Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

Tucker Carioca - FASE 1

Tio Lin - Postado em 05/10/2005 09:32:00 - Forumnow
Tucker Carioca? Sim?
Saiu reportagem sobre o Tucker Carioca em Quatro Rodas de abril de 2002 (edição #501), ilustrada por Darcy Vieira. Fiz contato com o Darcy, que me informou que produziu as imagens digitais a partir de descrições e uns poucos rascunhos.
Na internet, informações vagas, e desenho estampado em isqueiros.

http://www7.ocn.ne.jp/~ent3387/automobile/tucker/tucker.html
Mais difícil ainda é encontrar informações sobre o Tucker Talisman (supostamente uma versão esportiva do Torpedo para o mercado americano),

e do pequeno sedan, tal como o Carioca, de produção em território brasileiro.
Infelizmente, não possuo o exemplar da revista Collectible Automobile com matéria sobre o Tucker Torpedo. Lá deverão constar informações sobre esses veículos.
Por acaso encontrei foto de um protótipo do Tucker, de 1946. Ainda com duas portas, foi desenhado por um tal George Lawson, e apresentava compartimento de passageiros semelhante aos primeiros sketches do Tucker. Ei-la:

Um grande abraço.
Tio Lin

gtx - Postado em 05/10/2005 13:31:00 - Forumnow
para organizar. salvo engano - tenho que ver - auto & técnica publicou texto do caruso sobre tucker com desenho do carioca. era este que o preston tucker intentava fazer aqui.
fantástico estar como gravura num isqueiro. qual teria sido, como diz você, germanófilo ou penalista da escola alemã, o leitmotif ? história, insólito ou o futurismo do design ?
você que escarafuncha internet não teria acesso 'a informação ? verei se acho alguma coisa em Automobile Quaterly....

Tio Lin - Postado em 06/10/2005 06:37:00 - Forumnow
NASSER,
Não se trata de germanofilia ou penalismo alemão. É frescura mesmo!

Tio Lin - Postado em 06/10/2005 13:51:00 - Forumnow
NASSER,
Ao contrário do que se possa imaginar, os tais isqueiros são edições da Zippo, modernos.
Não eram, portanto, brindes de Mr. Preston Tucker que acompanhavam uma tentadora proposta de compra de ações da Tucker Co.

norian - Postado em 06/10/2005 21:34:00 - Forumnow
Tio Lin, essa é a foto da Simca que você queria ver?

norian - Postado em 06/10/2005 21:40:00 - Forumnow
Senhores, gostaram da amostra? Tem tudo o que voces queriam?
Norian

Roger - Postado em 07/10/2005 04:58:00 - Forumnow
Agora sim Norian, também vejo tudo, até uma miragem do Simca 2003, Simca 2003??, este eu não conhecia, se soubesse realmente o colocaria no livro, muito legal!
Abraços

MARCELO - Postado em 07/10/2005 06:57:00 - Forumnow
Grande Norian, valeu a colaboração. Vejo aqui em casa as fotos que você inseriu, da mesma forma que vejo as minhas.
Acho que esse pessoal tá andando de Simca 1959, ao invés de desfilar de Simca 2003.
Norian, só peço para você diminuir o tamanho da imagem quando inserir fotos. É o que o fórum já andou dando pau demais, daqui a pouco eles vão me cobrar mais pelo espaço utilizado. Mas que valeu, valeu, você ensinou esse povo a trabalhar direito.

MARCELO - Postado em 07/10/2005 07:01:00 - Forumnow
Não entendi bem. Encomendando um Chambord 2003, vem a Vera Fischer junto ?
Mas é a Vera Fischer de 2003 ou a Vera Fischer da época da Simca ?

Tio Lin - Postado em 07/10/2005 08:31:00 - Forumnow
ATÉ QUE ENFIM!!!
Fantástica a ilustração do Lacerda!
Gostei especialmente do estilo da dianteira, e dos piscas laterais conjugados com as maçanetas. Aliás, pela posição destas nas portas traseiras, ele prevê o uso de portas tipo suicida.
Meus parabéns ao ilustrador.
Abraços.
Tio Lin

gtx - Postado em 13/10/2005 21:29:00 - Forumnow
marcelo, para aditar esta composição de ditados - ou de deitados na Simca.
objetivos com são, os goianos dizem que bom mesmo é dinhero, muié e bicho de pé.
porque se o bicho num tivé di pé, num dianta dinheiro e miué …

gtx - Postado em 25/10/2005 15:08:00 - Forumnow
no geral...
como diz a dona vera, pena que o que sei de automóveis antigos, se passar um traço embaixo e fizer a conta, não dá um dólar - das centenas que gasto mensalmente importando informações. é a vida.

Grecco - Postado em 26/10/2005 05:59:00 - Forumnow
GTX:
- Desculpe mas não concordo com a Dona Vera, mesmo antes de conhece-lo (ainda que virtualmente), tive a oportunidade de ler vários artigos escritos por você em revistas e sites especializados e posso garantir que você não é só uma enciclopédia, mas uma biblioteca completa sobre o assunto antigomobilismo.
Sua participação neste site só nos dá alegria por saber que podemos contar com sua assessoria e conhecimento.
Aprendi mais sobre o assunto automóveis antigos nos últimos tempos em que frequento este site do que em todos os 39 anos de vida, isto graças a pessoas como você, Marcelo, Lin, enfim, todos que aqui se fazem presentes.
Espero algum dia poder conhece-lo pessoalmente e apertar sua mão, será um grande prazer para mim.
Dona Vera deveria saber que a única coisa que ninguém consegue roubar da gente é aquilo que aprendemos durante a vida, e você é privilegiado, pois sabe muito e não se importa em compartilhar conosco.
Acredito que todos aqui compartilham do mesmo sentimento, portanto, repito o que já disse em outro tópico, " Elogios se faz a quem os merece ".
Seu fiel escudeiro,
Marco Aurélio.

Tio Lin - Postado em 26/10/2005 06:08:00 - Forumnow
Pois é, GRECCO.
Soube do triste fim do Capeta e do único Tucker no Brasil, entre outras raridades, no Museu de Caçapava, através de artigo publicado na Clássicos Quatro Rodas, edição nº 6. A dilapidada coleção inclui ainda o Cadillac 54, pivô do romance entre Roberto Lee e seu algoz, Elza, a loira assassina.
Peças do "nosso" Tucker? Sem dúvida, já equipando outros Tuckers pelo mundo afora. Já dizia o poeta em seu samba-enredo: "Dormia a nossa pátria-mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em tenebrosas transações..."
Lá em Caçapava também se encontra um Alfa Romeo de competição, protagonista de uma tragédia: durante contenda pelas ruas de São Paulo, em 1936, mais especificamente na Avenida Brasil, o bólido, pilotado pela corredora Hellé Nice, perdeu o controle e arremessou-se contra a multidão que assistia o evento. Oito pessoas morreram.
Um grande abraço.
Tio Lin

Grecco - Postado em 26/10/2005 06:34:00 - Forumnow
Lin, ainda sobre o Tucker, soube que ele se encontra sem o farol central (aquele que se movimenta junto com as rodas dianteiras), motor (que foi, na época da aquisição do carro pelo Sr. Lee, substituido por um novo), que ao que me parece está no Museu Matarazzo e painel (talvez o parente do Maluf citado anteriormente saiba de seu paradeiro...).
Acho isto uma vergonha (como diria um certo âncora do jornalismo televisivo), talvez os próprios herdeiros do falecido Lee não saibam o que tem nas mãos, acredito que o pobre homem deve estar se remexendo no caixão....
Coisas da vida, é uma pena saber que parte da história está apodrecendo em um galpão por pura ganância de meia dúzia de pessoas.....

