SIMCA CHAMBORD 1960 - Jorge Patrício

Posted by Leon on
URL: http://forum-simca.191.s1.nabble.com/SIMCA-CHAMBORD-1960-Jorge-Patricio-tp4199033.html

Jorge Patrício - Postado em 22/05/2004 18:57:00
  Meus amigos, permitam-me assim tratar-lhes visto que comungamos a mesma paixão, "SIMCA". Tenho um modelo 60, Chambord e venho encontrando dificuldades com alguns acessórios como o " S" do capô, borrachas em geral e em especial a do quebra- vento. Quem sabe se todos nos reuníssimos teríamos a condição de mandar alguma fábrica do ramo fazer pelo menos umas 1000 unidades ? Preciso dos painéis ou espelhos que ficam entre o forro da porta e as maçanetas, os V8 que ficam na coluna trazeira numa placa de aluminio. Quero na oportunidade parabenizar a todos que estão enfileirados na preservação de tais móbiles e dizer que nessa tal internet sou novato. Meu e-mail é jorgepatricio22@yahoo.com.br
abraços.



----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 23/05/2004 12:18:00

Jorge, suas dificuldades não são tão difíceis.
Borrachas, o Marcelo que é o guru-mór - e o mecenas que banca estoicamente este sítio - tem alguma coisa. Espere que ele aparece por aqui em minutos; o Sérgio, da Atlas, 11.3331.7071, também tem. Ambos mandaram fazer uma partida, o que é factível até para quantidades menores.
Emblemas e que-tais ? Marco, da Skill, 19.3541.9393 - dono e peças são da melhor qualidade, mas se tiver pressa, adie. O Marcos tem um calendário próprio, que ele usa como longínqua referência.
Seu carro tem o embleminha de esmalte que vai na coluna B, entre as portas ? Pf, informe o número do chassi.

----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 25/05/2004 09:40:00
Caro Jorge, em temos de Simca, veja que as informações costumam bater - mas não é sempre.
O pessoal da borracha que te falei possui fábrica, já conversei com o Paulo (dono) sobre as borrachas do quebra-vento, mas essa ele não se animou. Seria até bom você tentar com ele, quem sabe.
Ano passado fizemos um empreendimento parecido, foi uma luta de 1,5 ano mas valeu a pena, as borrachas brancas das portas ficaram excelentes.
1.000 unidades ? Esqueça, não tem Simca e/ou proprietários para tanto. Com muito esforço, para as borrachas da porta consegui reunir 13 proprietários, juntos compramos 41 jogos.
Boa sorte e estamos às ordens.
Marcelo

----------------------------------------------------------------------

Jorge Patrício - Postado em 29/05/2004 16:42:00
E aí companheiro, tudo bem? Em muito me alegrou encontrar nessa coisa fantástica que é o computador, a sua mensagem. Talvez o que de fato seja mais difícil para se conseguir para o Simca consiste no se ter o dinheiro para tal, contudo, em já se tendo companheiros de sua estirpe as coisas mais fáceis fiquem. O número do chassis do meu "voiture française" é CO2070. Consegui a placa GYS 1961 embora o carro seja 1960, mas ficou bem próximo, ficou legal. Não tenho os emblemas da coluna do meio, faltam-me também os V8 da placa de alumínio da coluna trazeira,tampas das trancas das portas, aquele aparato que fica no banco do "chauffer" na parte trazeira que engloba cinzeiro, acendedor e interruptor de luz de cortezia. Não sei ainda que cor darei à minha princesinha. No documento é branco, mas não quero o carro somente na cor branca. Quanto às rodas, são do Dodge. quero no futuro trocá-las pelas originais, basta encontrar. Quando falo em questão financeira eu faço porque sou um professor da rede pública de ensino e vivo à mercê da vontade política do governante dessas Gerais. Tenho um filho em curso superior, daí a dificuldade que com certeza é finita. Tenho também mais duas filhas, e, quanto a carros tenho um Phaeton modelo A da Ford 1929, outro 1928, um Chevrolet Wed 1927, e uma Vemaguet 1967. Aos poucos irei restaurando esses carros, é só uma questão de tempo pois, vontade, eu a tenho. Com o Fordinho 29 já fui à Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e viajo nele por todas as bandas que necessito. É um carro 6 volts original, com freios de tirante e tudo o mais funciona, velocímetro, etc. Que num próximo encontro nos falemos mais,
com meus respeitos e agradecimentos,
Jorge Patrício de Medeiros Almeida

