|
12
|
Olá,preciso da ajuda de vcs.para tirar uma duvida,estou restaurando uma Simca Tufão 66 e gostaria de saber se saiu volante na côr branco,pois o carro é branco com teto azul metalico claro e o interior todo azul,com painel preto,os botões preto.
Obrigado
|
|
Boa Noite Bráulio,
A minha é uma Tufão 1965 e quando veio estava com volante branco. Mas honestamente não sei te informar se o branco era original, ou se já havia sido trocado.
Aproveite e poste fotos do seu projeto aqui no forum.
|
|
Obrigado Piter,achei os botões do painel antigos dela e são pretos,assim o volante tambem é preto.ele estava muito descascado quando veio só na resina então não dava para ver a cor.em breve postarei fotos das Simcas e Jangada que restaurei ok.até mais.
|
|
Bom dia Bráulio,
Olha, não sou expert em simca, mas se não me engano, mesmo com volante Branco, os botões do painel são pretos. Na realidade, eu acho que todos os modelos vinham com botões pretos. O que mudava era só a cor do volante. Como mencionei anteriormente, a minha tinha volante branco e todos os botões são pretos. Espero não ter colocado mais dúvidas do que você já tinha.
|
|
Peter,vc.tem toda razão,consegui fotos da simca e o volante é Branco mesmo com botões pretos,muito obrigado pela ajuda.
Abraço.
Braulio
|
|
Bráulio, veja bem a cor do carro. Na realidade não teve branco, a cor mais próxima era o gelo.
Os volantes eram marfim ou cinza, também não havia o branco.
Os botões eram sempre pretos.
Um abraço,
Marcelo.
|
|
Bom dia Marcelo,exatamente,a cor do carro consegui sem problemas pois essa Tufão 66 é toda original nunca havia sido pintada,e é gelo mesmo,o volante também fiz um branco envelhecido pode se dizer marfim,para vc.ter uma idéia os bancos dela estavão encapados,quando retirei a capa estavão com os plasticos originais que cobrião a parte de tecido dos bancos,unica coisa que fiz da tapeçaria foi o forro do teto que estava muito amarelado e manchado,essa Simca ficou 20 anos coberta e guardada em uma fazenda em Piracicaba.esta semana estarei enviando ela para o Guedes finalizar a mecânica,assim que terminar colocarei a restauração dela no site.
Abraço.
Braulio.
|
|
Bráulio, então você tem nas mãos um tesouro. Sem dúvida esse é o melhor carro antigo para ser restaurado, aquele que não foi muito mexido e ainda tem o maior número de componentes possível colocado pela própria fábrica.
Indo para o Guedes ele vai ficar mesmo 100%. Sujeito bacana, sério, honesto e competente. Gente boa de verdade. Parabéns pela escolha e pelo relacionamento com ele, o segredo do nosso sucesso e da nossa felicidade é nos cercarmos de boas pessoas. Isso aprendi com o sumido Rogério Alaúde, quando esteve aqui em casa colhendo dados e tirando fotos para o livro da Simca.
|
|
Então sr. Marcelo vc quer dizer que não existia volante preto na simca, imagina uma simca com interior todo preto (bancos, forros de porta, forração do painel etc) e um baita volante branco, acho que a cor dos volantes variam com a cor interna dos carros ou não?
|
|
Boa Noite Loty,
Olha, como já mencionei anteriormente, não sou nenhum expert em simca, mas até onde vai o meu conhecimento, a grande maioria dos veículos me parece que tinham o volante preto (mais comum). Porém também saíram diversos exemplares com o Branco ou como disse o Marcelo Gelo. Por exemplo, se você observar as que estão a venda no ML, acho que todas tem volante preto. A minha tinha volante branco/gelo, muito embora eu não tenha como afirmar que este era o volante original dela. Agora qual o critério utilizado pela fabrica para optar por um ou por outro, isto só Deus sabe....
|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Passo recibo do que falei porque estou baseado nas circulares da fábrica relativas ao Chambord, Jangada e Rallye das linhas 3 Andorinhas e Tufão (1963/1966), sendo a Présidence a única exceção. A pergunta do Bráulio se encaixa aqui.
Não era branco, era "gelo" de acordo com a terminologia usada pela própria Simca, que é bem diferente de branco. No dizer do Carlos Galant, que fabricou excelentes volantes restaurados, a cor é igual leite condensado, que não tem nada a ver com branco.
Loty, preste atenção: não tinha volante branco. A cor era gelo, igual você já se cansou de ver na Jangada e na Présidence lá em casa, que estão com volantes originais (não de fábrica, mas peças de reposição originais da época, não foram restaurados).
O interessante é ver que, na prática, o que a fábrica chamava de gelo tinha variações tendo em vista a deficiência do padrão de qualidade. Os dois que tenho mostram bem isso.
