MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
87 mensagens Opções
12345
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Esta mensagem foi atualizada em .
Gazineu - Postado em 03/04/2011 19:09:00 - Forumnow
Boa noite amigos do Fórum Simca!
Sempre tive muito interesse pela história do Museu do Automóvel de Caçapava. Como bom antigomobilista, não suportava ver o seu estado de abandono e carros como a Alfa RL ao relento. Recentemente fiquei a par do que estava acontecendo.
Fui a Caçapava ver com os meus próprios olhos os carros salvos e devidamente guardados e higienizados. Fiquei muito feliz pelo que ví.
Pelo o que me foi apresentado,o projeto está indo de vento em popa e não podia ser melhor! Tudo muito concreto e se desenvolvendo.
E por isso pergunto aos amigos,o que achariam da volta dos carros que estão em Brasília? Agora que os carros não estão mais abandonados não seria a hora da volta de parte da coleçao ao devido lugar?
Abraços!

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 03/04/2011 19:22:00 - Forumnow
Por ora, eu discordo disso. Os carros do DF estão em boas mãos. Quando o Museu retornar, pode até ser.

------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 04/04/2011 07:26:00 - Forumnow
Seja bem-vindo amigo,
Na minha humilde opnião, acredito que ainda não está na hora de ventilar essa ideia, até porque não temos nem lugar para abriga-los.
Para fechar, creio muito no que nosso amigo offspring falou, esses carros se encontram nas mãos certas.
Abraços!

------------------------------------------------------------------------------------------

Leon - Postado em 04/04/2011 08:25:00 - Forumnow
Gazineu, bem vindo.
Em relação à sua sugestão, há algumas ponderações.
Os citados carros estavam - mas não eram - do Museu, assim como vários outros expostos nos bons tempos.
Mais detalhes sobre a saga de resgate desses carros, parte de todo o processo que contribuiu para o resgate de todo o acervo, você pode verificar no tópico sobre o Willys Capeta.
De minha parte, penso que se ainda há em Caçapava algum carro que não fosse de propriedade do Lee, deveria ser devolvido ao legítimo dono (salvo na hipótese de doação ao novo Museu), para que todo o louvável esforço e dispêndio feitos pelos confrades sejam dedicados sejam bem destinados.
Grande abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 04/04/2011 11:19:00 - Forumnow
Saudações Amigos !!
o assunto esta cada vez mais empolgante aqui no Fórum , quando se trata do Museu Roberto Lee , isso é sinal que todos estão aprovando nosso trabalho , e querem o Museu a todo vapor ...
Pra manter todos amigos informados , o Governo do Estado de SP ja liberou uma verba para reforma das antigas instalações da Fazenda Esperança, e em entrevista a TV Band , o nosso Prefeito falou que quer as obras prontas ainda nesse ano .
Outra coisa que acredito que todos irão gostar , é que estamos acertando com um doador , a vinda de mais 10 ou 12 carros , esses serão doados para o Museu Roberto Lee , em perfeito estado de conservação , em breve informarei detalhes , OK .
Aproveitando o ensejo, sobre o Museu de Brasília , chegou a informação aqui em Caçapava que o Museu teria que deixar a atual instalação , ... eu até agora desconheço o conteudo dessa informação , apenas ouvi essa notícia... alguém poderia me informar a respeito... realmente é isso?
Caso o Museu de Brasília não tiver onde colocar o acervo , deixo informado que aqui em Caçapava ao contrário que o Amigo Lucas comentou... temos 40 veículos, vamos receber mais alguns, e existe espaço disponível pra mais de 100 carros , bem mais se for necessário !
Se for por falta de Prédio, podem ficar tranquilos, pois estamos trabalhando para reeguer o Museu Roberto Lee, mas também trabalhando para manter viva a História do nosso Antigomobilismo.
E os amigos de Brasília não ficaram sem nossa ajuda!! Além de ser uma grande satisfação ter o amigo Dr. Nasser como parceiro nessa empreitada !
Abraço a todos !!

---------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 04/04/2011 13:53:00 - Forumnow
Boa tarde amigo Tucker48,
Bom, sobre a questão do espaço, não creio que o centro cultural tenha sido feito para isso, acho louvável tudo que está sendo feito, mas acredito que o local foi apenas cedido para organizar os carros, trabalhar e assim que o antigo prédio estiver OK ai sim abrigar por la quantos carros quiser.
Posso estar errado nas minhas palavras, pois não tem pessoa mais bem informada sobre tudo, quanto você, mas como disse, minha opnião, não sou dono da verdade.
Gostaria também de parabenizar por mais essas ótimas notícias sobre os possíveis carros que serão doados e a liberação da verba. Você e a prefeitura estão fazendo um belíssimo trabalho.

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 04/04/2011 14:16:00 - Forumnow
Gazineu, os carros retirados do MPAM eram e ainda são da Ford e estão em Braslia porque a Ford passou o contrato de cessão em comodato ao Museu do Automóvel.
Nem todos os carros que permaneceram no museu eram da herdeira; dentre eles ainda existem alguns em comodato e na justiça existem processos em andamento para resgatá-los.

Mensagem original postada por gtx Postado neste tópico em 05/07/2009 10:20:00
pequeno esclarecimento.
o comodato não tinha prazo, mas obrigações. se os carros não fossem expostos ou o museu fosse fechado, deveriam ser devolvidos.
há 12 anos, tendo visto o estado do museu, e com a certeza de nunca seria reaberto, pedi ao célio batalha, então diretor da ford, pesquisa documental para saber o regime de cessão - comodato ou doação?
era comodato. ou seja, os carros eram da montadora.
o célio, hoje conselheiro celeste, me pediu para resgatá-los, sem divulgação e sem complicação. desde então estive com a herdeira no ameno trato do assunto. ela pediu concordância do condephaat, autor do tombamento dos veículos. era legalmente desnecessário, mas o órgão, sensibilizado, concordou.
tudo pronto para a remoção, incluindo o og pozolli como co-autor do laudo de verificação para entrega, desistiu. disse que só entregaria com notificação judicial.
o marcos oliveira, presidente da ford, mandou tocar. e, finalmente notificada, aconselhada por seus advogados, a herdeira concordou. foi educada, mandou desmanchar o muro colocado 'a frente do portão, e providenciar guicho-plataforma do jorge trovão, que removeu e os colocou, com cuidado e sem danos, sobre a cegonha.
achei que seria muito mais complicado. carreguei um, fusion v6, tração nas 4, apto a rebocar, extrair os carros imobilizados e sem manutenção há 35 anos. nunca os projetistas da ford imaginaram tal uso: rodas e pneus montados, porcas novas, chave de roda para uso profissional, cabos, compressor de ar, 150m de fio, ferramentas, cabo de aço, ganchos, luvas, wd em quantidade industrial. e dois números de telefone, destes com soluções que os advogados chamariam de ultima ratio regum, o último argumento do rei.
também, vindo de sp, o og pozolli, um dos criadores do antigomobilismo, colecionador estelar, um cavalheiro para assinar comigo o laudo sobre o estado dos veículos.
muito calibre, pouco uso. o vicente gonçalves, safo, antigomobilista de fé, fechou sua oficina e fomos juntos. teve algum trabalho para colocar as rodas no capeta - haviam-nas furtado -, retirar cavaletes. o resto, o jorge trovão resolveu. aliás, tudo se resolveu gentilmente
fiquei surpreendido por algumas passagens. primeira, a quantidade de pessoas de variadas idades, que foi ver o museu, apreciando, fotografando, como se estivesse funcionando. o sentimento era comum: como a cidade perdeu com o fechamento de sua maior atração turística.
escuro, úmido, piso alagado, escuro, mofo imperando, coisas aos pedaços, carros empilhados como sucata, todos matavam saudades ou curiosidade. outra, um antigomobilista havia lido o livro democrata, citou passagens, tirou dúvidas. outro ainda me apontava - é o cara do livro do carro que não existiu ...
os advogados da ford e da herdeira trocaram papéis, a ford me passou o contrato de cessão e as notas fiscais de transporte, e os carros seguiram para o museu do automóvel, em brasília.
eu agradeci ao apoio local, apontei o fusion de volta.
não sei o tamanho da complicação e custos para reparar os carros, especialmente pelos itens furtados. mas, independentemente das inevitáveis críticas, com a mais absoluta e plácida certeza de ter cumprido o dever de casa de todo antigomobilista: salvar e preservar a história.
sobre o maverick depenado, origem da aceleração final neste processo, quando vi as fotos do lucas aqui no sítio e formalizei queixa ao delegado de caçapava e ao secretário de cultura de sp, seus restos ficaram no museu. em 1975 a ford queria fazer comodato ao mpam e eu pedi ao flávio guimarães, diretor de rp e ao joseph o´neill, presidente, que fizessem doação, o que ocorreu. era perfeito, quase 0 km. mas nos últimos dois anos foi depenado.


PS: Seria interessante que todos os novatos lessem todas as postagens deste tópico, para se inteirarem da historia do museu e da luta de diversas pessoas em prol do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas (Museu do Automóvel de Caçapava) ou Museu Roberto Lee, como é chamado atualmente.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 04/04/2011 17:00:00 - Forumnow
Boa Tarde Amigo Rusiq..
O Senhor, por gentileza, poderia me informar quais os carros que estão em comodato?
Pois aqui em Caçapava desconhecemos tais informações , tendo em vista que todos os citados veículos do acervo foram doados ao Município de Caçapava, e ja faz parte do patrimônio Público .
Caso tenha algum processo em andamento , se tratando de algum carro , nada foi informado a nós .
A Secretaria de Cultura do Estado , esta envolvida nessa doação , então , acredito que se algum processo estivesse ocorrendo, seria comunicado a Prefeitura de Caçapava .
Não quero dizer que sua informação é falsa , pelo contrário... quero ficar ciente se caso o senhor tiver algum conteúdo a respeito .
Da mesma maneira que venho mantento informado esse Forum , sobre tudo que ocorre no Museu , gostaria de ficar atualisado em coisas que posso estar desconhecendo .

Ao Amigo Lucas , fica meu convite para conhecer nosso projeto , estarei a disposição no Centro Cultural, caso o amigo tenha a agenda sobrecarregada durante a semana, fico a disposição de mostrar o acervo e todo projeto, no final de semana, é só combinar OK ,
Forte abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------

Leon - Postado em 04/04/2011 17:53:00 - Forumnow
Algumas palavras sobre "comodato":

Mensagem original postada por norian em 08/10/2009 no tópico Simca Chambord
Hoje recebi este e-mail do pessoal que temos contato em Taubaté e a Simca continua lá conforme as fotos abaixo.
"EM SETEMBRO PASSADO FIZEMOS MUMA VISITA AO QUE SOBROU DO MUSEU DE CAÇAPAVA. PARTICIPARAM O PRESIDENTE DO CAAT, DR. EUGENIO, MEMBROS DO CONDEPHAAT ALÉM DE REPRESENTANTE DA FAMILIA MATARAZZO E DA PREFEITURA MUNICIPAL.
DA DÓ DE VER O ESTADO LAMENTAVEL EM QUE SE ENCONTRA O ACERVO DO MUSEU, FORMADO AOS LONGOS DE ANOS E MUITA GARIMPAGEM PELO FALECIDO ROBERTO E. LEE. DOS 113 VEÍCULOS EXISTENTES QUANDO FUNCIONAVA, HOJE RESTAM APENAS 29 E DESTES SÓ 4 ESTÃO EM ESTADO REGULAR DE CONSERVAÇÃO.
ALGUNS FORAM RETIRADOS POIS ESTAVAM EXPOSTOS EM REGIME DE COMODATO, OUTROS SOFRERAM ACIDENTE QUANDO VOLTAVAM DE UMA EXPOSIÇÃO EM S. PAULO, OUTROS SUMIRAM E OS QUE SOBRARAM TIVERAM BOA PARTE DE SEUS COMPONENTES ROUBADOS. VEJAM A FOTO DO TUCKER E DE OUTROS SEM PARTES DO PAINEL.
A DIRETORIA DO CLUBE DE AUTOS ANTIGOS DE TAUBATÉ - CAAT JUNTAMENTE COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA E O CONDEPHAAT ESTÃO TENTANDO SALVAR O QUE SOBROU DO ACERVO, QUE HOJE ESTA TOMBADO, PROVIDENCIANDO LOCAL ADEQUADO PARA A REMOÇÃO E EXPOSIÇÃO DOS AUTOS.
ESPERO EM BREVE COMUNICAR ESTA BOA NOVA."


Mensagem original postada por gtx em 10/10/2009 no tópico Simca Chambord
boa notícia. o eugenio é maneiroso e o advogado da família, também.
preocupa-me que o muro de vedação, demolido para que os carros da ford fossem retirados, permaneça removido. a chance de retomada dos saques é grande.
vi o stud quando lá estive, em julho, e o herdeiro do dono tem interesse em reave-lo.
norian, você pode perguntar alguém que esteve em setembro se pode confirmar a situação ? estava lá, ou não ?
o fairlane, salvo engano, foi para o rj, com interesses de restauração.
Perdoem minha ignorância automobilística, mas creio que o Stud (preto, placa AE-3429) em comento possa ser o President 1957.


