SIMCA CHAMBORD 1960 - Jorge Patrício

Posted by rusiq on
URL: http://forum-simca.191.s1.nabble.com/SIMCA-CHAMBORD-1960-Jorge-Patricio-tp4199033p4641329.html

gtx- Postado em 02/07/2004 01:21:00
Gilberto, última tentativa da madrugada posto ser a quarta vez que recomeço.
informação, projeção, sugestão.
o monobloco C27.615 é de um automóvel feito em 1 964. com grandes possibilidades no dia 16 de janeiro.
o estofamento tem a disposição e formas corretas. a moldura tendia usualmente a um cinza muito claro, envolvendo um tecido sintético como você descreveu. imitava veludo cotelê e se chamava "velour".
entretanto as cores não combinam com azul claro.
permito-me imaginar que o carro fosse cinza-prata-metálico, participando de edição especial, a Série Prata, esforço promocional antecedente ao lançamento do Tufão.
Meu, optaria por esta solução, que permitiu a combinação com veludos em várias cores, incluindo estas matizes, especialmente vinho. este material pode ser pesquisado na rua do gasômetro, aí em sp. creio que agora vai. sucesso.
para o jorge.
antes de programar-se em vinda a brasília, fale-me.
a exposição corrente no Museu do Automóvel - Hot Rod, uma visão pessoal do automóvel antigo - despertou tanta atenção que permanecerá até o dia 25. mas se vier, prometo inolvidável volta em gtx.

---------------------------------------------------------------------

norian- Postado em 02/07/2004 18:27:00
Para o Jorge Patricio
Quanto a restauração do volante da Simca, o restaurador de Santo André não tinha forma e queria fazer o mesmo liso. Optei, seguindo o conselho do Marcelo, pelo Carlos Galante de Porto Alegre. O volante é bom, daria uma nota 8, agora vamos ver como fica no contexto do carro. Ele faz a base de troca. Se optar pelo Carlos, sugiro que entre em contato com ele por telefone, pois para responder e-mails ele demora uma "barbaridade tche". A minha Simca só esta faltando colocar o volante, as laterais das portas, o painel de instrumentos que mandei revisar e pequenos detalhes que acredito que na próxima semana fique pronto. Daquí uns dez dias devo manda-la para a mecânica, pois ela está sem freio, e quero fazer uma revisão geral.
Um abraço
Norian

---------------------------------------------------------------------

jorgepatrício - Postado em 03/07/2004 02:28:00
Bravo Norian, recebi o seu recado. Com certeza vou entrar em contato com o Galante tão logo eu consiga o seu telephone number. Fiquei satisfeito com a informação.Não sei se o companheiro leu a mensagem em que pergunto pela cor do fundo do Simca, ninguém ainda deu o seu parecer, seria ele no tom do carro? Abraços.
-Para todos,
Legal, agradeço em muito ao companheiro do GTX , contudo aconteceu-me uma dúvida; o encontro em Brasília " Como eram gostosos nossos Franceses" será no dia 13 ou 16 de julho, ou a exposição será de hots? Answer-me please! Cumprimentos à todos os companheiros que logam aquí; Norian, Nasser, Marcelo, monsieur Gilbert et Carlos Alberto ( 8ba)
jorgepatrício

---------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 04/07/2004 23:07:00
Jorge, não li a mensagem inquirindo sobre a cor do fundo. Se é de tratamento da carroceria, haviam duas: dos primeiros carros, algum destes produtos de proteção da carroceria, em cor cerâmica. carros mais recentes, mesmo produto, cor cinza claro quase médio.
sobre "Como eram gostosos estes franceses", adiamento. A exposição atual, "Hot Rod, uma visão pessoal dos automóveis antigos" obtém enorme atenção pública, não recomendando sua suspensão.
Definiremos nos próximos dias. Por enquanto, a listagem de veículos participantes impacta: De Dion-Bouton 1 902; Amilcar CGS década de '20; Citroëns 11, 15, ID 19, Pallas; 2 e 3 CV; Renaults incluindo Fregate; Peugeots. Renault Dauphine, Interlagos.
De Simcas, um Tufão '64 e o Esplanada GTX mais bonito do país. Se o Marcelo Viana prestigiar, Rallye '63.
Apreço.

