio igual ao tudo que havia no departamento e foi jogado fora com a assuncào pelo Chrysler. Para instigar, está
no filme As Cariocas, com a Norma Bengell.
Mais ? contarei no meu livro pós rogério. livro com foto de Varam e Nash ?
interessadíssimo.
alguém - ou o pai ou o avò de alguém viu alguma placa de montagm de Kaiser-Frazer no brasil?

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

  Tio Lin - Postado em 25/08/2005 21:13:00
Oi, Nasser! Seu livro é pra quando?
Pô, então o Ventania até participou de filme? Isso explica a menção de La Bengell na reprodução da Carvelho.
O tal livro com foto da Varam continuo à procura.
Sou rato de sebo, e um dia hei de encontrá-lo.
Montagem de Kaiser-Frazer no Brasil? E ainda por cima em São Bernardo? Nunca ouvi falar. Em SBC só me consta a Varam, que montava veículos Nash e, segundo umas fontes, também Fiat, e a Brasmotor, montadora de veículos do grupo Chrysler (Dodge, Fargo, DeSoto etc.) e, por um tempinho, Volkswagens.
Aliás, as instalações da Brasmotor (também fabricante de produtos Brastemp) ficavam quase vizinhas da Varam/Simca. Dava pra ir a pé sem cansar. Mas o tempo passou, a Brasmotor, hoje Multibrás, passou às mãos da Whirlpool americana, e mudou-se de mala e cuia para o sul (Santa Catarina, se não me engano). As instalações
também não existem mais. Deram lugar a uma unidade do supermercado Wal Mart.
A International Harvester tinha fábrica aqui em Santo André. Não sei quando se instalou em minha cidade, mas já montava caminhões no Brasil desde 1926. Em 1967 a Chrysler comprou a fábrica da IH e lá começou a fabricar motores e caminhões. Pra encurtar a história, a velha planta também já não existe. Tem lá um supermercado Carrefour e uma loja da C&C.
Nasser, estive pesquisando sobre as antigas instalações das indústrias automobilísticas. A primeira a chegar aqui, a Ford, em 1919, sediou-se num pequeno prédio no centro de São Paulo, à Rua Florêncio de Abreu. O predinho ainda
existe!
Existe também o primeiro prédio construído especificamente para a montagem de veículos no Brasil, em 1921. Também da Ford, localizado no Bom Retiro, à Rua Sólon.
Vixi, começo a "falar" e não paro mais...
Um grande abraço,
Lindeberg

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   8ba - Postado em 29/08/2005 18:16:00
 essa cara de bravo é por tb não ter podido comparecer à Carro do Brasil, mas falando em ventanias e tempestades nesse final de agosto, o Tempestade era na realidade uma Maserati piorada que de tanto saltitar a traseira acabou por receber o apelido de Perereca, nome pelo qual ficou mais conhecido.
O Norma Benguel creio ser uma antiga carretera Grupo V, que já tinha um entre eixos menor que os Simca originais e cujo teto rebaixado foi totalmente eliminado para ter uma menor penetração aerodinâmica.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

Esta mensagem foi atualizada em .
   RUSIQ - Postado em 20/01/2008 19:38:00

E foi assim que nasceu o VENTANIA...

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

Esta mensagem foi atualizada em .
   GTX - Postado em 21/04/2008 20:52:00
rusiq,
pode ser que sim, pode ser que não.
a mim não parece que esta solução italianada do início dos anos 60, e quase universal logo após, tenha sido a celula mater do ventania, que era um projeto bem articulado.
você já viu o filme "as cariocas"? está lá, em todos os ângulos.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

Esta mensagem foi atualizada em .
RUSIQ - Postado em 22/01/2008 19:38:00

Evolução do Simca Ventania:

- 1ª carroceria (fev. 1966)

- Carroceria definitiva... E todos estão encantados...