Peter, os volantes pretos vieram na linha Emi-Sul, por isso o Roberto meu irmão me deu um para a Jangada 67. Agora não estou em casa e não dá para confirmar, mas pode ser que até 1961 ou 1962 tenha vindo a opção de preto também. Depois vou confirmar e volto a falar sobre isso.
Quem fizer diferente estará fugindo do que fez a fábrica.
|
|
Realmente o volante desta Tufão 66 é Branco(Marfim) e os botões do painel pretos painel preto e tapeçaria Azul,uma mistura de cores,más saiu assim de fábrica,OK.. Em 23 de maio de 2012 11:37, Marcelo Viana [via FÓRUM SIMCA] <[hidden email]> escreveu:
Passo recibo do que falei porque estou baseado nas circulares da fábrica relativas ao Chambord, Jangada e Rallye até a linha Tufão, sendo a Présidence a única exceção. Os volantes pretos vieram somente na linha Emi-Sul, por isso o Roberto meu irmão me deu um para a Jangada 67. Quem fizer diferente estará fugindo do que fez a fábrica.
|
|
Gente, os volantes pretos existem nos simcas desde o ínicio, ou as fotos do Roger, no seu livro são falsas... Vejam, a partir da página 116, no "Simca - a história desde as origens".
E, para complicar, qual a cor deste volante?
Foto: Nasser, no MPAM.
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Esse volante, que parece ser da Simca do Roberto Lee, obviamente recebeu uma estranha capa, solução adotada, talvez, para o critico problema de deterioração do material que forma o aro. Minha Emisul, que estava parada desde o inicio da década de 1970, "imexivel", como diria o ex ministro Rogério Magri, tinha o volante visualmente inteiro, mas bastou colocar a mão levemente, para ele se desmanchar.
Aproveitando esse foto, levanto outra questão: o estofado desse painel, que já vi em mais de uma Simca, que em principio não era o modelo adotado pelas aquilon, tufão ou Emisul e difere dos gomos da Rallye, saiu em algum modelo, ano ou serie específicos? Como disse, já vi em mais de uma Simca, com características que indicam não ser reprodução ou restauração de época, mas sim original Simca.
Marcelo, você saberia dizer?
|
|
Rusiq, justamente você, sempre tão atento ...
Acima eu disse que nos primeiros anos o volante talvez fosse preto, que no momento não me lembrava porque não estava em casa e não tinha como confirmar. As fotos que você menciona no livro da Alaúde mostram que o volante era preto nesse carro restaurado pelo Rubens Hay, ano 1961. Siga e você verá, ainda pelo livro, que o volante deixou de ser preto na 2a série de 1962 (pág. 126). Ainda pelo livro, exceção para o Alvorada e para o Profissional. Observe que na linha Emi-Sul (fl. 154) o volante voltou a ser preto, mas à fl. 155 tem propaganda oficial da fábrica com o volante marfim de um Emi-Sul, o que pode indicar que os dois eram aceitáveis ou foi um período de transição.
Considerem duas coisas: 1°, nem sempre os folders de fábrica indicam como os carros eram produzidos, alguns detalhes podiam ser modificados. 2°, muitos carros do livro da Alaúde foram restaurados 40 ou mais anos depois e, por isso, apresentam incorreções. Por exemplo, a Rallye 63 vermelha, que foi minha. Comprei e vendi o carro com um erro que não corrigi: na pág 128 pode ser visto o espelho retrovisor pintado de preto, mas isso não foi feito pela fábrica, era opalescente.
Alex, depois respondo com calma, inclusive com fotos. É um assunto que exige mais atenção e agora a cama está insistentemente me chamando, avisando que amanhã quando o dia clarear me coloca pra fora dela. Mas já deixo a minha opinião: esse painel do carro do Robert Lee não foi feito pela fábrica. Observe como as costuras são mal feitas. Talvez a sua memória esteja te traindo um pouco. Compare esses gomos com os gomos da Rallye 63 que foi minha (pág. 129 do livro da Alaúde). Aparentemente são iguais, mas observando bem você vai ver que a largura, a qualidade da costura e o enchimento são diferentes.
|
|
Se não me engano, na Seleções de fev de 1961 há uma propaganda de duas páginas com uma foto de um Chambord na combinação verde escuro metálico e verde abacate, com volante na cor verde combinando com o interior, beje com verde.
Gabriel
|
|
gtx - Postado em 07/10/2006 11:54:00 - ForumNow
marcelo, quer um exemplo da latinidade na linha de montagem da simca ? na foto,veja a simplória falta de cuidado para ajustar o suporte da placa de licenciamento. já saía torto de fábrica.
desta forma, submeto uma questão: como antigomobilismo é a tentativa de restaurar veículos o mais próximo da originalidade, considerando a inclinação original, todos os automóveis restaurados devem ser penalizados caso tenham o suporte nivelado ?