E (mais) algumas histórias sobre o Lee e os carros do MPAM:

Mensagem original postada por gtx em 26/10/2005 no tópico Jipe Centaurus e outros brasileiros misteriosos
acidente (da Alfa). a francesa (Hellé Nice), liberal, independente, disputava com o embaixador Manoel de Teffé - o primeiro brasileiro a brilhar no cenário internacional. Teffé era um homem educado, fino. mas naquela época, final dos anos ´30, ser ultrapassado por uma mulher, era demais para as convenções. fosse por este condicionamento, fosse por pequena imperícia, fosse por não querer abrir passagem, o fato é que os dois monopostos se chocaram, causando o acidente.
o alfa romeo no museu de caçapava não é o desta história. este é um automóvel comprado em Minas, num posto pertinho da casa do Marcelo - ( marcelo, aquele 'a direita, sentido bhz-rio, metros após a subida para o Retiro das Pedras ). É falso. não utiliza o motor alfa bialbero e com compressor, mas um fiat, seis cilindros, 4 litros. Já dirigi esta barata no Ibirapuera.
o cadillac referido como sendo o pivô causador da morte do lee, não é o exposto. este, um sedan de ville, verde escuro, foi do dr fernando, pai do roberto, desde novo. o outro era mais novo, fleetwood, carroceria 62, azul claro metálico. também andei nele. dele nunca mais soube.
tucker. quando estive no museu há uma década, fotografei todos os carros. o alfa verdadeiro da héllé nice havia desaparecido. mas o tucker tinha o farol e o painel;
tucker 2 - o roberto e o eduardo matarazzo foram cunhados e iniciaram o e no antigomobilismo juntos. o motor do tucker ficou com o eduardo para arrumar; ou foi uma divisão, sabe-se lá: os participantes da história viraram história. dito motor estava no museu do eduardo em bebedouro onde, aliás, haverá grande festa de 2 a 4 de dezembro próximos.
porque tantas informações sobre o lee ? simples. ele era fissurado por automóveis antigos, e eu por automóveis não antigos. e o lee era um líder nato que não perdia oportunidade de conquistar novas adeptos para a seita antigomobilista.
dedicou-me muita atenção pessoal, paciência, nomeou-me seu advogado em Brasília. em suma, funcionou, na época em que eu me iniciava profissionalmente, como uma luz de intenso brilho a mostrar o mundo dos grandes negócios, e com uma paciência fraterna. era uma pessoa das melhores qualidades. com seu passamento, todos os que o conheciam, admiravam ou invejavam - e isto sempre há - reconheceram a perda de um ser humano valoroso, e de um homem de grande utilidade.
a placa preta e a tentativa de organização do antigomobilismo, trabalhos que assumi e desempenhei positivamente, nada mais foram que cumprimento de promessa. aos 41 o lee intuia não ter vida longa. obrigado pela oportunidade.


Mensagem original postada por Tio Lin em 16/11/2005 no citado tópico
NASSER
Achei a A&T com o artigo sobre o Tucker Carioca, conforme você mencionou (na verdade, está na edição nº 16 da "Auto & Mecânica Classic"). Mas a autoria não é do Caruso, e sim do Ferraresi.
A edição não traz data, mas imagino que seja de 2000, já que inclui artigo sobre os 75 anos da GM no Brasil. Imagino que a Quatro Rodas tenha fornecido os mesmos desenhos da AM Classic ao Darcy Vieira para que ele desenvolvesse suas imagens digitais, utilizadas na edição de abril de 2002.


------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - 04/04/2011 18:24:00 - Forumnow
Boa Noite amigo ,
esse laudo mencionado pelo caat tenho aqui em mãos... me desculpe, mas todos nós sabemos que não são apenas 29 carros, e que não são apenas 4 veículos que estão razoáveis, mas temos pelo menos uns 25 carros em boas condições.
O pessoal que foi fazer esse relatório, sequer identificaram os carros corretamente, ficaram com medo de colocar as mãos na sujeira.
no meio de toda a sugeira e escuridão , os mesmos se confundiram sobre várias marcas e anos ,
falo isso porque tenho o laudo aqui na minha frente.
Afirmo a todos amigos com toda segurança ,são 40 veículos , e quem tiver alguma dúvida pode vir aqui em Caçapava , ou mesmo ver a matéria da Classic Show 55, tem todos os carros, e belas fotos detalhadas.
Sobre o Fairline, desconheço o comodato de tal carro , e também desconheço o comodado de um Cadillac 34 que estava do lado dele , e ja vi postagem aqui mesmo nesse Forum que ambos veículos foram retirados daqui irregularmente.
Ja solicitei antes aos amigos, agora é hora de agirmos em pró do Museu, ja passou a época de ficar se lamentando sobre o abandono .
tenho certeza que muita gente sabe do paradeiro de muita coisa daqui subtraida.
E quero ver todos aqueles que a anos reclamaram pelo museu , se manifestar nesse momento Ainda não vi nada de positivo em vários comentários, apenas comentários sem muito proveito.
Desculpe-me a sinceridade, mas se ficarmos com ênfase a assuntos passados, acredito que pouco ajudará.
Outra coisa, eu gostaria de saber a realidade sobre o Museu de Brasília, se realmente estão tendo dificuldades, ja me manifestei, aqui em Caçapava tem espaço suficiente. Ok.
abraço a todos amigos .

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 04/04/2011 20:34:00
O Fairlane 58 tinha até o símbolo da família Lee na porta. O Cadillac 1934 é uma história complicada: Comprovadamente - e legalmente! - doado por Luis Severiano a Roberto Lee (em 1967 pu 1968), o carro foi redoado pela família Severiano a um colecionador, o qual o retirou do Museu em 2004.
Quanto ao relatório do CAAT, eu tive acesso a ele há 1 ano atrás. Preferi não comentar. Estava bastante errado: faltavam carros como o Cord, Buick 1927, Graham Paige Hollywood, Delage, Vauxhall, Henry Jr., dentre outros. Além do mais, erros em anos de todas as Cadillacs e nomes trocados de alguns carros.
Eu estive por lá em 2003, quando fui aos 3 galpões - tenho registro de tudo em fotos. Naquela época, eu já tinha dado ao CAAT a lista correta dos carros. Porém, a nova diretoria (a qual fez este vicioso relatório) simplesmente ignorou a minha e fez uma nova bastante errada.
O CAAT, hoje, não é mais um clube de Vanguarda - ou seja: Seus membros atuais têm entre 40 e 50 anos, e eram jovens na época da fundação do clube, em 1987. O pessoal das antigas está afastado e muitos, infelizmente, já passaram - há apenas o dr. Eugênio e o Miné indo a alguns passeios.
Isto fica notório pelos passeios do clube, que têm em sua maioria carros "novos", como modelos fabricados entre 1960 e 1980, das linhas nacionais GM, Dodge, Ford e, principalmente, VW. Ta ai a falta de conhecimento geral e específico de modelos mais antigos. Não é nenhuma crítica de minha parte, de forma alguma! Apenas vejo isto como o interesse da maioria, que gosta mais de carros 60/80.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 04/04/2011 22:42:00
Obrigado mais uma vez ao amigo Off, seus comentários são muito precisos , é de pensamentos como os seus que precisamos.
Tem muita coisa relacionada ao Museu Roberto Lee sendo escrita na net e em outros meios de comunicação que não passam de mera expeculação .
Estou estudando o Museu a anos , moro em Caçapava , sou entusiasta e hoje trabalho na revitalisação desse acervo , posso afirmar com segurança , poucas pessoas sabem sobre esse Museu como o amigo Off , realmente é de se admirar tal conhecimento e interesse pelo assunto .
Conto com suas informações e aguardo sua visita !!
Sobre o laudo do Caat ... o amigo ja disse tudo , ... sinto muito !
Abraço a todos amigos !!

------------------------------------------------------------------------------------------

Kensller - Postado em 04/04/2011 22:55:00
Neste domingo no Vrumm, teve uma matéria sobre o Cadillac 1941 coupe cinza (ex de Glen Miller) que pertencera ao Lee. Vejam o site do programa.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 04/04/2011 23:38:00
Por Favor , ensisto ainda nas informações passada pelo Amigo Rusiq anteriormente ...
o comentário foi que ainda tem veículos aqui no acervo que esta em processo de retirada , por se tratar de comodato .
Gostaria de saber quais são os veículos , pois tais informações são desconhecida aqui em Caçapava . E qual a real e atual situação do Museu de Brasília , está ou não em dificuldades de acomodação do acervo ?
aguardo tais informações com urgência .
Obrigado !!

------------------------------------------------------------------------------------------

Leon - Postado em 05/04/2011 08:50:00
Tucker, tentarei esclarecer esta polêmica dos comodatos:

O que eu fiz, ao - apenas - transcrever comentários em diversos tópicos deste fórum, foi exemplificar uma possível situação de comodato, empréstimo ou qualquer nome que se atribua a um carro que estivesse no MPAM mas que não fosse de propriedade do Lee.
Não transcrevi nada sobre comodato de Fairlane nem de Cadillac, mas apenas de um certo Studebaker:

vi o stud quando lá estive, em julho, e o herdeiro do dono tem interesse em reave-lo

E as fotos postadas mostram um carro preto, placa AE-3429. Na minha ignorância de modelos, mas cotejando com a listagem dos veículos anteriormente postada, creio - mas não posso afirmar - que seja o modelo President 1957.

Quando respondi à sugestão do Gazineu, expus meu pensamento que a dedicação de todos que estão envolvidos no projeto de resgate do Museu de Caçapava devesse se concentrar apenas nos veículos que, inequivocadamente, eram de propriedade do Lee. Imaginem por um instante o tempo e dinheiro despendidos na restauração do citado Stud para, de repente, aparecer o verdadeiro dono (se isso for verídico) e levá-lo embora...

Por derradeiro, em resposta a seu comentário de que "Desculpe-me a sinceridade , mas se ficarmos com ênfase a assuntos passados , acredito que pouco ajudará", esclareço que, quando fiz as transcrições, procurei contextualizar as circunstâncias das informações prestadas, com referências de datas e pessoas envolvidas, justamente e apenas para poder rastrear e confirmar a possível realidade dos tais comodatos. Quanto aos sentimentos externados em relação ao CAAT, nada tenho a ver com isso, embora ache no mínimo lamentável tal situação.

------------------------------------------------------------------------------------------

Offspring - Postado em 05/04/2011 11:23:00
Este Studebaker é parte do Acervo do Museu. Se quiser saber mais sobre isto, basta procurar nos autos do processo de inventário do Lee. Sem mais!

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 05/04/2011 14:40:00
Marcelo “Tucker48” Bellato
O que foi transferido, doado ou cedido em comodato à Prefeitura de Caçapava? O museu e todo o seu acervo?
Qual foi a relação do acervo que lhe entregaram? Se lhe entregaram você sabe quais os carros eram do Roberto Lee e quais não eram.
Você sabe que todos os carros existentes no museu estão tombados e também sabe que para qualquer reparo ou conserto num bem tombado você precisa apresentar um projeto para aprovação pelo Condephaat, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Alias você já foi ao Condephaat e deu uma olhada no processo de tombamento dos carros do museu? Se não foi é bom ir, assim você ficará sabendo quais eram os carros que existiam no museu quando do tombamento, verás fotos da época, saberás o estado de conservação e quem era o proprietário dos carros em questão. No Condephaat irão lhe ajudar com presteza e não lhe criarão problemas, mas você não pode retirar nenhuma das pastas do processo. Você poderá examina-las e até copia-las mas não sairão do arquivo.
Se pretendes fazer um serviço bem feito vá atrás e não espere que outros façam por você.
Quando disse que os novatos deviam ler o que já foi feito pelo museu estava incluindo você também.
Leia tudo o que esta neste tópico, desde a 1ª página e procure nos outros tópicos o que vinhamos falando sobre o MPAM há muitos anos. Isto é demorado, mas compensa.

Para obter informações do Museu do Automóvel, em Brasília, é muito fácil; basta procurar o tópico “museu do automóvel” neste mesmo fórum.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Offspring - Postado em 05/04/2011 14:53:00
Rusiq, não acho necessário argumentar o Tucker48 dessa forma. Lembre-se que muitos da prefeitura de Caçapava, à época da doação do acervo, queriam jogar fora muitas "sucatas" (incluindo Delage, Rolls Royce, Cord e outros). Se não fosse a intervenção do nosso colega Bellato (Tucker), muita coisa seria jogada fora.
Acho que devemos um pouco ao trabalho deste cara. Portanto, não é simples assim: Ele apenas quer embasamento na tua justificativa de que o Studebaker 1957 é de comodato - quando na verdade, não é; tampouco, o Fairlane 58 e o Cadillac 34 eram.
Na semana passada, recebi um email do Condephaat dizendo que há tudo o que precisamos em seus autos - tais quais fotos dos carros feitas em 1981, pelo Veteran Car Club. Também tenho todo o processo caso alguém quiser ir até lá, pedindo por protocolo, para obter tudo isto: Páginas 219 a 224 do processo #00002/71, com autos de 30/04/1981, consoante à resolução 50 de 13/05/1982.
Se o sr. já tem esse processo em mãos, incluíndo as fotos, seria muito útil nos enviar. Ou, outrossim, caso alguém já o tenha, seria boa a colaboração.
Ao invés de um ficar argumentando o outro para dizer "ué, você está ai e não sabe disso?", seria muito mais interessante trazer os fatos à baila ao invés de fomentar uma discussão pífia e irrisória.

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 05/04/2011 15:23:00
Offspring e Tucker 48 são apelidos de uma mesma pessoa? Isso pouco importa...

Offspring disse: -Na semana passada, recebi um email do Condephaat dizendo que há tudo o que precisamos em seus autos - tais quais fotos dos carros feitas em 1981, pelo Veteran Car Club. Também tenho todo o processo caso alguém quiser ir até lá, pedindo por protocolo, para obter tudo isto: Páginas 219 a 224 do processo #00002/71, com autos de 30/04/1981, consoante à resolução 50 de 13/05/1982.
Senhores, com a informação acima, acho que o assunto esta encerrado.

