Re: Notícias
Posted by Leon on
URL: http://forum-simca.191.s1.nabble.com/Noticias-tp4148658p4648170.html
Greve na Chery chega ao fim após um mês
Metalúrgicos aceitaram 1,73% de reajuste, mas barraram terceirização
Terminou na segunda-feira [30/10/2017] pela manhã a greve que afetava a fábrica da Chery em Jacareí (SP) desde o dia 28 de setembro. Em assembleia, os metalúrgicos acabaram aceitando a proposta inicial feita pela montadora, de 1,73% de reajuste pela inflação, mas conseguiram manter a proibição da terceirização irrestrita na fábrica e a garantia de estabilidade no emprego para lesionados.
Durante as negociações, a direção da Chery havia afirmado que pretendia ampliar a terceirização na fábrica, recorrendo à reforma trabalhista, e também pretendia pôr fim à estabilidade aos lesionados. A Chery estava produzindo apenas o QQ quando a paralisação começou, mas já vinha fazendo testes para a montagem do utilitário esportivo Tiggo2, previsto para este ano.
A fábrica do interior paulista tem cerca de 400 funcionários e é a única da Chery fora da China. Essa foi a quinta greve desde que a unidade começou a produzir regularmente, em fevereiro de 2015, e a segunda a durar um mês inteiro. Segundo a companhia, cerca de 700 carros deixaram de ser fabricados com a paralisação.
Na primeira quinzena de outubro, a matriz da montadora publicou no site da bolsa de valores de Changjiang, na cidade de Wuhu, onde suas ações são negociadas na China, que pretende vender pouco mais de 50% do controle de sua fábrica brasileira. No entanto, a Chery do Brasil ainda não se pronunciou a respeito. (Automotive Business)
"Grande feito" do sindicato, um mês inteiro de greve - comprometendo vendas dos automóveis e, por conseguinte, a viabilidade financeira da empresa - para aceitar a proposta inicial feita, um reajuste de 1,73%... lamento os percalços que a Chery passa em Jacareí mas bastava ver o que a GM já tinha passado nessa cidade para nada investir ali.
Lembro-me de que quando a Hyundai começou a produzir em Piracicaba: uma conhecida comentou comigo que seu irmão comentara que o sindicato local preparava uma greve; fiz alguns alertas a ela, dentre os quais dizer ao seu irmão para não entrar nessa, a não ser que quisesse se fixar como cortador de cana, e para tanto que se aproveitasse de seu porte físico, intimidador até mesmo para sindicalistas trogloditas.