Tio Lin - Postado em 26/10/2005 06:56:00 - Forumnow
GRECCO,
O artigo na revista Clássicos QR confirma sua informação: o pobre Tucker já não conta com painel, farol central e motor.
Vejam uma foto do Tucker em plena Av. Atlântica (Rio de janeiro), antes de se tornar parte do acervo de Roberto Lee. Conseguem vê-lo?

Abraços
Tio Lin

Grecco - Postado em 26/10/2005 07:27:00 - Forumnow
Perfeitamente Lin, estacionado ao lado da praia e cercado de "curiosos"....

Abraços.

Tio Lin - Postado em 26/10/2005 20:23:00 - Forumnow
Tem um site onde se pode saber o paradeiro de TODOS os Tucker fabricados. É o http://www.tuckerclub.org/
No menu à esquerda -- ao lado do rádio do Tucker -- clique em "See a Tucker" . O "nosso" é o de chassi número 1035. Outro site interessante é o http://www.kustomrama.com/index.php?title=Tucker_Torpedo
Abraços.
Tio Lin

Grecco - Postado em 27/10/2005 07:30:00 - Forumnow
Bem, como diria Jack "o estripador", vamos por partes...
LIN:
Obrigado pela dica dos sites, o que tem o rádio do Tucker eu já havia visitado, inclusive a foto que postei, onde o carro está dentro do museu foi retirada de lá, o outro muitíssimo interessante, vou vasculha-lo com mais tempo.
SDS.

Tio Lin
 - Postado em 27/10/2005 08:03:00
GRECCO,
O site com o jingle do Tucker ainda tem muitas partes "em construção", mas, só pelo jingle, já vale uma visita.
E falando em Tucker: para quem não viu na Quatro Rodas, eis a imagem do Tucker Carioca, magistral e digitalmente desenvolvida por Darcy Vieira.

Fonte: http://www.darcyvieira.com/
Difícil acreditar que, se produzido, tal modelo fosse um sucesso de vendas no Brasil. Mas, sem dúvida, seria um clássico nacional.
Abraços.
Tio Lin

gtx - Postado em 27/10/2005 16:36:00 - Forumnow
camarada lin,
que competência de desenho sobre foto e fundo. vi a revista, mas não me lembrava desta grandiosidade.
quanto a ter sucesso no Brasil daqueles verdes anos da década de '50, difícil.
o rio de janeiro, capital federal, social, econômica, cultural, ditadora de modas e costumes, era a capital mundial do cadillac. e montávamos GM, Ford, Chrysler, Studebaker ... tudo careta, difícil que alguma coisa futurista em proposta e motorização chegasse ao sucesso, em tempos de figurinos traçados por tamanho e mecânicos iletrados.
vivíamos a ditadura da moda norte-americana, a americalhice. por que sei ? sou do tempo - aliás, se procurar bem vão-me achar passeando na avenida atlântica de mão dada ao marcelo. eu era um menino, e o marcelo um rapazinho de futuro, assim mamãe só me deixava sair se fosse com ele, com cuidado para atravessar a rua, estas coisas. muito mais velho, o marcelo era capaz de dar bons exemplos, capaz de influir na educação de um petiz, como eu era à época.
só vi uma ilustração do carioca em antiga matéria, salvo engano em auto & técnica. você conhece foto ou coisa parecida ? grato.

Tio Lin - Postado em 16/11/2005 06:54:00 - Forumnow
NASSER.
Achei a A&T com o artigo sobre o Tucker Carioca, conforme você mencionou (na verdade, está na edição nº 16 da "Auto & Mecânica Classic"). Mas a autoria não é do Caruso, e sim do Ferraresi.
A edição não traz data, mas imagino que seja de 2000, já que inclui artigo sobre os 75 anos da GM no Brasil. Imagino que a Quatro Rodas tenha fornecido os mesmos desenhos da AM Classic ao Darcy Vieira para que ele desenvolvesse suas imagens digitais, utilizadas na edição de abril de 2002.
Um abraço.
Tio Lin

Re: Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

TUCKER - FASE 2

AGB - Postado em 14/02/2006 19:28:00 - Forumnow
Senhores,
Não devia ter aberto um tópico novo, já que o assunto estava no tópico "centauro e outras bizarrices" - ou algo do tipo - mas achei a história, perdão, estória, bem interessante ...
Não sei qual é a veracidade dela, então vou contar EXATAMENTE como a ouvi. Aguardo comentários ....
Tenho um amigo chamado Júlio, que conheço há quase 20 anos (hmmm ... 17 talvez ...) que também tem Dodge (um Charger R/T 78 branco madagascar honesto).
Nos conhecemos na Escola Politécinca da USP em 1989 ... Ele ainda era adepto da gravatinha, tinha um bom Opala Gran Luxo 4100 72. Eu já era discípulo da seita maldita do pentastar ... Ia para a faculdade com um Le Baron 81 marrom avelã, violando absolutamente todas as leis de trânsito possíveis ... Tenho multas antológicas desta época, das quais não me gabo, mas as compreendo ... Níveis de testosterona elevados e mal direcionados ...
O Júlio tinha um amigo chamado Egídio, que foi devidamente rebatizado de Ofídio. Apesar de ser um sujeito muito legal, nunca fui tão amigo dele ... Afinal de contas ele tinha um Maverick GT - e eu não me relacionava com este tipo de gente ...
Nossas conversas só saiam da discussão Dodge x Opala x Magiclick qunado o assunto era Tucker ...
O Ofídio jurava que o tio da mãe dele (tio de segundo grau dele) teve um Tucker desde 0 km. E contava algumas histórias do carro, sempre ratificada pela progenitora do mesmo, mulher muito simpática, residente à uma bela casa próxima da Praça Panamericana, cujo primeiro nome não me recordo, mas o sobrenome era Reuters (igual à agência internacional de notícias - só porisso que eu lembro !).
Bom, o Ofídio se casou, exorcizou-se do enxófrico Magiclick, e eu eo Júlio perdemos contato com ele ...
Eu e o Júlio também sabíamos do Tucker de Araraquara. Então, para nós, haviam 2 Tuckers no Brasil: o de Araraquara e o do tio do Ofídio, que julgávamos desaparecido.
Neste final de semana, um de vós postou o link do site do Tucker que dá o paradeiro de cada um ... E os desaparecidos são poucos ... Hmmmmm .... Alguma coisa errada. Achei então que o Tucker do tio do Ofídio deveria ser o de Araraquara ...
Há 1 hora atrás, liguei para o Júlio e pedi para ele me contar toda a história do Tucker do tio do Ofídio, que relato à seguir, na esperança de que alguém "cruze os dados".
Segundo a Ex-Srta.Reuters (Reuters era nome de solteiro, ela deve estar viva hoje, deve ter uns 60) o tio dela comprou o Tucker provavelmente 0km.
Homem de negócio de sucesso, foi presidente da Belgo Mineira e passava temporadas na Europa. Quando ia para o velho continente, com frequência embarcava o Tucker no navio e o utilizava na sua estadia européia... Naquela época ninguém fazia os bate-e-volta na mesma semana para a Europa, como se faz hoje... E ele desfilava com o carro por lá (dá para imaginar a cena ? Devia causar frisson !)
O homem era solteiro e quando faleceu (segundo informações no início da década de 70) ele não tinha herdeiros... A responsável pelo inventário foi a ex-Srta.Reuters (também não sei se o sobrenome dele era Reuters, ou seja, se ele era tio dela por parte de pai ou parte de mãe).
No inventário constava um Automóvel Tucker 1949, cujo paradeiro físico ela desconhecia. Algum tempo depois, ela descobriu que o carro estava na garagem de uma das casas do tio, sem motor !!!!! O motor, segundo relatos, foi tirado pelo excêntrico tio falecido solteirão, para ser instalado em um barco ! Se chegou a ser instalado ou não, ninguém sabe. A casa onde o automóvel ficou provavelmente era no Jardim Europa, bairro até hoje mais caro da capital bandeirante.
Algum tempo depois a ex-Srta.Reuters, foi até a casa para verificar o estado do carro. Mas o carro já não estava mais lá... O ex-motorista do finado tio tinha se apoderado do carro e vendido!!! Ela não deu a mínima importância, afinal de contas um carro velho 1949 e sem motor... quem iria querer um troço daquele ?
Bom, este foi o relato do Júlio, agora à noite ....
As datas parecem bater, afina de contas o carro foi vendido no começo da década de 70 e o Roberto Lee foi-se em 1975 ... Ainda dá tempo do Matarazzo ter adquirido o carro do tio do Ofídio e vendido ao Roberto Lee ...
Se a teoria do carro ter ido primeiro e o motor ia depois, esta deve ter sido uma das últimas aquisições de Lee, não dando tempo do motor chegar ....
Outra teoria possível é Lee ter comprado o carro sem motor e o Matarazzo ter comprado o motor sem o carro, já que os dois foram separados ainda em poder do tio do Ofídio ....
Outro ponto: quando a ex-Srta.Reuters descobriu que o motorista tinha se apoderado do carro, será que ela passou a documentação ao mesmo ? Uma coisa é não se importar, outra é regularizar a documentação para ele ...
Seguindo a especulação ... Se a ex-Srta.Reuters não passou os documentos para o motorista, e ninguém fez uso de um despachante milagroso (como um de vós aqui referiu-se recentemente), o carro ainda deveria estar em nome do tio da mãe do ofídio !!!! Não faz sentido ?
Bom, sabe-se lá o quanto de verdade tem nisso tudo .... Só ressalto que o relato desta história data da década de 80, muito antes do filme do Coppola (1988) que disseminou o nome Tucker entre os leigos tupiniquins.
Não resisti a contar este "causo" pro cêis... (Badolato, paulistano de 3 gerações, virou caipira!!!)
Gostaria de ouvir a opinião dos senhores...
Abraços,
Badolato