------------------------------------------------------------------------------------------

Gtx - Postado em 05/04/2011 15:48:00
para colaborar.
tenho o ato de tombamento dos veículos assinado pelo cunha bueno que à época entendeu fazer o máximo para preservá-los.
há, também, o descritivo feito por três sócios do então vcc sp, e que deu base ao ato oficial. posso encaminhá-los em fotocópia a alguém, como o marcelo, que tenha titularidade oficial para cuidar do assunto;
o tombamento não significa uma chancela de propriedade dos itens, mas o véu de interesse do estado sobre os veículos, independentemente de quem seja o proprietário;
há alguns veículos que sei pertencer a terceiros, como foi o caso do ford 58 tão citado como do museu ou do lee. aliás, para lembrar, os termos de comodato ou de doação ao mpam eram sempre condicionados ao funcionamento do museu, caso contrário ocorreria a devolução ao cedente ou proprietário pelo encerrar da cláusula básica motivadora do negócio, que era a sua exposição pública.
alguns dos carros que me lembro nestas condições:
packards 27 e 29 - fechado e 4 portas conversível; singer 51; cadillac 54 fernando lee; studebaker 57.
particularmente neste caso, que acompanhei desde que o automóvel foi entregue em excepcional estado no escritório do lee, era o carro de uso pessoal do domingos fernandes, ex representante studebaker no brasil, criador da vemag. continua pertencendo à família fernandes.
a herdeira sabia da situação jurídica destes veículos.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Tucker48 - Postado em 05/04/2011 17:32:00 - Forumnow
Obrigado GTX ... era só isso que eu queria saber , quais os veículos que foram doados ao Município de Caçapava , que estão em processo pelo verdadeiro proprietário ou Herdeiro para recuperar a posse .
respeitando a opinião de todos amigos , ... acho que não é motivo de discordia , pois a finalidade de nós todo, é a mesma !!... ou seja , o Museu Roberto Lee.
O amigo Rusiq tem sido muito prestativo em algumas informações , mas eu somente solicitei embasamento ...
Pois estive sim no CONDEFHAAT, e ninguém de lá sabe desses processos relacionados, aos citados veículos pelo amigo GTX.
O OFF é uma pessoa , e Tucker48 é outra , ou seja , eu Tucker48 mais conhecido como Marcelo Bellato , moro em Caçapava , e o OFF é um colega de Taubaté , conhecido e respeitado no meio dos atigomobilistas , tanto aqui na nossa região quanto em vários outros lugares .
O Off quando disse que se possível nos passe tais documentos e fotos , é porque ele é um dos fortes voluntários que vem me ajudando no resgate de toda HISTÒRIA desse Museu . ...
Ja fiz o convite ao amigo GTX , para me ajudar nessa empreitada, da maneira que vem ajudando o Off , pois ja mencionei em e-mail particular a importância de todo seu conhecimento e influência . Fico grato por essa informação esclarecida .
Ao Amigo Leon , peço-lhe minhas sinceras desculpas , pois de maneira nenhuma quis ofendê-lo , apenas resumi de maneira mal interpretada meu comentário relacionado , ... pois entendi sua intenção , mas coloquei mal a correção referida sobre o laudo do CAAT . ... mas uma vez , ... desculpe-me !!
Amigos ... quero completar que , quando entrei nesse Fórum , acreditei que todos aqueles que ao decorrer de vários anos estavam reclamando o abandono do Museu Roberto Lee , iriam ser fortes aliados para poder levantar toda História e patrimônio resgatado.
De maneira nenhuma gostaria de criar discuções ou entrigas . Se houver desentendimento , acredito que o sussesso será dificultado .
Quero deixar bem claro a todos , que esse não é o único veículo de comunicação que procurei ,
Minha intenção aqui , além dos interessados no Museu , como o próprio Tópico diz . ... também é o SINCA do Brasil .
Todos sabem que temos aqui no Museu um Sinca precisando de padrinhos , então antes de qualquer coisa , eu queria conquistar a amizade dos usuários do Sinca do Brasil , ... ou os amigos achariam que eu iria procurar ajuda para o Sinca do Lee no Fusca Clube .
Estou em contato com o Official Tucker Club , Cadillac Club dos EUA, Rolls Royce Club da Europa , e vários outros clubes relacionados a cada veículo do Museu .
Mas se aqui eu achar que apenas vou conseguir confusão , ao invés de ajuda , prefiro deixar de postar aqui as informações que venho trazendo a vcs de primeira mão ,
E apenas entrar em contato particular com as pessoas que realmente estão se prontificando .
Mais uma vez agradeço aos amigos que positivamente vem me trazendo muita ajuda , ja falei antes , não precisa sequer colocar a mão no bolso , Basta ter Boa vontade !!
Forte abraço a todos .

------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 05/04/2011 18:05:00 - Forumnow
Tucker48, as coisas não funcionam assim, acredito que todos desse fórum tiveram algo bom a apresentar sobre o museu, aqui talvez tenha o maior número de informações, algo que até 3 ou 4 anos atrás não existiam, apenas nas lembranças.
Como disse em minhas últimas msg, você hoje é a chave para a crescente desse museu, pois tudo que acontecer com esses carros será de inteira responsabilidade tua. Você já escreveu e ainda vai escrever muito na história desse museu, junto com a prefeitura,o governo do estado e todos que aqui lutam pelo antigomobilismo.
Hoje divido a história desse museu em 3 partes:
Parte 1: Nasser - acredito que se não fosse por suas incansáveis brigas e intervenções judiciais junto a polícia e demais departamentos, hoje esses carros poderiam estar piores.
Fórum Simca - como disse, aqui se encontram verdadeiros antigomobilistas e destes, muito ajudaram com suas histórias e fotos.

Parte 2: Prefeitura, Marcelo Bellato - Hoje graças a esforços realizados por esses o museu passou a ser de Caçapava.
Parte 3: Marcelo, Caçapava e antigomobilistas: Construir a história novamente, os carros e o local do antigo museu, cabe a todos nós e principalmente você Marcelo, pois como disse, você está a frente de tudo isso.
Pontos de vista devem ser respeitados, cada um tem uma opnião, se está certa ou errada o tempo dirá.
Não adianta ficar bravo, querendo chutar o balde, pois se não for aqui, em outros lugares você irá encontrar diferenças nas idéias, mas nem sempre isso é negativo, pelo contrário, podemos pegar as diferentes e usar a nosso favor.
Fico aqui a disposição, infelizmente não tenho 5% do conhecimento dos colegas que aqui participam, mas posso ajudar de alguma forma.
Tenho aqui uma idéia, gostaria de montar o site do museu, posso usar meu conhecimento para pelo menos ajudar em algo.
Além disso tem algumas peças na minha casa que podem ser doadas.
abraços e não chora não...(brincadeira amigo)
Aguardo seu contato em resposta a mensagem privada que enviei através do fórum.

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 05/04/2011 18:17:00 - Forumnow
Eu não tenho nada a ver com o Museu, mas tenho enorme nostalgia, interesse e admiração pelo acervo que eu conheci quando criança; sou um jovem antigomobilista, mas que desde pequeno adoro esses carros.
Eu já fiz o requerimento ao processo nessa semana, depois de um colega colecionador tê-lo examinado e me dito o seu conteúdo. Portanto, eu (re)afirmo: o FAIRLANE 58 e a CADILLAC 34, ambos retirados do museu, fazem parte do acervo do museu.
Apenas sei da história da Cadillac, após falar com o ATUAL DONO: Ele me disse que o carro foi doado pela família Severiano a ele. Porém, o carro já fora doado outrora, segundo documentos provatórios, pelo próprio Luis Severiano ao Roberto Lee. O atual dono, que nada tem a ver com isto, tem o carro a justo título.
Quanto ao Fairlane, ele tinha o brasão da família Lee em sua porta, conforme vi - a olho nu - em visita ao galpão, em 2003.
Embasado nisso, e com uma quantidade notória de fotos fotos e recortes de jornais, tive a honra de escrever no portal AutoClassic uma matéria sobre o museu - a convite da amiga Teresa Gago, proprietária do supracitado.
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=10868

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 05/04/2011 18:45:00 - Forumnow
Mensagem original postada por gtx
alguns dos carros que me lembro nestas condições:
packards 27 e 29 - fechado e 4 portas conversível; singer 51; cadillac 54 fernando lee; studebaker 57.
Nasser, eu realmente não sabia dos Packards e do Singer. Apenas tenho uma informação: Enquanto o Lee vivia, havia 4 carros em comodato, além daqueles que estão sob tua tutela hoje.
São eles, segundo a antiga revista Motor Três: Rolls Royce Silver Ghost (Família Matarazzo), Renault 1906 (Família Scarpa), DKW Carcará (DKW) e Cadillac 1941 preta (Família Matarazzo).

------------------------------------------------------------------------------------------

Catelli - Postado em 05/04/2011 19:59:00 - Forumnow
Prezados senhores é com grande satisfação que venho entrar neste forum tão comentado.
Desde de pequeno sou envolvido no meio dos antigomobilistas frequentei muitas vezes junto ao meu pai inumeros encontros e festividades, e em uma dessas reuniões viemos a conhecer o Sr Roberto Eduardo Lee então genro do Sr Matarazzo. Não me recordo bem da face do Lee, apenas me lembro, porque anos mais tarde viemos então a conhecer de perto aquela fantastica coleção situada nao Vale do Paraiba - Caçapava - SP.
Tenho algumas fotos desta visita e fiquei maravilhado com tudo aquilo, anos se passaram e meus objetivos tambem, mas mesmo assim não me afastei do meio que no entanto tenho muitos amigos e foram amigos do meu pai, mas no ano de 2009 participei de um projeto na FORD de Taubaté junto a empresa Alemã Thyssen Krupp e em um dia de folga resolvi ir até a cidade de Caçapava ver o museu, sabendo que ja estava desativado mas não abandonado do jeito que vi....
Foi algo chocante ver os poucos carros que sobraram todos em estado deproravél, mas no final de 2010 recebi uma ligação de um amigo que fiz na FORD e mora em Caçapava dizendo que o acervo do Lee foi doado á Cidade, então comecei a pesquisar o assunto e a hora que vi ja estava envolvido tão quanto.
Acabei me dirigindo a Caçapava para ver se consegueria ter acesso aquelas velhas lembranças e por minha surpresa tive. Fui muito bem recebido pelo Sr Bellato que com toda paciência me apresentou ao restante do que sobrou do acervo no qual ainda possue muitos carros bons.... e nesse mesmo dia estava tendo a visita do pessoal da Revista Classicshow.
A proposito os carros que foram retirados de Caçapava; será que vão voltar pra lá? Como por exemplo alguns que estão em Brasilia e senão me engano dois no Rio de Janeiro e outros espalhados por ai.
Pelo que vi em Caçapava em um espaço chamado Centro Cultural o que não falta lá é espaço para mais veiculos e força de vontade das pessoas realmente envolvidas nesse projeto como o Sr Bellato. Que tal o pessoal do CAAT dar uma força lá, não seria nada mal?
Parabéns aos envolvidos pelo projeto e digo que não desitam pois o que o Sr Roberto lee mais queria era que "O museu Sobreviva a Todos Nòs"
Sem mais

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 05/04/2011 20:55:00 - Forumnow
Olá, Catelli.
Primeiramente, gostaria de ter dar as boas vindas ao nosso debate.
Seria um presentão a todos nós se pudermos ter formas digitalizadas dessas tuas fotos. Infelizmente, são pouquíssimas fotos que temos do museu quando funcionava. Nosso colega LUCASCPV já nos deu algumas, por quanto eu tenho de 2003 e 2004 - já publicadas na rede por mim.
Que você nos contribua muito com histórias e fatos, para aumentar mais ainda nosso "acervo virtual" daquilo que sobreviveu em memórias.
01 Abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 06/04/2011 12:39:00 - Forumnow
não sei sobre o rolls ou o cadillac. o renault era dos scarpa e foi devolvido logo após o passamento do lee.
o carcará era do museu. sumiu enquanto aguardava restauração.

------------------------------------------------------------------------------------------

Leon - Postado em 06/04/2011 17:02:00 - Forumnow
Tucker48, entendo desfeito o mal-entendido, sem ressentimentos.
LucasCPV, faço coro à sua manifestação, lúcida como sempre. Parabéns!
Abraços a todos!

------------------------------------------------------------------------------------------


 Tucker48 - Postado em 07/04/2011 23:00:00 – Forumnow
 Rusiq - Postado em 05/04/2011 15:23:00
Offspring e Tucker 48 são apelidos de uma mesma pessoa? Isso pouco importa...

Offspring disse: -Na semana passada, recebi um email do Condephaat dizendo que há tudo o que precisamos em seus autos - tais quais fotos dos carros feitas em 1981, pelo Veteran Car Club. Também tenho todo o processo caso alguém quiser ir até lá, pedindo por protocolo, para obter tudo isto: Páginas 219 a 224 do processo #00002/71, com autos de 30/04/1981, consoante à resolução 50 de 13/05/1982.
Senhores, com a informação acima, acho que o assunto esta encerrado.
resumindo...
Não existe processo em andamento para retirar nenhum carro do Museu Roberto Lee e sim para resgatar alguns que foram retirados ...
Abraço a todos

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 08/04/2011 00:57:00 - Forumnow
Amigo Rusiq , ja te respondi na mensagem Privada , meu endereço eletrônico já esta a sua disposição Ok .
Abraço .

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 08/04/2011 17:51:00 - Forumnow
Por gentileza  amigos .
Confiram esse Link e entendam qual meu objetivo em relação ao Museu Roberto Lee.
http://youtu.be/CcKgmAf9O0M
Pra que todos entendam o propósito de tudo .
Obrigado .

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 11/04/2011 01:02:00 - Forumnow
Sobre o Lucas , ... recebi esse jovem hoje aqui no Centro Cultural , pois todo final de semana vou até o local verificar se esta tudo sob controle ,
O mesmo jovem , desprovido de conhecimentos e mal sabe distinguir os veículos ,mas munido de uma educação bastante admirada .. me surpreendeu pela reação ao adentrar e ver os carros que a pouco tempo todos sabem como estavam .
Os olhos dele brilharam , e alí percebi que ele é um antigomobilista de DNA.
Como disse antes , não precisa possuir vários carros , nem conhecer toda história , mas sim ser interessado pelo assunto , pois um dia eu também não sabia diferenciar um Dodge de um Landau,... e nunca é tarde para começar .
Permiti ao jovem Lucas que fizesse quantas fotos fosse possível , ele queria fazer pesquisas , para poder ajudar , e o que ele poderia ser útil ao Museu , ... Falei a ele que o objetivo do Museu é esse mesmo , PESQUISAR E APRENDER!!
Fez várias fotos do Simca , e me pediu se poderia postar no Fórum do Simca , para tentar identificar com precisão qual modelo se tratava , pois estamos em dúvidas se realmente é um Tufão ou um 3 Andorinhas .
Meus Amigos ... só quero dizer com toda essa História ,.. não é com esse nível de conversa que vamos fazer alguma coisa para o Museu se reerguer ,
Vamos parar com essas conversas que nada agregam , e fazer algo realmente em pró do Museu .
Gostaria que todos os amigos entusiatas fiquem tranquilizados , que o Museu não está nas mãos de um Amador inexperiente .
Mesmo eu tendo que diblar até os ciumentos aqui da prefeitura, que quando percebem que ja estou andando a muitos Kilometros na frente deles, os mesmos tentam me amarrar . ...
Muita coisa ja estou fazendo com o aval do Prefeito !!
Faço um convite a todos, compareçam até o Centro Cultural e se apresentem a mim , para conhecer nosso projeto, e se possível me dar idéias que possam ajudar o nosso Museu ,..
Se a intenção dos amigos é ajudar , estarei a disposição !!
Abraço aos Amigos .

