Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

Esta mensagem foi atualizada em .
8ba -  Postado em 26/11/2004 19:04:00 - ForumNow
Parabéns pelo EmiSul AGB, e caso precise de pistões posso ver se consigo uns 3 ou 4 para vc começar o garimpo. E creio que tb há um jogo de juntas disponível num cidade aqui perto. O Paulinho (em BSB) tem algumas partes de Simca bem na entrada do ferro-velho dele (diferencial, colunas da suspensão e não me lembro bem se tem os coxins do motor tb), mas creio que nosso bom amigo GTX pode dar uma conferida por lá caso vc necessite. Comando a Sobe em SP dá um jeito com a maior garantia (Rua Cidade de Bagdá, 566 - 5592-3952 com Jorge Szankowski).

JUKA - Postado em 21/07/2006 13:14:00 - ForumNow
Alguém poderia me confirmar se os anéis do Tufão servem no Emi-Sul?
E se os motores (diâmetro do cilidnro) 64,04 e o 67,34 utilizavam os mesmos anéis?
Um abraço a todos

MARCELO - Postado em 24/07/2006 08:57:00 - ForumNow
O motor Tufão (Chambord e Jangada)vinha com os pistons P-733, cujo diâmetro do cilindro na medida std era 66,04. Os anéis das canaletas 1 e 2 são 3/32 mm. Motor 2.600. Esses anéis não servem em nenhum Emi-Sul, pois todos os Emi-Sul vinham com os anéis mais finos (2 mm).
O motor Super Tufão (Rallye e Présidence)vinha com os pistons P-734, cujo diâmetro do cilindro na medida std era 67,34. Os anéis das canaletas 1 e 2 são de 2 mm. Motor 2.651. Esses anéis servem no motor Emi-Sul que utiliza o piston P-871 (ou P-794).

JUKA - Postado em 24/07/2006 10:42:00 - ForumNow
Marcelo
Grato pelas informações
Você saberia dizer se, no caso motores Emi-Sul (com diâmetro 67,34 e 66,04), os anéis são os mesmos?
(Pistão P-880 e Pistão 871)

MARCELO - Postado em 26/07/2006 08:37:00 - ForumNow
São exatamente os mesmos se você estiver considerando a espessura, porque todos os anéis para motor Emi-Sul tinham 2,0 mm - o que, na minha opinião, a fábrica deveria ter feito desde os motores Aquillon. Anéis mais finos significam menor área de atrito. Fico pensando se não fizeram isso para manter um diferencial entre os motores que equipavam o Chambord/Jangada e os que vinham na Présidence/Rallye.
Agora, não esquecer que o P-880 std tinha 67,34 mm contra 66,04 mm do P-871, o que, obviamente, faz com que os anéis sejam diferentes quanto ao diâmetro.

JUKA - Postado em 26/07/2006 13:30:00 - ForumNow
Valeu Marcelo
Agora não posso esquecer de tomar cuidado com o diâmetro...
Curiosidade: Você por acaso tem um Bel Air 58?

MARCELO - Postado em 26/07/2006 16:09:00 - ForumNow
Fique de olho na folga entre as pontas dos anéis.
Só tenho Simca, embora goste também do Bel-Air.

ammatias - Postado em 19/02/2007 13:20:00 - ForumNow
  Amigos, estou retificando meu motor Tufão e estou a procura dos pistões P-733 (ou P-734), medida 0,45 (preferencialmente), e os respectivos anéis. Quem possuir disponíveis à venda e puder me ajudar, por favor entrem em contato.
Comprei minha Simca com motor Opala 4 cilindros e estou na difícil, mas prazeirosa missão de deixá-la original.
Abraços, Alex

pinervoso -  Postado em 19/02/2007 14:09:00 - ForumNow
  O mineirão tem alguns jogos de anéis, mas caso ele não tenha a hidraparts fabrica anéis e juntas de motor para o tufão.

ammatias - Postado em 19/02/2007 17:55:00 - ForumNow
Olá Pi. Obrigado pela atenção.
Me parece que o Mineirão possui apenas anéis do aquilon. Do tufão e do supertufão, apenas os pistões.
Já ouvi falar da Hidraparts, mas será que a qualidade é confiável ?
Você possui o contato deles ?
Como vai a restauração de sua Simca ? Um grande abraço.