NOTAS
Este “causo” também faz parte do tópico “CAUSOS ANTIGOMOBILÍSTICOS”, neste fórum.

Guinle - Postado em 14/02/2006 22:35:00 - Forumnow
Bem,
Já que é pra palpitar (ou palpitá -se é pra falar minerês) aqui estou!
A história do Tucker brasileiro é ainda um mistério.
O assunto merece uma profunda investigação, talvez comece por reencontrar o Ofídio, submetê-lo à um interrogatório, incumbi-lo de investigar todo acervo de fotografia da família.

Araraquara? não seria Caçapava- Vale do paraíba?

Eu já ouvi dizer que vieram para o Brasil dois Tucker dos 51 produzidos em 1947/48. Os únicos que saíram do EUA. Um foi para o Rio de Janeiro, o outro foi para São Paulo. O do Rio é tido como desaparecido, já o de São Paulo é o que foi salvo por Roberto Lee. Existe uma fotografia de época, provavelmente dos anos`50, onde aparece um Tucker em meio ao trânsito do litoral santista... certamente é o preto da coleção Lee.
Se o suposto feliz proprietário tinha costume de frequentar as avenidas da praia de Santos, talvez... Mas, embarcar o carro para a Europa? será mesmo?
Se o falecimento do provável proprietário se deu no início da década de `70, é perfeitamente possível cronologicamente ser o mesmo.
Conta-se que Lee era extremamente minuncioso, escrevia tudo sobre o Museu, ou seja, ele resgatava a história com os carros, fazia a história do antigomobilismo e ainda contava detalhadamente. Quem sabe as respostas desse mistério todo esteja escrito em páginas que correm perigo no deteriorado prédio histórico!!
Se para a inventariante o carro (troço) fosse apenas um carro velho de 1949 e sem motor (o que provavelmente era mesmo), o carro e nós -militantes do antigomobilismo- tivemos muita sorte em ele ter sido comprado antes.
Haveria sentido o carro estar em um lugar e o motor em outro?? o motor do Tucker sempre foi dado como roubado! Meu pai esteve no Museu por volta de 1978, infelizmente não tirou fotos, mas relata que haviam muitos carros "alejados", muitas peças estavam sendo roubadas por "colecionadores" que ainda hoje podem ser encontrados no meio... E por aí vai. Comenta-se ainda que certo fulano agenciou muitos carros para exportação.
Hoje, lá está o motor... como? quem dirá? quem sabe algum manuscrito possa esclarecer...
Consta que os carros que restaram foi porque não estavam em nome de Lee (ou não tinha o documento??) os outros foram para o exterior.
Bom, tudo ainda é especulação, são apenas impressões e opiniões totalmente parciais...
Abraços,
Guilherme.

AGB - Postado em 15/02/2006 04:54:00 - Forumnow
Onde lê-se Araraquara, considerem Caçapava ...
Essa história de embarcar carro para levar para uso na Europa não é tão incomum assim ...
Quando eu era moleque, tinha um portugues dono de padaria, que ao comprar uma Maverick recém lançado, colocou ele no navio e ficou 3 meses rodando com ele em Portugal ... O mesmo ele havia feito anos antes com um Aero Willis ...
Conheço um Magnum 79 em Pernambuco que rodou a França toda ... Dizem existir fotso dele em frente ao arco do triumpho, torre Eiffel, etc ... Nunca as vi, contudo ...
Badolato

gtx - Postado em 15/02/2006 16:16:00 - Forumnow
das implacáveis nasser's files:
disse-me o roberto, aí pelo início de '70, que teriam vindo dois tuckers para o brasil. mas o registro tucker norte americano indica apenas um. teria sido de um certo jamie gatsnamin ou coisa parecida.
o carro perdeu o motor no caminho - não sei em que parte do caminho. o fato é que foi comprado pelo eduardo matarazzo que antes de 1 970 vendeu-o ao lee - portando um motor cadillac.
não sei se à época da venda o eduardo reteve o motor, ou se o comprou posteriormente. sei que andou empurrando uma lancha veloz. de quem ? não faço a menor idéia. o lee tinha lanchas mas não faria uma canibalização destas. o eduardo ? não creio. ambos tinham noção clara do que seria o antigomobilismo e desde aquela época se dedicavam, com fervor à preservação.
sobre o que ocorreu com os carros do lee deu-se, faticamente, o seguinte: dona maria pia matarazzo, ex-mulher do lee, mãe da única herdeira, solicitou licença a um juiz para retirar do museu em caçapava os carros que estavam em nome de pessoa física.
foram vendidos de imediato. a venda foi pré-negociada com um número de falsos antigomobilistas do nosso conhecimento. os sabidos brasileiros exportaram quase todos os automóveis, o que incluiu um chassi de bugatti que eu havia conseguido a doação, e um de mercedes sssk ( está certo ) que cuidei da solução jurídica para traze-lo da bolívia. foram feitos apenas 8 destes carros e o museu da mercedes não tem idéia de onde foi parar.
dona pia ficou feliz com a venda e os falsos antigomolistas também pelo lucro realizado. os panacas europeus e norte-americanos, compradores vistos como uns bôbos, devem rir até hoje pelo ótimo negócio que fizeram com os sabidos locais.

