Componentes da Suspensão Dianteira

12
Peter Peter

Componentes da Suspensão Dianteira

Esta mensagem foi atualizada em .
Boa Noite Pessoal,

Estou precisando dos dois pivos inferiores (LD e LE), da suspensão original da simca. São aqueles pivos que prendem a torre na parte inferior. São uns piv^s bem compridos. Alguém sabe onde posso encontrar um jogo destes ou se eventualmente existe algum modelo moderno que possa ser utilizado? Desde já agradeço suestões.
Leon Leon

Re: Pivos inferiores

Esta mensagem foi atualizada em .
Neste link, embora desatualizado, há várias dicas de lojas e serviços:

http://uniaov8.com.br/Utilidade/Arquivos_Fornecedores/comerciantes_antigomobilistas.xls

Peter, há mais de dois anos, o Marco tinha pivôs.

Talvez uma tentativa seria a Hidraparts (http://www.hidraparts.com.br/), consultá-la para ver se há algum outro modelo compatível.
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Boa TArde Leon,

Obrigado pelas indicações. Vou dar uma verificada lá e quem sabe consiga alguma coisa. Por outro lado, andei pesquisando aqui em Blumenau e encontrei uma empresa que "recondiciona" pivôs, terminais etc... Se não achar novo, vou fazer um teste e avaliar o serviço dos caras. Assim que tiver novidades informo ao grupo. Mas o que me chamou a atenção foi que quando desmontamos a suspensão, os terminais e pivôs foram inspecionados e não apresentavam folgas. Tanto que após tudo montado, o carro foi para a geometria e estava tudo ok. Agora, alguns meses depois do carro voltar a rodar, estes pivôs apresentam uma folga considerável ! Este desgaste não devia ocorrer tão rápido, correto? Lembro que nos gordini a suspensão era fraca e com uma certa frequencia incomodava, mas a Simca não me consta que fosse assim também.
rusiq rusiq

Re: Pivos inferiores

Peter, eu não gostaria de estar na sua pele...
Encontrar estes pivôs (novos) é f()#@...
O Marco, provavelmente os tenha, mas serão tão "novos" quanto os teus.

Infelizmente, ele é parte integrante do braço da suspensão.

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Valeu Rui,

Realmente não é uma tarefa fácil. Mas já desmontamos tudo novamente e amanhã estou levando os braços para uma empresa daqui de Blumenau que recondiciona este tipo de peça. Já fiz algo parecido em um braço morto do galaxie, que na época também não encontrei novo. Ficou muito bom. Vamos ver se este da simca fica bom também. Depois eu conto aqui o resultado. Mas confesso a você que ainda estou inconfromado como em tão pouco tempo de uso, estes terminais criaram tamanha folga?! Fiquei assutado quando eu vi !
rusiq rusiq

Re: Pivos inferiores

Peter, vc deve estar brincando quando diz "em tão pouco tempo de uso, estes terminais criaram tamanha folga". Estes terminais devem ter a idade do teu carro, portanto duraram muito tempo...
Agora sabes, o porque (um dos motivos) dos "donos de Simcas" utilizarem muito pouco os seus carros.
Eu conheci um carro cujo dono montou a carroceria Simca em uma plataforma do Opala. Ele afirmava que tinha ficado ótimo, mas 6 meses depois vendeu o carro.

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Fala Rui,

Olha para ser sincero, não sei exatamente se estes pivos já haviam sido trocados alguma vez. Mas quando comentei "em tão pouco tempo de uso, estes terminais criaram tamanha folga", me referia ao pouquíssimo tempo decorrido desde que desmontamos a suspensão e verificamos tudo, até semana passada, quando percebi a dita cuja folga. Mas independentemente de pouco ou muito tempo, os pivos e mais o braço morto já estão lá na empresa que vai fazer o serviço e até sexta-feira já deve estar tudo montado e operante novamente. No sábado pela manhã, devo levar o carro para fazer geometria e aí, se tudo correr bem, é só curtir o brinquedo !
Leon Leon

Re: Pivos inferiores

Não entendo patavina da "física da geometria", mas não seria possível que o uso das rodas Magnum tenha determinado esse desgaste, por conta do offset ou outra coisa?
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Boa tarde Leon,

Olha, tão pouco eu ! Acho que deve ser o peso do motor 04 cilindros ....rs..rs.. Brincadeiras a parte, é uma possibilidade a considerar. As rodas originais se não me engano são 5 ou 5,5" e estas magnum são 7", ou seja, 2" mais largas. Considerando que o off set delas é zero, temos 1" a mais para dentro e 1" a mais para fora. Certamente o nível de esforço mecânico sobre o conjunto deve ser maior. O difícil é quantificar este aumento. Bom, vamos ver como vai ficar o serviço de recuperação das peças e a durabilidade delas daqui para a frente. Se ficar bom, eu passo os detalhes para o pessoal, pois mais cedo ou mais tarde, outros irão passar pela mesma necessidade.
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Boa Noite Pessoal,

Conforme prometido, estou retornando com o parecer sobre o serviço de recondicionamento dos pivôs inferiores. Em função da fila de espera, o carro acabou ficando pronto apenas hoje. Mas valeu a pena. Gostei bastante do serviço e do resultado final. O carro está mais firme agora, principalmente em curvas mais radicais. Vamos ver como ficará a durabilidade destes pivos recondicionados. O valor também não foi nenhum absurdo: Cerca de R$ 500,00 para 04 peças + braço morto. Eles recondicionaram os braços por completo, ou seja,  os 02 pivos da extremidade e os 02 pivôs centrais (regulagem da cambagem), por isto são 04 peças.