---------------------------------------------------------------------
       
jorgepatrício - Postado em 05/07/2004 01:43:00
Companheiro Nasser,
nada pior que não saber expressar ou mesmo explicar corretamente aquilo que se quer. Acabo de ler a sua missiva enquanto assisto a uma fita de video dos mamonas que gravei no dia do acidente.Bem eu gostaria de saber a cor que fica na parte de baixo do carro," na barriga dele", boa né? isso é trem de besta mesmo, pois, donde já se viu carro ter barriga! É a parte de lata que fica imediatamente acima do diferencial, transmissão, caixa, etc. Fico no aguardo da próxima data para que eu possa ver alguns SIMCA.
Abraços,
cordialmente jorgepatricio

---------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 06/07/2004 18:44:00
jorge, a carroceria recebia o mesmo tratamento em todas suas partes. evidentemente com a evolução tecnológica, em especial no campo das tintas, você pode aplicar algum tratamento anti feruginoso e complementar com outro, que ofereça melhor vedação acústica. divirta-se.

---------------------------------------------------------------------

MARCELO -  Postado em 07/07/2004 09:42:00
Gilberto, o modelo 3 Andorinhas, como o seu, vinha de fábrica com a forração original do painel da cor cinza, que de tão escura pode ser confundida com preto. Para minha sorte a minha Chambord tem este forro, se quiser mande o seu e-mail que te mando uma foto para você ver (aliás, duas, há pouco tempo fotografei outra Chambord com o interior 100% original, com a forração idêntica).
Sobre o forro do teto, penso em fazer o mesmo com o meu GTX, vale a pena tentar manter o original. Estas casas especializadas em lavar carpetes de carro costumam fazer um bom serviço, sugiro fiscalização direta da sua parte.
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

jorgepatrício - Postado em 09/07/2004 01:23:00
E aí Marcelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns prá você
nesta data querida
muitas felicidades
com o GTX na sua vida!
Parabéns Marcelo pela nova filha adotada. São assim os corações nobres. Sempre cabe mais um "mesmo sem usar REXONA" , antiga essa não? Pois é, lí na sua página a novidade e tentei dar um alô mas não consegui .Alegrias nossas com sua nova herdeira! em tempo, ví sua Simca Tufão e a Jangada pelo site, ainda em estado de recuperação ou indo à.
Bençãos , jorgepatricio.

---------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 09/07/2004 08:12:00
Grande Jorge, valeu.
É bom realizar um sonho antigo. Além do mais, estou me divertindo bastante, o carro é um verdadeiro pau-velho, quem vê não acredita muito que ele anda, a aparência não é das melhores. Mas ele está rodando direitinho e não exige os cuidados dos outros, pode arranhar aqui, esbarrar ali, e não tem as frescuras de um Simca restaurado. Vamos em frente. As fotos dele serão incluidas no próximo pacote para atualização do site, juntamente com as fotos da Chambord e da Rallye, que estão faltando.
Abraços,
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

jorgepatrício - Postado em 25/07/2004 09:48:00
Bom dia meus caros,
Andei um pouco sumido mas cá estou de volta. O sumiço se deu em face ao trabalho que tive que realizar em prol da festiva da nossa Academia de Letras. Fui responsável pela apresentação de uma nova confreira, exigindo de mim pois buscar nos alfarrábios da história dados de sua vida e feitos. Consegui, foi legal, aconteceu ontem às 20hs na Casa da Cultura que presido. Fiz também uma pseudo-restauração de um filme em 16mm que mostra a minha Corinto nos anos 50. Como curiosidade encontrei tal filme em um lixo. Nada melhor que fuxicar lixo, não acham? em especial quando se quer preservar a história.Bem estou de volta ao mundo "Simca" e gostaria de cumprimentar ao "neo-simquista" da jangada 67. Sempre leio ainda que forma rápida esse site.Está valendo por tudo, é de fato,esse site, a nossa "Bíblia" para conservar ou restaurar nossas relíquias comuns.Para o Marcelo eu digo que os resquícios de tinta atestam o meu carro como bege, contudo, não gosto da cor e estou no verdadeiro inferno descrito por Dante. Não sei definir a cor do carro.
Abraços simquistas a todos. QTX! não esqueci a promessa de percorrer uma das artérias da nossa capital a bordo da sua princesinha, GTX.