----------------------------------------------------------------------
       
Jorge Patrício - Postado em 29/05/2004 17:11:00
Prezado Marcelo, fiquei deveras satisfeito com a reposta do neo-companheiro. Causou-me no entanto um espanto enorme quando o companheiro diz ser difícil 1000 unidades, será que não temos mais 1000 carros Simca no Brasil? Se não, com certeza é bastante triste, e que sejamos nós, então, os salvadores de tão belos exemplares dos tempos áureos do início da nossa indústria automobilística. Não teria o companheiro as borrachas brancas para as portas? E se sim haveria a possibilidade de ceder-me um jogo completo? Aceitaria de bom grado sugestões para o caso dos quebra-ventos. Meu carro tem chassis número C02070, consegui a placa GYS 1961, não é a do ano mas ficou legal.Quero ver as combinações de cores para pintá-la em dois tons. Sempre faço o tratamento do carro no feminino pois vejo "a" Simca como uma mocinha bastante refinada.
Gostaria de saber, se você souber é claro, o e-mail do Narciso que membro do Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte. Eu o conheci e ele falou-me que já teve Simca. Tenho dois Fordinhos, um 1929 ,outro 1928, um Chevrolet Wed 1927 e uma Vemaguet 67 com manual, contudo estão todos dependendo de restauração. Com certeza isso acontecerá, no momento as coisas estão um pouco difíceis mas é temporário. Tenho um bloco de Simca 65 com uma camisa estragada por água, ferrugem. A medida é 030, existe a possibilidade de se encamisar este bloco? onde? Aguardo novidades e quem sabe mesmo não tendo ainda tido o privilégio de conhece-lhe fazer isso o quanto antes e quem sabe subir pela Afonso Pena dentro do Simca do companheiro, desculpe o atrevimento, mas não me lembro de ter andado em um carro deste. É questão do sonho. Meus cumprimentos, Jorge Patrício

----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 30/05/2004 09:40:00
Grande Jorge, belas notícias que você manda. Espero que a sua frota fique logo pronta. Carro antigo é isso mesmo, pra quem não tem condições financeiras. Comprei a primeira Simca em 1983 e até hoje não consegui terminar uma do jeito que desejo - bem, uma estava assim, a Chambord, até fundir o motor no mês passado.
As borrachas brancas da porta existiam na Borrachas da Duque, onde as fiz, até o início deste mês. Não deixe de tentar, vale a pena, o telefone já te passei.
Seria 100% "chutômetro" eu falar se temos ou não mais de 1000 Simcas. Foram produzidas um pouco menos de 51.000 unidades (antes do lançamento do Esplanada), é um número considerável. Mas foram destruídas muitas, muitas mesmo, inclusive duas pessoas já me juraram que a Chrysler teria incentivado esta destruição via concessionários. Nesses 20 anos eu te diria que eu conheci talvez umas 120/130, não muito mais do que isso, muitas delas já irrecuperáveis e com o pé na cova.
Também gosto de me referir aos carros no feminino, uma ex-namorada ciumenta observou isso.
O motor da minha Rallye foi encamisado em Curitiba e ficou muito bom, eu tinha um último jogo de camisas p/ Tufão que usei nele. Ainda tenho camisas para o motor Aquillon, piston P-594. Uma boa retífica consegue fazer as camisas, ou sabe quem faz. Fica muito bom, se o serviço for bem feito e o material de qualidade. Quando encamisar, não passe da medida 0,15 (primeira retífica).
Um abraço,
Marcelo

----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 31/05/2004 05:29:00
Caro Jorge Patrício, tb tenho umas camisas e caso as que o "visitante" tem não sirvam podemos ver qual dará. A sua é de colarinho ou sem os mesmos, tem um senhor de SP que tem pistões avulsos em várias medidas, caso vc necessite apenas de um informe o diametro, no mais seja benvindo. As rodas vc quer originais? Tenho uma original encaminhada para 6,5" de tala e posso fazer outras medidas.