gtx - Postado em 20/02/2007 10:25:00 - ForumNow
importadora automotive: 11.3331.7701, fax 3331.2826.
fale com o seu antonio, dono e com 50 anos de balcão.
para maior segurança, mande um anel de amostra, evitando discrepância, eis que o seu antônio não produz anéis, apenas faz encomendas. e para que não existam perdas de informações, mande a amostra física.
fale com o marcelo. este negócio de pistões e anéis para simca é uma das coisas mais complicadas que existe - e um dos dramas da restauração. há enorme lista de ano, modelo, cilindrada e sei mais que critérios nortearam este samba do crioulo doido. mas o marcelo tem a tabela e é capaz de lhe dar o número correto.
faça um apelo ao 8bA que, pelo nome, você já entendeu que é do ramo. ele possui um enorme estoque escondido de tudo o que você imaginar que rode e faça barulho. sucesso.

pinervoso - Postado em 20/02/2007 12:41:00 - ForumNow
Bom, tenho aqui mais dois telefones da hidraparts e o e-mail deles. 3331-4391 / 3223-2933, hidraparts@brasilcomercial.com, a simca vai indo, resolvi fazer a 67 primeiro pois estava muito ruim, se esperasse muito não sobraria simca pra restaurar...tá sendo difícil, pois o carro estava sem estrutura quando catei, já tá melhorzinha, vou ver se eu tiro umas fotos dela e te mando depois...vc comprou as lanternas do Gustavo Brasil né? São boas? Preciso de umas coisinhas de simca, depois te mando uma relação. Abraço e boa sorte com a sua.

ammatias - Postado em 20/02/2007 16:56:00 - ForumNow
GTX, muito obrigado. Entrarei em contato com o seu Antonio. A propósito, com ele é só os anéis ou os pistões também ?
O Marcelo tem me ajudado muito com ótimas dicas. Tenho pentelhado bastante ele ...rsrsrs ... Creio que a tabela que você mencionou é aquela que o Marcelo inseriu no manual de reparação que está no site. Realmente muito útil.
Pi, também muito obrigado. Realmente, acabei de ver a foto no orkut e você recontruirá sua 67 ... rsrsrs ... mas, pela raridade do exemplar, valerá à pena. Você conhece o Norian? Ele postou algumas fotos da 67 dele aqui no fórum. Também teve de reconstruí-la, mas está ficando maravilhosa.
As lanternas do Gustavo Brasil valem como alternativa, se você não conseguir as originais. Talvez valha à pena continuar procurando. Eu consegui e estou para recuperá-las e colocá-las na minha Simca. As do Gustavo possuem as ranhuras e os relevos como as originais. Pecam um pouco no acabamento e, sobretudo, na coloração, mas colocadas ficam boas. Quando estiver por São Paulo, entre em contato e venha vê-las, para analisar a qualidade. O que precisar, estou à disposição. Abraços.

8ba -  Postado em 21/02/2007 00:59:00 - ForumNow
AM,
tenho uns anéis aqui que pelo diâmetro devem ser os que vc precisa (ou quase). Mal medidos dão uns 68 mm (por mal medido entenda fechando os anéis na mão e medindo com régua de plástico). Para medir corretamente tem que colocar no bloco, passar o calibre de lâminas e ver a folga.
Os anéis dos pistões (Metal Leve P-142) dos compressores de ar Wayne 15 pés tem medidas similares (diametro 68,00; KH 42,00; pino 18,00 x 59,00) compre um ou consiga emprestado e meça para ver se dá o diâmetro desejado.
Outro que chega perto é o das CB-400 (P-1624 ML, 70,50; KH 26,30 + 2,27; GL 60,57; pino 17,00 x 56,00), porém o pino do pistão é um pouco mais fino e os anéis tem 2 x 1,2 e óleo 2,50.

MARCELO - Postado em 27/02/2007 13:05:00 - ForumNow
Alex, em hipótese alguma compre os anéis "mandados fazer" acima mencionados. São feitos do mesmo material utilizado em canos de água. Uma vez cheguei a encomendá-los, mas tive a felicidade de comentar com um amigo, vizinho do dito cujo, que me contou sobre o critério de fabricação, até mostrou onde eram feitos. Corri e cheguei a tempo de desfazer a encomenda e pegar um jogo de casquilhos - originais.

ammatias - Postado em 27/02/2007 17:46:00 - ForumNow
Legal Marcelo. Já ouvi falar também de pessoas que ficaram no prejuízo grande utilizando esses anéis, geralmente feitos em "qualquer esquina".

