Simca do Aldo

Aldo, estou juntando os teus tópicos em um só. Assim evitamos que fiquem dispersos.
Rui

SIMCA TEMPESTADE
antonio aldo antonio aldo

Bomba de óleo do motor emi-sul

Estou precisando de uma bomba de óleo do motor emi-sul, para montar
motor em andamento. Alguém do forum Simca a teria para vender?

antonio aldo antonio aldo

Bancos dianteiros do Presidence, Rallye 1965 e Chambord

Alguém do fórum pode informar se o banco dianteiro do Presidence 1965
é como do Rallye 1965?. Ou seja, reclináveis, sendo independentes na inclinação, o en-
tos do motorista ao dos acompanhantes?. Ou seria como do Chambord, inteiriço?

Re: Bancos dianteiros do Presidence, Rallye 1965 e Chambord

chambord era a base. rallye e présidence, todo de linha, estão acima.
para as duas versões luxuosas são iguais em mecanismos e formulação, 1/3, 2/3. entre si diferenciam-se pelo desenho do couro.
peça socorro ao marcelo, ao soeiro e ao tato.

Re: Bomba de óleo do motor emi-sul

Em resposta à esta mensagem postada por antonio aldo
Mesmo tardiamente, vai a resposta: Aldo, infelizmente não tenho para ceder, desculpe. Você já conseguiu?

Aproveito para responder um questionamento feito pelo Loty: não há diferença da bomba de óleo do Emi-Sul para as demais, são todas iguais em tudo.
MCS MCS

Re: Bomba de óleo do motor emi-sul

Exceto a furação dos prisioneiros na capa do mancal que é levemente descentrada, no Emisul. No Tufão / Aquilon é centrado.

Abs.,
MCS

Re: Bomba de óleo do motor emi-sul

Aldo, acredito que já tenhas resolvido o problema da bomba.
Esta à venda no ML:

Mas, entre essa e a original do seu motor, acho melhor ficar com a original que, provavelmente, pode ser restaurada, conforme me informou o Loty.

SIMCA TEMPESTADE
antonio aldo antonio aldo

Re: Simca do Aldo

Duvida a tirar com todos do site:-

  . Qual era relação original do diferencial do GTX 1969, 10x43 ou 10x39?.

  . Procede o fato de que o cambio de 4 marchas por si "alonga" o desempenho
mesmo com o diferencial 10x43?.

  . Tais dúvidas são porquê ontem em encontro mensal na Fundação de Santo André
proprietário de Esplanada relatou que o diferencial do GTX era 10x43 e que o cambio
4 marchas ajudava no "alongamento" com o diferencial acima.
MCS MCS

Re: Curiosidades

10 x 43;

Não;

quarta marcha 1:1;

Abs.,
MCS.

Re: Curiosidades

como demonstram os números do mcs a relação de 3a. e 4a. eram iguais, o que os velhos mecânicos chamavam de prise direta, ou seja relação de 1:1. assim a aceleração intermediária era melhor para a transmissão de 4 marchas, mas a velocidade final, aritmetica e teoricamente seria igual.

Re: Curiosidades

Isso. Um dos teste da época fala isso, salvo engano o teste do GTX feito pela 4 Rodas, não garanto.

Entendo bem o Pasteur: é melhor passar menos marchas no trânsito urbano. Bem melhor se você está em um engarrafamento em São Paulo. Não tem nem comparação.

Nunca entendi, contudo, porque fizeram a relação da 3ª igual a da 4ª. Um Simca ou um Esplanada com motor Emi-Sul poderia tranquilamente ter uma 4ª marcha mais longa, seria um alívio para o motor, para o motorista e para os passageiros. Escalonassem as outras. Enfim ...
antonio aldo antonio aldo

Re: Curiosidades

Em tese, pelo exposto, pode ser que a relação cambio 4 marchas com o diferencial 10x39 "adeque-se"(pelo menos em rodovias), o motor emisul, já que a final do cambio 3 marchas é igual a do 4 marchas.

Re: Curiosidades

seria um projeto totalmente novo, nao apenas colocar marcha adicional. para mudar a rela~cao final so~com caixa de 5 ou 6 ou 7 ... n,.  talvez ´pudessem ter feito invertendo a lõgica da 6M, fazendo-a desmultiplicar em vez de reduzir. mas veja os n~umeros da simca para entender o porque de nao desviar dinheiro para assuntos perifericos

Re: Curiosidades

Ai sim Nasser ,eu ja vi uma 6 M aberta ,se tivessem colocado engrenagens que aumentassem a relacao e nao a encurtasse ,com certeza o problema da 3 e ou 4 curta estaria resolvida.
Na verdade no manual do Emisul fala em caixa longa e suas respectivas relacoes .

Re: Simca do Aldo

Esta mensagem foi atualizada em .
O Gilberto Baeta (secretário da Diretoria da Simca) me disse e o Fernando Machado de Almeida confirmou: ele, Fernando, chegou a desenvolver um projeto de uma caixa nova, mas o Pasteur não quis porque entendia que passar menos marchas era um diferencial do carro. Não chegou a ser fabricada.