----------------------------------------------------------------------------------
MARCELO - Postado em 09/10/2006 08:39:00 - ForumNow
Caro GTX, você não seria você se não fizesse um questionamento como esse.
Confesso que nunca reparei que o suporte da placa era torto. O meu voto é ... fazer a placa torta mesmo.
Tenho dois carros com situação bem parecida.
O painel da Présidence: fiz os gomos conforme marcação cravada na lata do próprio carro. Mas eles não conferem com todas as informações disponíveis sobre largura e número de gomos no painel. Um desavisado dirá: esse painel está errado. E eu, óbvio, não vou desmontar o painel para mostrar. Já pensou quantos prêmios eu vou perder por isso? Pergunto isso, claro, se os caras que dão prêmios entendessem alguma coisa de Simca, porque em sua grande maioria não entendem nada.
Os banquinhos da Jangada 66: o interior do carro é todo verde, para combinar com o verde água que é a 2a cor da lata. Eu tenho os fundos dos banquinhos de fábrica, na cor verde. Mas quando você abaixo os banquinho ... a forração é marron. Tudo de fábrica. Quem vai acreditar nisso ? Quantos prêmios eu também não vou perder por causa disso?
Quem vai acreditar que o suporte de placa era torto de fábrica?---------------------------------------------------------------------------------
Marcelo, a minha pergunta continua sem resposta: Qual era a cor do volante do Simca do Roberto Lee? Não é a cor da capa que esta revestindo-o...
Quanto ao estofado do painel eu acredito que seja original, de fábrica, pois a Simca era do Roberto e não do museu e, era usada normalmente. Este carro jamais foi reformado e segundo o Gtx, quando desta foto, tinha uns 70000 km... Aproveite e leia o que você escreveu acima.
Gabriel e Braulio, o Marcelo disse, logo acima: - Considerem duas coisas: 1°, nem sempre os folders de fábrica indicam como os carros eram produzidos, alguns detalhes podiam ser modificados. 2°...Sendo Simca tudo era possível.
Rui – 02/06/2012
SIMCA TEMPESTADE
|
|
Gabriel Sincacha, ótima observação sobre o volante verde. Agora que estou em casa, ela me fez consultar as circulares de fábrica e o material preparado pelo Tato, na minha opinião a maior autoridade sobre cores e combinações de Simca.
Cores dos volantes Simca (exceto Présidence), utilizando a terminologia da fábrica:
1959 e 1960: preto; cinza; marfim; verde; camarão.
1960: preto; cinza; marfim; verde.
1961: preto; creme; cinza claro.
1962: marfim e cinza.
1963: marfim, cinza e cinza claro.
1964: marfim e cinza.
1965: marfim e cinza.
1966 e 1967: no momento não tenho nada oficial. O material preparado pelo Manoel Ricardo (ex funcionário da Simca) está em CD e o meu driver está estragado. Ficam as minhas impressões acima: eram pretos a partir da linha Emi-Sul, aceitando-se o marfim (e talvez o cinza) em fase de transição.
* considerem a mudança de linha, em cada ano, por volta da época da Páscoa, como ficou tradicional na Simca.
Sobre o painel do carro do Robert Lee, continuo acreditando que não foi feito pela fábrica.
Em termos de Simca é arriscado afirmar algo. Mas a minha experiência indica que os folders podem estar errados, mas quanto às circulares já é mais difícil.
Alex, vou ver sobre os gomos do painel e mais tarde dou a minha opinião.
|
|
Em resposta à esta mensagem postada por braulio fontanillas lopez
Fico imaginando a precariedade do planejamento e dos estoques das montadoras no Brasil nos anos 60, que hoje nos fazem ficar batendo a cabeça com base nos materiais de publicidade, testes em revistas e memória daqueles que acompanharam as mudanças.
Marcelo, o que chamou minha atenção foi a existência de ao menos três simcas com painéis idênticos, que também tive a impressão que são diferentes da Rallye, embora eu não tenha comparado. De uma delas vi o painel desmontado e pude observar o acabamento compatível com a época. Mas sou o menos indicado para fazer afirmações, pois sou um aprendiz em Simca.
Quanto ao volante, também me recordo de já ter visto um verde. Não sei onde vi, mas na época achei bastante curioso.
Minha Emisul tem o volante marfim (gelo) original. Já a Tufão 66 tem o volante preto.
Um detalhe que eu pensava ter sido feito apenas para propaganda refere-se as extremidades das pás da hélice do motor Emisul pintadas de amarelo, mas que encontrei em minha Emisul com a pintura original.
Essas dificuldades e contradições tornam o trabalho de restauração de Smca mais prazeiroso, mas sempre nos deixara com alguma duvida sobre algum erro. Para amenizar essa possibilidade, tirei fotos detalhadas de minha Emisul antes de desmonta-lá.
|
12
|