Re: Pistões e Anéis - Procuro

Chambord 60 - Postado em 13/12/2007 12:16:00 - ForumNow
Necessito de aneis,casquilhos moveis e fixos medida 030 para motor Aquillon do meu Chambord.Quem souber favor avisar me.

8ba - Postado em 13/12/2007 14:06:00 - ForumNow
Chambord60,
creio que tenho os fixos nessa medida (.030"), verifico daqui a pouco. Anéis tenho duas caixas de VICSA incompletos mas não recordo a medida nem a numeração da caixa, idem.
Para venda não sei o valor que está sendo pedido nas feiras de pulga
See you latter,

chambord 60 - Postado em 13/12/2007 15:27:00 - ForumNow
Meu caro 8ba, não os tenho, e sim um jogo completo de bielas e pistões, nota, faltou me agora o saber do plural de pistão, mas deixemos para lá, é o que tenho na medida 030. Veja por favor qual é apelido daquilo que vc tem completo and answer me please so fast you can. thanks for all.
regards Chambord 60

8ba - Postado em 13/12/2007 16:44:00 - ForumNow
Chambord,
no Mineirão, www.minpe.com.br tem os casquilhos fixos a R$ 190,00 e várias outras peças para Simca, de uma olhada...

gtx - Postado em 13/12/2007 17:31:00 - ForumNow
otto, boa indicação deste minpe. uma festa o balcão.

alemao - Postado em 13/12/2007 21:15:00 - ForumNow
Boa noite .
O Marcelo tem o telefone de um senhor aqui em Poa que tem muitas peças para motor, alem do Galant é claro ......
abraços

chambord 60 - Postado em 14/12/2007 10:02:00 - ForumNow
Meu amigo, bom dia. Vi no mineirão os casquilhos mas não sei verificar a equivalência pois lá tem 1,50 e 1,75 . O meu carro marca 0,30 , ai fiquei a ver navios. Help me !

8ba - Postado em 14/12/2007 17:03:00 - ForumNow
Chambord60,
embalados ao som do pai do rock&roll, let's start the classes:
25.4 x 0.30" = 0,75 mm and 25.4 x 0.60" = 1,50 mm
So much for now, a happy hour waits for me by the other side of the street.

Chambord 60 - Postado em 16/12/2007 17:33:00 - ForumNow
Dear friend, I really don't know what to do, because my motor is 0.30 and the parts they have are 1.50 and 1.75 , so I understand that aren't good to my car. Is there another way?

Chambord 60 - Postado em 17/12/2007 07:36:00 - ForumNow
8ba di tudu issu concruí qui u 0,75 é u qui mi servi, é issu?

MARCELO - Postado em 17/12/2007 10:14:00 - ForumNow
Sobre os casquilhos: procure pela medida 0,30, é assim que o pessoal mais antigo que mexia com peças normalmente se refere aos mesmos. Mas confira: eles trazem inscrita na caixa a medida 0,762 mm.
Sobre os anéis: você tem que pegar o piston, olhar por baixo, dentro dele, e ver o que está escrito. Provavelmente é P-594. Somente a partir daí você vai ter condições de achar os anéis certos, pois o 0,30 do P-594 é diferente do 0,30 do P-707 e assim por diante. Se você não fizer isso, corre o risco de comprar os anéis errados.

8ba - Postado em 17/12/2007 20:49:00 - ForumNow
Chambord60,
creio que sim, mas olhe o número do pistão, na saia, por dentro. Tenho umas bronzinas de mancal Bimetal .030" (0,75 mm) e mais ou menos meio jogo de anéis .030" Vicsa (o mais ou menos é porque só tem um anel da primeira canaleta).
Pelo seu endereço creio ser um antigo membro do grupo que mudou de nick, vou ver se acho teu endereço em algum post antigo ou mande uma mp confirmando.