------------------------------------------------------------------------------------------

Catelli - Postado em 11/04/2011 01:15:00 - Forumnow
Amigos
Estou estupefato com os relatos aqui citados por alguns deste debate. Se toda essa energia fosse posta em favor da Historia e da vida do Sr Roberto Eduardo Lee e de seu então legado, acho que seria muito mais casual as idéias expostas em prol deste maravilhoso Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas. Chega a ser ate algo ironico ler tanta coisa sem importancia ainda mais daqueles que se dizem moradores desta cidade que ao invés de te apoiar parecem estar jogando contra o patrimonio.
Devido a essa tecnologia avançada e com recursos que na minha humilde opinião mais atrapalha do que ajuda em termos de informação, basta ir até o Google digitar o que quero e pronto, já estou por dentro do assunto pesquisado. Sim, tudo mais rápido, acessível e posso dizer menos prazeroso. Por que? Pego um exemplo de um amigo nosso aqui da capital Sr. Edson um fanático "Purista" que em uma de suas conversas com um fregues de seu Bar Temático (hoje fechado) na Mooca ficou sabendo de uma, isso mesmo, uma calota especifica para um Fiat Topolino de sua coleção, que segundo outras informações estava na cidade de Brescia - Itália.
Resumindo ele foi até Brescia averiguar tal informação e realmente era pura verdade. O que quero dizer com esse exemplo amigos, é que se realmente querem ajudar, vão até Caçapava e até mesmo o pessoal da cidade e procurem ajudar as pessoas que estão agora a frente deste projeto. O que fizeram no passado nada adiantou, mas agora é o presente, isso que importa e tenho certeza que o R.E.L esta muito contente de ver pessoas engajadas no processo de revitalização.
Deixo um recado ao amigo que fiz e se assim posso declarar, pois nos falamos pessoalmente apenas uma vez, Sr. Bellato vi sua luta e seu empenho e também as criticas e elogios que tem recebido do Brasil e também do Exterior a vossa pessoa, tenho ciência e pelo que fiquei sabendo aqui em SP através de amigos colecionadores e alguns que chegaram a conviver com o Sr. Lee, receberam propostas para serem os precursores deste projeto e sabe qual foi a resposta deles? NÃÃÃÃOOOO, isso é muita responsabilidade e "Bucha".
Então meu caro não me leve a mal pelo conselho que irei te dar, afaste-se desses Blogs, Fóruns, Tópicos, Sites... isso só vai te atrapalhar e trazer negatividade. Voce não tem que provar nada a ninguém, quem quiser informações que procure o setor de comunicação da prefeitura de Caçapava e tire-as, certo? Tem muitos interesseiros querendo angariar votos e status, publicações em revistas, TV e outros meios de comunicação as suas custas.
No entanto rapaz você é o centro das atenções agora e pessoas vão querer tirar proveito dessa ENORME Responsabilidade que você assumiu, que a meu ver não tem outra pessoa nesta cidade com tal qualificação e dedicação.
Porem amigo estarei a sua disposição pra qualquer eventualidade que precisar aqui em SP e logo gostaria muito de ir novamente a Caçapava acompanhar esse processo no qual vossa pessoa terá muito trabalho e sei que a recompensa ao ver esse Museu renovado vai compensar todas as dores de cabeça. ok.
Fica na paz de DEUS .

------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 13/04/2011 09:19:00 - Forumnow
Olá apaixonados por Simca,
Na busca de colaboradores para ajudar na restauração dos carros do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, do Roberto Lee, venho através deste tópico pedir auxílio para restauração do Simca que la se encontra.
https://picasaweb.google.com/116761241875383815867/Simca1963#
Estamos precisando descobrir qual verdadeira identificação do modelo , se é um Chambord, Tufão , 3 Andorinhas.
Está sendo realizado um trabalho sério encima de todos os carros, mas sozinhos não iremos chegar a lugar algum, por isso a colaboração de todos é de extrema importância.
Qualquer tipo de ajuda é muito útil para o Museu.
Vale lembrar que a parte de funilaria é de fácil restauro, o problema maior são peças internas, detalhes e história.
PS - Segue e-mail para contato: mpamcpv@gmail.com , este já estará sendo aberto diretamente pelo responsável pelo restauro do museu.
Obrigado!

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP



Bem Tombado

Coleção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas


Coleção de Veículos e Acessórios do
Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas
       

Localização: Fazenda Esperança

Número do Processo: 00002/71

Resolução de Tombamento: Resolução 50 de 13/05/1982

Publicação do Diário Oficial
Poder Executivo, Seção I, 21/5/82, pg 13

Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 201, p. 52, 24/08/1982

O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi fundado em 1963, quando o governo do Estado de São Paulo considerou-o de utilidade pública através do Decreto-Lei no 42.254. O Museu surgiu de uma coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas por Roberto Eduardo Lee, desde 1948. A partir de 1964 todo o acervo foi tranferido do galpão pertencente à S. A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, São Paulo, para a Fazenda Esperança. Em 1962, a coleção particular de Roberto Lee já contava com mais de 20 veículos, muitos dos quais de grande valor histórico, tal a sua raridade. Hoje, o acervo tombado é composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de automóveis clubes de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Offspring - Postado em 14/04/2011 15:03:00 - Forumnow
Lucas, excelentes fotos! Pra mim, é um Chambord Três Andorinha - por causa do painel revestido e da coluna "C", onde fica o vidro traseiro ser do modelo até 1964 (do tufão em diante é tipo do Aero Willys 2600). Ele deve ser 1963 ou 1964.
Vamos rir um pouco?
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI225359-10142,00-VEJA+GALERIA+DAS+RARIDADES+ABANDONADAS+DO+MUSEU+DE+CACAPAVA.html

------------------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 16/04/2011 14:23:00 - Forumnow
Irapuã, Tucker48 e Catelli, faço minhas as suas palavras.
Quem já chega agredindo não está com boas intenções, não sabe o que é respeitar os outros, não está contribuindo, não deseja o sucesso da empreitada e não tem condições de reconhecer o bom trabalho alheio.
A inveja e o prazer de destruir são características que atingem boa parte dos seres humanos, infelizmente.
Deixo a esses um recado que se encontra em algumas lojas aqui em Minas:
“Você que chegou agora e está criticando, deveria estar aqui na hora de fazer”. Nóis é capiau, mas sabe das coisas.
Offs, ótima dica. Vale a pena conferir esse link que você informou.
Viram como o Tucker ficou bem ao lado do Chambord?

------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 17/04/2011 08:44:00 - Forumnow
Com a ajuda do Marcelo Belatto vou dar uma limpada no motor do simca e copiar o número de série... assim que tiver as fotos nas mãos passo para os amigos me ajudarem com mais informações, no mais agradeço as dicas das enciclopédias MARCELO e Offspring.

------------------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 17/04/2011 12:56:00 - Forumnow
Lucas, não se esqueça de mandar pra gente o número do motor e o número de série que se encontra na plaqueta preta, nas fotos não foi possível ver porque estavam desfocadas. Gostaria muito de ter esses números para colocar no nosso cadastro.

------------------------------------------------------------------------------------------

Norian - Postado em 17/04/2011 18:20:00 - Forumnow

Conforme imagem postada pelo Rusiq em outro tópico, o chassis dela é C 10508.
Ela foi fabricada na metade de Dezembro de 1961.
Vai dar muito, más muito trabalho restaura-la, mas ainda acho que vale a pena, nada é impossível e já vi coisas piores voltarem a originalidade.

------------------------------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 18/04/2011 19:32:00 - Forumnow
a informação veiculada pelo norian é correta. o número do chassi é 10.508 e o do motor, 10.900. digo adicionalmente que tal engenho foi substituído e gravado pela fábrica.
o automóvel está registrado como 1962 e tinha, pré desabamento do teto do galpão e pré furto dos detalhes, frisos identicos aos do ano 1962, finos, saindo das extremidades dos paralamas dianteiro e traseiro, e se encontrando nas portas, entremeando o emblema com as três andorinhas.
entretanto, tal modificação, pelo visto para uma atualização, posto que ´62, ´63 e ´64 primeira série utilizaram o mesmo visual externo, parece ter sido feita por quem o vendeu ao roberto lee como automóvel pouco rodado e perfeito - e o era. originalmente pela data, o friso seria mais largo, único e ascendente, como o eram os da série 1961 até o lançamento da modelia 1962 ao fim do primeiro trimestre.
a restauração é de dificuldade média e poderíamos, todos os que temos estas peças cuja classificação varia entre raridade e porcariada, fazer alguma contribuição com itens faltantes.
claro, para não virar decepção sobre decepção, ante um projeto fechado de necessidades, meios de satisfaze-las, custos e um gestor. coisa de pé no chão.
Tucker48 - Postado em 18/04/2011 19:59:00 - Forumnow
Saudações aos Amigos , ...
melhorou o conteúdo da conversa , espero que quem não esteja interessado em ajudar ,... também não venha a conturbar novamente esse tópico .
Sobre a idéia do GTX ,, muito louvável , pois realmente ja vimos muitos projetos de restauração começar sem planejamento e não chegar ao resultado final com êxito .
Para isso realmente precisa de planejamento,... pois vamos lá .
Na parte de funilaria ou lanternagem , ja temos esse serviço disponível e com exelente qualidade , alguns restauradores ja se prontificaram em fazer .
Para esse Simca do Roberto Lee , precisamos antes , angariar todas as pçs faltantes , depois sim começar a fazer a parte de lataria , .
Como o GTX ja narrou , ... o teto de um galpão caiu em cima desse carros, ,, posteriormente amassou o teto e a lateral trazeira e parte do porta-malas, .
Além de também ter que trocar algumas partes da lata que enferrujaram , .. mas isso é pouca coisa.
Faremos o seguinte ,,, solicitarei ao Lucas que faça mais fotos  do SIMCA , e se possível , solicitaria também aos Amigos desse Fórum que são conhecedores da marca , a fazer uma prévia das pçs faltantes.
Caso alguém do Fórum se prontifique em comparecer aqui em Caçapava e ver o nosso SIMCA pessoalmente , estarei a inteira disposição.
Vamos lá Amigos , afinal acho que todos entusiastas desse Fórum , desejam salvar mais um SIMCA que ja estava na U.T.I. , e agora ja saiu dos aparelhos de reanimação , e esta apenas esperando doações de órgãos !!!
aguardo manifestações POSITIVAS, OK .
Forte Abraço !!

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 18/04/2011 20:08:00 - Forumnow
Outra coisa ...
Só para deixar esse tópico bem informado !!!
O Maverick Clube do Brasil , através de seu Presidente , ja se prontificou em restaurar o Maverick do Primeiro Ride da Integração Nacional !!
Estou aguardando somente a visita do Lombardi (Presidente do Clube) para acertar detalhes ,
Abraço a todos .

------------------------------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 19/04/2011 10:04:00 - Forumnow
Tucher48, vou dar uma sugestão, coisa que costumo utilizar, inclusive numa Emisul 66 que estou restaurando.
Antes de desmontar faça um levantamento detalhado de tudo que está faltando, gere uma lista.
Quando estiver desmontando vá separando o que está bom, o que necessita de restauro e o que precisa ser trocado. As peças boas limpe e embale, as que necessita de restauro procure gente do setor e as ruins relacione. Procure guardar tudo de forma organizada, assim fica fácil de localizar quando necessário. Depois de tudo isso voce vai gerar uma listagem de tudo que é necessário e vá a caça. Agora não adiantaria nada pedir peças, pois voce não sabe exatamente do que precisa. Minha praia não são as de teto baixo, más posso dar uma olhada se tenho alguma coisa que se encaixe. Concordo com o GTX, tem que ser coisa com o pé no chão. No site http://www.reumatismocarclub.com.br/cgi-bin/reumatismo/reuma_08.asp?IDCategoria=12 tem propaganda desse modelo e voce poderá ter noção de como o carro deverá ficar.

------------------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 20/04/2011 10:26:00 - Forumnow
Viva, viva, viva! Que bom, o Tucker48 rasgou o pedido de exoneração.
Ganha o automobilismo, ganha o Museu e ganho o nosso fórum.
Onde chega o bem, o mal não resiste. As boas energias espantam as más. As boas ações ofuscam a crítica. As coisas boas atraem mais coisas boas.
Feliz da vida, já inseri o Chambord do Museu no nosso cadastro, inclusive com o número do motor informado.
Os restauradores que por aqui aportam são de 1a linha. Vamos levantar esse Chambord!
Aproveito para dar a minha opinião: após levantamento tal como sugerido, se chegasse a hora dele na fila eu faria a restauração da lata, mecânica e do que mais fosse possível, dentro de um planejamento, ainda que se desse pela falta de componentes.
Penso que, em se tratando de Simca, é mais fácil apenas completar um carro já montado e possivelmente funcionando do que dar início aos trabalhos depois de tudo conseguido.
Se vocês forem esperar conseguir tudo, vai haver um risco de a restauração desse carro nunca começar.
Dando exemplo prático do que falo: acho perda de tempo não fazer a funilaria porque os pára-choques são irrecuperáveis (suposição). Não vejo problema algum em fazer a lata, quando os pára-choques forem conseguidos é só chegar e colocar no lugar. Idem para rodas, frisos e assim por diante.
Podem considerar por mim doados, dependendo das medidas: casquilhos móveis, casquilhos fixos, buchas do comando, anéis de segmento e pistons.