Abaixo algumas fotos depois de pronto:

rusiq rusiq

Re: Pivos inferiores

Peter, apenas uma pergunta: - onde foi acrescentado material? Pois, se as peças fossem apenas retificadas, o problema não teria sido resolvido, alias, teria aumentado.

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Boa tarde Rui,

Na realidade as peças não foram retificadas elas foram modificadas. Também não sei ao certo todos os detalhes, mas sei que os pivôs são abertos e é colocado um sistema com rosca, que permite uma certa regulagem a medida que o desgaste começa a surgir novamente. É feita uma espécie de bucha metálica e dentro desta bucha é colocado um assento de nylon, para apoio do pivo original. Não sei se te ajudei o se confundi mais ainda, mas foi assim que o mecânico me explicou.
rusiq rusiq

Re: Pivos inferiores

Peter, o que vc esta dizendo é o que mostra a figura abaixo.
Pelo jeito, o desgaste foi do elemento intermediário, já existente na suspensão.
Agora, que os entendidos digam, se estou certo ou errado, pois eu nunca vi uma suspensão dianteira totalmente desmontada.

DETALHE - SUSP. DIANTEIRA

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: Pivos inferiores

Boa tarde Amigos,

Conforme mencionado anteriormente, encostei a simca para fazer os reparos na lataria e pintura. Já que vou desmontar tudo, gostaria de verificar se alguém tem indicação de onde conseguir as borrachas dos vidors, portas, pestanas, etc.... Acabei de enviar um e-mail para a Borrachas da Duque e Barão da Borracha. Além destes mais alguma sugestão? Como ficou aquele assunto das borracahs do quebra-vento? Evoluiu de alguma maneira ou continuamos na estaca zero?
jorge patricio de medeiros alm jorge patricio de medeiros alm

ponteiras de direção/ suspensão

Em resposta à esta mensagem postada por Peter
meus prezados , acá estive ainda pelos idos de 1826, kkkkkkkkkkkk, mas o meu dilema ou problema agora é com relação aos pivôs da suspensão e direção deo simca como fazer em especial com aquele grande que liga a barra no cubo de roda?alguém tem uma ideia? grato chambord 60
gtx gtx

Re: ponteiras de direção/ suspensão

também interessado
Leon Leon

Re: ponteiras de direção/ suspensão

Em resposta à esta mensagem postada por jorge patricio de medeiros alm
Grande - e sumido - Jorge Patrício, mestre de Corinto, como vai?

Não é de meu metier esse assunto de peças (e nem sei ao certo qual a peça que procura), mas achei um velho e finalizado anúncio de 2010 sobre ponteira de direção Cofap made in USA:

Chamou-me a atenção de essa peça ser produzida nos EUA. Não creio que uma empresa de lá se preocupasse em produzir algo para um carro francês fabricado no Brasil, logo imagino que seja possível compartilhar peças com algum Ford contemporâneo.

Eu não saberia dizer qual Ford americano poderia ter "cedido" peças para o Ford Vedette, irmão do Simca Chambord. Em todo caso, só para ilustrar este brainstorm, aponto os links abaixo para meditação, cujo terminal é aplicado no Fairlane, Galaxie e Ranchero 1957/1959:
http://www.dearbornclassics.com/ford-chrome-plated-outer-tie-rod-end-1957-1959.html
http://www.dearbornclassics.com/1959+ford+ranchero/57-59-outer-tie-rod-end-right-and-left.html
http://cgfordparts.com/ufolder/showproducts.php?c=2&s=68&g=582&t=3231

rusiq rusiq

Re: ponteiras de direção/ suspensão

Jorge, pegue a peça em questão e leve-a até uma loja de auto peças, aquela que tem no mínimo 30 anos de bons serviços prestados. Coloque a peça sobre o balcão e diga "preciso de uma igual a esta". Irão lhe perguntar "- para que carro"? Não diga, sempre respondi que ela estava montada em uma máquina operatriz, portanto não sabia de que carro era e quase sempre sai com uma peça nova, de um veículo atual.
Nunca disse que era para um carro antigo, pois o balconista, quase sempre novato, iria responder que não tinha. Não sabendo o carro acabava por consultar um colega mais velho ou o dono, e eles quase sempre me trouxeram a peça solicitada. Tem muitas "peças antigas" que são utilizadas em veículos atuais.

SIMCA TEMPESTADE
Peter Peter

Re: ponteiras de direção/ suspensão

Boa noite Patrício,

Olha, quando eu estava mexendo na verdinha, desmontei toda a suspensão dianteira/traseira e todos os braços e terminais que estavam ruins/com folga, foram "embuchados" em uma empresa especializada no assunto. Tentei achar peças novas e não consegui, daí a saída foi recondicionar tudo. Dá uma olhada lá no tópico de restauração da minha tufão que você vai achar um monte de fotos. O serviço ficou muito bom, gostei bastante. O carro agora é outro para andar...

Abraços,
Peter Evandro Haake

Christopher Kich Christopher Kich

Re: ponteiras de direção/ suspensão

Caro Leon e Jorge Patricio. Respondendo as suas dúvidas de qual carro teria compartilhado peças com nossa Simca Francesa e Brasileira, digo que foi o Ford 1951, pois as maçanetas das portas e abertura de vidro são as mesmas. Quanto as  demais peças mecânicas, se tiverem os nomes das mesmas em inglês poderão ser procuradas nos sites de vendas de peças  como " Dennis Carpenter" - Sabendo de quais peças necessitas, poderia entrar em contato com ELDORADO CLASSICS - PARTS DEPARTMENT - parts@eldoradoclassics.com - que eles procuram as peças que necessitas e lhe remetem diretamente à sua casa no Brasil. Um abraço a até mais . Euclécio ...
12