----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 01/06/2004 16:26:00
Jorge, sugerem meus alfarrábios que o chassi 2070 foi produzido dia 23 ou 24 de abril. Assim não possuia o emblema esmaltado na coluna b.
Quanto a cor, gostaria de lembrar que a combinação mais importante e mais referencial deste ano foi a empregada na unidade 2000: tentativamente verde folha e bege claro. Eram variantes inspiradas nas cores da bandeira brasileira. O verde, próximo ao tom oficial. O amarelo, esmaecido para não chocar.
Lembrando ainda, a unidade 2.000 praticamente lançou oficialmente a marca no Brasil. Foi a primeira intervenção a público do eng JJ Pasteur como vialbilizador do negócio Simca no país. Nesta data, com grandes festas, estacionou inúmeros veículos em frente ao prédio da montadora, todos em cores bem tropicais, e à frente destes, modelos com vestidos verão-outono, nas cores dos automóveis.
Seu carro não saiu na foto, pois foi produzido dias após. Mas a unidade 2.000, cujas cores sugiro adotar, apareceu nas fotos à frente da fábrica e tendo como fundo os palácios da Brasília que dias após seria inaugurada. Marcelo, que pelo amplo conhecimento sobre a marca é considerado sobrinho dileto do Pasteur, terá os anúncios ou folhetos de época. Sucesso R Nasser

----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 02/06/2004 07:43:00
Nasser, a cada nova informação sua, fico mais ansioso para que o livro venha logo. Qualquer dia desses vou entrar com um processo para que você pare de reter informações. Sobre o lançamento da linha 1960, panfletos e anúncios, o que tenho está no site.
Já estão encaminhadas para o responsável técnico as fotos do lançamento da linha Tufão, que já estão sendo tratadas, as entrevistas com o Toco e as crônicas do Manoel Ricardo. Tudo deverá ir ao ar neste mês.
Abraços,
Marcelo

----------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 02/06/2004 19:07:00
Pessoal
Sobre borrachas, eu tenho um Galaxie que eu reformei e estava necessitando de borrachas de apoio das portas. Toda a loja de auto peças que eu ia a resposta era a mesma "Peças para Galaxie só temos graxa e estopa". Na Simca que eu estou reformando, mudei a tática, peguei pedaços das borrachas que eu estava necessitando e fui a luta. Fui em lojas antigas de auto vidros aqui em Santo André e com as amostras acabei encontrando boa parte delas. Quando me perguntavam para que carro era, eu dizia que não era para carro e era algo que eu estava fazendo em casa, pois se eu procurasse dizendo que era para a Simca a resposta já seria que para esse carro não há peças. E tem mais, até as borrachas do Galaxie eu achei novas. Fui informado que existe uma loja no Bairro do Ipiranga-SP, que tem vários tipos de borrachas, inclusive para carros antigos. Vou pesquisar e se alguém tiver interesse, passarei o endereço.
Um abraço a todos
Norian

----------------------------------------------------------------------

gtx - Postado em 02/06/2004 19:53:00
Marcelo, enquanto preparo a exposição com os carros de França - "Como eram Gostosos estes Franceses", devo iniciar o banho de tinta sobre o meu Tufão '65. Ele é verde escuro com o teto mais ou menos dourado metálico. Curiosamente eu achava que os dois tons eram metálicos, mas em lugares recônditos, como o interior das lanternas, aparece tom e tipo originais: verde escuro sólido, nada de metálico.
Você saberia cores atuais que mantivessem o padrão original ?
E onde achar o tecido do estofamento, o tal de velour, cinza levemente esverdeado ? Estava ótimo, mas o gato que habitou o carro aproveitou para afiar as unhas, de forma que sobraram perfeitas apenas as laterais de portas.
Para o seu folclore. Dentre coisas que não havia visto em tempos mais recentes, duas eram de ausência insistente: lanterna traseira esquerda de Tufão, e fillho de prostituta chamado Junior.
Pois resolvei 50% da questão: comprei numa loja em S Paulo a única lanterna t.e. Tufão. Cara: R$ 40. O restante, com a flexibilidade de costumes que nos envolve, creio conhecerei em breve.
Livro, ah meu amigo, re-engrenei tentativas: busco o telefone do homem que coordenou a área técnica; aguardo marcação de entrevista com viúva de ex-concessionário; possível conversa, monitorada por você, com o Dario Ribeiro. Enquanto isto rezo a Padre Eustáquio para que provoque insônia no Baêta, de modo a, ante a ausência de programa, corrigir os originais, cuja cópia lhe passou. Submeti-os também ao antigo secretário do GEIA, conhecedor no âmago do processo de instalação e desenvolvimento da Simca. Vamos em frente, pé no fundo, alavanca do avanço baixada.