------------------------------------------------------------------------------------------
       
LUCASCPV - Postado em 20/04/2011 10:46:00 - Forumnow
Agora sim as coisas estão caminhando bem, são de mais pessoas assim, como todos os amigos acima que precisamos.
MARCELO, sua iniciativa é de extrema importância, não tenho palavras para lhe agradecer por essa ajuda ao museu!
Parabéns ao Bellato tbm que seguiu firme por aqui e acredito que agora o caminho está sendo seguido de acordo com o que todos nesse fórum gostaria.
Estarei tentando juntamente com o coordenador dos restauros elaborar a listagem que o amigo norian sugeriu para que assim organizamos ainda mais as coisas.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 20/04/2011 16:52:00 - Forumnow
Saudações Amigos !!
Ja está me agradando as manifestações postadas ,
acredito que , com essas iniciativas conseguiremos recuperar grande parte do acervo . e aqui nesse Fórum , principalmente o SIMCA.
Sobre o motor do SIMCA do Museu , acredito que como o GTX mencionou , é um carro com baixa Kilometragem , portanto as peças internas desse motor devem estar no material patente ainda preservado.
Creio que uma boa limpeza , e posteriormente uma lubrificação forçada , o motor ja apresentará condições de funcionamento .
Freio , Embreagem , parte elétrica , devem sim ser recuperados num aspécto geral .
Tapeçaria também precisa de reparos , .
O que mais vai dar trabalho , é realmente a lata , e reposição de peças de acabamento , frisos , calotas, retrovisores, emblemas, ...
Enfim , ...também penso da mesma forma que citou o Marcelo , se formos esperar a juntar todas pequenas pçs faltantes , nunca começaremos a mecher no carro .
Podemos fazer a parte de funelaria , e paralelamente irmos adquirindo os detalhes , que são de fácil aplicação e montagem . , e quando o carro estiver alinhado e pintado na cor de origem , basta apenas montar os detalhes que com certeza muitos Amigos irão doar .
Como eu ja vi que ja tem gente se disponibilisando, caso alguém queira fazer a lata desse SIMCA , ou qualquer outra doação , ... eu solicitaria a presença aqui em Caçapava , para podermos colocar o projeto em ação .
Pois temos que fazer um documentos junto ao corpo Jurídico da Prefeitura , em forma de contrato , mas isso quem providenciará é o Jurídico da Prefeitura de Caçapava .
Aos interessados em ajudar , fica meu convite , Venham aqui e confiram pessoalmente o Trabalho que tem que ser feito ,
Estarei a disposição .
Forte abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 20/04/2011 18:18:00 - Forumnow
Tucker, acho que voce e o Marcelo não entenderam o que eu quiz dizer com relação ao levantamento das peças faltantes, não devo ter me expressado direito. É lógico que ser for esperar ter todas as peças, essa restauração não sai nunca. O que eu quiz dizer é que com o carro montado é mais fácil de visualizar o que está faltando, não deixando para a remontagem verificar o que falta e os serviços pararem. As coisas andarão juntas, restauração e caça de peças. Na minha Emisul, fazem quase dois anos que fiz o levantamento, o carro está pintado e se dará inicio a montagem e tenho 95% das peças necessárias e as que estão faltando são peças fáceis, exemplo, recuperar o volante que o Galant faz na base de troca. Hoje chegaram as lanternas que mandei recuperar.
Tucker, não tem ninguém no Vale do Paraiba que conheça um pouco de Simca para ajudar nesse levantamento?

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 20/04/2011 18:35:00 - Forumnow
Boa Noite Norian.
Eu conheço alguns restauradores da região sim , o Ebran é um amigo aqui de Taubaté, cidade vizinha a Caçapava, posso consultar.
Mas acredito que expecialista na marca SIMCA , somente aqui no Fórum mesmo .
Por isso que convido aos amigos a fazerem uma visita aqui , e analisar o carro de perto . assim faremos um relatório completo , concorda?
Abraço .

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 24/04/2011 17:53:00 - Forumnow
Programa Auto Mais exibido dia 24/04/2011 na rede Band.
reportagem sobre o Museu Roberto Lee. ,, confiram!!
http://www.youtube.com/watch?v=Ay2s9rjy2O4&feature=player_embedded
e vejam também imagens reais de Roberto Lee apresentando seu Museu em 1972.
http://www.youtube.com/watch?v=8Fo8iysTf1A&feature=related
Vale a pena !!

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 26/04/2011 14:59:00 - Forumnow
Bela matéria!
Bacana ver o amigo Gustavo Granato por lá! Este cara tem milhões de histórias sobre o museu!
E por onde anda o insigne conhecedor Nasser e novas histórias sobre outras peças?
Lembro-me vagamente de um trecho no qual ele fala sobre a chegada da Locomotiva e a doação do Singer ao museu. Ótimas histórias!
01 Abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 26/04/2011 15:08:00 - Forumnow
Aproveitando o gancho do Singer.
"Rogério Nipote comenta:
28 | fevereiro | 2011 @ 14:40
Meu avô Amleto Nipote doou um Singer inglês 1951 para o museu. Gostaria de saber se este carro ainda se encontra lá.
muito obrigado.
"
Retirei desse site http://autoblog.jrmania.com.br/index.php/categoria-geral/o-museu-do-automovel-precisa-da-sua-ajuda

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 26/04/2011 16:48:00 - Forumnow
Saudações Amigos !!
Muito bom voltar ao bom nível de informações aqui no Fórum...
espero que, quem não tem intenção de ao menos trazer boas informações , permaneça apenas acompanhando as novas notícias e mantendo-se em silêncio !!!
Essa informação do Lucas é muito bacana, ...seria interessante localizar esse rapaz que diz ser neto do doador do Singer, ...com certeza poderemos levantar o histórico do carrinho, ...esse Singer está bem conservado, comparando com os demais veículos e pelo tempo de abandono.
Outra Boa notícia aos amigos entusiastas do Museu Roberto Lee.
Ja vi alguns colegas daqui do fórum se manifestar em relação aos nomes denominados ao Museu .
Pois ja usaram MPAM, Museu Roberto Lee, Museu de Caçapava ,Museu de Automóveis, Museu Abandonado e por último o mais criticado MAC .
Pois então ... lá vai a boa Notícia !!!
No documento de doação , assinado pela herdeira , Prefeito Municipal e testemunhas .
Sugere-se que o nome do Museu seja :

"MUSEU PAULISTA DE ANTIGUIDADES MECÂNICAS ROBERTO LEE"

ou seja , ....inclui-se o nome do nosso Herói ao antigo nome do Museu .
Não é escolha minha , nem de ninguém da Prefeitura , é uma exigência da Herdeira, ... então, que assim seja !!!
E acredito que é o mais justo !!!
abraço a todos !!!

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

MARCELO - Postado em 28/04/2011 08:32:00 - Forumnow
Muito justa essa exigência, pois assim se encontrou uma forma de eternizar o nome daquele que realmente foi o pai de tudo, de quem estava bem à frente do seu tempo e se tornou o artífice de uma grande obra.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 20/06/2011 11:57:00 - Forumnow
Saudações aos Amigos ,
Trago-lhes Boas notícias, ...apesar de perceber que o assunto do Museu Roberto Lee só era atraente quando o mesmo estava abandonado... ????
O que aconteceu com tantos entusiastas que a mais de mês não fazem sequer uma pergunta ? (referente ao Museu e andamento do trabalho)
Bom!! ... a boa notícia , é claro ... ja foi feito o acordo da restauração do primeiro veículo , essa semana o carro ja irá para a restauração da Oficina do Ricardo Oppi .
A restauração será feita com o patrocínio do Automóvel Clube do Brasil , a custo zero para a prefeitura de Caçapava ,
Restauração total do Alfa Romeu RL 1923 , e posteriormente a entrega desse carro , ja está outro carro no aguardo da restauração , com o mesmo restaurador.
também ja tem mais dois restauradores que se prontificaram em restaurar mais 4 veículos , ... também com custo zero para a prefeitura , estamos apenas aguardando alguns documentos ficarem prontos .
Quem não acreditava... taí!! ...é apenas o começo.
Abraço a todos !!

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 20/06/2011 18:04:00 - Forumnow
Tucker, não seja sarcástico. Você, mais do que ninguém, sabe que para acompanhar o que esta acontecendo com o museu a gente não precisa fazer perguntas aqui neste tópico.
Eu, pessoalmente, fico muito feliz com o que esta ocorrendo em Caçapava.
E, para algum colega que ainda não tenha se inteirado da parceria que você cita:

Parceria garante restauração de automóveis do Museu de Caçapava

Foi assinado no último dia 8 de junho um contrato de parceria entre a Prefeitura Municipal de Capaçava-SP e o Automóvel Clube do Brasil — ACB, que prevê a restauração dos automóveis que compõem o acervo remanescente do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, conhecido popularmente também como Museu Roberto Lee ou Museu de Caçapava.

O acordo foi assinado pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil, Ariel Gusmão e pelo prefeito de Caçapava, Carlos Antonio Vilela. O primeiro automóvel a ser restaurado será o italiano Alfa Romeo RL Coloniale Torpedo, fabricado em 1923. O desafiador trabalho ficará a cargo da Oppi Old Cars, renomada empresa paulistana, sob o comando do restaurador Ricardo Oppi.
O cronograma prevê a conclusão do restauro e a apresentação do raro automóvel durante a edição 2012 do Salão Internacional de Veículos Antigos, que acontecerá no segundo semestre, em São Paulo. Mas para este ano, está prevista a participação de 10 dos veículos do acervo do Museu, durante este mesmo evento, que acontece entre os dias 24 e 27 de novembro.

Quem quiser ler a matéria toda CLIQUE AQUI.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 20/06/2011 18:27:00 - Forumnow
Grande Amigo Rusiq , fico feliz por estar acompanhando nosso trabalho e complementar minha informação ao Fórum .
Assim vejo que em algumas pessoas , realmente brilha a vontade do Museu ser resgatado .
Só fiquei surpreso que muitas das pessoas que ao longo desse tópico, ... pessoas que sempre postava algumas crítica sobre a cituação passada do estado do Museu,... agora nem sequer pergunta como está .
E esse Fórum é o mais antigo que ainda está no ar se tratando do assunto , ... e como todos podem constatar , antes dessa minha sarcástica alfinetada , ja passavam-se quase dois meses sem postagem referidas.
Louvável a atitude dos amigos responsáveis pelo Tópico e Fórum , acredito que esse espaço foi e é um dos que ascenderam o pavil para o trabalho agora em execussão.
Mas ... aproveitando o espaço e a atenção mais uma vez direcionada... como viram , ja estamos fazendo parcerias nas restaurações , e temos um SIMCA aqui precisando de ajuda !!
Voluntários , é só entrar em contato com a Prefeitura de Caçapava !
qualquer ajuda é bem vinda .
abraço aos amigos !

------------------------------------------------------------------------------------------

Kensller - Postado em 20/06/2011 19:02:00 - Forumnow

Caro Tucker,
Eu, dias atrás até ia perguntar algo sobre o andamento da recuperação do museu, mas lembrei do tal site que falaram que iria ser elaborado. Achei o dito e verifiquei o que havia de novidade, mas não encontrei muita coisa. Até achei que o amigo estava nos "States" pois vc havia tempos atrás de uma Convenção de donos de Turker que aconteceu ou acontecerá lá.
Realmente, desculpe a nossa falha, mas não foi por falta de interesse. Estamos torcendo juntos por este grandioso projeto.
Alías...falando em tucker...alguma novidade boa?
Estou ansioso pela próxima edição da Classic Show, com a última parte da história do Tucker brasileiro.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 20/06/2011 22:51:00 - Forumnow
Boa Noite Kensler.
Realmente fui convidado para participar da Conferência anual do TACA, acontece na mesma data do evento de Lindóia , de 23 a 26 de Junho em Las Vegas .
Não deu tempo hábil pra conseguir visto de entrada no EUA, .. solicitei um convite formal do TACA , pra facilitar e ter um motivo de viagem , assim o Consulado Americano não colocaria dificuldades em aprovar o visto . Pois estaria indo a serviço e com o propósito de pesquisa e apresentação do projeto de restauro do Tucker.
Mas o documento de convite do TACA só chegou essa semana ...
oportunidades não faltarão,, a propósito , ... a passagem eu quem iria pagar , pois tem uma Lei Municipal que proibe a Prefeitura de custear passagens ou gastos Internacionais ,
Tenho novas do Tucker sim, .. descobrimos quem fez as adaptações, quando e onde, quem foi que trouxe o carro ao Brasil, e nas próximas edições da revista Classic Show, traremos os familiares dos falecidos donos, e alguns dos antigos donos ainda vivos, faremos uma reportagem com fotos de todos juntos aqui em Caçapava, e com o Tucker.
Mas isso e outras revelações você vai ver somente na revista , Ok ...e na próxima edição, ainda não será o final da história, tem muita coisa a serem reveladas ainda.
Outra novidade do Tucker , é que fomos presenteados com uma cópia do documento de Patente do Tucker, com desenhos originais de projeto, a minha intenção é fazer cópias desses desenhos em tamanho real do carro, e colocar do lado do carro na área de exposição. ...além de expor também os documentos de patente .
O SITE que esta no ar não é o SITE Oficial do Museu, o verdadeiro SITE ainda esta sendo elaborado , acredito que daqui a 20 dias estará concluído, em Lindóia a Classic Show vai soltar mais uma edição da revista, e também a campanha Adote um Carro do Roberto Lee, na revista vai ter o endereço do verdadeiro SITE .
Esse SITE que esta no ar, deve ser algum entusiasta que fez, ...mas nada a ver com a Prefeitura de Caçapava .
Forte Abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------

jcflores - Postado em 21/06/2011 19:17:00 - Forumnow
Meus amigos: contra tudo e contra todos, começou o processo de restauração dos veículos do acervo do Roberto Eduardo Lee, do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, de Caçapava!
Veja comentários, fotos e filme em: http://taiada-blog.blogspot.com
Já iniciada a seleção dos demais veículos a restaurar!

------------------------------------------------------------------------------------------

LUCASCPV - Postado em 22/06/2011 07:34:00 - Forumnow
Méritos total do Marcelo!
Parabéns guerreiro!

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 22/06/2011 11:41:00 - Forumnow
Totais méritos dele, sim.
Tem um monte de Oba-Oba em Caçapava que nada fez. Olha, se não fosse o Marcelo, ninguém iria saber se o carro é tal, fabricado em ano tal, etc... O cara foi atrás, procurou informações sobre os modelos, achou as pessoas certas, dedicou-se e abraçou esta causa. Se não fosse por ele, seria uma doação irrisória e nas mãos de gente qualquer.
O Lee está te olhando lá de cima, pode ter certeza que ele está feliz com teu trabalho.

------------------------------------------------------------------------------------------

Peter - Postado em 22/06/2011 12:52:00 - Forumnow
Boa Tarde Pessoal,

Infelizmente eu não acompanhei este processo desde o seu início e portanto não tenho a mínima condição, sob pena de cometer grandes injustiças, de dar crédito aos verdadeiros responsáveis pelo êxito do mesmo. De qualquer maneira, o que fica disto tudo é que o ANTIGOMOBILISMO nacional e uma parte da nossa história automobilística será resgatada e preservada, após estes longos e intermináveis anos de descaso. Parabéns a todos os envolvidos no projeto !

------------------------------------------------------------------------------------------
       
Kensller - Postado em 28/06/2011 13:03:00 - Forumnow

Olá amigos responsaveis pelo andamento das restaurações do museu:
Não sei se útil a informação, mas aqui em Joaçaba/SC tem um senhor que tem uma fabriqueta de peças e acessórios para fordinho e que sabe outros itens sob encomenda, mediante diagrama. É a chapeção Rodrigues. O cara é caprichoso.