Chambord 60 - Postado em 18/12/2007 15:10:00 - ForumNow
8ba meu prezado há anos que sou de dentro deste site, só que fiquei uma temporada fora do ar e como minha cabeça é de palha de milho esqueço tudo inclusive qual era o nome dado e senha , daí tive que recria-los. veja por favor o preço e claro já vi no próprio site alguns comentários negativos a repeito de determinadas marcas de produtos , não sei se o caso dos seus . Importa a mim a fala do companheiro . Os anéis acho que não seria tanto problema pois pode-se mandar fazê-los nõ sei onde mas acho que se faz. O outro problema é o casquilho móvel, help.

gtx - Postado em 18/12/2007 18:52:00 - ForumNow
chamb 60,
fi-los ( ! ) no seu antonio, hydraparts, sp. média 15, por anel.

MARCELO - Postado em 19/12/2007 07:43:00 - ForumNow
GTX, os anéis que você mandou fazer foram fabricados em uma oficina que fica do outro lado da Duque de Caxias, especializada em material hidráulico (canos, para ser mais exato). Se ainda não tiver montado o motor, não monte. Se tiver montado, que Deus o ajude. Mas considere que Deus pode estar muito ocupado, a população do mundo cresceu demais e anda dando muito trabalho pra ele. Então peça uma mãozinha para o seu santo preferido. O mais certo mesmo é você funcionar o motor uma vez a cada dois meses e dar uma rápida volta na quadra. Assim ele vai durar algum tempo.

gtx - Postado em 19/12/2007 21:17:00 - ForumNow
marcelo, allah, o clemente e misericordioso, sabe que meu coração se aquece com as suas mensagens, por mais falazes e por maior que seja a quantidade de aleivosias que se lhe transbordam.
por isto, considerando a última, data maxima venia, devo intervir para aditar uma informação importante ao seu conselho: faço anéis por intermédio do seu antonio há alguns anos. os últimos, foram para o fiat 1928 e para o antigo diesel com o 8. ele e seu justino, com alguma experiencia, viram e aprovaram.
em matéria hidráulica, velho amigo, seus conceitos é que adentraram à tubulação...

8ba - Postado em 20/12/2007 08:47:00 - ForumNow
 É isso aí, os anéis são de boa cepa e para motores de baixa rotação não tem problema. Acima de 4000/5000 é que tem que ficar de orelha em pé, mas até lá "va bene", no caso do FIAT e "no problem", para o Gardner.
Já os VICSA são garantidos até onde seu coração der, para casos mais específicos consigo qq anel em chromoly

MARCELO - Postado em 20/12/2007 12:27:00 - ForumNow
Caros amigos, respeito a opinião alheia e concordo dentro do que eu disse acima: uma voltinha no quarteirão é o aconselhável. Como uso os meus carros para viajar, mantendo 100/110 de média, para mim não dá.
Também a COFAP poderia ter economizado, não precisaria pesquisar e investir para lançar os anéis 918.
Eight,respeito o seu conhecimento de mecânica que, já vi, é muito maior do que o meu, sem dúvida alguma. Mas não coloco anéis VICSA na 3a canaleta nem por decreto goiano.
Agora, é óbvio que aqueles que possuem muitos carros que ficam a maioria do tempo parados devem mesmo procurar o seu Antônio, isso eu não discuto e nem condeno. Se não fizerem isso, a conta vai nas alturas e os carros não ficam prontos por causa das dificuldade de encontrar as melhores peças.

simca rj - Postado em 24/12/2007 10:55:00 - ForumNow
CAROS AMIGOS
DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO
AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM DESTE SITE.
QUANTO AOS ANEIS, TENHO UM JOGO 0.15 VICSSA CROMADO
PARA O P-594 NA CAIXA.
CASQUILHO DE FIXO E BIELA NA MEDIDA 0.30, TENHO METAL LEVE
ABRAÇO
MARCO ANTONIO SILVEIRA

chambord 60 - Postado em 26/12/2007 08:56:00 - ForumNow
Meu prezado , qual é o valor do casquilho fixo e biela, na medida 0,30

simca rj - Postado em 26/12/2007 23:51:00 - ForumNow
caro amigo
da uma ligada pro meu telefone, que vou tentar resolver este problema.
0xx-21-2565-8539 trab
021-8205-4342 cel
abraco
MARCO ANTONIO SILVEIRA

8ba - Postado em 28/12/2007 16:18:00 - ForumNow
SimcaRJ, vou te ligar já já, tou no vácuo dos anéis.
Marcelo, para quem está perdido qualquer caminho é atalho

MARCELO - Postado em 28/12/2007 18:08:00 - ForumNow
Provérbio goiano da melhor qualidade!