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

  RUSIQ - Postado em 24/01/2008 18:20:00
 Mensagem original postada por MARCELO
Vá preparando o material, vamos fazer um link no site
específico. Que tal?
Marcelo,

Seria muito bom se vc criasse uma página para os verdadeiros carros de competições da Simca.
Nele teríamos o Maserati Simca – Mec. Continental, o Landi/Bianco Simca – Mec. Continental, o Tempestade, os
Abarths e o Ventania.
O Ventania, um carro que jamais foi utilizado em corridas pelo Depto. de Competições, leva uma pequena vantagem, pois foi o único carro vendido pela Chrysler (corrijam-me os entendidos). Foi comprado pelo Roberto “Argentino” Gomez que com ele "passeou" em Interlagos. Vc poderia entrevista-lo e aí saberíamos o que foi feito deste carro.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   GTX - Postado em 24/01/2008 20:55:00
 depois de quatro anos de procura, localizei e entrevistei o argentino. nem ele nem a familia sabem o destino do carro.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   RUSIQ - Postado em 24/01/2008 21:23:00
Se nem ele nem a família sabem o destino do carro, portanto não foi ele quem destruiu o carro... ele, ao menos, se lembra para quem vendeu o carro?

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

   MARCELO - Postado em 28/04/2008 18:33:00
Rusiq, se você pudesse fazer essa parte para colaborar com o site o antigomobilismo ficaria eternamente agradecido.
Penso que você e o GTX seriam as pessoas indicadas para isso, desculpem se houver outro, manifeste-se agora e perdoe-me a falha. Mas o GTX só vai contar as coisas quando o livro dele for publicado e eu não posso esperar tanto porque o meu contrato de reformulação do site vence daqui a pouco e eu não terei condições de renová-lo. Vai ser na base do que está no site está, o que não está não vai estar. Se você puder preparar o material bem mastigado, eu passo para o responsável técnico pela reformulação do site.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

    GTX - Postado em 28/04/2008 20:52:00
marcelo,
pára com o terrorismo. você bem se lembra, passei uma parte do livro a fonte citada para correções, e o pedaço circulou à vontade.
se do interesse, posso fazer um resumo do que integra o livro.
esvaziá-lo será trabalhar contra tanto esforço, tempo e investimento. será atirar na estrela do sonho.
pode ser que nesta terra de lulas, onde nada se sabe, dados fáticos sejam relegados, e ler seja perda de tempo, que juntar tantas informações seja uma bobagem, quando existem por aí livros e revistas que caminham entre a omissão e o erro - nas bancas há uma irresponsabilidade impressa que garante a velha história de um gtx construído em 1970 e com caixa de 5 marchas. e tem muito bobo que acredita na informação mentirosa e não comprovada.
de minha parte insisto no caminho da seriedade, e creio estar
correto. até agora o livro sobre o democrata sofreu apenas duas adições complementares aos fatos narrados. poderei estar errando, mas será fruto de trabalho, nunca de omissão ou de raciocínios etéreos e sem fontes confiáveis. nasser

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
  RUSIQ - Postado em 02/05/2008 19:44:00
GTX,
Desculpe-me, mas o ventania era, sem dúvida nenhuma, um projeto mal articulado. Repetindo o que disse Tato :
"Simpático o Ventania , sem dúvida .
Mas vejam que design "simplório ": na foto colorida , uma grade que parece um Castor mordendo a própria língua!
Na foto P&B , bem se pode constatar um pára-brisa que é "quase mais largo que o carro "!
 Design imperdoável !"

Aliás, o para-brisa é o mesmo da carreteira.
Marcelo,
Conforme o prometido, vou lhe enviar o que possuo sobre o Tempestade. Lembre-se, ao colocar no teu site o que vou lhe enviar, irás concordar que o chassi era único e foi feito especialmente para este carro. Foi construído, tendo por base um chassi Maserati e não era o da 250F, pois a Maserati 250F com motor Simca participou de 2 corridas após a estréia do Tempestade.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq

Re: VENTANIA

  MARCELO - Postado em 03/05/2008 08:20:00
Ok, muito obrigado pela colaboração. Agradeço de verdade, isso vai suprir uma lacuna do site. A matéria somente vai ao ar junto com o novo site, que está sendo feito a todo vapor.

SIMCA TEMPESTADE
1234 ... 6