------------------------------------------------------------------------------------------

Peter - Postado em 28/06/2011 17:51:00 - Forumnow
Boa Tarde Kensller,
Eu conheço pessoalmente a família Rodrigues e o pessoal é muito gente fina, honestos e como você bem disse, muito caprichosos.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 28/06/2011 23:31:00 - Forumnow
Muito Obrigado pela dica, e disponibilidade ,
Realmente teremos que reproduzir algumas peças, ...ja fiz um relatório de todas as peças de acabamento faltantes em cada carro .
O SITE Oficial do Museu, acredito que esse próximo mês, ja estará funcionando, e nele terá fotos detalhadas e relatório completo. Assim o entusiasta que se propor em ajudar o Museu, vai ter uma noção em que pode fazer pra colaborar.
Caso as peças que precisar-mos não for possível localizar, teremos que reproduzir , mas mesmo assim para a reprodução necessita de um modelo .
Fico agradecido pela ajuda. ... em breve o SITE estará no ar, Ok .

------------------------------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 07/07/2011 08:57:00 - Forumnow
ATENÇÃO
Estou deletando as mensagens que contém ofensas, diretas ou indiretas, a pessoas ou a instituições.

Ao longo de todos esses anos, um dos pontos relevantes deste espaço foi a liberdade de expressão. Cada um pode falar o que que quiser, mas deve existir um limite definido pelo respeito.

Fiz e mantenho isso aqui com muito carinho, dedicação, sacrifício e esforço. Tive a felicidade de atrair boas pessoas e são elas que fazem a qualidade do espaço, que especificamente quanto a este tópico tem sofrido variações. Muitos tem reclamado e estão se afastando, o que não posso deixar acontecer.


------------------------------------------------------------------------------------------

offspring -Postado em 07/07/2011 09:03:00 - Forumnow
Alguém já viu o Willys Knight (Hoje no DF) andando por ai????
http://www.youtube.com/watch?v=ZzPo7971rU0
e
http://www.youtube.com/watch?v=OIny2WKxF2k

------------------------------------------------------------------------------------------

Grecco - Postado em 07/07/2011 10:23:00 - Forumnow
MARCELO -
Estou deletando as mensagens que contém ofensas, diretas ou indiretas, a pessoas ou a instituições.
Nos 5 anos que frequento este espaço é a primeira vez que vejo o Marceleza tomar este tipo de atitude.
Sinal que o gato subiu no telhado....
Apoiado.

------------------------------------------------------------------------------------------

Tucker48 - Postado em 07/07/2011 12:10:00 - Forumnow
Saudações aos amigos Antigomobilistas e ao Moderador desse Fórum .
Fico grato pelas manifestações positivas, e espero poder contribuir com todos aqui com boas informações sobre carros, histórias, fato, e principalmente sobre qualquer novidade do Museu Roberto Lee.
Apesar que em breve o SITE Oficial do Museu estará em funcionamento, continuarei trazendo informações aqui pra esse Tópico .
pois ja estamos definindo outras restaurações além do Alfa RL, ...pois acredito que a boa informação traz credibilidade ao trabalho e mais gente para ajudar .
Ainda o Museu não está aberto ao Público , mas para aqueles que se prontificarem em colaborar , seja com fotos de época ou peças de algum carro ...estarei a disposição para receber a visita. OK !
Como ja disse antes, qualquer doação será feita através do Jurídico da Prefeitura de Caçapava , ninguém aqui está autorizado a receber nada pessoalmente .
Forte abraço a Todos !!

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Rusiq - Postado em 12/07/2011 20:16:00 - Forumnow
Estes são apenas alguns dos vídeos existentes sobre o MPAM...
Vamos iniciar com o vídeo do Roberto Lee e …
Para quem não os viu, eis a oportunidade:
http://youtu.be/A5oiY4cQBj0
http://youtu.be/Awren6aJ2cA
http://youtu.be/p8lZ5PvMjOs
http://youtu.be/fs5ayUmEV6c
http://youtu.be/pEx1Fwh8W-A
http://youtu.be/k1VBuJ-2sCw
http://youtu.be/43JdSV2CfW4
http://youtu.be/8Ax5qiq-4Lo
http://youtu.be/ioY3nxn0hPQ
http://youtu.be/CcKgmAf9O0M
http://youtu.be/9-W_7Nd5-BM
http://youtu.be/kfTYxf6S814

E, algo sobre o Tucker Torpedo:
TUCKER - The Man and the Car
http://youtu.be/zq54a8yWu50
http://youtu.be/eG8vU1fs7_s
1948 Tucker
http://youtu.be/4Uv-hGMs0Ng
Tucker Automobile Company Car Number 10
http://youtu.be/0smeJdtKdCE

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 17/07/2011 20:11:00 - Forumnow



Prezados amigos antigomobilistas,
Boa tarde!
Segue convite para participarem no próximo dia 23 sábado, da visitação ao acervo do museu Roberto Lee, na cidade de Caçapava.
Uma ótima oportunidade de visitar e conhecer este importante acervo histórico do antigomobilismo Brasileiro.
Abaixo a programação e release sobre a coletiva de imprensa.

VISITA E COLETIVA DE IMPRENSA
No dia 23 de julho, acontecerão em Caçapava, coletiva de imprensa e visitação ao famoso acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, mais conhecido como Museu Roberto Lee.
Uma carreata liderada pelo Veteran Car Club do Brasil (Estado de São Paulo) sairá da cidade de São Paulo com destino a Caçapava. A iniciativa visa atrair o interesse de colecionadores e empresários, que a exemplo do Automóvel Clube do Brasil, possam adotar veículos do acervo para sua completa restauração.
A carreata deve partir às 09 da manhã da Rua Vergueiro nº 1000, na capital paulista.


Programação:
Data: 23/ 07/ 2011(sábado).

8h00 - Concentração
Local: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, nº 1000- São Paulo- SP

9h00 – Saída
Iniciando o percurso pela 23 de maio em direção a Rodovia Ayrton Senna
Destino: Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali
Av. Doutor José de Moura Resende, nº 475 - bairro Vera Cruz - Caçapava - SP
Secretaria de Eventos e Cultura de Caçapava

11h00 - Coletiva de Imprensa
13h00 - Almoço de confraternização (opcional)
Local-  Rancho Canto Verde- http://www.ranchocantoverde.com.br
Valor-  R$ 30,00 por pessoa
Telefones: (12) 3652-4117 e 3653-4852
Confirmação de presença:
Favor confirmar a presença até o dia 21- 07 (quinta feira), para agendarmos com o restaurante.
Maiores Informações sobre o evento: (11) 4102.7782 - 7321.0427


A HISTÓRIA DO ACERVO
Fundado em 1963, em São Paulo, o Museu de Antiguidades Mecânicas surgiu a partir da coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas pelo empresário Roberto Eduardo Lee, desde 1948.
Ainda em 1963, o museu foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de São Paulo, através do Decreto-Lei nº 42.254.
Em 1964, todo o acervo foi transferido do galpão pertencente à S.A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, na capital paulista, para a Fazenda Esperança, em Caçapava.
A Coleção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de clubes automobilísticos de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.
Durante quase 30 anos, o museu permaneceu aberto para o público e tornou-se referência no país como um dos principais do gênero, atraindo colecionadores e visitantes interessados em automobilismo.
Com a morte de Roberto Lee, em 1975, o museu ainda continuou aberto até 1993, encerrou seu funcionamento.
Fechado para o público e sem manutenção, o acervo começou a se deteriorar. Os carros que não pertenciam a Roberto Lee, porque faziam parte de coleções particulares e que estavam no local em regime de comodato, começaram a ser retirados por seus proprietários.
Por se tratar de um acervo particular, a administração pública não podia intervir para impedir o sucateamento das peças que restaram.
Nos últimos anos, no entanto, conversas entre familiares, herdeiros do patrimônio, e representantes da Prefeitura de Caçapava começaram a avançar no sentido de transferir para a administração pública municipal o que restou do acervo.

ACERVO TRANSFERIDO
No dia 10 de janeiro de 2011, foram assinados os termos de doação do acervo restante do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas para a Prefeitura de Caçapava e de comodato para utilização do prédio onde estava instalado. Os termos foram firmados entre a Prefeitura e a detentora do acervo, Mariângela Matarazzo Lee.
No dia 20 de janeiro, o acervo foi transferido do prédio da antiga Fazenda Esperança para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, pertencente à Prefeitura, no bairro Vera Cruz.
A medida teve por objetivo garantir a segurança do acervo - formado por veículos, uma locomotiva, gravuras e um motor, todos de grande valor histórico -, uma vez que o prédio em que abrigava o museu encontrava-se muito deteriorado.
Após a transferência, todos os veículos foram higienizados e abrigados num galpão do Centro Cultural.

O PLANO DE RECUPERAÇÃO
A Prefeitura de Caçapava e o Automóvel Clube do Brasil firmaram uma parceria que prevê a restauração dos veículos do museu, iniciando com o Alfa Romeo RL, ano 1926, que integra o acervo.
O contrato de parceria foi celebrado no início de junho, pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil, Ariel Gusmão da Silva, e pelo prefeito Carlos Antônio Vilela.
Por meio do acordo, o Automóvel Clube do Brasil, com sede em São Paulo, fará a restauração completa do Alfa Romeo. O automóvel restaurado deverá ser entregue no próximo ano, durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, organizado e realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Este evento acontecerá no segundo semestre de 2012, na capital paulista.
A parceria garante ainda um espaço no Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano, que será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, para a exibição de parte do acervo do museu, em poder da Prefeitura de Caçapava. A expectativa é que sejam expostos dez veículos.

RECONSTRUÇÃO
O Automóvel Clube do Brasil também apoiará a reconstrução dos prédios onde deverá se instalar o complexo turístico da cidade e o museu do automóvel. Uma justa homenagem a Roberto Lee, o homem que idealizou o sonho de preservação da cultura antigomobilísta brasileira.

  

imprensa@automovelclubedobrasil.com.br
Automóvel Clube do Brasil
Av. Indianópolis 3.201 – São Paulo – SP - CEP 04063-006

------------------------------------------------------------------------------------------

Guinle - Postado em 26/07/2011 00:50:00 - Forumnow
Amigos simqueiros, seguem fotos de um passeio pelo "novo" Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas - Roberto Lee:
1- http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/museu-roberto-lee-01.html
2- http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/museu-roberto-lee-02.html
3- http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/museu-roberto-lee-03.html
4- http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/museu-roberto-lee-04.html
5- http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/museu-roberto-lee-05.html
6- http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/2011/07/museu-roberto-lee-06.html

E fim.
Abraços,

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 27/07/2011 18:24:00 - Forumnow
O museu em 1986.

Coluna do fundo do museu:

01-Tucker Torpedo 1948
02-Cadillac Series 452 V16 sedan 1937
03-Hupmobile Custom Eight sedan 1938
04-Cadillac Limousine 1934
05-Chevrolet Master Deluxe sedan 1938
06-Ford Fairlane Sunliner 1958
07-Studebaker president 1957
08-Studebaker commander 1939

Coluna da esquerda, olhada a partir da entrada principal:
01-Cadillac DeVille conversível 1949 - preta
02-Buick roadmater coupe 1941
03-Alfa Romeo RL Coloniale Torpedo 1926
04-Cadillac Coupe DeVille 1952
05-Willys Knight 1927
06-Rolls Royce Silver Wraith conversível 1952
07-Cadillac DeVille Conversível 1949 - bege
08-Auburn 852 Phaeton 1936
09-MG TD 1952
10-Hispano Suiza Alfonso XII 1911
11-Bugatti T38 1923
12-Cadillac 60S Sedan 1941 - bordeaux
13-Cadillac 60S Sedan 1941 - preta
14-Cadillac 60S Coupe 1941
15-Delage Cabriolet D6 1937
16-Mercedes-Benz 540K Cabriolet "A" 1939

Coluna da direita, vista da entrada

01-Buick Eight Sedan 1938
02-Ford "A" Roadster 1930
03-Ford Deluxe Tudor 1938
04-Lincoln Continental conversível 1947
05-Packard 443 Big Eight Touring 1927
06-Packard 633 Sedan 1929
07-Packard 840 Coupe Cabriolet 1931
08-Packard Eight Victoria 1934
09-Packard 120 Cabriolet 1939
10-Packard Custom Super Eight 1940
11-Packard One Twenty Sedan 1940
12-Packard Twelve 1937 - Chassis
13-Cadillac Series 60S Fleetwood 1954
14-Rolls Royce New Phanton Town Car 1927
15-Cadillac Coupe DeVille 1952
16-Cadillac Series 75 Limousine 1947
17-Overland Touneau 1911
18-Turcat Mery 1903
19-Mercedes-Benz SSK Grand Prix 1923

À frente da coluna da direita, posicionados no meio, entre as pilastras, contados a partir do fundo para a porta*:

01-Ford "A" Phaeton 1928
02-Buick Tipo 55 Phaeton 1927
03-Alfa Romeo Grand Prix 1932
04-Capeta
05-Maverick
06-Não consegui identificar, mas é algum carro 30's/40's
07-Willys Whippet 1929
08-Singer
09-Não consegui identificar pela escuridão da foto
10-Ford "T" Phaeton 1927

------------------------------------------------------------------------------------------
       
offspring - Postado em 27/07/2011 21:35:00 - Forumnow
Sobre esses carros, bem que o Nasser poderia dar uma aparecida para contar sobre a Cadillac V16 ano 1937 e o Packard Twelve que estava só nos chassis =)
Ao que consta, seria a única Cadillac V16 no Brasil deste ano.

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 02/08/2011 22:11:00 - Forumnow

Prezados amigos antigomobilistas,
O Automóvel Clube do Brasil e o Veteran Car Club do Brasil-SP, agradecem pela sua participação na visita ao acervo do museu Roberto Lee, em Caçapava, no último dia 23 de julho.
O evento foi organizado para atrair a atenção de empresários e clubes no sentido de adotarem outros veículos para restauração, a exemplo do ACB. Temos a grata satisfação de informar os objetivos alcançados.
Mais cinco veículos do acervo obtiveram proposta de adoção para a restauração completa. Após os tramites legais, informaremos os nomes dos parceiros e empresários.
Informamos que em breve realizaremos outro passeio para visitação aos que não puderam comparecer, o convite será enviado por e-mail.
Segue os links da mídia que fizeram a cobertura do evento.
 
1) Globo/TV Vanguarda
http://www.youtube.com/watch?v=UlpVgEQ11TM&feature=youtu.be
2) TV Band Vale
http://www.youtube.com/watch?v=pGkdwooFT_E&feature=player_embedded
3) TV Gazeta
http://www.youtube.com/watch?v=zWbzSL9WFws
 
Forte abraço a todos
Diretoria de eventos do ACB.

