Confrades, criei este tópico para concentrar as discussões sobre o sítio www.simca.com.br
Transcreverei abaixo comentário que fiz no tópico do Cadastro Nacional de Simcas e, na próxima postagem, matéria do Gizmodo sobre os estertores do Flash Player:
Oi, Adalberto!
Engraçado que esse direcionamento do cadastro [no sítio www.simca.com.br] havia sido alterado há algum tempo, mas agora voltou ao anterior. Pessoalmente, não acho de todo ruim que assim seja, pois podemos ver a evolução do cadastro e também contarmos com um backup para erros ou outros problemas que possam ser constatados. Aliás, essa é uma das razões por que estou publicando as versões do cadastro no "issuu", a possibilidade de manter as versões anteriores à disposição.
Webdesign não é a minha praia, como também não o é a manutenção de sites. Sei que o Marcelo - assim como todos nós - tem as suas prioridades e sou totalmente compreensivo quanto a elas. Também sou um tanto avesso a novas tecnologias (p.ex., tenho um celular tradicional, sem zap-zap e que tais, não tenho tablet nem notebook), mas tenho de reconhecer - relutantemente - que a tecnologia "flash" fica dia a dia mais defasada, instigando a reformulação do site simca.com.br.
Infelizmente, esse é um trabalho sobre o qual não me vejo apto a ajudar. Penso que teria de se "resgatar" (manualmente?) TODO o rico material do site atual para inseri-lo noutra plataforma mais moderna, adaptável a dispositivos móveis. Imagino algo parecido com o leiaute do www.autoentusiastas.com.br, que me parece hospedado no blogspot.com, mas estruturado como se fosse um site tradicional, com possibilidade de segregação de áreas temáticas.
O Flash é um remanescente da internet do passado que vem sendo mantido vivo com a ajuda de aparelhos há anos. Ele é cheio de falhas, acaba com a bateria dos notebooks, e, sinceramente, você deveria desativá-lo neste momento. Mas, se não fizer, tudo bem, porque o Firefox vai tirar os aparelhos da tomada em breve.
Em um novo post detalhando o futuro do Flash no Firefox, o engenheiro da Mozilla Benjamin Smedberg disse que, a partir do mês que vem, o Firefox 48 vai desativar todos os componentes não-essenciais que usam Flash na web automaticamente. Para mostrar que a Mozilla é séria na briga, o Firefox vai também transformar o Flash em um recurso clique-para-ativar em algum momento de 2017. Se você tem um site ou jogo que roda em Flash, a Mozilla tem um conselho: atualize para tecnologias HTML o mais rápido possível.
O Google Chrome adotou uma restrição parecida ao Flash no ano passado. Em 2014, o Firefox bloqueou completamente uma versão dele devido a uma falha grave de segurança até a Adobe soltar uma correção. Flash, foi bom enquanto durou, mas é hora de dizer adeus.
Deixando de lado o lado inexorável dos bons e maus efeitos dos avanços da tecnologia, eu diria que não vejo em outros sites detalhes que existem no site da Simca. Cheguei a encomendar um novo site, mas ficou tão pobre que não tive coragem de trocar.
Sobre a questão do cadastro, quem fez as últimas manutenções com muito boa vontade e gratuitamente foi o Grecco. Cheguei a pedir a ele duas vezes para ver o motivo do problema no link sobre o novo cadastro, mas chega uma hora que a gente tem que ligar o desconfiômetro. Ele teve uma reviravolta na vida e ficou de cabeça para baixo, tem no momento outras prioridades, então não dá para incomodá-lo mais.
Sobre a sugestão de igualar ao Auto Entusiastas ou outros blogs, desculpe, mas isso não farei. Na minha humilde opinião, não há termos de comparação entre a beleza estética do site da Simca e as facilidades de navegação por ele oferecidas e, do outro lado, o eterno rolar de texto em uma só tela que parece não ter fim. Mesmo compreendendo que as pessoas se acostumaram a isso, acho bem pior.