---------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 26/07/2004 09:18:00
Quem sabe você não acha filmes de Simca nas latas de lixo, desfilando pela Corinto dos anos 60 ? Seria uma atração e tanto para o site ...
Sobre as cores, acho uma pena, pois penso que os carros devem ser restaurados exatamente como foram feitos. Mas consulte a relação que coloquei no tópico da Jangada 67, talvez possa te ajudar em algo.
Um abraço,
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 26/07/2004 23:01:00
Se nesse Simca dá lugar p'ra mais um - e que não seja sobre o túnel da transmissão - requeiro o direito de palpitar e o dever de opinar depois de tantos quilometros em tão particular estrada.
dá-se o seguinte: como cenário, o antigomobilismo brasileiro vem-se desenvolvendo. seja pela possibilidade de importar antigos, seja pelas visitas dos colecionadores nacionais a coleções, exposições e leilões dora do país, onde a tônica é uma só: originalidade. quem a te, entra, tem valor e liquidez. quem não te, procure outra turma.
como negócio, a tentação de implementar o gosto pessoal, em "melhorar" o uso com equipamentos, materiais e tecnologias mais novas, em corrigir as imperfeições construtivas - que nos Simca eram muitas - ou colocar pneus radiais, mais largos, para compor melhor o visual dos carros de pernas finas, como eram à época, podem ser soluções válidas sob o ponto de vista estético ou da operacionalidade. Mas do ponto de vista do colecionismo, podem comprometer o projeto de restauração, transformando-o em reforma personalizada - quantas pessoas conhecemos, que colocaram a panacéia universal do motor Opala de 4 cilindros, e o câmbio GM de 4 marchas num Simca, e hoje se lamentam, pois se tivessem mantido o conjunto original teriam um bom carro ou uma base para tal, ou valor para um objeto de coleção com demanda. E o que têm nada mais é que um travesti, sem valor e sem futuro.
Se pensarmos que restauração num veículo é apenas uma, por lógica deve ser bem feita, como sintetizam os norte-americanos, que sabem mais de restauração e fazer dinheiro com carro antigo, " do it once, do it right ".
Otimista infrene, projeto que o nosso antigomobilismo, após ter incluído os nacionais como itens de coleção, e apesar da falta de ação da Federação, acelerará muito em direção à qualidade. Os veículos que há alguns anos achávamos com restauração nota 10, ótimos, hoje, evoluídos, constatamos que não passam medíocres e sem expressão.
Neste caminho, serão seguidos os parâmetros mundiais, que vinculam originalidade a valor. E neste, são exigíveis os itens de catálogo, e até os que não são vistos, como a compatibilidade de numeração entre chassis, motor e câmbio. Cor, é como dizem os puristas do direito tributário, ' "prima facie ", ou seja, a primeira coisa que você vê, e como ela te impressiona e forma sua referência.
Esta conversa comprida trem apenas o intuito de auxiliar um bom resultado final sob a óptica do purismo antigomobilístico, que será um definidor nos próximos anos. Como exemplo fático, o dr Eugênio Leite, mecenas, preservador de muitas raridades no salgado litoral paulista de Ubatuba, missão tão árdua quanto enxugar gelo, disse-me recentemente no encontro de Araxá, que acedera às minhas ponderações resolvendo restaurar um Jangada '63 na combinação original de cores, apesar de preferir outras. Fiquei feliz por ele, que após tanto esforço terá um bom veículo, e ouvirá referências: ótimo, raro, formidável ... , sem que ninguém ouse uma conjunção: mas, porém, todavia, contudo, entretanto ...
Sei que estas considerações são ociosas depois da opinião do Marcelo, mas coloque-as na soma de suas ponderações. sucesso