------------------------------------------------------------------------------------------

offspring - Postado em 03/08/2011 11:46:00 - Forumnow
Video do Galpão da Capela, feito pelo Gustavo Granato, em 1998. Vejam que citei alguns carros sumidos nos comentários...
http://www.youtube.com/watch?v=9BHHBL2HeSI

------------------------------------------------------------------------------------------

Kensller - Postado em 03/08/2011 17:16:00 - Forumnow
Meus cumprimentos a todos que estão empenhados nesta empreitada. Vocês estão de parabéns. Tomara que o Tucker também entre no projeto de restauração.

------------------------------------------------------------------------------------------

Corcel Bino - Postado em 09/08/2011 10:11:00 - Forumnow
Mensagem original postada por Kensller
Meus cumprimentos a todos que estão empenhados nesta empreitada. Vocês estão de parabéns. Tomara que o Tucker também entre no projeto de restauração.
Olá pessoal, estou de volta ao Forum depois de um bom tempo afastado.
Será quase impossível restaurar o Tucker como original. A base dele é toda de um Cadillac, se não me engano 47. A Carroceria foi cortada na altura da parede de fogo e soldada na base "Caddy", num trabalho de funilaria realmente impressionante para a época (Ele foi adaptado ainda na década de 50). Posteriormente foi construido um assoalho para o porta-malas, que agora é na traseira. A história toda do carro no Brasil está sendo contada pela revista Classic Show já há 3 números, é uma epopéia realmente interessante.
Mas estou muito feliz que o resgate do museu esteja andando. Meu pai, que faleceu ano passado, fazia parte do Contur de Caçapava, e infelizmente não pode acompanhar os acontecimentos em razão da doença que o vitimou, mas lá de cima deve estar muito orgulhoso com o sucesso desta empreitada.
Conheci o MPAM ainda garoto, quando o Lee ainda era vivo, e afirmo que o museu era maravilhoso e muito organizado. Acompanhei estarrecido sua "queda livre" até a fase de completo abandono, quando o museu passou a ser vilipendiado e saqueado por toda sorte de ladrões e vândalos. Parabéns a todos os envolvidos na recuperação do acervo.
Abs
Erik

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 30/08/2011 16:08:00 - Forumnow
Mensagem original postada no Taiadablog, em 11/08/2011
Roberto Nasser visita acervo Roberto Lee!!!
O Coordenador das Atividades do Museu do Automóvel de Caçapava Hudson Moreira, recebeu, na data de ontem (10/08/2011), a visita do Sr. Roberto Nasser, responsável pelo Museu do Automóvel de Brasília, que aproveitou para visitar o acervo de Roberto Lee!



Texto e foto: Taiadablog
Como ninguém tomou a iniciativa...

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

gtx - Postado em 30/08/2011 23:40:00 - Forumnow
rusiq,
a foto foi tomada no galpão onde o marcelo belatto fez um ótimo trabalho de assepsia, juntada de peças e levantamento do acervo transmitido ä prefeitura de caçapava pela herdeira ao extinguir o museu paulista de antiguidades - informalmente o museu lee.
razão ? o museu nacional do automóvel fez um pequeno projeto para restaurar o automóvel da foto, indicado como alfa p3, mas realidade uma mistureba de marcas, veículos e anos.
levou a idéia ao alfa romeo clube de mg, onde o guilherme jardim e o túlio silva, motores deste grêmio, deram imediato apoio. no encontro pioneiro havido em caxambu na véspera com apoio incondicional de alfistas, casé, alfista brasiliense, fez leilão de algumas preciosidades alfísticas que recolhi durante minha vida na marca, e de duas visitas guiadas, conseguidas com o robson cotta, alfista e gerente da fiat, com direito a passeio pela fábrica fiat, linha de montagem, pista de teste e almoço no restaurante da diretoria. apuramos mais de r$ 5 mil.
claro, a importância não paga peças, mão de obra, insumos, transportes de e para caçapava e inter oficinas, mas o roberto gozzo, da polimentos roberto em sp, que tem o melhor serviço do país e cuida dos meus carros quando em passagem por sp, abriu o caminho da gratuidade: ofereceu-se para a sua especialidade, um trato de finalização e acerto elétrico. no mesmo caminho entraram o andré corrêa, da mesma sp para o trato de lata e pintura, e o gino da alfasworld, entrou na trilha com revisão mecânica por especialista da época. gente responsável, boa de serviço, leal à causa do antigomobilismo, querendo resgatar um marco da história.
enfim, o desenho está pronto. não será fácil, mas é factível.
a foto é do quando fui ver o carro, que conheci em época áurea - dirigi-o no início dos anos '70 pelas ruas e no estacionamento do estádio do ibirapuera, pois o lee morava na haddock lobo, guardava-o na garagem, saia de vez em quando.
o motor não é o original alfa, mas um fiat 525, seis em linha, válvulas no bloco, 3.8 litros; o cambio é de 4 marchas, camional - lembrou muito o alfa 8C original, que dirigi junto com o modelo atual em balocco, a pista de testes da alfa - há dois anos.
houve furtos: instrumentação, emblemas, para brisas brooklands, coletor e carburadores. coisa de ladrões lambões.
poderia ser mais difícil, mas o projeto custará apenas para quem se envolve nele. claro, sobrará para o bolso das pessoas físicas, pois o museu gere a própria sobrevivencia e investimentos fora dos muros nunca seriam aprovados pelo ministério público que o fiscaliza. o alfa clube é virtual.
pouco após a foto gerida pela secretaria de cultura, estive com o prefeito carlos antonio vilela, que aprovou a parceria - afinal a prefeitura entra com o carro. museu, alfa clube e os profissionais entram com entusiasmo, poucos meios e serviços.
o museu e alfa clube voltarão ao palco para agitar a captação de meios e serviços - $; cromagem: refazimento do banco em couro; restauro do volante em madeira; pneus e câmaras; construção de instrumentos e comandos elétricos. a idéia é acelerar o processo para que o automóvel fique pronto rapidamente e abra a lista das possibilidades de viabilização do museu de caçapava.
em suma, uma demonstração, ao poder público, que a sociedade civil está participante e vigilante para a mudança de status da ruína saqueada que se transformou a 6a. coleção mundial, e que pode voltar aos brilhos.
repito o que disse aqui há tempos, quando feéricas informações diziam que a finada chrysler e a general - agora tenente - motors, todas em crise e com sobrevivencia ameaçada, investiriam para resgatar o museu: retomar o brilho estelar daquela época, nunca mais. mas um museu pequeno, focado e organizado é possível. como aliás está sendo o caminho.
para completar:
darei notícias para que o apoio á recuperação do fake alfa p3 não fique restrito ao alfisti;
o encontro de alfas em caxambu reuniu mais de 100 pessoas e 63 automóveis da marca, incluindo jks, 2150 e 2300 que foram rodando. foi organizado - muito bem - em seis meses. e atraiu gente de muitos estados e, até, um colecionador suiço que sabe sobre alfa no brasil muito mais que muitos de nós.
um exemplo de que fazer depende menos de discutir e mais de agir.
finalmente, petit marcel. assuma ou delegue a liderança para a restauração do simca 1963 ( ou 64. não sei porem mandei o número do chassis para você ) que resta no acervo da prefeitura de caçapava. faze-lo sozinho é difícil. mas, como dizia o maquiavel, divida para enfraquecer. assim, instigue os simquistas para ver quem pode fazer ou participar do restaurar a lata; a revisão mecânica; estofamento; cromagem; doar peças faltantes em um carro parado há quase 40 anos.
como disseram césar ante o rubicon e henry pigozzi ante o oceano, a sorte está lançada. ainda de conquistas romanas, inverta a ordem: veja, venha e vença.

------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 02/09/2011 13:40:00 - Forumnow
Prefeitura Municipal de Caçapava - Museu Roberto Lee
Prezados,
Agradecemos a participação no encontro que marcou a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Caçapava e o Automóvel Clube do Brasil, ocorrido no dia 23 de julho, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, em Caçapava.
Conforme divulgado na ocasião, por meio da parceria firmada com a Prefeitura, o Automóvel Clube do Brasil compromete-se a restaurar o veiculo Alfa Romeo 1923, que integra o acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava – o conhecido Museu Roberto Lee, transferido para a administração pública municipal em janeiro deste ano.
Acreditamos que importantes passos já foram dados no sentido de preservar esse significativo acervo e também de recuperá-lo. Além da parceria com o Automóvel Clube do Brasil, podemos citar ainda a transferência dos veículos do antigo prédio da Fazenda Esperança para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali e a higienização de todos eles.
Com o acervo abrigado em segurança no novo espaço, partiremos agora para as próximas etapas que complementarão as ações para reativação do Museu Roberto Lee. Uma delas é a publicação de edital para contratação de uma empresa especializada que traçará a política museológica e o plano museuográfico para o acervo. A etapa seguinte será traçar as diretrizes para a efetiva reabertura do museu, buscando parcerias com órgãos governamentais e também com a iniciativa privada.
Agradecemos a atenção de todos e estamos abertos a possíveis parcerias e colaborações que nos ajudem a reabrir para o público este importante acervo, que ajuda a contar a história do antigomobilismo no Brasil.
Para mais informações sobre o acervo ou visitas agendadas, basta entrar em contato com o Sr. Hudson Moureira, coordenador do museu, no endereço eletrônico: museurobertolee@cacapava.sp.gov.br e/ou pelos telefones (12) 3652-9222, (12) 9745-1084.
Atenciosamente,
Coordenadoria de Comunicação Social


------------------------------------------------------------------------------------------
       
Rusiq - Postado em 04/10/2011 14:11:00 - Forumnow


http://www.museurobertolee.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------
       
jcflores - Postado em 05/10/2011 23:43:00 - Forumnow
Senhores:
http://taiada-blog.blogspot.com/2011/10/coordenador-do-museu-roberto-lee-visita.html
http://taiada-blog.blogspot.com/2011/10/vem-ai-o-salao-internacional-de.html

------------------------------------------------------------------------------------------

jcflores - Postado em 06/10/2011 15:31:00 - Forumnow
Senhores:

http://taiada-blog.blogspot.com/2011/09/o-acervo-do-museu-roberto-lee-de.html

------------------------------------------------------------------------------------------

jcflores - Postado em 25/10/2011 18:46:00 - Forumnow
http://taiada-blog.blogspot.com/2011/10/veiculos-de-roberto-lee-no-salao.html

Alguém pode explicar como postar imagens? Obrigado!
jcflores


------------------------------------------------------------------------------------------

Rusiq - Postado em 30/10/2011 23:03:00 - Forumnow


O próximo Rallye do MG Club do Brasil e encerramento do Campeonato 2011 será realizado
nos dias 19 e 20 de novembro no Grande Hotel Senac em Campos do Jordão.
Com percurso entre as cidades de Campos do Jordão e Caçapava, haverá uma visita ao acervo
do Museu de Roberto Lee, onde se encontra o único Tucker fora dos Estados Unidos.
Eduardo Lambiasi
Diretor Esportivo

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Leiam ou releiam o que o amigo JCFLORES escreveu sobre o MPAM - Museu Roberto Lee:

31 de agosto de 2008
Vamos reabrir o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas ???
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2008/08/vamos-reabrir-o-museu-paulista-de.html


27 de dezembro de 2008
O Renascimento do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2008/12/o-renascimento-do-mac-museu-do.html


17 de fevereiro de 2009
A trágica história do fundador do Museu de Caçapava!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2009/02/tragica-historia-do-fundador-do-museu.html


20 de março de 2009
Patrimônio Histórico fiscaliza Museu do Automóvel!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2009/03/patrimonio-historico-fiscaliza-museu-do.html


29 de julho de 2010
A reabertura do Museu do Automóvel de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2010/07/reabertura-do-museu-do-automovel-de.html


1 de fevereiro de 2011
Um apoio vital para o Museu do Automóvel de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/02/um-apoio-vital-para-o-museu-do.html


24 de janeiro de 2011
Roberto Lee e Maria Pia Matarazzo: a separação mais comentada de SP !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/01/roberto-lee-e-maria-pia-matarazzo.html


23 de março de 2011
Só o MAC e desastre na Dutra colocam Caçapava na mídia !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/03/so-o-mac-e-desastre-na-dutra-colocam.html


3 de julho de 2011
A verdadeira e única história do renascimento do Museu do Automóvel de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/07/verdadeira-e-unica-historia-do.html


12 de julho de 2011
Museu do Automóvel de Caçapava: parceria para render bons frutos !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/07/museu-do-automovel-de-cacapava-parceria.html


19 de julho de 2011
Carreata de veículos antigos em Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/07/carreata-de-veiculos-antigos-em.html


23 de julho de 2011
Nova era para o Museu Roberto Lee de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/07/nova-era-para-o-museu-roberto-lee.html


9 de agosto de 2011
Roberto Nasser visita acervo Roberto Lee !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/08/roberto-nasser-visita-acervo-roberto.html


9 de setembro de 2011
O acervo do Museu Roberto Lee de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/09/o-acervo-do-museu-roberto-lee-de.html


1 de outubro de 2011
A restauração do Maverick Raid, do Museu Roberto Lee !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/10/restauracao-do-ford-maverick-raid-do.html


25 de outubro de 2011 18:20
Carros de Roberto Lee no Salão Internacional de Veículos Antigos !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/10/veiculos-de-roberto-lee-no-salao.html


28 de outubro de 2011
Locomotiva Orensteim&Koppel 1921 !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/10/locomotiva-orensteim-1921.html


17 de novembro de 2011
Museu Roberto Lee: Caçapava no Salão Internacional de Veículos Antigos em São Paulo!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/11/museu-roberto-lee-cacapava-no-salao.html




19 de novembro de 2011
72 º Raid do MG Club do Brasil - Veículos Antigos abraçam o Museu Roberto Lee de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/11/72-raid-do-mg-club-do-brasil-veiculos.html


20 de novembro de 2011
Veículos do Museu Roberto Lee são enviados ao Anhembi, para exposição !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/11/veiculos-do-museu-roberto-lee-sao.html


29 de novembro de 2011
O Museu Roberto Lee de Caçapava no Salão dos Antigos em SP!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/11/o-museu-roberto-lee-de-cacapava-no.html


3 de dezembro de 2011
O senhor Tucker: O homem que vai cuidar do Tucker caçapavense !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/12/o-senhor-tucker-o-homem-que-vai-cuidar.html