Re: Pistões e Anéis - Procuro

Esta mensagem foi atualizada em .
Leon - Postado em 30/12/2007 14:57:00 - ForumNow
Pessoal, favor aclararem minha ignorância sobre o tema.
Estava vendo o tópico "anéis", em que o Marcelo diz que o diâmetro STD do cilindro do Tufão é de 66,04 mm. Considerando apenas essa medida (fora a espessura do anel), seria possível, p.ex., utilizar anéis com diâmetro de 66,0 (como da Sundown STX 200 ou da Yamaha DT 200) ou, para cilindros "maiores", de 66,4 (Yamaha YZ 250)?

8ba - Postado em 31/12/2007 18:43:00 - ForumNow
Não, pois vai queimar muito óleo pois ficam finos nas canaletas, talvez os dos compressores de ar Wayne 15' dêem, me cobre ano que vem

Leon - Postado em 30/04/2008 15:38:00 - ForumNow
Ou, quem sabe, talvez os produtos (pistões / anéis / buchas e brozinas) da KS Produtos Automotivos
[MS Motor Service Brazil (KSPG Automotive Group)] ou Metal Leve/Mahle.
Senão, alguém conhece a Suloy (http://www.suloy.com.br/) ou a São Cristovão (http://www.aneissaocristovao.com.br/)?
Ou orar a São Cristovão...

MARCELO - Postado em 30/04/2008 16:16:00 - ForumNow
Leon, é certo que chega um ponto em que não tem jeito e o jeito é improvisar. Mas sugiro sempre utilizar nos motores de Simca peças originais Simca.

Frederic - Postado em 15/05/2008 04:26:00 - ForumNow
Dear Friends
I discover this topic about main et rod bearing, as I am also looking for one set of each.
I saw also this set of main bearing on minpe.br, and I want to ask to 8ba, the repair size are correct or not... 0.30" and 0.60" (1,50 and 1,75... it should be 0.75mm and 1.50mm instead of 1.75 no?)...
I already check the repair size between the French Aquilon and Brasil Aquilon and Tufao.
It seems that the main bearing of the Brazilian Aquilon and Tufao are the same (the repair sizes are different from 0.10mm on the French
For the rod bearing, the repair size are exactly the same for Tufao engine and French Aquilon engine, but not the Brazilian Aquilon...
Can you confirm ?

Frederic -Postado em 16/05/2008 01:12:00 - ForumNow
Dear all,
Here we go with the repair sizes for main bearing, for french Aquilon, Brazilian Aquilon and Tufao engine (French RTA and Shop Manual of the website) :
Main bearing (munhoes)
Standard French 53,283 - 53,298
Standard Aquilon Brasil 53,308 - 53,323
Standard Tufao 53,303 - 53,318
French -0.254 (-0.10") 53,029 - 53,044
Aquilon -0.254 (-0.10") 53,054
Tufao - 0.254 (-0.10") 53,054
French -0.381 (-0.15") 52,902 - 52,917
Aquilon -0.381(-0.15") 52,927
Tufao - 0.381 (-0.15") 52,927
French - 0.508 (-0.20") 52,775 - 52,790
Aquilon -0.508 (-0.20") 52,800
Tufao - 0.508 (-0.20") 52,800
French - 0.762 (-0.30") 52,521 - 52,536
Aquilon -0.762 (-0.30") 52,546
Tufao - 0.762 (-0.30") 52,546
According to these repair manuals, it seems that the main bearing repair size for the Brazilian Aquilon and the Tufao engines are the same. Could you confirm ?
I have found one set of main bearing (-0.30) Metal Leve and the reference is BC104J. Could you confirm that this reference is for Simca V8 and Aquilon or Tufao ?
I will go on with the repair size for connecting rods bearings.