---------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 27/07/2004 10:05:00
Caro GTX,
suas considerações nada têm de ociosas.
Pelo contrário, dão força a este incauto (eu) na decisão, que até o momento contrariou a todos, sem exceção, de manter o teto de vinil do GTX, porque colocado na fábrica, e a de restaurar o carro na cor que também foi colocada na fábrica, verde. Todos por aqui falam na retirada do vinil e na pintura da cor vermelha, porque mais bonita. Mas vou insistir, inclusive com o forro do teto e das portas, pelo mesmo motivo. Olham-me como um ET.
Graças a você, e aos eventos "Carro do Brasil", percebi a importância de manter os carros como foram feitos. Assim será o GTX. Assim está ficando a Jangada - que já despertou, desperta e vai continuar despertando olhares desconfiados e comentários do tipo "essa cor eu nunca vi, é original ?". Por isso que, após insistir um bocado, fiz contato com o segundo dono do carro na cidade de Barbacena, MG, e vi fotos do mesmo à época, exatamente com a combinação de cores que o pintei. Essas fotos serão scaneadas, ampliadas e colocadas em um painel, para que tais perguntas não mais aconteçam, e para que as pessoas vejam como as cores realmente eram.
Parabéns por essa Jangada de Ubatuba, mais uma foi salva.
Falar nisso, não vejo a hora de conhecer esse bronze turbina de perto.
Abraços,
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 27/07/2004 10:43:00
marcelo,
fico feliz que as más experiências de estreante servem para auxiliar a outros antigomobilistas.
quanto a vir andar no bronze turbina, breve haverá oportunidade formal: na realização da exposição com os carros franceses, antes programada para 14 de julho e adiada a pedido da embaixada da frança.
quanto à jangada do dr eugênio, é para entrar no sítio. cinza indefinido com faixas amareladas e estofamento palha. curiosa combinação, porém harmônica.
admiração

---------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 27/07/2004 12:04:00
Caros Marcelo e GTX
Quanto as cores originais sigo a mesma linha de raciocínio de voces, más em relação as tintas gostaria das suas opiniões. Os carros na sua maioria eram pintados com Duco ou Sintético, que davam muito trabalho na sua conservação, com polimentos e ceras que demandavam algumas horas na garagem. Outros já vinham com pintura metálica que mantinha os carros "mais brilhantes" e era mais fácil de conservar. Hoje tenho visto vários carros pintados com PU ou Poliester e no final com demãos de verniz. São tintas mais resistentes e dão um visual muito bonito no veículo acabado, más isto infuenciaria em termos de não originalidade o veículo? O ideal seria a pintura em Duco ou Sintético?
Esta é para o GTX
O chassi da minha Simca é C - 46451, e o ano é 1966, séria possível me informar a época em que o mesmo foi fabricado? Obrigado.
Um abraço a todos
Norian

---------------------------------------------------------------------

jorgepatrício - Postado em 28/07/2004 00:45:00
Meus Caros,
Não sabem vocês como a minha carinha de cavalo ficou vermelha ao ler as ponderações de cada um. Concordo, claro, com tudo o que foi dito, contudo, meu carro falta alguns itens que considero preciosos; poucos é claro , mas falta. Gostei do questionamento quanto a utilização da tinta PU, era justamente o que eu queria fazer inclusive com a aplicação de verniz. Mas e agora? be or not be? that's the question! I really don't know!Vou amanhã pela manhã chamar um pintor amigo meu para que ele faça a análise dos resquícios de tinta pois, já encontrei preto,vermelho, bege,e a atual cor era branco; essa eu raspei toda, eu mesmo, pois queria ver a situação da lata, se era boa ou não. Por sorte ela não foi batida tampouco sofreu agressões mais comprometedoras, a não ser a ação do próprio tempo mais o gosto que cada um dos proprietários teve em mudar a sua cor. Quando a comprei estava com a dita mecânica de opala. Eu não a quiz. Comprei toda a mecânica em separado e a duras penas mas consegui. Como os ilustres defensores da causa mais justa que está em pauta ma voiture infelizmente não trás consigo o estambinho tampouco as tripinhas de fábrica. É uma pena? é... , mas tenho um SIMCA e quero dentro de todas as minhas possibilidades colocá-la o mais próximo de sua forma quando ainda no berço. Quero na oportunidade de fato pedir a benção a todos vocês meus companheiros dessa grande confraria chamada "SIMCA"
Sem mais para o momento que me permitam o apanhar de uma chave de 2" e nos apertemos todos num só abraço fraternal.
Jorgepatricio

