Plaqueta (adorno) coluna B

Confrades, para não desviar o foco do tópico sobre cor do painel (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/cor-do-painel-simca-60-tp4646406.html), criei este tópico para discussões sobre a plaqueta aplicada na coluna B com o logotipo da Simca.

Analisando as propagandas publicadas na revista O Cruzeiro, temos a seguinte evolução do logotipo:

Logotipo "S": consta nas propagandas publicadas entre 23/4/1960 e 17/12/1960, com o tema "Moderna Paisagem Brasileira", com fotos tomadas em Brasília, que - creio - demonstrem as novas cores e suas combinações, marcando o início da gestão Pasteur;

Logotipo "S" com "andorinha": publicações de março a junho/1961, com os temas "AMPLO!", "SEGURO!", "LUMINOSO!" e "LUXUOSO!", em que é possível visualizar a presença da plaqueta;

Logotipo "andorinha": publicado em 18/11/1961, com o tema "resistência", com fotos dos carros do Expresso Zefir (1ª série, friso antigo) e da Go Auto Locadora (2ª série, friso novo), também com as plaquetas.

Por fim, na foto do Salão do Automóvel (revista de 16/12/1961), o Chambord exposto não tinha a plaqueta.

O Alemão postou foto em close da plaqueta:

Notem que é o logotipo "S" com "andorinha", associado a propagandas publicadas tão somente no primeiro semestre de 1961.

Será que houve plaquetas com outros logotipos?

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Bom relato, Leon.

Que eu saiba a plaqueta foi somente essa, não teve outra.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Marcelo, já não tenho confiança nos anúncios publicados n'O Cruzeiro:

- em 16/6/1960 foram publicados em diversos jornais anúncios comemorativos ao aniversário do GEIA, onde aparece o novo logotipo;

- o Eduardo Batelli diz que sua família teve um 1959 já com o ornamento da coluna B;

- as fotos da "Moderna Paisagem Brasileira" são descritas no site do Instituto Moreira Salles como "c. 1960" - leia-se "circa 1960" - podendo portanto serem de 1959;

- as propagandas coloridas da "Moderna Paisagem Brasileira" apresentam carros com combinações de cores incompatíveis com as relatadas na reportagem da Folha de São Paulo (vide tópico "Pintura e Cores").

Numa teoria "conspiratória", mas que cada vez acho mais plausível, é possível que as propagandas publicadas n'O Cruzeiro (e possivelmente também na Manchete, a que ainda não tive acesso) não tinham por objetivo principal a venda de carros mas, talvez, "afagar" o Juscelino (sobre quem li notas afirmando que seria um "sócio oculto" da Simca) ao mostrar como cenário a nova capital. Assim, embora publicadas após o lançamento do modelo 1960, mostrariam ainda o modelo 1959.

Ainda bem que não sou historiador profissional...rsrs

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Senhores, esta plaqueta era utilizada em qual do modelos Simca?

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

não me lembro de ter visto este emblema em coluna b. não será o aposto ao centro da falsa calota na armação continental do estepe do présidence ?

leon, ocorre-me podem ser fotos tiradas com as unidades produzidas para a tal pesquisa - coisa bem bolada, o que o pasteur queria era vetores de divulgação graciosa e palpitologia nacional sobre os carros que ele buscava identificar com o país.
unidades citadas estavam prontas, ainda não eram a segunda série 1960 ainda não lançada.

os '59, salvo engano, não tem diferença entre si. exceto pela adição de itens nacionais. alterações aconteceram a partir de 60, 2a. série. o que pode ocorrer com os anúncios é que a sua produção às vezes ocorre meses antes da publicação e, quando se dá, podem ter algum item discrepante. dou exemplo. no lançamento do corcel, coisa importante, compatibilizando espírito ford e a forte oposição do pessoal da willys, então assumida; o fato de ser um renault com emblema ford, com todos os cuidados, num anúncio de apresentação, o carro exibia um letreiro nos para lamas traseiros. e isto nunca foi à produção. assim, são fonte, mas não podem ser consideradas como referência única.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Rusiq, o assunto "Simca" está sempre surpreendendo a gente, mas eu nunca vi esse emblema em lugar algum. Onde você conseguiu, tem alguma informação?

Acho que a explicação do Nasser está correta: as fotos eram tiradas e usadas por um bom tempo, acho que por economia e também porque fotos à cores deviam ser caras, mais complicadas, bem mais elaboradas, algo do tipo.

Uma 59 com essa plaqueta na coluna "B". Será que não foi colocada posteriormente?

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Marcelo, o GTX acertou, mas vc não poderia ter duvidas, pois possui um Presidence há mais de 30 anos.
Alias estes emblemas podem ser colocados em qualquer simca ou chrysler/simca, desde que o proprietário do carro assim deseje.

Re: SIMCA

Memória Paulista - Fotos antigas
https://www.facebook.com/groups/481152528597909/

 Ah, para adquirir o seu Chambord, ligue já para o telefone 43-1633 ou Caixa Postal número 6624. Telex SIMCAPR 3510120.