Por enquanto pretendo deixar como está, não descartando a possibilidade de alguma futura modernização.
GTX, o Marcelo sabe o que penso sobre os sites criados em flash.
Ele também sabe que o site Simca do Brasil não pode ser acessado em um smartphone ou tablet.
Sobre este assunto, conversei com alguns criadores de sites e a maioria considera um atraso refazer o site Simca com a aparência atual. Apenas um me disse que poderia manter a “aparência e a beleza estética" do site Simca, mas no momento ele desenvolve app's, muito mais rentáveis do que criar sites.
Várias empresas – incluindo a própria Adobe – estão se unindo para matar o plugin do Flash em navegadores.
Quando isso ocorrer, adeus site Simca...
pelo visto a questão fulcral está na dicotomia em manter a aparência, porém mudando o operacional.
se quem entende deste negócio puder me fazer um relato, uma proposta, uma descrição do desejado, posso consultar o experto que resolve os problemas do meu escritório para saber se é factível - e custo.
O Google interrompeu o Swiffy , no 1º de julho. Era uma ferramenta que permitaia a converção de arquivos .SWF Adobe Flash em HTML5, A extensão Swiffy Flash também deixou de funcionar.
O Google diz: "Continuaremos a servir os tempos de execução do Swiffy, para que qualquer arquivo convertido antes do pôr-do-sol, do dia (01/07/2016), continue a ser reproduzido", escreveu Danial Klimkin, representante da equipe de API (API) do Google, em uma publicação no blog".
Eu só vou me envolver na modernização do site quando eu me aposentar, daqui a três anos.
Antes, preciso dormir das 22h às 06h, porque das 06h às 22h não dá tempo para dedicar a esse assunto o tempo que ele merece. Agora inclusive já passou da hora.
Durante esse período, opiniões construtivas serão sempre bem vindas e por isso achei ótimo o Leon criar esse tópico para debatermos o que deverá ser feito.
Acho que você já tem o material para levar para essa pessoa que mencionou: o site em flash é o mais bonito plasticamente falando dentre todos os sites de carros antigos do Brasil, possui fácil navegação e o proprietário não vai abrir mão do visual dele, nem trocar a sua fácil operacionalidade pelo tormentoso e interminável rolar de telas dos blogs e outros sites "modernos" que a gente vê por ai.
Agora, modernizar e adaptar aos novos tempos, inclusive para permitir o acesso a partir de todos os dispositivos e navegadores, é outra história.
https://youtu.be/Z0H1oQe7GiM Publicado em 29 de jan de 2015 Com o HTML5 os Vídeos do Youtube carregam bem mais rápido !
O player HTML5 permite que os videos carreguem mais rápido e consome menos banda de Internet, agora você poderá assistir sem travamentos videos em 4K e em 60fps !
Navegadores compatíveis:
Muitos navegadores são compatíveis com elementos de vídeo em HTML5 e com codec de vídeo H.264 ou no formato WebM. São eles:
• Google Chrome
• Microsoft Internet Explorer
• Firefox
• Opera
• Apple Safari
Não sou muito versado nesse assunto, mas penso que há dois quesitos fundamentais: conteúdo e plataforma.
No momento, parece-me prioritário atentar para o conteúdo (textos e imagens): como ele se relaciona com o Flash? É algo incorporado à ele, que ficaria inacessível mesmo para manutenções/migrações com o fim do suporte aos navegadores? Ou são arquivos independentes (.txt e .jpg, por exemplo), que são "avocados" pelo Flash para exibição nos navegadores? Se são arquivos independentes, onde estão? No servidor do hospedeiro do sítio? Há cópia de segurança noutro local?
Com isto resolvido, o passo seguinte seria optar por uma nova plataforma de exibição - talvez esse HTML5 - que, ao mesmo tempo em que suporte a exibição em vários dispositivos, preserve o quanto possível o visual original do sítio.