---------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 28/07/2004 08:04:00
Essa questão do PU é dureza, to be or not to be.
Fiquei nessa dúvida um ano inteiro, tempo que gastei pesquisando a cor original da minha Jangada. Depois que havia chegado à uma conclusão errada e pintado o carro, descobri a combinação de cores certa e mandei pintar de novo, assumindo, é claro, o prejuízo. Resolvi, então, fazer um meio termo: tinta Duco, verniz de PU. É que eu já havia pintado a Chambord, verde, com Duco, um pouco sem vida, e a Presidence, preta, já estava pintada de PU, brilhante, reluzente. E eu na dúvida: puxa, será que na época brilhava tanto assim ?
Por isso decidi pelo meio termo. E continuo na dúvida até hoje, olho para uma, olha pra outra, a diferença de visual é grande, ao mesmo tempo que a consciência pesa um pouco por ter usado o PU. Uma verdadeira roda viva. Então desliguei um pouco do assunto e me dei por satisfeito, afinal, já estava feito.
Mas como o preto é uma cor especial, conclui que fiz certo em usar PU. Uma Présidence preta sem o brilho do PU certamente não seria vista com bons olhos. Devemos considerar que os parâmetros atuais são carros O km pintados com alta tecnologia. Por outro lado, vejo a Chambord e a Jangada e também fico satisfeito, suas cores, na minha opinião, são mais de época. Então justifica-se o menor brilho.
Enfim, sugiro pesquisa, muita conversa e consideração do modelo do carro e, claro, a cor, para que se defina ou não sobre o PU.
Abraços,
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 28/07/2004 19:33:00
Simquistas, simqueiros, amigos.
já que estamos fazendo raciocínios concretos sobre a mais exata das ciências, que é a palpitologia, com esta base científica parto do princípio que originalidade sim, mas somente até um metro antes do precipicio.
desta forma, não temos saída a não ser a atualização tecnológica dentro do padrão de originalidade. Explico. Se você estiver restaurando um Ford T, uma das criações mais geniais e simplórias do mundo, não pretenderá, por exemplo, encontrar pistões em ferro e mono anel. Não são localizáveis e eram um breve contra a luxúria da performance. Melhor aplicar os atuais, de liga leve e com vários anéis. Mesmo caso para a tinta. Onde encontrar o preto padrão entre 1 917 e 1 925 ? E se encontrar vale a pena utilizar ? Não. era uma porcaria de tinta, semi brilho, que obrigava a re-pinturas constantes. Melhor utilizar o materiais atuais, com melhor tecnologia.
Caso pessoal, restaurei - quer dizer, como todos os carros restaurados, nunca ficam prontos - um Esplanada GTX '68, uma das 10 unidades então produzidas. Cor ? Bronze Turbina.
Uma mão de obra. Poucos sabiam do que se tratava. Acabei, numa visita ao Walter P Chrysler Museum, colocando a dúvida. O atendente enviou-me o código do Chrysler Turbine, que era a mesma cor. Na hora de processar, só havia PU. Nem pensei. O que interessava, a meu ver era a cor, tom, matiz corretos. A formulação, por minha óptica pessoal, seria irrelevante. Afinal, a tecnologia passa e as cores ficam, justifiquei-me e pintei o carro. Nem mostro.
Para o Norian. Automóvel com chassi número 46.451 foi produzido, com grandes possibilidades - não conferi porque estava sem tempo de fazer 25 cálculos adicionais - no quarto dia útil do mês de abril de 1 966.
divirtam-se, combatam o bom combate.
Ao Jorge. Faça uma gravação de motor V8 Simca num gravador com som potente e acople ao comando ao acelerador ...
Um dia, Allah clemente e misericordioso colocará mecânica completa de Simca em suas mãos, e aí você atingirá a glória. sucesso

---------------------------------------------------------------------

jorgepatrício - Postado em 29/07/2004 21:00:00
Meus Caros,
nada melhor que queimar a cuca com determinados assuntos. É de fato curioso pois fico na maior ansiedade à espera das opiniões que serão dadas por vocês que já fazem parte da minha roda de companheiros para uma boa conversa.Marcelo respeito em muito a sua opinião acho que o alimento aos olhos é fato importantíssimo apesar de se observar a responsabilidade de se preservar a história contudo, considero que estamos fazendo a nossa parte em preservar tais modelos. Instante algum discordo de ti mas gostei das ponderações do nosso amigo do Planalto. Como bem sabes o brilho da tua Presidence ficou o most não foi? pois é, valeu, para o QTX eu já tenho toda a mecânica, o motor do meu possante somente espera a hora da lataria estar pronta para que em se sentindo em casa ele possa roncar forte, ou melhor , bastante forte.abraços.
Jorgepatricio