Frederic - Postado em 16/05/2008 01:36:00 - ForumNow
Here we go with the repair sizes for connecting rod bearing, for french Aquilon, Brazilian Aquilon and Tufao engine (French RTA and Shop Manual of the website) :
Standard French Aquilon: 44,566 - 44,578
Standard Brazil Aquilon : 44,566 - 44,590
Standard Brazil Tufao : 44,582 - 44,606
French Aquilon -0.254 (-0.10") : 44,312 - 44,324
Brazil Aquilon -0.254 (-0.10") : 44,321 - 44,333
Brazil Tufao -0.254 (-0.10") : 44,312 - 44,324
French Aquilon -0.508 (-0.20) : 44.058 - 44,070
Brazil Aquilon -0.508 (-0.20) : 44,067 - 44,079
Brazil Tufao -0.508 (-0.20) : 44,058 - 44,070
French Aquilon -0.762 (-0.30") : 43,804 - 43,816
Brazil Aquilon -0.762 (-0.30") : 43,813 - 43,825
Brazil Tufao -0.762 (-0.30") : 43,804 - 43,816
According to these informations, it seems that :
- the repair size of connecting rod bearing are different for Brazil Aquilon and Tufao: Could you confirm?
- the repair size for Brazil Tufao and the French Aquilon are the same.

AGB - Postado em 08/08/2009 18:42:00 - ForumNow
Carissimos,
Um vendedor do ML tem aneis cofap 0km para SIMCa ...
Segundo ele, ele tem os modelos MC-20 e MC-21 ...
Ainda segundo o ofertante, na caixa do MC-21 está escrito Regente 66-68 .. (!!!???) ...
Pergunta, o MC-20 é o dos Emi-Sul ? Há diferença nos anéis dos Emi-Sul (140 e 130 hp) ou são todos iguais ???
Abraços e obrigado,
Badolato

gtx - Postado em 09/08/2009 12:47:00 - ForumNow
agb, superficialidade para esgotar uma das suas dúvidas: anéis para 130 e 140 hp diferem em diâmetro. o primeiro deslocaba 2,4 litro e o outro, 2,5 l.
instigue o marcelo. ele tem uma tabelinha guardada a sete chaves - a última é uma falsa caixa de inspeção, no chão da garagem/concessionária, sob a estante com virabrequins e blocos.
a tal de simca tinha uma miríade de medidas e números para pistões e anéis - talvez questão de origem histórica, pois creio que a variedade seja quantitativamente aproximada à dos queijos produzidos em frança.
você está descobrindo o grande barato de restaurar simcas "comme il fault", no dizer do tato. ou seja, à originalidade. você tem procurar, fazer amizades, pesquisas. em suma, tem que participar.

AGB - Postado em 09/08/2009 23:27:00 - ForumNow
GTX,
Apesar de preferir um chevre du mont ou um roquefort, nestas horas acho que seria melhor a praticidade de um gorduroso cheddar americano ... ha ha ha ...
Vou desmontar os anéis do motor em questão ....
Marceleza, alguma luz ? Osram ?
Abraços,
Badolato

MARCELO  - Postado em 10/08/2009 09:15:00 - ForumNow
Badá, eu nunca entendi essa numeração “MC-20” ou “MC-21”, pois nem mesmo o catálogo da COFAP a considera.
Para identificar os anéis eu me oriento pelas seguintes informações:
1º) espessura: existiram apenas duas: 2.0 ou 3/32. Os 2.0 (mais finos e, portanto, com menos atrito) equiparam os pistons do Rallye e Présidence em todos os anos, e também todos os motores Emi-Sul. Os 3/32 vieram nos demais.
2º) motor: existiram apenas três: 2.645, 2.600 e 2651.
2.645: Rallye e Présidence até 63.
2.600: todos Chambord e Jangada; Esplanada e Regente Simca e Chrysler; GTX.
2.651: Rallye e Présidence Tufão e Emi-Sul; Esplanada e Regente Simca.
As informações 1 e 2 vinham nas caixas de anéis, com elas você acha os anéis para o seu carro (óbvio, tem que conferir as sobremedidas e ver qual te interessa).
Peça para esse vendedor do ML te passar as informações que estão na outra parte dessa aba da foto (exemplo: motor 2.600 com anéis 2.0, ou motor 2.645 com anéis 3/32).
Não se esqueça que, 45 anos depois, nada impede que os motores tenham sido trocados ou retificados. Muitas vezes na retífica se perdia a originalidade, ao retificar um motor 2.600 std a retífica poderia passar as medidas para um 2.651 - 0,15, por exemplo. Fique atento.Você vai ter a informação precisa somente quando abrir o motor, ver qual é o piston (canaletas finas ou grossas) e tirar as medidas. Se ficar em dúvida me passe a medida informada na retífica.
Medidas e sobremedidas:
std;
0,15;
0,30;
0,45;
0,60.
O que vai definir qual dos três motores é o seu é o diâmetro std, que é diferente em cada um dos motores. Obviamente a partir desse diâmetro std as sobremedidas também são diferentes. Então, respondendo a sua pergunta, todos os anéis para os motores Emi-Sul possuem a mesma espessura, mas equipam pistões com medidas std e sobremedidas diferentes. Os anéis do motor 2.600 não servem no motor 2.651. Claro, se o seu mecânico for muito bom ele pode diminuir nas pontas dos anéis maiores para chegar onde precisa, aí fica a critério de cada um (eu pessoalmente tô fora disso, mas sem dúvida o serviço sendo feito por quem conhece de verdade não tem problema).

