Posted by
rusiq on
URL: http://forum-simca.191.s1.nabble.com/Simca-Abarth-tp4201028p4202732.html
Abarth Simca III Sab, 26 de Abril de 2008 00:00 - Escrito por Napoleão Ribeiro e Fred Della Noce
Frederico Della Noce, um dos maiores estudiosos dos Abarth Simca nos mandou correspondência informando que o destino dos Abarth Simca, que pertenceram à Simca do Brasil, não estão nos Estados Unidos como divulgamos, mas sim na Suíça e na Itália:
Chassi 080 – Coleção Möll – Suíça
Chassi 085 – Coleção Grassi – Pádua – Itália
Chassi 090 – Coleção Costa – Milão – Itália.
Frederico remeteu-nos ainda fotos do Chassi 085 que tinha recebido motor Simca V-8 nacional e, por este motivo, teve a sua traseira alongada.
O carro foi restaurado, recebeu novo motor 2000 (FIAT), mas foi mantida a modificação da carroceria o que lhe confere um aspecto estranho.
Segue abaixo as correspondências recebidas:
“Caro Napoleão,
Dei uma vista no teu site e posso te garantir que nenhum site que eu já vi no Brasil, tem informações mais precisas nem conhecimento de causa que tem os teus textos. Parabéns.
Os três Abarth que vieram para a Simca do Brasil tem os números de chassis #80,#85 e #90. Todos estão na Europa e nenhum foi ou esteve nos USA.
O chassis #85, é o carro mutilado na Simca para caber o motor Simca V8.
A parte traseira foi alongada e, na restauração do carro, foi recolocado um motor de 2 Mila e uma caixa de 6 marchas, mas foi mantida a traseira mais comprida, o que dá ao carro um perfil estranho e feio.
É difícil conceber hoje o que pode ter passado pela cabeça dos responsáveis pela competição na Simca, ao destruírem uma Maserati para fazer o Tempestade e uma Simca Abarth 2 Mila criando um monstrengo sem sentido nenhum.
Não é de estranhar que a marca tenha falido.
O carro em Padova pertence a um misto de médico, fabricante de equipamentos odontológicos e vendedor/colecionador de carros antigos.
Um abraço,
Fred Della Noce”
“Caro Napoleão,
Conforme falamos ao telefone, confirmo que as três Simca Abarth 2 Mila faturadas pela Abarth, em nome da Simca do Brasil S.A., são os chassis #80,#85 e o #90.
Não consegui rastrear a história entre 1965 e 1981, e creio que vai ser difícil, pois em 1981, em Genova, tem lugar um leilão da massa falida de uma companhia de navegação.
Os três Simca, fazem parte do acervo e foram comprados por um dos primeiros comerciantes de carros antigos de competição, que na época era uma espécie de curador da coleção de carros do falecido Conde Lurani.
Os carros hoje encontram-se nas seguintes coleções:
#80 - Coleção MÖLL - Suiça
#85 - Coleção GRASSI - Padova (Italia)
#90 - Coleção COSTA - Milão (Italia)
Posso te assegurar que estes 3 carros jamais puseram as rodas nos USA, nem para uma exibição. Todos estão em boas condições, sendo que a restauração do carro #80, é espetacular, e o carro se encontra junto de uma 2 Mila modelo 1965 (com o capot dianteiro diferente, que abre por inteiro para a frente, como um Jaguar E Type).
Também na mesma garagem encontram-se outros 74 Abarths, que formam a maior e melhor coleção Abarth do mundo.
Um abraço,
Fred”

SIMCA TEMPESTADE