---------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 29/07/2004 21:36:00
Caros Marcelo e GTX
Primeiramente gostaria de agradecer ao GTX quanto a data de fabricação aproximada da minha Simca. Quanto a tipo de tinta a ser utilizada na pintura, voces tiraram um peso das minhas costas. No LTD eu já o havia pintado em PU e isso não chegou a fazer diferença no final, pois a sua cor é a mesma e originalmente era metálica. Já na Simca, a sua tinta anterior era sintético e a mesma não da um brilho bonito e acabei pintando a minha Simca em Poliester com demãos finais em verniz. Por ela ser bege e marrom café, essas cores são ingratas no seu resultado final quanto ao brilho. Depois do serviço feito, me veio a dúvida, agi certo ou errado. Agora lendo a opinião do GTX quanto as novas tecnologias em matéria de tintas, a minha opinião vai de encontro a dele e também a opinião do Marcelo. O resultado final ficou muito bom e deu um "realce" com os cromados que são novos. Obrigado a voces.
Marcelo, espero não ter entupido sua caixa de e-mails com o material que lhe mandei e foi o que achei por agora. Estou a procura de mais materiais e se caso voce permitir, lhe enviarei mais.
Jorge Patrício, voce conseguiu todos os adornos que estavam faltando na sua Simca? Tomara que sim e se precisares do amigo é só pedir.
Na minha Simca, agora estou restaurando o painel de instrumentos, pois o relógio e o marcador de combustível não funciona e não encontro peças no mercado. Devagar eu chego lá e qualquer dia (que eu espero não estar longe) eu saia para passear com ela.
Um abraço a todos
Norian

---------------------------------------------------------------------

jorgepatricio - Postado em 30/07/2004 01:38:00
Graças, graças, graças. Até que enfim o companheiro voltou a lembrar-se de mim. E aí companheiro você viu que pendenga danada essa da cor ou quanto a tinta a ser usada ? Foi bem salutar não foi ? Mas não consegui os detalhes que faltam não, pois, não consegui o número do telefone do menino do sul que restaura o volante, não consegui o S do capô,não consegui o braço do limpador, não consegui os V8 da coluna trazeira do carro,tampouco a tampa que cobre a fechadura da porta dianteira.Falta-me também a bolsa d'água, as borrachas do quebravento. Parece que tenho um relógio em perfeito estado de funcionamento. Aqui em Corinto tenho um amigo relojoeiro que consertou o do meu carro enquanto que em BH o rapaz de restauração de paineis disse ao meu amigo que também tem um simca que não teria jeito.Levei o dito à esse amigo e de lá saiu novo, funcionando perfeito. Vou averiguar, se de fato o tiver posso enviá-lo a você. Tenho alguns frisos do simca teto alto,poucos. Abraços, jorgepatricio.

---------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 30/07/2004 10:12:00
Caro Jorge Patricio
Não deixei de acompanhar o forum. A pessoa que restaura volante e que também fornece peças é o Carlos Galant e seu endereço e fone voce encontra nos classificados deste site. O "S" do capo, o Marco da Skill tem, isso eu posso lhe garantir pois tenho visto nas feiras em que ele participa. Nos sites "www.mercadolivre.com.br" e www.arremate.com.br entre com a palavra Simca no sistema de busca e voce poderá encontrar alguma coisa que necessite. Quanto ao relógio a minha idéia foi a mesma que a sua, ou seja, ele está em um relojoeiro antigo que conheço que está fazendo as peças necessárias. Do restante se souber de algo lhe informo.
Um abraço e boa sorte.
Norian