AGB - Postado em 15/02/2006 16:37:00 - Forumnow
Nasser,
pelo menos um ponto em comum nas histórias: o motor havia saído para ir para um barco (ou lancha) ... Vou tentar descobrir o nome do tio do Ofídio ...
Abraços,
Badolato - Que anda louquinho para pegar uma carroceria de Democrata... Acho que vou dobrar a dose dos medicamentos ...

Grecco - Postado em 16/02/2006 13:38:00 - Forumnow
Quatro Rodas nº 341 - Dezembro de 1988
Um Tucker no Brasil
O revolucionário automóvel lançado em 1948 pelo americano Preston Tucker morreu numa batalha contra os poderosos da indústria automobilística, mas dos 65 carros fabricados, um chegou ao Brasil. Michel Toulekian tinha 2 anos em 1957, quando seu pai, Agop Toulekian apareceu com um Tucker preto 1948, comprado numa loja da avenida São João, centro de São Paulo.
As pessoas paravam para olhar o Tucker. "Lembro que o velocímetro marcava até 120 milhas (193 km/h) e havia seis saídas de escapamento. Íamos muito com ele para Santos e, uma vez, meu pai arriscou um racha com um táxi na estrada e venceu o percurso até São Paulo em 40 minutos" - diz Michel. O motor não dava qualquer problema, mas a parte elétrica era um mistério: "Os faróis acendiam sozinhos e chegou a sair fogo do painel. Por isso, meu pai vendeu o carro.
Orlando Bombarda, o novo dono, vendeu o Tucker para Eduardo Matarazzo, que o repassou ao colecionador Roberto Lee. Depois, o Tucker foi parar no Museu de Antiguidades Mecânicas, em Caçapava, SP, onde continua até hoje, em péssimo estado de conservação.
Do site www.trombinoscar.com :
" Dos 51 carros fabricados em 1948 ainda restam 48;
Sua numeração de série vai de 1001 a 1051;
O 1018 se acidentou e teve perda total;
O 1021 se incendiou dentro de sua própria garage;
O 1048 foi destruido em Memphis (USA);
22 exemplares estão em museus americanos;
Somente 2 carros estão fora do continente americano:
Um no Japão (1020) que pode ser visto regulamente em eventos.
E outro no Brasil (1035). "
Sds

gtx - Postado em 16/02/2006 13:57:00 - Forumnow
de cobra e pau
o tucker do lee, comprado ao eduardo matarazzo, é 1 949.

Guinle - Postado em 16/02/2006 15:05:00 - Forumnow
O.K.
Afinal, chegou-se à algum consenso? os carros que ainda estão no Museu pertencem a quem?
Existe melhores perspectivas para o acervo?
Culturalmente falando, existe possibilidade de se "tombar" o acervo como patrimonio histórico, assim como se faz com coleções de quadros e outras obras de arte ou é um total absurdo eu pensar assim?
Qual seria a melhor proposta para salvar estes veículos?
E o Tucker? qual será o futuro dele?
Abraço.

Guilherme Lopes - Postado em 28/01/2007 15:05:00 - Auto Diário
Tucker - O final real, não o "alternativo"
http://autodiario.blogspot.com.br/2007/01/tucker-o-final-real-no-o-alternativo.html

Guinle - Postado em 19/03/2007 18:45:00 - Forumnow
Amigos,
voltando ao antigo assunto que, embora fuja ao tópico central Simca, é muito interessante e conta com a permissividade do moderador.
Saiu nesse mês uma lembrança sobre o "Museu" de Roberto Lee na cidade de Caçapava-SP no site "autoclassic.com.br", daí lembrei-me desse tópico.
O ponto forte da matéria são as fotos, para mim que nunca tive a oportunidade de conhecê-lo, achei sensacional!
Infelizmente, ao que parece, esse quadro se arrastará assim, sabe-se lá por quanto tempo... Poder público? Ah...

gtx - Postado em 19/03/2007 19:41:00 - Forumnow
sobre o bom artigo em autoclassic, um adendo. o saque continua.
o texto informa que a locomotiva que ali havia, e que o lee funcionava com orgulho tocando a sineta e a buzina a vapor, desapareceu. antes, haviam furtado ? roubado ? subtraído ? tudo o removível, até, creiam, as rodas.
tenho fotos de todos os carros, tiradas há uns doze anos. a foto do capeta mostra-o com rodas e pneus velhos, sem calotas. a que tenho, exibe-o com as rodas e calotas cromadas, e pneus cinturato o km.
dizem, alguém que tem a chave do museu, vende peças. até quanto isto vai continuar? até quando se denuncie a herdeira por desaparecimento de bens das quais é cultural fiel depositária. afinal, o conteúdo do museu é tombado pelo governo de sp.

Grecco - Postado em 20/03/2007 11:15:00 - Forumnow
Que outro comentário eu poderia fazer além de "Lamentável".
Agora, pergunto, afinal de contas quem é responsável por tudo isto?
É a herdeira, que se não me engano já foi inclusive defendida e louvada neste mesmo sítio em outro tópico?
Quem tem a chave e o acesso livre?
Já vi vários comentários em outros fóruns a respeito deste assunto, mas até hoje não vi ninguém (pessoa física, jurídica ou governamental) que tivesse peito para tomar providências. Enquanto as coisas continuarem sem responsável direto não se pode cobrar nada de ninguém, e logo nada mais existirá para contar a estória, os culpados sairão impunes o acervo será delapidado e os únicos beneficiados serão aqueles que obtiveram lucro com a venda do acervo e os que compraram a memória nacional a preço de banana.

VIRGILEXNER - Postado em 26/05/2007 01:51:00 - Forumnow
Olá pessoal ,
Meio atrasado por motivos técnicos, pois meu PC se negou a obedecer à ignorância informática do patrão, achei muito interessante essa conversa sobre o nosso Tucker.
Vai que fiz minha primeira incursão " nacional" em 1976 , quando da inauguração do CAAMP de Curitiba, onde ainda havia imenso estado emocional devido ao destino do pioneiro Roberto Lee.
Por conversas doa "mais antigos", também ouvi a respeito de um segundo carro a aterrar nestas paragens , talvez coincidindo com as confusas origens do carro ou dos carros.
Até aí ,em nada posso ajudar senão nas suposições da época.
Mas o que me deixou bem ligado foi a relação de países onde se abrigariam os remanescentes.
Pois, quanto ao que está no Japão, por ter sido o primeiro que vi, na primeira viajem que fiz à Meca de Hershey e, ao primeiro leilão que assisti, por tudo isso me traz muito boa lembrança.
Vi e fotografei o carro 1020 na passagem pelo martelo, um de outros azuis metálicos, naquele espetáculo Disney que são esses acontecimentos por lá.
E, sim, se falava que comprado por um Japonês, e não quero ter me enganado, pelo valor de U$ 320.000,00.
No murmurinho após a gritaria (porque parece leilão de gado) me esgueirei pelo meio das "arquibancadas" e ouvi um comentário de que, em 1987 aquele mesmo carro não valeria mais de U$ 80.000,00.
Pois é , estávamos no leilão do Omar Landis , em 28.09.1989, Lancaster , Penn., USA.
Verdade é, aquilo tudo foi um pós graduação! Ninguém volta de lá igual!
Um tradicional companheiro de viagem , na volta e ao passarmos pelo freeschop do aeroporto de Guarulhos , me disse "será que tem machadinhas aí ?...porque tenho vontade de picar todos meus carros"...
Gratos pela atenção, vocês todos
Simcalement TATO

Guinle - Postado em 26/05/2007 19:27:00 - Forumnow
Hershey? Vontade. Um dia certamente.
320.000U$, em tempos de Real super valorizado, 640.000 por cima.
Muito interessante o testemunho.

