A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Atilio Atilio

A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Esta mensagem foi atualizada em .
Alguém pode me ajudar ? Estou querendo saber se alguém tem a lista com os Nomes dos Engenheiros da SIMCA Chambord São Bernardo do Campo, eles foram embora do Brasil em +/- 1969, não todos. Técnicamente estou tentando localizar os dois "Perrot", (Um é o Georges Perrot (Piloto de testes) que estava em Ubatuba-SP, o outro, o nome era "André", era o Engenheiro de Projeto- Fábrica. Na casa dele em Moema-SP, tinha muitas plantas dos SIMCAS e do Tempestade. Eram plantas trazidas para rascunho, para descarte, que usavamos para desenhar e brincar com os carrinhos em miniatura em cima delas, eu e o Sergio (filho do Eng ) .Nós morávamos em Moema-SP, depois ele se mudaram para Vila Mariana, perto da escola do Sergio, (Liceu Paster) . Na escola eles não quiseram me dar nenhuma informação. O Sergio cursou o primeiro ginasial em 1969. ( A mãe se chamava Marie, o Pai "André", a cachorra se chamava India, todos voltaram para Nice França, em 1969 derrepente!. Eu frequentei a casa deles , primeiramente localizada em Moema, depois na Vila Mariana. Eles iam me buscar nos finais de semana e feriados, viajávamos sempre para Guarujá de SIMCA depois de Esplanada "Zero". Na casa deles sempre havia reuniões com os franceses, acho que eram 5, os aniversários também. Já conversei com o SR Engenheiro de Teste SIMCA (Eng. Renato Zirk) e o Sr Hans que era piloto junto com Geoges Perrot.

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Bem vindo, Atilio.

Vai ser uma busca e tanto.

Sugiro que você procure também no Face Book. Tem grupo de Simca por lá que possui maior movimento do que aqui, então obviamente a sua mensagem vai alcançar mais pessoas.

Desejo boa sorte, infelizmente não tenho como te ajudar.

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

marcelo,
assunto resolvido com nome, sobrenome, histórias e referência viva.
os universitários daqui são master on simca affairs ...

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Gtx, 91916 pessoas já visitaram este fórum e estas mesmas pessoas gostariam de saber como este assunto foi "resolvido com nome, sobrenome, histórias e referência viva".
Para conhecimento de todos, vou postar os e-mail que vocês trocaram:

Atilio Henrique Laudanna - 13 de novembro de 2015
Sr.Marcelo Viana,
Boa tarde!,
Recebi um e-mail com a recomendação de entrar em contato com os Senhor para que talvez possibilitasse a sua ajuda ou encaminhamento para que eu possa encontrar uma pessoa da minha época, e da SIMCA. O e-mail abaixo esclarece alguns pontos da minha História. Irei também procurar o “TOCO”, disseram que ele poderia ter mais algumas informações dos franceses que foram embora para NICE em +/-1969, parece que saíram do Brasil tão rápidos por causa da Chrysler, que nem se despediram. Agora com a Internet (Google) parece que as coisas ficaram mais fáceis para possibilitar encontrar pessoas.

Mensagem recebida do Sr Alexandre Goerl, (Facebook) Grupo da SIMCA.
Atilio Henrique Laudanna poste tua dúvida no site www.simca.com.br, no Fórum. o Marcelo ou o Nasser vão te ajudar

Marcelo Viana - 13 de novembro de 2015
Boa tarde!
Legal demais a sua história.
Lamento não poder ajudar.
Eu indicaria o Renato Zirk, mas você já conversou com ele.
A pessoa que mais conhece sobre ex-funcionários da Simca é o Roberto Nassar, que nos copia.
Espero que ele possa te ajudar.
Boa sorte!
Marcelo.

gtx - 13 de novembro de 2015
marcelo, atílio,
copiei a dúvida e transmiti a um engenheiro que trabalhou com o georges perrot na área de desenvolvimento e corridas.
aguardemos. usualmente ele é rápido nestas questões.
atílio, uma dúvida. você falou em brincar sobre desenhos do tempestade? nunca imaginei que houvessem como produto simca e, muito mais, iniciativa e acabativa de um engenheiro que não era da área de corridas.
pode falar mais sobre isto? grato nasser

