Re: Fotos e Videos de Competições

Posted by rusiq on
URL: http://forum-simca.191.s1.nabble.com/Simca-nas-Pistas-Pilotos-Fotos-e-Videos-tp4255091p4643198.html



gtx - Postado em 06/12/2004 13:11:00
Marcelo,
Sem a menor dúvida quem conseguiu o melhor rendimento com estes motores, foi o mais longevo e o piloto que utilizou Simcas por maior tempo. O gaúcho, vivo, ativo, saudável Breno Fornari.
Ele competiu com um Regente de duas portas, frente inspirada em Ferrari / Malzoni, e modificando o motor - eu disse modificando e não preparando - disse-me ter conseguido mais de 200 cv.
Se andava ? Veja as fotos das corridas, especialmente no autódromo de Tarumã, onde ele empurrava até Furia com mecânica Alfa. O carro desapareceu nos pampas uruguaios.
Em terras mineiras, no famoso Autódromo do Mineirão, o Mala Véia, um sujeito simpatissímo, que corria com o carro da mãe, usualmente Simcas, convidou o Chiquinho Lameirão, estrela paulistana na pilotagem de GT Malzonis, para dividir com ele a condução de um GTX. Eu estava lá.
Foi uma corrida marcante, início do ano de 1 970. O Marcelo Campos, dito Marcelo Roda, treinando sofreu acidente fatal à frente da novidadosa Variant que eu conduzia.
O Judeu correria com um Corcel 4 portas com mecânica e assistência fornecidas pela Bino, Greco à frente. E faria dupla com um certo Emerson Fittipaldi. Nos registros, o tal de Judeu fez tempo melhor que o Fittipaldi ... Que dali voltou para a Inglaterra, e o Judeu continuou escrevendo sobre automóveis. Esta vida é injusta.
Quando ao GTX, coincidentemente há uns dias eu encontrei o Lameirão no autódromo de Interlagos naquela sessão nostalgia que foi a apresentação da restauração do Copersucar. Perguntei-lhe sobre a experiência com o GTX, e ele disse que ao ver o carro percebeu ser uma coisa de boa vontade, e não um carro de corridas.
E que na prova, durante pouco tempo fez o que pode, enfrentando Judeu & Fittipaldi, e mais Wilsinho também Fittipaldi com o Fusca com dois motores, Alfas, carretera Jaguar, Gálaxie e outros - corridas no Mineirão eram uma festa com variadas formas, cores, barulhos e pretensões.
Para o GTX a corrida durou pouco. Numa reta descendente, Chiquinho disse que uma roda passou por ele, que num primeiro momento, pela confusão amadora - até um concorrente não inscrito surgiu da confusão, alinhou e deu algumas voltas - achou que haviam meninos jogando pneus ladeira abaixo. Logo depois percebeu: a roda era do carro dele ...
Houve também uma corrida em Brasilia, creio a edição 1 969 dos 1.000 km, para o qual a revenda local Chrysler, a Torre Veículos, tomou uma carroceria de Simca velho, aí '59, '60, e aplicando mecânica EmiSul.
Não me lembro da performance. Lembro-me, isto sim, de um vendedor da Torre que depois utilizava o carro, pintado, depenado, barulhento, em seu trabalho normal, dentro da normalidade que um carro destes pode oferecer.
Mais ? Pesquisa em Auto Esporte, Quatro Rodas e gente de bom memória e interesse pelo tema.


SIMCA TEMPESTADE