9 de dezembro de 2011
O retorno da Alfa Romeo RL 1926 ao Centro Cultural de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2011/12/o-retorno-da-alfa-romeo-rl-1926-ao.html


2 de fevereiro de 2012
Globo Esporte deve mostrar veículos do acervo Roberto Lee !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/02/globo-esporte-deve-mostrar-veiculos-do.html


18 de fevereiro de 2012
O surpreendente Tucker Torpedo!!!
 http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/02/o-surpreendente-tucker-torpedo.html


18 de março de 2012
Museu Roberto Lee: O Circuito da Gávea e nossa Alfa P3!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/museu-roberto-lee-o-circuito-da-gavea-e.html


19 de março de 2012
Museu Roberto Lee: a Alfa P3 no Circuito da Gávea !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/museu-roberto-lee-alfa-p3-no-circuito.html


http://youtube/HCwtp2nZxCQ

20 de março de 2012
Caçapava sedia Festival de Antigomobilismo na próxima semana !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/cacapava-sedia-festival-de.html


25 de março de 2012
Os preparativos para o 1º Festival de Antigomobilismo de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/os-preparativos-para-o-1-festival-de.html


27 de março de 2012
Criançada faz a festa no Museu Roberto Lee !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/criancada-faz-festa-no-museu-roberto.html

Os carregadores de piano do Museu Roberto Lee !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/os-carregadores-de-piano-do-museu.html


28 de março de 2012
Últimos preparativos para o Festival de Antigomobilismo !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/ultimos-preparativos-para-o-festival-de.html


30 de março de 2012
Abertura do 1º Festival de Antigomobilismo Roberto Lee de Caçapava !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/abertura-do-1-festival-de.html


31 de março de 2012
Abertura do Primeiro Festival de Veículos Antigos Roberto Lee de Caçapava!!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/03/abertura-do-primeiro-festival-de.html


1 de abril de 2012
Flashs do 1º Festival de Antigomobilismo Roberto Lee de Caçapava - Domingo !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/04/flashs-do-1-festival-de-antigomobilismo.html


2 de abril de 2012
Taiadablog e Museu Roberto Lee: sem revanchismos !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/04/taiadablog-e-museu-roberto-lee-sem.html


SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Esta mensagem foi atualizada em .
Tucker48 Tucker48
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Saudações aos amigos do Simca do Brasil .
Ja se passaram alguns meses desde a minha última participação aqui no forum , mas foi devido ao periodo em que o SITE ficou fora do ar e eu não fiquei informado de seu retorno ... espero que permaneça ativo por bastante tempo . e possamos ter êxito na idéia desse forum poder contribuir na restauração do Simca do acervo de Roberto Lee.

Nesse periodo , esteve presente aqui em Caçapava pessoas muito influentes , Pessoas como Og Pozzoli, Dr. Nasser, diretores do Veteran Car Club do Brasil  e outros , ... resumindo , todos constataram que o trabalho aqui é sério .

, puderam ver o primeiro Festival Roberto Lee , pessoas até do EUA ja se manifestaram em pró do Museu , do Tucker , enfim , muita coisa ainda tem que ser feita .

Nosso amigo GTX aqui do Fórum (Nasser) ja se mostrou solidário com nosso trabalho , veio pessoalmente aqui e conferiu o que esta ocorrendo .

convido a todos entusiastas que ja se manifestaram aqui nesse fórum ,para que venham a Caçapava , agende uma visita monitorada , e venha ver o Simca do Museu de perto , esse fórum tem a chance de participar da história , ajudando a recuperar parte dela , o Simca esta aqui esperando a visita de todos entusiastas da Marca .

um forte abraço a Todos do Simca do Brasil.

gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

tucker,
após duas idas a caçapava ver o resgate da coleção lee tenho a obrigação de dizer da satisfação pessoal de ver seus esforços e o entusiasmo do gilson em transformar escombros em veículos com pátina de história, operacionais. é o 13o trabalho de hércules, e seu vizinho monteiro lobato estivesse vivo, com certeza o incluiria no famoso livro.

minha esperança que você consiga manter o entusiasmo e passá-lo aos responsáveis pelas áreas de cultura e de turismo do município. tenho a certeza que o re início do museu será a grande mídia nacional e internacional de caçapava, em especial se a prefeitura conseguir afixar placas de sinalização nas rodovias que passam lindeiras á cidade - na verdade resgatando as originais que o lee afixou convidando para visita ao museu.

tenho acompanhado o esforço e fico feliz em ver o acerto da minha sugestão há algum tempo, quando havia uma pirotecnia em torno da idéia, tentando alguma coisa como concorrer com o louvre ou o museu de tecnologia de munique, captando recursos á hoje falida chrysler corporation e á atualmente encolhida general motors. ao tempo, aqui sugeri que um pequeno museu, enxuto, a partir do remanescente do mpam poderia ter êxito. é o caminho que vejo ser trilhado.

sobre o simca. comece pela mariangela. ela aprendeu a dirigir neste carro e pode auxiliar. de minha parte, dentro das limitações, o museu nacional do automóvel tem alguns componentes da marca e pode cede-los para integrar a restauração.
creio importante você relate as ausencias, serviços a ser realizados, custos. e a forma legal da realização das doações em peças ou dinheiro. com certeza outras pessoas deste sítio, ou por ele mobilizadas, se motivarão ao resgate deste bom veículo, incluindo oficinas e prestadores locais de serviços.

votos de sucesso, nasser
Tucker48 Tucker48
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Quando me indagam porque estou nesse trabalho de recuperação do Museu , principalmente trabalhando sem apoio e insentivo , e muitas vezes boicotado ... nem eu sei a resposta.
 
Mas quando pessoas simples , que muitas vezes nem estão relacionadas diretamente ao antigomobilismo, passam por mim e me reconhecem , me parabenizam pelo trabalho , pessoas que muitas vezes nem conheço , isso me faz sentir recompensado...
 
E mais insentivador ainda , é receber o reconhecimento desse trabalho por pessoas do patamar de Roberto Nasser , Og Pozzoli ,Bird Clemente, Fernando Rossi, Yara Siqueira(esposa do Lee) herdeiros da família de Preston Tucker ,Fernando Burattini, e muitos outros grandes nomes desse movimento cultural.
 
pode parecer demagogia ... mas para mim isso ja é motivo para continuar .
 
fico honrado , e isso ja é minha recompensa!

De: gtx [via FÓRUM SIMCA] <[hidden email]>
Para: Tucker48 <[hidden email]>
Enviadas: Domingo, 29 de Abril de 2012 11:48
Assunto: Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

tucker,
após duas idas a caçapava ver o resgate da coleção lee tenho a obrigação de dizer da satisfação pessoal de ver seus esforços e o entusiasmo do gilson em transformar escombros em veículos com pátina de história, operacionais. é o 13o trabalho de hércules, e seu vizinho monteiro lobato estivesse vivo, com certeza o incluiria no famoso livro.

minha esperança que você consiga manter o entusiasmo e passá-lo aos responsáveis pelas áreas de cultura e de turismo do município. tenho a certeza que o re início do museu será a grande mídia nacional e internacional de caçapava, em especial se a prefeitura conseguir afixar placas de sinalização nas rodovias que passam lindeiras á cidade - na verdade resgatando as originais que o lee afixou convidando para visita ao museu.

tenho acompanhado o esforço e fico feliz em ver o acerto da minha sugestão há algum tempo, quando havia uma pirotecnia em torno da idéia, tentando alguma coisa como concorrer com o louvre ou o museu de tecnologia de munique, captando recursos á hoje falida chrysler corporation e á atualmente encolhida general motors. ao tempo, aqui sugeri que um pequeno museu, enxuto, a partir do remanescente do mpam poderia ter êxito. é o caminho que vejo ser trilhado.

sobre o simca. comece pela mariangela. ela aprendeu a dirigir neste carro e pode auxiliar. de minha parte, dentro das limitações, o museu nacional do automóvel tem alguns componentes da marca e pode cede-los para integrar a restauração.
creio importante você relate as ausencias, serviços a ser realizados, custos. e a forma legal da realização das doações em peças ou dinheiro. com certeza outras pessoas deste sítio, ou por ele mobilizadas, se motivarão ao resgate deste bom veículo, incluindo oficinas e prestadores locais de serviços.

votos de sucesso, nasser

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/MPAM-Museu-Roberto-Lee-Cacapava-SP-tp4212582p4596462.html
Para remover sua inscrição de MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP, clique aqui.
NAML


Tucker48 Tucker48
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Resultado eleição em Caçapava Museu Roberto Lee

Em resposta à esta mensagem postada por rusiq
Venho informar aos amigos que se manifestaram anteriormente na recuperação do Museu Roberto Lee em Caçapava , que hoje foi eleito o candidato do PSDB , que tem o apoio do Governador Alckimim . 

candidato que me procurou anteriormente e se comprometeu de dar continuidade no trabalho de recuperação do Museu , mas não por interesse financeiro e imobiliário como vinha acontecendo . ... mas sim com transparência e seriedade . 

venho informar , que todo trabalho ja feito , não foi em vão , a paralisação foi devido a época de campanha politica , na qual não participei , e que terei muito mais apoio do Governo de Caçapava e do Estado para dar continuidade nessa missão . 

Janeiro de 2013 esta próximo , e todos amigos serão informados de tudo que ocorrer aqui . 
Forte Abraço . 

Marcelo Bellato . 
gtx gtx
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Resultado eleição em Caçapava Museu Roberto Lee

marcelo,

na prática o que isto significa ? venceu o candidato apoiado pelo prefeito ? ou foi outro ?
Tucker48 Tucker48
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Resultado eleição em Caçapava Museu Roberto Lee

Caro Amigo GTX e todos desse Fórum , significa que foi eleito o candidato ideal para darmos continuidade a recuperação do Museu Roberto Lee . ... candidato que foi oposição ao governo atual , mas sempre manifestando-se aos interesses do município de Caçapava e sua população.

Além de ser partidário do governo do Estado (PSDB) , o Prefeito eleito se manifestou anteriormente as eleições , se eleito for, faria um trabalho sério para esse Museu . ... isso ele me falou sem intenção de promessa politica , ... pois foi em particular essa conversa.

Me disse que é uma missão de honra , recuperar o Museu Roberto Lee , será umas das prioridades desse Prefeito .

Estou muito mais confiante , muito mais que antes !

Que o Museu sobreviva a todos nós!
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Recebi, do amigo Marcelo Bellato (Tucker48), este e-mail:

Incêndio na Fazenda Esperança !!!
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/10/incendio-na-fazenda-esperanca.html

Caros Amigos ,
Vejam só o descaso,
No ano passado avisei as autoridades competentes sobre o perigo do material depositado nas dependências da Fazenda Esperança.
Falta de homens e máquinas para executar o serviço não é desculpas, pois trabalho na Prefeitura e sei que temos condições de fazer a limpeza.
Logo agora que estamos nessa empreitada para recuperar o Museu , acontece uma coisa dessas.
Nosso projeto é levar o acervo de volta ao local de origem, onde o Roberto Lee começou o Museu .
Por sorte , apenas o galpão de baixo , onde era depósito dos carros que aguardavam manutenção, que foi atingido.
A idéia era usar esse galpão para fazer uma oficina escola em parceria com o SENAI .
2013 está perto, e trabalharei mais ainda com o novo Prefeito para reerguer esse Museu.
Lamento Muito pelo ocorrido.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Esta mensagem foi atualizada em .
Marcelo Bellato (Tucker48) escreveu:
atual estado do Museu Roberto Lee
Ao contrário que alguns veículos de comunicação divulgaram , este é o verdadeiro estado atual do Museu Roberto Lee.
 
http://www.taiadaweb.com.br/porque-nao-mostram-os-carros-de-roberto-lee-assim/
 
Forte Abraço.

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

TUCKER
Alex Tremulis stands proudly showing the Tucker 48 sedan he designed in 1947.


A Rare Look at Tucker Cars

http://youtu.be/HeCgFeadUY4

Dave Cammack's "The Evolution of the Tucker" exhibit with The Tuckers and Idas.

http://youtu.be/q3196cUsLOE

SIN CITY II, The Creation of a Tucker
By Rob Ida Concept

http://youtu.be/0sBALK4rMAs

Photographs of the 1948 Tucker 48


SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Esta mensagem foi atualizada em .
Realizou-se, na ultima quinta feira, 24 de janeiro de 2013, no Centro Cultural de Caçapava, com a presença do Prefeito de Caçapava Henrique Rinco e do Vice Prefeito Dr. Jairo Junqueira, reunião do grupo que reorganiza as atividades em torno do acervo Roberto Lee, ocasião em que foram eleitos e empossados os conselheiros que instruirão o processo decisório do Coordenador do Acervo Roberto Lee, nos assuntos correlatos!

Foram convidados e aceitaram os encargos de conselheiros:
- Sr. Aldo D. Toledo Fusco - representante do Clube de Autos Antigos de Taubaté - CAAT
- Sr. Rinaldo Carneiro - dono da Ultima Chance Oficinas e Garagem
- Sr. Vanderlei Munhoz - Professor e especialista em veículo Tucker
- Sr. João Marcus Falcão Sodré - munícipe e entusiasta dos veículos antigos
- Sr. Mauricio de Queiroz - blogueiro e entusiasta dos veículos antigos
- Sr. Rogélio B. Silva - Presidente do Clube de Veículos Antigos de Jacareí 
- Dr. Eugenio de Camargo Leite - representante da Federação Brasileira de Veículos Antigos
- Dr. Roberto     - Delegado Seccional e entusiasta de veículos antigos
- Sr. Paul William Gregson - Consultor e representante do Museu do Maverick
- Dr. Guilherme Matarezzi, assessor jurídico da Prefeitura de Caçapava
- Sr. Marcelo Bellato, assessor de gabinete da Secretaria de Cultura de Caçapava


http://www.taiadaweb.com.br/empossados-os-conselheiros-do-coordenador-do-acervo-roberto-lee/

SIMCA TEMPESTADE
rusiq rusiq
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: MPAM - Museu Roberto Lee - Caçapava / SP

Pé na Tabua - Roberto Nasser pilotando o Packard do Lee - Publicado em 3 de fev de 2013
Depois de tantos anos, um dos grandes precursores e respeitado no meio dos antigomobilistas, Roberto Nasser mata a saudade de pilotar o Packard de Roberto Lee... Emoção



https://youtu.be/hU-J--_tFFM

SIMCA TEMPESTADE
12345