----------------------------------------------------------------------

MARCELO - Postado em 03/06/2004 07:30:00
Ok, Norian, boas notícias e boas idéias são sempre bem vindas. E borrachas são sempre uma dor de cabeça. Vá em frente.
Marcelo

----------------------------------------------------------------------

Jorge Patrício - Postado em 04/06/2004 01:51:00
Meus preclaros companheiros de tão salutar gosto, abrindo neste instante esta página que para mim tornou-se ponto máximo de alegria,confesso-vos que melhor que ter um automóvel antigo,é ter dois, pois com certeza, a roda de companheiros maior se faz, avolumando assim, as chances para o surgimento de neos-amigos. Agradeço-vos em muito o carinho e a atenção ao responderem me. Isto tem feito com que as minhas angústias acabem, pois, nada pior que ir à uma banca de revistas e não encontrar aquilo que se procura ou mesmo em se encontrando, faltar o específico que se busca. É ótimo, chegando mesmo a abeirar as raias da loucura, no bom censo, é claro, os conhecimentos mostrados por cada um de vós ao, cada um a seu modo, dissertarem a respeito dos móbiles d'antanho.
Aqui em Corinto tem um amigo meu que também tem um "Simca 60" e o mesmo trás consigo o emblema na coluna central, na primeira oportunidade, ou seja, amanhã mesmo irei checar o número de seu chassis. Apenas como curiosidade informo que o mesmo, tem um outro Simca, " 59", cujo número de chassis é C00732. Peça rara não é?, o único problema é que já não trás consigo a mecânica original. Mas já está muito bom, esse exemplar existe. Como os problemas que tenho serão colocados aos poucos, aflige-me o volante do meu automóvel que está bastante ruim, que fazer? Ví na revista Classic Show o comercial de alguém que restaura, contudo, gostaria de ter opinião de quem já conhece o serviço. Na oportunidade pergunto ao comum companheiro Nasser a respeito do Fordinho; onde encontrar material branco ou beje para a capota do mesmo?
Ao ilustre Marcelo digo que não coaduno com a sua idéia pois, e se o moço de Brasília entender de nos pirraçar e não lançar tão insígne literatura, deixando-nos a ver navios ! Acho meu caro Marcelo, que a melhor política, seria tratá-lo com pãozinho de queijo,requeijão,tutu à mineira, leite queimadinho etc. Não vamos espantar a "Onça" não, pode ser pior.
E aí Norim, tudo legal? vou começar a fazer uso da sua lição, acredito que também vou ser bem sucedido, agradeço em muito a gentileza das informações, coloco-me à disposição, se dentro da minha humildade eu puder ser útil.
Abraços fraternos a todos; Nasser, Marcelo, Norim; e aguardo novas mensagens. Tal qual disse o autor do " Pequeno Príncipe", se vens às 8hs, desde as 7 começo a ser feliz. Que Deus vos abençoe.

----------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 04/06/2004 16:46:00
A respeito da restauração do volante.
A pessoa que restaura volantes é daqui de Santo André, se for o anuncio do Sergio Ambrogi. Estive na casa dele a mais ou menos 30 dias atrás, pois o volante da minha Simca também necessita de restauração e o volante é bege. O Sergio costuma efetuar reformas de volantes, conforme ele me disse, de vários colecionadores de SP, inclusive do Romeu Siciliano. Não posso afirmar, pois não conheço os colecionadores pessoalmente, mas vamos acreditar na pessoa. A minha Simca está na fase de preparação de pintura e calculo que mais uns 20 dias essa fase estará pronta. A partir daí, ela irá para um galpão para montagem e demais serviços, onde não será mais necessário o volante para manobras. A partir disso, eu vou retirar o volante e o levarei para o Sergio para reforma. O preço estimado por êle é de R$ 300,00 e o prazo de 30 dias. Sem você quiser esperar que a cobáia (eu), receba o produto e de minha opinião, solicito que aguarde um tempo. A única coisa que me preocupou, foi a informação que êle deu, que havia emprestado a forma do volante para um amigo e até aquela data o mesmo não tinha devolvido. Como o volante da minha Simca não está tão ruim ( a ferragem estrutural não está aparecendo) a informação é que daria para reformar sem problemas. Vamos aguardar para ver o que acontece.
Esta é para o Marcelo
As calotas de Simca que estão na Metimbra para cromação são suas?
Um abraço a todos
Norian

----------------------------------------------------------------------
       
Jorge Patrício - Postado em 05/06/2004 04:40:00
Meu caro Norian,
dizem aquí em Minas que caldo de galinha e conselho não fazem mal a ninguém.Partindo dessa premissa mais uma vez vou aguardar as informações suas. O volante do meu carro em espaço de uns dez centímetros aparece um pouco da liga de ferro que o sustenta, ele tal qual o seu, é bege. Qual é a cor de seu carro e qual o ano? Seria difícil encontrar aquele emblema "Simca do Brasil" que vai no para-choque trazeiro do carro? Comprei do Sr. Rui aquelas duas borrachas que ficam nos para-choques. Somente faltando-lhes a cromação que vai ser em BH na "AMERICANA", espero que fique bom. Falta-me um braço de limpador do pára-brisa, se o companheiro tiver um de sobra e quizer ceder-me fico grato.
Um abraço , jorge patrício.