---------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 01/08/2004 11:00:00
Jorge Patrício: quanto ao volante, não demore para entrar em contato com o Carlos Galant. Ele costuma fazer por "lotes", à base de troca, e está com um aro velho meu desde o ano passado, acredito que por agora ele deverá fazer mais um lote. É até bom você entrar em contato com ele logo e perguntar sobre prazo. Sobre os emblemas da Skill, da mesma forma que os volantes do Galant, são muito bons. Sobre as cores, creio que todos chegamos a um consenso. Se surgisse uma Simca 0 km, diretamente do túnel do tempo, a verdade é que provavelmente ela pareceria feia diante das nossas. Sinal dos tempos !
Norian: fale o que você precisa sobre o painel do seu carro. Se não me falha a memória, ele é Tufão, e pode ser que eu consiga de ajudar. Sobre o LTD, acho que só poderia ser PU, já é um carro da nova geração. Sobre fotos, fique à vontade, minha intenção é colocar todas as que possuo, da época, no site. Pode entupir a caixa postal, ou CD´s, sempre que quiser. Mande também fotos dos seus carros.
Abraços,
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

jorgepatricio - Postado em 01/08/2004 22:28:00
Meu caro Marcelo,
foi muito bom ler o seu recado. Meu caro, você não avalia a angústia que estava visto que, em se ouvindo e procurando respeitar conselhos de pessoas conhecedoras do assunto, ví todo um sonho meu de ter um carro tal qual ví na minha infância ; o meu pai buscou em São Paulo para um amigo seu que era gerente do Banco Agrícola de Sete Lagoas um Simca 0km, isso pelos idos de 63 ou 64, era um hally, esquecí-me agora de como grafar correto o nome hally, é não sei! mas tudo bem, lembro-me perfeitamente da calota do carro, parece que aos meus olhos de criança foi o que mais chamou-me a atenção. O carro era vermelho e a história da compra foi bastante interessante, segundo papai, hoje infelizmente já falecido. Bem retornando vou mais tranquilamente pintar o meu carro satisfazendo um pouco o meu dream of child. I want to be happy with that and I will, I hope. Fiquei sabendo que um conhecido meu tem alguma coisa de simca dentro de um tambor na casa dele aqui mesmo em corinto, vou averiguar, segundo o que me disseram há um aro de buzina e alguma coisa a mais, não sei ainda, custa-me crer mas vou averiguar.
Noriam, meu bom companheiro,obrigado pelas falas. Vamos com certeza arrumar nossos carros e com certeza ficarão legais. Abraços e obrigado.
Nasser, o Literato do nosso meio. Acabei de ler em um site um artigo seu. Fiquei deveras feliz com tudo o que lí. Que bom que vocês existem, obrigado por aceitarem -me no meio de tão ilustres pessoas. Abraços, jorgepatricio.

---------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 02/08/2004 08:50:00
Jorge, uma curiosidade:
já que você se lembra perfeitamente da calota da Rallye, por favor descreva-a. Era raiada ou era de chapa inteiriça ? Nas fotos que estão no site dá para ver os dois tipos de calotas. Pergunto porque as primeira Rallye sairam com calotas raiadas.
Um abraço,
Marcelo

---------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 02/08/2004 09:57:00
Marcelo
O painel da Simca já está quase tudo encaminhado. O relógio está em um relojoeiro antigo que ficou de fabricar as peças danificadas, o marcador de temperatura foi consetado em um loja de velocimetro e o marcador de combustível que por enquanto é o único com defeito, pois ele só marca do meio para cima. Eu comprei um painel com o Lauro só que foi testado e nada funciona,(está pior que o meu). Ele conhece uma pessoa que enrola as pequenas bobinas e ficou de dar um jeito. Vamos aguardar. Do restante as peças que necessito são as que te passei por e-mail. Estou aguardando a minha amiga ver se tem mais alguma coisa de Simca e vou lhe providenciar o CD. A Simca está sendo fotografada desde o ínicio da sua reforma, estou no terceiro filme, mas ainda não revelei nenhum. Só o farei quando ela estiver totalmente pronta como eu quero e dai lhe mandarei as fotos. Ela já está montada, aguardando o painel para leva-la ao mecanico e ao eletrecista. Meu único problema é ter paciência para aguardar que os outros façam as coisas, pois tudo é demorado. Não sei como consegui esperar nove meses para nascer.
Quanto ao encontro que vai acontecer em Setembro em Serra Negra, voce ou algum outro sinqueiro já foi? Vale a pena? Como esse evento é da mesma federação que patrocina os encontros na Estação da Luz e o de Setembro não vai acontecer por causa de Serra Negra, estava pensando de ir até lá, mas não gostaria de saber como ela é antes de ir.
Falando em Estação da Luz, em uma banca tinha a borracha do porta malas da Simca, te interessa?
Um abraço
Norian