8ba - Postado em 11/08/2009 09:08:00 - ForumNow
Marcelo,
os anéis que tenho aqui (VICSA)tem as medidas seguintes:
SS-57006 .030" - 2 1/2" x 5/64" - 5/32"
SS-57006 .040" - 2 1/2" x 5/64" - 5/32"
Tinha uns que repassei para o GTX que são de aço, do Ford v-8 60 e já vem com os anéis com a folga em 45° (que é o melhor método de se chanfrar os anéis, por proporcionar maior vedação)e depois passo o diâmetro dos mesmos.
Os finos, com 2 mm talvez possam ser utilizados os das CBX 150 ou 200 mais antigas pois os novos são mais finos (1,5 mm). Verei na oficina aqui perto de casa qual dá e informo no decorrer do dia.

MARCELO - Postado em 14/08/2009 08:15:00 - ForumNow
Eight, pelas tabelas da Metal Leve e Cofap anéis originais para pistons Simca só tem duas espessuras: 2,0 ou 3/32. Na caixa desses que você tem está escrito Simca?
Sei que muito mecânico bom tira nas pontas, mas é possível tirar na espessura também e ficar bom?
Tenho alguns jogos de Vicsa, mas nunca tive coragem de usar. Pelo que ouvi, a empresa foi logo absorvida. Não sei se chegou a ser fornecedora oficial da fábrica no início.

8ba - Postado em 14/08/2009 10:29:00 - ForumNow
Marcelo,
afinar os anéis só em caso de "urgência urgentíssima". Quando não se tem outra opção mais viável.
Quando se tem anéis mais grossos já vi muita gente tornear as canaletas para a medida dos anéis mas não sou muito adepto dessas "artes", como diz um amigo meu piloto de C-130 e Electra: "vamos voar padrão" ou seja vamos pelo livro que não dá zebra.
Caso tenha os VICSA std, 0.15 ou 0,30 eu me interesso por um jogo de cada medida, quanto seria cada jogo?

SIMCA TEMPESTADE
Badolato Badolato

Re: Pistões e Anéis - Procuro

ForumNow deixou a gente na mão ...

Mas estamos de volta aqui ,,, kkkk

Quem postou o contato para pistões EmiSul poderia repostar ?

Abraços,

Badolato

Re: ForumNow deixou a gente na mão ...

Bom dia Badolato,

É já que o ForumNow deixou todo mundo na mão, vamos recomeçar do zero por aqui.
Olha, na época eu conversei com Alexandre Garcia que fez alguns trabalhos para o Nasser e ele indicou uma loja no RJ, que tem muita coisa de emisul:

"Mole, no rio de janeiro, loja pistonscan, fala com o Edson, 21-2580-1226, tem tudo ou quase por lá. Cara sério, gente fina, pode depositar na poupança dele no bradesco e ele te manda via sedex, funciona assim lá."

Tem também uma empresa em SC que faz pistões sob medida e alguém do Fórum já fez serviços com eles e recomendou muito bem, só não lembro quem foi. O site da empresa é :

http://www.romaq.ind.br/

Re: ForumNow deixou a gente na mão ...