1960.

Re: SIMCA

aparece na minha tela mensagem interessante de alguém tendo conseguido acessar a simca para comprar um dos carros novos ...

leon,
apure seus olhos de lince e observe no automóvel preto o que me parece - ou sugere pela inacurácia visual -,
o embleminha de brasilidade na coluna b.
estou certo ?

Re: SIMCA

GTX, apesar de eu ter novos óculos há apenas um mês, sua percepção é muito melhor que a minha...

Também acho que a famigerada plaqueta está lá, na foto do lançamento oficial do modelo 1960. É a mais antiga referência de época sobre ela. Obrigado pela observação e continuo atento para novidades.

Off-topic: li na sua última coluna menção a preocupações sobre o próximo Salão do Autómovel; morei por muitos anos naquele bairro e passei recentemente junto ao SP Expo. Pareceu-me que as obras estão bem adiantadas e em bom ritmo, inclusive com a construção de novos acessos viários ao local.

Talvez a sua fonte tenha confundido o SP Expo com a construção do Centro Paraolímpico, este com a "alvenaria" erguida e que, certamente, não ficará pronto antes da olimpíada do Rio de Janeiro.

De qualquer forma, apesar das obras viárias, aposto que o trânsito na região será insuportável, já que o único acesso natural é a Rodovia dos Imigrantes. As ruas do bairro não comportarão aqueles que procurarão alternativas. Para quem é "bem disposto", a opção é o Metrô Jabaquara + uma "pernada" de 1 km.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Rusiq, eu tenho esse emblema original (não fabricado pela Skill) e ele é colorido, como você postou posteriormente.
O primeiro que você colocou não tem cor alguma.
Acho que você fez uma pegadinha para mim ...

Re: SIMCA

Nasser, acesse a fonte da internet das fotos do lançamento da linha 60 - o site da Simca - e lá você vai ver bem mais próxima a bendita plaqueta, na foto 03.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Sintetizando o vasculhar da história da plaqueta, até agora temos desde as fotos do lançamento do modelo 1960 (10/5/1960) até a propaganda da "resistência" com os primórdios do modelo 1961 2ª série.

Como se pode ver no comparativo do "antes e depois" do C01810 (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Arqueologia-tp4643541p4646603.html), a plaqueta foi colocada quando da restauração, portanto não é 100% confiável que ele originalmente a tivesse.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Alguém sabe o número de série deste Simca (com plaqueta)?

E alguém tem foto do novo Simca do Vigilante Rodoviário ANTES da caracterização, o MHX-1960?

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

qual, o com motor 318 dodge ?
um dos originais foi dado pela simca à auto nordeste, de caxias do sul, rs, e se transformou em carro de corridas, ganhando até do mito breno. histórias do carlos costamilán, publicadas aqui

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

gtx escreveu
qual, o com motor 318 dodge ?
Esse mesmo, GTX: é o cadastrado imediatamente anterior ao C01810, que foi do Hay e discutido há pouco... gostaria de ver se ele tinha a tal plaqueta (acredito que não, pois o carro pós-caracterização não a tem), por desencargo de consciência.

Você me conhece, sabe que por questões pessoais e profissionais procuro confrontar diversas fontes e possibilidades antes de chegar a uma convicção... mas nem as - poucas - fontes de época são lá muito confiáveis, o que dificulta em muito essas buscas, quanto mais conclusões.

Mas vamos tentando...

Abraços!

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

dito automóvel estava em p de c. alguma foto não exibiria o embleminha ?

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Esta mensagem foi atualizada em .
Temos algumas fotos do carro no tópico "O Vigilante Rodoviário"...

Carro atual, sem plaqueta...

Troféu recebido em Vinhedo no Encontro Paulista de Autos Antigos -
Foto postada por Carlos Miranda, em sua página no Facebook, no dia 24/4/2016.

Foto postada por Carlos Miranda, em sua página no Facebook, no dia 27/4/2016.

Carro acidentado, também sem plaqueta.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

O GTX sugeriu publicar aqui o anúncio do Maxicar sobre um Chambord '59:

Trata-se de um muito raro Chambord produzido no primeiro ano da Simca no Brasil. Chassi nº 308. Automóvel em estado geral excelente pertencente ao atual proprietário há 4 anos. Pintura nova no padrão original — idêntica à propaganda da época. Mecânica, elétrica e suspensão em excelentes condições. Lindo interior vermelho sem qualquer problema. Cromados, frisos, emblemas de demais detalhes de acabamento perfeitos. Veículo com placas pretas.

Veículo em São Sebastião, SP

Sei que esse carro, IHR8076, esteve colocado à venda há uns dois anos. Tenho anotado que foi exibido em Lindoia em 2009, mas não possuo fotos de então.

Re: Plaqueta (adorno) coluna B

Esta mensagem foi atualizada em .
parece ter o embleminha do pasteur na coluna b, antecipando tal evento em pouco mais de um ano