Vejam que em uma curta conversa vocês, Leon e Rui, abordam vários aspectos diferentes. É assunto interessante e complexo, a gente tem que se debruçar sobre isso para ver o melhor caminho, o qual inclui o que o Rui definiu com bastante objetividade: preço e disponibilidade e algum profissional, somando ao que o Leon observou sobre o conteúdo, enfim, recursos, plástica, facilidades operacionais, etc.
Isso demanda tempo, como também demanda tempo reunir e organizar o meu material que ainda não disponibilizei, além do material que está aparecendo como consequência do I e do II evento, já que o pessoal se animou. O Ronaldo criou um grupo de whatsapp de proprietários de Simca e tem aparecido fotos inéditas. Pedi lá auxílio sobre essa questão do site, se alguém consegue um profissional que entenda de flash - seria um primeiro passo - mas até agora sem resposta.
Leon, outro material bem interessante que penso em colocar no site é esse tanto de notícias de jornais de época que você está juntando.
rusiq | Jul 23, 2016; 7:58pm
Sobre este assunto, conversei com alguns criadores de sites e a maioria considera um atraso refazer o site Simca com a aparência atual. Apenas um me disse que poderia manter a “aparência e a beleza estética" do site Simca, mas no momento ele desenvolve app's, muito mais rentáveis do que criar sites.
Hoje, ao reler as mensagens deste tópico, verifiquei que não postei a imagem do site no computador e como veríamos, a mesma imagem, no smartphone ou tablet, se isso fosse possível.
Rusiq, penso que o material do site, da forma que está no site e dentro da proposta de pesquisa do site, não é para ser visitado rapidamente a partir de aparelhos pequenos e móveis.
Para isso, hoje existe o whatsapp e o grupo dos proprietários de Simca tem sido bastante movimentado.
São tipos de propostas bem diferentes.
O site não tem a proposta de ser rápido e de perder as informações dentro da rapidez com que as informações são trocadas nas redes sociais.
Rusiq, isso é o que você diz. Vamos ver se os fatos se adequam à sua opinião. Enquanto isso, vou aguardando ansioso pela vida de aposentado quando, espero, terei tempo para cuidar desse assunto.
Adeus ao Flash no Chrome Anthony Laforge - Gerente de Produtos, Google Chrome
25 de julho de 2017
Hoje, a Adobe anunciou seus planos de parar de oferecer suporte ao Flash no final de 2020.
Por 20 anos, o Flash ajudou a moldar a maneira como você joga, assiste a vídeos e executa aplicativos na Web. Mas, nos últimos anos, o Flash se tornou menos comum. Três anos atrás, 80% dos usuários de desktops do Chrome visitavam um site com o Flash todos os dias. Hoje, o uso é de apenas 17% e continua em declínio.
Essa tendência revela que os sites estão migrando para tecnologias abertas da Web, que são mais rápidas e mais eficientes em termos de energia que o Flash. Eles também são mais seguros, para que você possa estar mais seguro ao fazer compras, fazer transações bancárias ou ler documentos confidenciais. Eles também funcionam em dispositivos móveis e computadores, para que você possa visitar seu site favorito em qualquer lugar.
Essas tecnologias da Web aberta se tornaram a experiência padrão do Chrome no final do ano passado, quando os sites começaram a precisar pedir sua permissão para executar o Flash. O Chrome continuará desativando o Flash nos próximos anos, primeiro solicitando sua permissão para executar o Flash em mais situações e, eventualmente, desativando-o por padrão. Removeremos o Flash completamente do Chrome no final de 2020.
Se você visita regularmente um site que usa o Flash hoje, pode estar se perguntando como isso afeta você. Se o site migrar para padrões da web abertos, você não deve notar muita diferença, exceto que não verá mais avisos para executar o Flash nesse site. Se o site continuar usando o Flash e você der permissão ao site para executar o Flash, ele funcionará até o final de 2020.
Foi preciso muito trabalho com a Adobe, outros navegadores e principais editores para garantir que a Web esteja pronta para ser livre de Flash. Hoje apoiamos o anúncio da Adobe e esperamos trabalhar com todos para tornar a Web ainda melhor.