Re: Válvula termostática

Posted by Leon on
URL: http://forum-simca.191.s1.nabble.com/Dicas-e-Duvidas-tp4205968p4205979.html

Mensagem original postada em 06/08/2004 por MARCELO escreveu
"Assim é, se lhe parece".

Grande Nasser, grande frase, grande lição. Não me saiu da cabeça.

Fez com eu me lembrasse de um discípulo que, lá pelas bandas do Oriente, um dia resolveu procurar um mosteiro. Mais por insistência dos amigos do que por sua própria convicção, pois não via muito o que aprender entre pessoas que viviam isoladas e longe do mundo que ele conhecia, afastadas das coisas importantes, no meio do mato.  

Lá chegando, bateu os olhos nos demais discípulos, rapidamente percebeu que não tinha páreo. Era, sem dúvida, o melhor. Com o passar do tempo, sua impressão inicial foi se confirmando. Era o primeiro em tudo. Os demais não conseguiam acompanhar o seu ritmo, sua rapidez de raciocínio, sua agilidade. Chegava a ajudar os mestres para que as aulas tivessem andassem mais rápido, já que a demora dos outros em aprender o irritava.

Um dia o mestre principal mandou chamá-lo. E ele pensou: puxa, é agora, ele nunca mandou chamar ninguém. Eu consegui tanto destaque que, sem dúvida, agora ele vai me oferecer alguma coisa melhor aqui dentro, quem sabe até vai me indicar para o seu lugar, já que está meio velhinho.

Chegando aos aposentos do grande mestre , o promissor discípulo foi entrando, já que a porta estava entreaberta. Não viu ninguém. Havia apenas uma mesa, com uma jarra e uma xícara. Passado um tempo, o mestre chegou e, com um gesto, ofereceu-lhe chá. Ele interpretou o ato como uma grande deferência e, rapidamente, colocou sua xícara em posição.

O mestre começou a servir o chá, mas não parou, mesmo após a xícara do rapaz transbordar. Assustado, ele pensou que o mestre já não enxergava bem e disse: "Mestre, o chá está entornando". Calmamente, o velhinho parou de servir o chá e disse:

"Assim é você. Sabe tudo. Um poço de sabedoria. Tão cheio de conhecimentos, que não cabe mais nada ..."

Essa obviamente não é minha, mas eu não podia perder a oportunidade.

Marcelo