|
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Vamos ver quem advinha. O GTX já sabe... vou postando fotos.
|
|
Foto pequena e ainda de ponta-cabeça, é sacanagem... rs
Pela plaqueta, é um Simca 9, possivelmente 1954.
As fotos parecem tomadas na capital paulista, nas imediações dos bairros da Saúde ou Ipiranga.
Depois nos conte mais, Bino. Esses barnfinds sempre têm histórias interessantes...
Abração!
|
|
Leon, pode entrar num Bolão que vc acertou em quase tudo: As fotos em cima do guincho são na Saúde, e trata-se de Um Simca Aronde 9, mas o ano é 1952. Ficou com um mesmo proprietario de 1958 ao inicio dos anos 90, mas não era um carro de coleção. Usou o carro aproximadamente ate 1980. Antes de falecer, doou informalmente o carro, que já estava parado ha bastante tempo, a um sobrinho, que o encostou em um canto do galpão de sua empresa no intuito de reforma-lo um dia, o que nunca ocorreu. Recentemente decidiu desocupar o galpão, um amigo ficou sabendo e me colocou em contato. A vez fechada a compra, deu algum trabalho para resgatá-lo, pois estava preso entre materiais e paredes. O proprietário do galpão trabalhava com produtos quimicos e o Simca estava envolto em uma nuvem de poeira tóxica...kkk tivemos que descolar os pneus do chão e desengatar o cambio atraves do trambulador. Foi necessario uma empilhadeira manual para muda-lo de lugar. Tivemos que amarra-lo no Ford Cargo, pois ele é mais estreito que os carros atuais, a botola era menor que a distancia padrão da furação da plataforma! Depois de uma Lavagem com o Vap, por dentro e por fora, livramo-nos da poeira fedorenta e deu para avaliar melhor seu estado. Para o tempo que ficou parado o estado é bem razoável, a maioria dos podres esta em caixas e pes de coluna, e os parachoques e grades e pecas de acabamento sofreram com a açao do tempo, mas o carro é bem completo de detalhes, tem até as calotas (um tanto deterioradas, mas existem). estamos levando o Simca para Caçapava, onde vamos prepara-lo para funcionar o motor (por incrivel que pareça, não está travado). Vai dar trabalho, mas um dua quero participar com ele dos Rallyes de carros antigos. Afinal, o Simca Aronde foi Tricampeão do Rallye do Marrocos! (52,54 e 58). Seu motor é um 4 cil de 1220cc, muito bom.
|
|
Bino, agora faça o favor de trocar as fotos...
É bom saber que pretende restaurá-lo e o seu será o 3º Simca Aronde a ser restaurado, por informações recebidas.
Para quem não conhece um Simca Aronde 9:
http://youtu.be/2mN6J07JI8U
SIMCA TEMPESTADE
|
|
mecanicamente era uma bela barata, o primeiro motor efetivamente simca, e muito superior aos fiat de época, pois a simca o fez quatro cilindros com cinco mancais fixos. era quase indestrutível - tanto assim, substituiu os v8 aquillon e moveu os ariane, os vedette 2, pós crise do canal de suez.
conosco tem a ver pois o gestor da fábrica e o compabilizador entre os vedette assumidos após a compra da ford, e a produção dos aronde - 400 unidades diárias -, foi o conhecido jj pasteur.
bino, aí em caçapava procure o gilson, que trabalha com o marcelo na exumação dos carros da coleção lee.
talvez em finais de semana ele possa dar um trato para funcionar o motor. de minha parte recomendo, mesmo chovendo no molhado, tirar a tampa de válvulas e despejar o que der em óleo de transmissão automática/direção hidráulica, para irrigar o trem de válvulas e, pelas abertas, encher os cilindros. e retirar as velas repetindo o tratamento nos cilindros vedados. e esqueça até amolecer toda a craca de oxidação. mais vale deixar correr o tempo para que o lubrificante opere, que arranhar os cilindros, tendo que refazer o motor.
depois conte.
|
|
Gtx, sugestões anotadas. A idéia é essa mesmo, afogar o motor em oleo por um tempo, e enquanto isso, revisar carburador, elétrica, freios, etc. Mais ou menos como fizemos com o Bino. Uma curiosidade: O carburador que está no Aronde é um Solex 32 PDIS, do Gordini e dos primeiros corcel, igual aos dois do Bino. Mas durante a limpeza encontramos o Carburador original, também um
Solex 32, com configuraçao bem mais antiga, aparentente em boas condiçoes. A ideia é restaurá-lo e recolocá-lo. Assim, o Aronde ganhará originalidade, e o Bino, um carburador reserva.
|
|
à caminho de caçapava... ...e lá chegando, fotos sem a poeira do dia do resgate.
|
|
Corcel Bino escreveu
Leon, pode entrar num Bolão que vc acertou em quase tudo: As fotos em cima do guincho são na Saúde, e trata-se de Um Simca Aronde 9, mas o ano é 1952. Ficou com um mesmo proprietario de 1958 ao inicio dos anos 90, mas não era um carro de coleção. Usou o carro aproximadamente ate 1980. Antes de falecer, doou informalmente o carro, que já estava parado ha bastante tempo, a um sobrinho, que o encostou em um canto do galpão de sua empresa no intuito de reforma-lo um dia, o que nunca ocorreu. Recentemente decidiu desocupar o galpão, um amigo ficou sabendo e me colocou em contato. A vez fechada a compra, deu algum trabalho para resgatá-lo, pois estava preso entre materiais e paredes. O proprietário do galpão trabalhava com produtos quimicos e o Simca estava envolto em uma nuvem de poeira tóxica...kkk ... Vai dar trabalho, mas um dia quero participar com ele dos Rallyes de carros antigos. Afinal, o Simca Aronde foi Tricampeão do Rallye do Marrocos! (52,54 e 58). Seu motor é um 4 cil de 1220cc, muito bom.
Quem não chuta não faz gol... rs
Conheço bem essa região da Saúde e arrisquei por conta da arquitetura mostrada nas fotos, peculiar do local. Pode ser até que eu conheça a rua, mas não consegui identificá-la.
É bom saber que esse Simca está em boas mãos! Não vai dar tempo para participar da edição de 2014 das "1000 Milhas Históricas" (6 a 10/agosto), mas torço para estar lá em 2015!
Parabéns e grande abraço.
|
|