OC LynX - Postado em 28/05/2007 13:22:00 - Forumnow
Vi as fotos do site e quero conferir com as fotos que tenho do Capeta, pois estão no HD do pc antigo do qual o backup ainda não foi feito.
Que procedimentos pode-se tomar a respeito do museu?
Quanto ao Tucker, não entendi direito: atualmente porta o motor original?
Boa tarde!

8ba - Postado em 01/06/2007 09:02:00 - Forumnow
LynX,
melhor um motor de Subaru (by Carlo Chitti) turbo com 320 HP
Aí seria mesmo um "Torpedo"

Guinle - Postado em 20/07/2007 20:39:00 - Forumnow
Turma, ontem tive de ir à Bragança Paulista mesmo estando em férias, e por esse motivo, na volta dei uma desviada à Caçapava.
Tremenda judiação. O galpão principal estava trancado à sete chaves. As entradas foram fechadas com muros, novos. Todas as janelas lacradas. Só pude ver pelo buraquinho da fechadura. Tudo escuro. O Chevy'38 e o Stud'56 lá no escurinho, sepultados. O telhado já está muito ondulado, não aposto que durará muito tempo. bastante peso de vegetação sobre ele.
A locomotiva ainda etá lá no terreiro, em meio há uma fábrica de blocos que agora lá funciona. Podre.
Em um galpão secundário, também lacrado recentemente, existe uma portinha quebrada na lateral. A prudência mandava não entrar por causa do telhado, mais "feio" que o principal. Local úmido, sem ventilação, sem sol. Dá até um calafrio, principalmente pelas imagens: Um Cadillac prêto, 57(?) meio enterrado com seus antigos pneus faixa-branca no barro seco. Capô afundado por vandalismo, parabrisas quebrado... pior que a cena é a estória que passa pela cabeça da gente, de estar visitando o berço do antigomobilismo no nosso país, fazer projeções inúteis de o que foi,o que podia ter sido, e o que poderia ser. Um Chevrolet 49 ao lado, teto amassado à toa. Uns outros escombros ao lado onde não me arrisquei me aproximar muito, lugares assim são bons refúgios aos peçonhentos. Um outro Cadillac 49 fleet line (ou sedanete) com o teto muito amassado. Uma frente de Cadillac encostada na parede, um outro esqueleto de carro que não consegui identificar. Tudo uma lástima.
No galpão da entrada, metade do teto havia caído. Pela fresta do portão, Cadillac 41 e umas outras coisas sob o teto desabado. Fui atrás do Tal que possui as chaves para agendar uma visita, não quis me receber. E ficou nisso.

Re: Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

VIRGILEXNER - Postado em 20/07/2007 22:09:00 - Forumnow
Boa noite ,
Lástima irreparável este testemunho do Guinle ! Realmente...
Estava mesmo a dar uma dica de foto de aspectos do Rio antigo , um site com diversas fotos , a última aparecendo o Tucker preto estacionado na praia de Copacabana , circa 1951 .
Agora estou desesperado atrás da origem destas imagens do Rio que me enviaram , o site do assunto.
Continuo até conseguir.
Mas murchei com esta... tanto amor e dedicação destruídos por ocorrências mundanas.
A origem simbólica da preservação dos veículos antigos entre nós, como bem disse o Guinle!
Com todo este frio aqui , fiquei mais gelado ainda...
Simcalement TATO

Leon - Postado em 23/07/2007 08:17:00 - Forumnow
Triste, triste... que mais dizer? Sonhos são efêmeros... mas ao menos poderiam deixar os restos aos sonhadores que ainda existem!
Tato, acho que as fotos a que você se refere estão neste blog do Guinle, com links para outras páginas.
Abraços!
P.S.: achei um site com muitas fotos. Vejam em
History Searching for 1948 Tucker photos

gtx - Postado em 23/07/2007 19:08:00 - Forumnow
informação de fonte que se arroga porta-voz da família, diz ter mandado vedar as janelas para impedir o sumiço de peças dos carros que estão no galpão de exposição.
poupo-me de comentários. dizem ... , peças e acessórios desapareceram sem maior mistério. incluindo o interior do maverick raid da integração, segundo declarou-me o tomador de conta ( sic ).
acho que isto somente se resolverá com um abaixo assinado de antigomobilistas e clubes pedindo uma intervenção saneadora e responsabilizadora. antes que este patrimônio se dissolva vendido em peças e com o restante comido pela ferrugem e imobilidade.

VIRGILEXNER - Postado em 23/07/2007 19:09:00 - Forumnow
Oi Leon,
O site é outro , a foto a mesma. Bingo!
Neste até aparece historinha ! Fecha com o que temos neste território?
É preocupante mesmo , nessas reviravoltas da vida , que não sobre para os carros!
A gente vai , os carros ficam...com quem?.....e como?
Há que prevenir , sem o equipamento " bola de cristal"...
O site do Tucker Club me surpeendeu pelas cores dos carros, que imagino, tenham sido perfeitamente replicadas: não imaginava tantas cores.
Conheci algumas, como a do Japão 1020, mesma cor do 1034, um azul/prata do tipo "prata lunar" do opala 72/73 e o azul mais forte metálico, mais um vermelho e, o resto em fotos e filme.
Nem figurinha do nosso, ou não vi direito...
Como diz o site, estes carros "giram muito", em empéstimos "troca" entre museus.
Leon, ótimas dicas, obrigado, muito legal.
Abração, simcalement TATO

Guinle - Postado em 26/07/2007 14:24:00 - Forumnow
Que história fantástica essa do Tucker e seu dono. Dá um livro e tanto.