----------------------------------------------------------------------

8ba - Postado em 06/06/2004 01:43:00
Marcelo, vc podia tb entrevistar o Jaime Silva, que era quem fazia a preparação dos Simcas de fábrica e que deve acrescentar muita coisa ao que disse o Toco.
Creio que o Jorge Patrício está precisando de uma haste do limpador, tenho algumas aqui em casa, só não sei a que pertencem, vou tentar colocar uma foto nos classificados para alguém dar uma dica.

----------------------------------------------------------------------

Jorge Patrício - Postado em 06/06/2004 22:19:00
Meu caro 8ba,
abrindo a página pude perceber que já sabes que necessito de uma haste do limpador, parece-me que são todas iguais ou não? Perdoe a ignorância, se por acaso for fato verdade, visto que "mom belle française" é 60, basta enviar-me o preço e, ou, número de conta para efetuar depósito. Fico agradecido pelo interesse. Não terias por acaso aquele emblema "Simca do Brasil" que vai no pára-choque trazeiro?
Abraços, jorge. Em tempo, foi vendido para alguém aí em Goiania, não tenho certeza, um carro Simca cujo proprietário era o Sr. Pedro Ladeira , daquí das Minas, Barbacena. O companheiro confirma ou não?

----------------------------------------------------------------------

norian - Postado em 07/06/2004 10:18:00
Jorge Patrício
A minha Simca é uma Tufão 1966 bege com teto marrom.
Estive ontem no encontro mensal da Praça da Luz SP, e lá deparei com alguma coisa que pode lhe interessar.
Na Skill Emblemas tem:
PRESIDENDE e CHAMBORD - tanto do paralamas como do porta luvas
"S" do capô
EMISUL e o emblema que parece um "C" invertido que vai na coluna trazeira.
SIMCA DO BRASIL - do parachoque trazeiro
EMBLEMA PRETO - escrito transistorizado.
ANDORINHA
Tem também outros emblemas escrito Simca do Brasil e outros com nome de concessionárias.
No Lauro, e-mail: simsen28@aol.com ou fone 11 - 4032.4941
Dois painéis da Simca, um nacional e outro importado.
Um parabrisa branco com a borracha e ferragens.
Ele também tem mais algumas peças de Simca.
Vi também, em uma outra barraca, um volante, só que da cor preta, e o mesmo estava sendo ofertado pela bagatela de R$ 1.200,00.
Para a minha Simca, estou necessitando de:
A lente do plafonier interno ou a peça toda e a lente da luz trazeira. Preciso também de um macaco. Se voce souber de algo, agradeço.
Um abraço
Norian

----------------------------------------------------------------------

MARCELO -  Postado em 08/06/2004 19:04:00
Norian, o macaco do volks permite uma boa adaptação, é praticamente igual ao do Simca, é só trocar o pé, que no Simca vinha retangular. O Carlos Galant, de Porto Alegre, faz volantes que ficam extremamente bem feitos, nota 10, e a um preço bem mais justo, na base de troca. Ele tem anúncio nos classificados do site. Minhas calotas estavam na Cromeação Schnyder,também em SP, e não na Metimbra. Estou muito satisfeito com o serviço deles, claro, sempre ciente de que é uma área que costuma dar dor de cabeça, e sempre dá um trabalhão. Fiz os pára-choques, calotas e muitas outras peças lá. Mas o resultado tem compensado.
8BA, as hastes costumam ser dor de cabeça, boa idéia a de colocar fotos. Mande direto pra mim que coloco. Há muitas bem parecidas que encaixam bem. Está nos planos entrevistar o Jaime Silva no mês que vem, no mês passado entrevistei o Toco. Só preciso que o Nasser me passe o telefone dele. Será interessante 2 versões sobre os mesmos fatos. Valeu a dica.
Depois respondo aos outros, agora tenho que sair, afinal nem só de Simca pode viver um homem.
Abraços,
Marcelo