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por Badolato
Badolato escreveu
ForumNow deixou a gente na mão ...
Mas estamos de volta aqui ,,, kkkk
Quem postou o contato para pistões EmiSul poderia repostar ?
Abraços,
Badolato
Badolato, boa tarde.
Tua perda foi dupla...
Mas neste mundo nem tudo esta perdido.
Avise o dono do sítio DOJÃO 318 que ele esta de volta. Acesse http://www.geocities.ws/dartv8rj/ e ele esta lá, pedindo uma atualização. Quase tudo o que fora perdido com Geocities Yahoo, retornou no Geocities.WS.
Vou transferir a tua mensagem para o sub-fórum Venda e Compra de Veículos, Peças, Serviços e Literaturas
uma área específica para este assunto.
Abraços,
Rui

SIMCA TEMPESTADE
antonio aldo antonio aldo

Re: Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por Badolato
Badolato

A Romaq, tel:47-33751206(Hidelberto), endereço eletrônico
http://www.romaq.ind.br/, me fez dois trabalhos:-

1º) Um pistão 060 do emi-sul, mediante amostra, pois tinha somente
07 deles, sendo que providenciou tambémos anéis para os 8.

2º) Oito pistões no diâmetro com canaletas dos anéis do gol bolinha,
portanto, os anéis são mais finos, resultando menos atrito. As medidas
do pistão emi sul e do bolinha são muito próximas.

Os 16 pistões acima foram ceramizados em São Paulo na empresa Funari
11-38546557(Ronald). A cerâmica reduz muito o atrito do pistão com os cilindros,
sendo que, quando da centelha nas velas, o calor da explosão desce menos
para os pistões, já que aquela é isolante térmico, melhorando a queima do com-
bustível

Att
Antonio Aldo
Simca66 Simca66

Pistões P-594

Aos amigos do forum estou vendendo 02 jogos de pistões P-594 com pinos novos Metal Leve, sendo 01 jogo na medida 0.15 e 01 jogo na medida 0.30.

Estou pedindo R$2.000,00

Fone para contato 61.8137-9733

Re: Pistões P-594

melhor você anunciar 1 + 1. ninguém comprará os dois juntos e o preço, embora razoável para cada jogo, no total inibe. há anéis ?
sugiro que você coloque a medida do diâmetro e veja com quem do ramo, marcelo, mcs, tato, a que modelo se destina tal numeração - chambord, rallye, ?

Re: Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

Esta mensagem foi atualizada em .
Simca66, gtx e possíveis compradores...
Algumas informações estão no tópico “Motores Simca: Aquilon, Tufão e EmiSul” (http://forum-simca.2308807.n4.nabble.com/Motores-Simca-Aquilon-Tufao-e-EmiSul-td4640955.html)

MARCELO - Postado em 28/07/2006 19:17:00 - ForumNow
Eight, desculpe a demora. Somente agora vi a sua pergunta.
Os P-594 e os P-707 equiparam todos os Simcas pré-Tufão.
P-594 = Chambord e Jangada.
P-707 = Présidence e Rallye.
A diferença entre eles é no diâmetro de cada medida (std e obviamente todas as demais: 0,15; 0,30; 0,45 e 0,60) e também a espessura dos anéis da 1a e da 2a canaleta.
P-707 = 2 mm
P-594 = 3/32 mm
O virabrequim que trabalha com esses dois não serve com o virabrequim que trabalha com o motor Tufão (P-733, Jangada e Chambord) e com o Super Tufão (P-734, Présidence e Rallye).

Neste mesmo tópico o Marcelo fala dos outros pistões também.

SIMCA TEMPESTADE
Sidney Jose do Nascimento Sidney Jose do Nascimento

Re: Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

Caros Amigos, boa noite Fabrico Anéis Camisas Pistões Pinos Bronzinas para todos os motores, com padrão Original, basta entrar em contato com Sidney em SP 11.97623.6327  Claro ou em Pouso Alegre 35.9213.2429 Tim, preços compativeis aguardo seu contato

Re: Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

Sidney, bem vindo ao fórum. É bom saber que temos mais um fornecedor de peças para os motores Simca.
E, se vc verificar, verás que o teu nome já consta do tópico "Relação de Endereços - Peças, Componentes, Serviços e Literaturas - Simca".

Re: Pistões e Anéis Simca - Onde encontrá-los?

SIMCA
PEÇAS NOVAS para os 2 modelos de motor,
temos pistões, anéis, válvulas, bloco, virabrequim, etc.
Consultem.
Vendedor: Jefferson Schuch
Localização: Lages - Santa Catarina  (Brasil)
Telefone: (49) 9989-7677
Email: mundov8@hotmail.com

SIMCA TEMPESTADE