Leon - Postado em 26/07/2007 15:40:00 - Forumnow
Putz!!! (desculpem-me... ). "Embolou" o meio de campo de novo!!!
Tirante as possíveis (senão prováveis) confusões de documentos, o Tucker do Lee é 1949 (como GTX confirma); mas o chassi 1035 seria 1948, como o Tato relata, haja vista a venda para Jamie Gatamianis em dez/1948.
Das duas uma: ou a lenda dos 2 Tuckers é verdadeira (aí vai "sobrar" pro AGB pegar o Ofídio pelo pescoço para saber se o "tio" era Gatamianis, Moliter, etc.) ou, já naquela época, havia o ano-fabricação e o ano-modelo...
Só para se ter uma idéia da situação, o chassi 1039 (presumivelmente de fabricação posterior ao 1035) é 1948, como informado no site do Smithsonian.
Agora fiquei confuso de vez: será que o Torpedo do Lee é mesmo o chassi 1035???
P.S.: esse sobrenome (Gatamianis) é muito parecido com Gatsonides, que fabricou o carro abaixo (lembra alguma coisa?):

VIRGILEXNER - Postado em 26/07/2007 17:55:00 - Forumnow
Oi Leon ,
Penso que quanto ao "serial number" não haja problema, até melhor juizo.
Como este carro deve ter vindo de "vapor",desembaraços mais, "pode" ter sido registrado como 1949.
Tenho tido destes problemas desde carros dos inícios dos anos cincoenta, muitas vezes atribuídos à demora dos despachos de documentos e aduana. Ou mera distração.
Já vi de tudo!
Caro Leon, que esquisitice é essa aí que nos apresentas?
Tenho vaga idéia de ter visto "isso" já alguma vez, mas...
Como fui liberado por meu filho do trabalho pesado no gelo hoje , sigo investigando o que me intriga: teria Preston Tucker realmente vindo ao Brasil? Isso tb é interessantíssimo, igualmente "conversa de pé de ouvido" dos anos setenta.
Simcalement TATO

gtx - Postado em 27/07/2007 00:14:00 - Forumnow
tato,
veio. não sei se já veio doente, com câncer de pulmão, em busca de um destes tratamentos de pouca medicina e muita ciência paralela, dos quais somos mestres, ou se identificou a doença aqui e foi se tratar fora. mas veio. doença, tratamento infrutífero e passamento liquidaram o projeto.
quanto ano de registro: até pouco tempo a definição legal de ano de produção, era a data constante da primeira nota fiscal. assim, veículos que vinha skd ou ckd, ou mesmo montados, consumiam alguns meses no processo envia/transporta/remove/monta/fatura/transporta/vende. daí, ocorria a virada do ano.
isto é verificável em veículos da década de 20, até o final dos anos 60. quem não conhece o caso do gtx 69, azul, travesti de inexistente rallye, licenciado em '70, posto que encalhado pela descontinuação, e anunciado como encomenda especial de um diretor da chrysler que se apaixonou pelo carro que havia saído de produção e mandou ( vá mandar assim em uganda ) fazer um, especial para ele.
pois a história anda por curitiba e esta basófia é apresentada como verdade verdadeira.
sem as falsificações, creio que o caso do tucker seja este. quando a nota fiscal foi emitida no brasil, já havia virado o ano. prevaleceu a instrução.

Leon - Postado em 27/07/2007 14:04:00 - Forumnow
De fato, é quase certo que isso tenha acontecido. Assim, fecha-se o círculo: tanto o Torpedo do tio do Ofídio quanto o do Lee são "1949", levando a crer que se trata do mesmo carro. O segundo Torpedo em terras brasileiras, por ora, fica só na lenda.
AGB, seria muito bom se fosse possível obter fotos (se é que ainda existem) da época em que o Torpedo estava na família Ofídio.
Quanto ao carro acima, foi um dos 8 (número estimado) fabricados por Maurice "Maus" Gatsonides, piloto de nacionalidade holandesa (embora nascido em Java, protetorado holandês na data de seu nascimento). Utilizava quase sempre chassis e motores da Ford francesa, conhecida por Matford (Mathis-Ford), talvez assim -quem sabe- um ancestral perdido da Simca.
Contemporâneo de Tucker, teria sido inspirado (ou inspirou) o "olho ciclópico", como definiu GTX.
Para nós, brasileiros, Gatsonides é mais conhecido por outra invenção, de larguíssima utilização nestas plagas: o detector de velocidade (ou radar), mais conhecido no exterior com Gatso, abreviação de seu sobrenome e que denomina a empresa que até hoje fabrica tal aparelho. Por reconhecimento pela imensurável contribuição aos cofres públicos, muitos prefeitos deveriam homenageá-lo...

VIRGILEXNER - Postado em 27/07/2007 17:40:00 - Forumnow
Leon e GTX ,
então fiquei a pesquisar ontem o destino de Preston Tucker...
Artigo da Motor Trend de 1954 - somente um teste completo (para a época ),
Artigo da Speed Age de 1957 - longa dissertação da parte mecânica,o que foi, deixou de ser ou seria: menciona que Preston Tucker teria falecido de cancer, cf diz o GTX, em 1957,
Artigo da Cars & Parts , anos noventa: enfoca outro modelo preto mas não dá o numero e o descreve como "carro mostruário" da empresa de Tucker, já tendo cruzado os Estados Unidos pelo menos duas vezes em seu périplo demonstrativo.
Inda vou "debulhar" outras fontes encadernadas.
Quanto ao GTX azul, sem as faixas , com o dito "Continental Kit" e vazinhos de flores nas colunas "B" internamente, foi vendido em Sta.Catarina por um engenheiro ao voltar a seu país (anos `80).
Voltei a encontrar este carro em algum evento de expressão, com histórias diversas, não lembro se mencionaram o ano 1970 (senão eu pularia), nem sei se era uma Rallye "travestida".
Eventualmente não estejamos falando do mesmo carro, que me pareceu simplesmente "customizado " ao gosto do tal engenheiro.
Leon e GTX , abraço do (Simcalement) TATO

gtx - Postado em 28/07/2007 19:58:00 - Forumnow
citado, manifesto-me - como se fosse necessário ...
há uns anos bons fui a um encontro em curitiba, parque barigui. dia da transmissão de cargo do og para o francisco asevedo.
expostos, dois simca chamavam atenção: jangada verdes do rubem hay - aliás ninguém sabia de quem, porquanto o carro não participava do evento, apenas enfeitava nas proximidades. uma das idiosincrasias do rubem. outro, na área expositiva, o gtx com estepe na traseira, à présidence; velocímetro para o banco traseiro; vasinhos de flores, etccc e tal. era apresentado como 1 970 e com esta estória a reboque: construção sob encomenda depois de ter sido interrompida a produção, tão especial que incluia um estepe continental.
há uns tempos estava à venda numa loja de lá, com a história. escrevi ao proprietário e ele acedeu à minha argumentação - especialmente porque manter a dele seria um estelionato - cancelando o lero-lero.

Guinle - Postado em 30/07/2007 15:15:00 - Forumnow
http://www.youtube.com/watch?v=r3UB-ZycAGE
http://www.youtube.com/watch?v=cBa4JjaE3Ho&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=zTA9jOuNdtI&mode=related&search=
http://www.automotivehistoryonline.com/tucker.htm
Se eu bem pude ver, o primeiro filme mostra o número 1036, que já deve ter se encontrado com o "nosso", é emocionante vê-lo andando! O segundo é o 1003, em restauração. O último link mostra algumas fotos interessantes.
E por último, fotos do Museu.
http://www.carrosantigos2004.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html
Até

AGB - Postado em 19/11/2007 18:38:00 - Forumnow
Viva !!!!
Achei o Egídio !!!! Sobrinho do dono do Tucker... O simpático está morando em Salvador, fugindo da deliciosa poluição paulistana ... Passei o link do tópico para ele e exigi uma manifestação...
Aguardamos...
Abraços,
Badolato

gtx - Postado em 19/11/2007 21:55:00 - Forumnow
badolato, grande conquista histórica. vai aclarar um pedaço eis que os agentes principais já deixaram a área das providências, estando no plano da supervisão ou do total alheiamento.