---------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 02/08/2004 11:51:00
Em tempo
Gostaria de contar a todos como eu consegui a Simca, pois de certa forma me sinto um previlegiado pela sorte em relação aos demais, que conseguiram seus ricos automóveis em estado pior. Longe de mim estar denigrindo os demais, pois já passei por isso quando comprei o LTD. Não tinha dinheiro para comprar um carro pronto e comprei o LTD que estava indo para o desmanche, em dinheiro de hoje por volta de R$ 1.500,00. Foram 5 anos de trabalho e a procura de peças e acessórios. Eu o comprei em 1991 e na epoca era mais fácil localizar as peças em desmanches, pois a febre do antigomobilismo ainda não existia na intensidade de hoje. Não me arrependo de nada, foi gratificante ver o LTD pronto e com tudo em ordem.
Voltando a Simca, pelo manual ela foi adquirida em Ribeirão Preto SP, esteve em Franca SP e pela placas anteriores, que as tenho, Rio de Janeiro e Brasilia. Eu a comprei do piloto do governador de SP, que também foi o piloto do Ayton Senna, que a comprou em Brasília. Ela ficou um tempo aquí em SP e depois foi enviada para casa de parentes dele em Londrina, para que eles a conservassem, pois em função de sua profissão ele não tinha muito tempo para tal. Esta Simca estava bem conservada, inclusive participou do VII Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá em 1990 (aliás quem tiver fotos deste encontro eu gostaria de ter uma cópia). Em Londrina ela foi deixada de lado e seu estado foi se deteriorando. Quando a comprei seu estado geral era regular, tinha todos os acabamentos externos, tapeçaria original e a lataria tinha alguns podres no porta malas, para lamas, embaixo do vidro trazeiro e algumas partes elétricas que não estão funcionando como deveriam. Não foi necessário uma restauração total e sim uma reforma e optei por pinta-la inteiro para um visual melhor. Mandei polir os inox e aluminio e cromei as demais peças. Por ficar muito tempo parada, ela está sem freios e os amortecedores estão duros, que eu consertarei posteriormente.
Como voces viram não está tão difícil assim deixa-la 100%. Desculpe pela longa explanação, más quando eu começo a falar da Simca ou do LTD eu me empolgo.
Um abraço a todos
Norian

---------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 02/08/2004 15:39:00
norian,
Allah, clemente e misericordioso, ouviu suas preces e me ordenou servi-lo.
As fontes para conseguir os dados do seu Simca que teria participado do Encontro Nacional em Araxá em 1 990, começam pela Proeve, que organizou o evento. Lá, a Tatiana pode ajudar fornecendo cópia da ficha de inscrição e creio, indicando quem fez fotografia e vídeo.
O número da Tatiana é 31.3284.9699 end eletrônico proev@proev.com.br
Há outras possibilidades. Veja nas revistas de época que publicaram matérias a respeito, se publicaram alguma coisa sobre Simca, ou se teriam o negativo em arquivo. Em tendo, venderão a cópia.
sucesso nasser

---------------------------------------------------------------------

jorgepatricio - Postado em 04/08/2004 23:07:00
Prezado Marcelo,
meu cordial boa noite. Nada melhor que volver no tempo e explorando a tela da nossa memória nos encontrarmos com fatos ou imagens que tornaram -se indeléveis a nós. Sem grande esforço volto à minha Corinto d'antanho e a encontro com ruas ainda descalças, poeirentas mas ruas rebuscadas por uma beleza que só nós aqui no interior temos. Peço excusas ao amigo se afirmo tal com tanta veemência e se assim faço é porque conheço bem os nossos bastidores. Bem, tenho em límpida memória fotográfica, a lembrança de estar agachado e correndo os dedos pelos raios da calota daquele rallye vermelho. Não me lembro do interior mas das calotas e da trazeira ah! isto é unforgetable to my eyes and mind. Não sei se poderia ou se deveria mas eu gostaria se possível for, de ver pelo menos um de seus carros Simca, isto quando eu for a Belô que é bastante difícil para mim que sou apenas mais um dos sertanejos destas Gerais Roseanas.Alegrias, jorgepatricio.

SIMCA TEMPESTADE