VIRGILEXNER - Postado em 20/11/2007 11:37:00 - Forumnow
Grande Badolato !!!
GTX, odeio não dar continuidade às coisas por um tempo, mas não dá prá fazer tudo ao mesmo tempo!
"Supervisão ou total alheiamento", não! Tem cores, Tempestade e, casualmente a vida corre em paralelo com o SITE!
Aguardem até eu esgotar o material que tenho.
"meanwhile " , a revista Collectible Automobile de julho , 1985 traz algum dado interessante ,pg 61, como: - a morte de Preston Tucker foi em 26-12-1956, aos 53 anos (cancer), e trabalhando em planos para o "Carioca", um esportivo de dois lugares a ser produzido no "Brazil" como "kit " e utilizando "freestanding front fenders" .
Extensa história, pgs 42 a 63 , obtenível de: COLLECTIBLE AUTOMOBILE - PO BOX 482 MT MORRIS IL 61054-744 USA
Por hora, era isso, abraço a todos   TATO

gtx - Postado em 20/11/2007 23:46:00 - Forumnow
velho amigo,
quando falei nos agentes principais, já em outros planos. daí, o preston tucker, os donos originais, o lee e o eduardo matarazzo.
você, não. fique por aqui acabando o dever de casa das cores do simca !
tentarei importar a história. grato.

VIRGILEXNER - Postado em 21/11/2007 03:09:00 - Forumnow
Caro ,
importe não! Copio à cores prá você com prazer e enfio a reboque num SEDEX com outras guloseimas já acordadas entre as partes e a espera de maior volume : dê me apenas mais uma semana , que é pro guri vir aqui pegar o material e no fim de semana seguinte tocamos à Capital !
Um bom dia, que, hora de dormir NOW !
Abraço do TATO
PS: se o guri ficar entre seus apontamentos, dá-se outro jeito...  Fuiii...

Guinle - Postado em 21/11/2007 13:43:00 - Forumnow
Boa Badolato,
aguardamos com entusiasmo!

Naldaovema - Postado em 04/03/2008 01:20:00 - Forumnow
Assino embaixo, aguardo notícias sobre o sobrinho do ex-dono do Tucker, cujo body number é 1038, serial 1035, conforme atestava a plaqueta do mesmo, a qual vi e fotografei pessoalmente há uns 20 anos atrás. Também filmamos o bichão e já tava sem farol e sem mecânica...
Emocionante aquela visita, ali aprendi a respeitar os antigos e doravante comecei a juntá-los de forma até fanática.
Aproveito para solicitar fotos daqueles carros do museu, a quem as tiver tempo para me disponibilizar. Aproveito pra questiona´-los a respeito do Cord que tava em Lindóia ano passado, se seria o mesmo que filmamos 20 anos atrás, ao lado de Caddilac Eldorado Special, caminhão Thornpyke, Willys Capeta (já sem o emblema, mas com o capetinha gravado no pisante que vai na caixa da porta do motorista), o Maveco dos Correios, nossa, quanta coisa. Temos filmado o tiozinho que cuidava do galpão, já em decomposição, que conta a história da motinho de guerra, a qual reli nesse forum...rsrs E ele gostou de nós (e da caixinha que lhe demos) de forma que abriu o galpão número "2", que disse não mostrar a ninguém, lá estavam vários clássicos aguardando restauração, coisa indescritível aquele lugar.
Voltei a Caçapava uns 2 anos atrás, não vi quase nada lá, internamente eu chorei...
Abraço.
Rinaldo
Vila Ema
SP

Leon - Postado em 04/03/2008 08:20:00 - Forumnow
Rinaldo, bem vindo a este fórum!
Como você viu (e verá), além das Simcas, nossa paixão, também tratamos de tudo que faz parte do mundo do automóvel. Nesse sentido, toda contribuição é útil para todos nós.
Um grande abraço!
Leon

Guinle - Postado em 04/03/2008 17:47:00 - Forumnow
Naldaovema, como vai?
Sobre o Cord que estava em Lindóia, não sei te informar se é o mesmo do Museu Roberto Lee, pode até ser, me lembro de ter visto uma matéria no site autoclassic.com.br que contava a história desse Cord que estava em Águas de Lindóia, mas agora não consigo encontrá-la, talvez tenham tirado. Esse carro em questão pertence aos Siciliano, em São Paulo, a matéria se bem me lembro dizia que já estão com esse carro há um bom tempo e que ele seria "debutado" em Lindóia, ou coisa parecida. Esse carro está em exposição na Capital SP, não sei te dizer agora onde, mas é de fácil acesso, fácil de encontrar na internet.
O carro que foi de Lee, veio de Curitiba, pertendeu ao colecionador Gil Leão, esse Cord foi trocado por um Cadillac Eldorado 1953 (outra pérola), e inclusive apareceu em uma Classic Show recente, que contava a história dos Caddie Eldorado, e lá está ele!!
Se é o mesmo ou não deve ser fácil saber, mas ainda não sei, também fiz essa ligação e tive/tenho essa curiosidade. De qualquer forma, se é outro, são dois! o que seria muito bom, mas se é o mesmo, pelo menos ainda está em terras verde-amarelas e bem preservado, o que também é fomidável.
Quem mais ajuda???
Abraços,
AUTOCLASSIC

gtx - Postado em 05/03/2008 08:58:00 - Forumnow
sabe o numero do chassi ou motor do cadillac? ou do cord?
o lee possuia um coup'e des alpes, nao me lembro se era o modelo 810. sumiu e reapareceu ha' uns 20 anos em sp.
quando voce foi ao museu nao viu um simca 64, 1a. serie, branco, completo? estava no galpao 2.

Guinle - Postado em 05/03/2008 11:35:00 - Forumnow
Nasser, eu vi esse Simca pela fresta do portão quando estive lá, é nesse galpão que o telhado desabou, sobre esse Simca, que agora está ao relento e certamente sofreu com a queda do telhado.

Leon - Postado em 20/03/2009 09:11:00 - Forumnow
Badolato, nada do Egídio até agora? Será que ele bebeu da água baiana????
Aproveitando, parabéns pelo livro!!! Tio Lin já está providenciando as biribas!!!
Abraços, Leon.
P.S.: confrades, por onde anda o Tato?

UKISOCIETY - Postado em 24/03/2009 - YouTube
The Ballad of Tucker Torpedo
http://youtu.be/StINceaBmeI

Re: Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

lpagotto - Postado em 12/07/2010 18:33:00 - Forumnow
Estive no museu, em Caçapava, em 1982, quando estava aberto a visitação, limpo, com todos os carros completos, inclusive os Packard com as rodas originais, o Hispano Suiça, entre outros, e o Tucker, já sem o motor.
Voltei lá em 1998, pagando uma "taxa especial" ao caseiro do sitio consegui entrar e ver o que tinha restado: os Packard com rodas de pickup, o Tucker sem a grade e o farol central, e nada de Hispano Suiça, tampouco da SSSK, o teto do predio cheio de goteiras e lodo para todos os lados.
Em um outro galpão, onde era a oficina de restauração, preciosidades como um Cord (todo desmontado) e um Cadillac 1956, entre outros, todos com um dedo de poeira em cima. Deu vontade de chorar...

gtx - Postado em 12/07/2010 22:43:00 - Forumnow
pagotto, se você é alma sensível, não repita a proeza.
há um ano, 03.jul.09, estive lá para retirar os 4 automóveis cedidos pela ford ao museu paulista de antiguidades mecânicas, o museu lee.
era cenário indescritível. a umidade tomava tudo e os carros colocados 'a direita haviam sido manobrados com um trator. partes removidas. a carroceria de alumínio de um lancia, foi-se em folhas pare venda, restando a estrutura, como um esqueleto. um alfa dos anos 20, antes perfeito, totalmente saqueado; carros inidentificáveis e, num resumo, haviam apenas 25 restantes entre sucatas e automóveis ainda mais ou menos compostos.
um studebacker president 1957, cre-se único no país, perdeu rodas, calotas, pneus e, mais recentemente a instrumentação.
levei o og pozolli para ser um dos recebedores, necessária testemunha legal, dos carros da ford. passou mal, seja pelo ar poluído pelo excesso de mofo e bolor, seja pela constatação do estado do que foi a 6a. mais importante das coleções no mundo, reduzida a escombro, diminuída pelos saques.
voltando no tópico, não li todas as opiniões, mas correndo o erro de bisar informação, o motor do tucker está exposto no museu do eduardo matarazzo, em bebedouro. aliás, marcelo, um bom programa para nós, simquistas, simqueiros, que só nos encontramos interneticamente, marcarmos um ponto de encontro físico - sp, ribeirão, onde mais quiserem - e irmos fazer uma visita. perto há o agromen, exponencial mostra de tratores.
pensa aí petit marcel.

Rusiq - Postado em
O que dizem os outros:
Street Customs - Tucker 1035 de Roberto Lee será restaurado?
Jaloponik - Tucker no Brasil: a história do incrível Carioca
Flavio Gomes - Tucker

Dakowski - Postado em 01/11/2010 16:21:00
GTX,
Um ponto que eu gostaria de levantar: - confesso que não sou muito fã das réplicas, embora o Brasil tenha profissionais maravilhosos na área. Mas seria possível fazer uma réplica do Tucker Torpedo? O Tucker de Roberto Lee poderia ser usado para se tirar o molde ou as medidas sem afetar o veículo? Eu acho o desenho deste carro simplesmente fantástico e morderia minha língua com muito prazer no fato de possuir uma réplica dele, já que o original é impossível.
Um grande abraço à todos!

gtx - Postado em 03/11/2010 17:17:00
retífica gtx:
sobre copiar o tucker. creio muito difícil na atualidade. entretanto, no caso de o museu de caçapava ter o seu acervo cedido para a prefeitura de caçapava, como dito aqui salvo engano pelo jc flores, o arauto da taiada, talvez fique mais fácil.
conselho de amigo: faça um carioca. é tão tucker tanto; é mais raro; é muito mais fácil.

Leon - Postado em 04/11/2010 09:07:00
Concordo: "copiar o Tucker", na atualidade, é extremamente difícil.
O Carioca é uma boa ideia...
Abração!

Peter - Postado em 04/11/2010 09:58:00
Bom dia  Amigos,
Desculpem a minha ignorância automobilística, mas o que vem a ser exatamente o Carioca ?
Preciso verificar aqui nos meus alfarrabos, mas se não me falha a memória, nos Estados Unidos já existe a réplica do Tucker, inclusive na versão mais apimentada (street Rod).

Leon - Postado em 04/11/2010 10:34:00
Olá, Peter!
Revendo as postagens antigas, achei esta de 2007:
Rare 1948 Tucker #19, Waltz Blue
http://youtu.be/qqd8fA78KyI
E o mais interessante: naquela ocasião, a Robida Concepts (www.robidaconcepts.com) JÁ FAZIA uma cópia do Tucker Torpedo, ao estilo street rod.
É só ter $$$ para importar...
Além dos links que ali apontei sobre o Tucker Carioca, você pode pesquisar no acervo digital da Quatro Rodas a reportagem e as belíssimas ilustrações que o Darcy Vieira concebeu.
Abraços!

Leon - Postado em 04/11/2010 10:56:00
Thomas e Peter, complementando o post anterior, a Robida também intenta fazer o Carioca.
Vejam o projeto e as fotos em Robida Concepts.

Peter - Postado em 04/11/2010 12:48:00
Beleza Leon,
Obrigado pelas informações. Agora me achei em relação ao Carioca.

David Greenlees – Postado em 20/01/2011 - The Old Motor
The Tucker
http://theoldmotor.com/?p=2266

AGB - Postado em 29/03/2011 00:40:00 - Forumnow
Caros,
Recebi a Classic Show hoje ... Está espetacular a matéria sobre o Tucker !!!!
O triste é que ela para no meio e vai continuar apenas daqui a 2 meses na próxima edição ...
Fico feliz em ter colaborado para que as partes se encaixassem ... Foi a partir desde post meu de 5 anos atrás que o Atos achou uma linha lógica e foi montando o quebra cabeças ... Coloquei então o Atos em contato com Mrs.Reuters, a inventariante do Tucker, que mora a 10 min da minha casa e tem lembranças vivas do carro ainda novo ...
Ah,e para quem gosta de dizer que o rádio do Tucker que o Salim tinha foi surrupiado do Museu, uma informação: em 1957 o carro já tinha painel completo de Cadillac, não tendo mais nem lugar para o rádio original do Tucker ... Acho que cabem retratações ...
No mais a reportagem está uma delícia, daria um excelente livro !!!
Abraços,
Badolato

AGB - Postado em 27/05/2011 01:08:00 - Forumnow
Saiu a segunda parte da reportagem do Tucker... Baita trabalho investigativo que foi feito!! Leitura obrigatória!
Badolato

gtx - Postado em 27/05/2011 20:32:00 - Forumnow
toda a razão. trabalho investigativo da melhor qualidade e exposto com os poderes de dono entusiasmado, sem cortar textos ou fotos para obedecer a editor preocupado com número de linhas.
sobre o rádio, perguntei a briminha salim ashcar como o conseguiu: disse ser novo, na embalagem, comprado nos eua.

Rusiq - Postado em 09/07/2011 15:52:00 - Forumnow

Classic Cars: O Tucker brasileiro
Motorpasion: Tucker: um homem e seu sonho
Flickriver: Tucker Cars

David Greenlees – Postado em  10/10/2011 - The Old Motor
The Tucker Engine Assembly Line
http://theoldmotor.com/?p=31273

Re: Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

VIRGILEXNER escreveu
[...]

Em 21/01/2012 um Tucker Torpedo 1948 foi vendido por "apenas" US$ 2.650.000...

O lance final ficou em US$ 2.650.000. Isso significa que o novo proprietário vai pagar US$ 2.915 mil dolares para dirigir este Tucker azul. Confira na galeria de imagens de alta resolução as fotos ao vivo do leilão Barrett-Jackson 2012, e assista a um vídeo do leilão.
AUTOBLOG
Barrett-Jackson

Re: Estória (estória mesmo) do Tucker brasileiro...

a nova edição de ClassicShow traz a continuidade do levantamento da história do Tucker que esteve no Brasil.
bom trabalho investigativo, descobriram quase todo seu caminho e a intervenção para substituir a mecânica por outra de cadillac -  com isto mudando totalmente o automóvel.
agora seguem outra vertente: a possibilidade de um outro tucker no país, partindo da informação que o importador tinha como território sp e o sul do país. como há foto do tucker em frente ao copacabana palace, em copacabana, rio, rj, trabalham com a investigação de um segundo exemplar.

badolato, cadê seu amigo ofídio para dar um gás nesta história.

e há simquistas, simqueiros cariocas que pudessem conversar com antigos interessados em automóveis para auxiliar resgatar esta história ?