Atilio Henrique Laudanna - 13 de novembro de 2015
Roberto,
Boa Noite!
Que eu gostaria de confirmar é se eram realmente dois “Perrot” ou não. O Sergio ou Serge era meu amigo, O pai dele e a mãe praticamente só falavam francês em casa. Eu tinha 10 anos quando foram embora isto foi repentinamente em +/- novembro de 1969. Primeiro morávamos na rua Tico-tico em Moema, esta rua mudou de nome naquela época para Rua Ministro Gabriel de Resende Passos, é a rua do Hospital Alvorada em Indianopolis (Moema).Um ano antes eles mudaram para a Rua Joaquim Libanio (Vila Mariana), está rua fica bem próxima da Rua Vergueiro, e perto da escola Liceu Paster. O Sergio (era o nome que nos Brasileiros Chamavam ) , o Sergio estava no primeiro Ginasial no Liceu Paster em 1969, fui algumas vezes na escola dele para ver se deixavam eu olhar os nomes das classes de primeiro ginasial de 1969 do Liceu, e o endereço da Rua Joaquim Libanio para possibilitar e confirmar o sobrenome. Nós íamos quase todo final de semana para a casa deles no Guarujá. O pai dele ia me buscar no final de semana, lá em Moema,  para ir para a praia de Pernanbuco no Guarujá onde eles tinham uma casa. Outros fins de semana e feriado ficávamos em São Paulo, na casa da Rua Joaquim Libanio. Nos aniversários e festas lá em Moema só se falava Francês. No inicio, isto +/- 1966 eu não entendia nada. Quanto as plantas dos SIMCAs, o pai dele tinha uma mesa de projeto na casa dele, daquelas de madeira e plástico verde, ao lado tubos de desenhos e outras plantas dobradas só de carros e peças, que ele dizia que a gente podia reutilizar, desenhar, fazer aviões, e tapetes para enfileirar as miniaturas.O Sergio tinha malas de carrinhos miniaturas, nos abríamos as plantas e fazíamos filas de Citroens, Caminhões, Ambulâncias. Uma vez quando foram para frança, mês de julho, eles trouxeram uma miniatura Miura Vermelha para mim e uma Miura Amarela para o Sergio. A miniatura abria as portas, o capô, e a tampa posterior do Motor. Montei uma imagem das Miniaturas no meu LikeDim.
Eles possuíam uma cachorra que parecia um Lobo, o nome dela era India(n).Nós andávamos em Moema com ela, para passear, algumas vezes. A gente punha a molecada para correr lá na Rua Canário (Moema) com um lobo do lado.A empregada deles, acho que o nome era Dolores, diarista em Moema, não gostava da gente, nós vivíamos aprontado com ela, isto toda vez que era possível.
Desculpe, mas vou informar em 1970, logo quando eles foram embora sofri um acidente, e demorou um tempo para me recuperar, eu tinha 10 anos naquela época, e não tinha Internet e nem muitas possibilidades. Assim mesmo fui algumas vezes no Liceu Paster até de bicicleta (Rua Vergueiro), e lá uma falta de educação e respeito, não quiseram nem ouvir a História, fui umas 4 vezes lá naquela escola (imaginem o nível de educação com que tratam e educam as crianças lá). Bom, mas está História não melhora muito hoje. Já fiz contato com alguns Serge Perrot (até agora +/- 4) . O Sergio ou Serge Perrot deve ter ido para a França em Nice, talvez o pai dele (acho que o nome é André Perrot) deve ter ido trabalhar na Chrysler, ele o Sergio dizia que tinha uma irmã mais velha lá na frança. Me lembro que eu enchia o Sergio por causa do sobrenome por que parecia a tradução de Papagaio, mas eu não prestava muita atenção, ele dava uns murros no meu ombro toda vez que eu começava. Nós andávamos de bicicleta, e brincadeiras com os carrinhos, o Pai dele sempre trazia novidades para ele, ele tinha uma três malas de modelos de carros miniaturas diferentes. Eu gostaria de saber quantos Perrot existiam na(SIMCA) ou era um só?.
Obrigado
Atilio

gtx - 14 de novembro de 2015
resposta do engenheiro que trabalhou diretamente com o perrot da área de desenvolvimento, curto e direto como soem ser os engenheiros:
" Só existiu um Perrot
Georges Robert Louis Perrot!
Que foi p Ubatuba e faleceu lá!
André Perrot??
Nunca ouvi falar!!!!  "

espero ajude. nasser

Atilio Henrique Laudanna – 14 de novembro de 2015
Roberto,
Boa tarde!,
Mais uma vez obrigado!,
Então o sobrenome pode ser outro. Algumas pessoas disseram que existia mais de um.
Será que este engenheiro que trabalhou lá lembra mais algum detalhe, todos os franceses  iam e frequentavam  a casa deles lá em Moema, sempre tinha encontros lá!
Obrigado!

gtx - 15 de novembro de 2015
Aí:
" Ele deve estar se referindo ao André Pouget , que ja mencionei e identifiquei em uma foto de Curitiba (Rodovia do Café), Que morou em Moema!
Foi casado com uma baiana, mulata, engrassadissima , que dava muitas reuniões sociais!
Deve estar vivo ainda, muito amigo do Vincenzo Ondeí, que foi diretor de compras da Simca! "

em tempo. o Vincenzo Ondei está vivo, e fiz contato com ele há algum tempo. não tenho intimidades, mas se você quiser posso consultá-lo se você pode passar um e.mail a ele.

Atilio Henrique Laudanna - 18 de novembro de 2015
Sr. Roberto,
Boa Noite!
Ontem conversei com o Sr Renato Zirk, e este nome Pouget foi lembrado por ele também, impressionante!
Já estou muito grato de novo!, com a notícia de que alguém morou lá em “Moema” , parece uma luz no fim do túnel.
Eu ficaria muito agradecido que você passasse o contato, telefone ou e-mail, ou talvez até encaminhar este email, caso a pessoa se sinta constrangida por eu ser uma pessoa estranha, este email tem a história com os dados de Moema (nome da Rua etc) assim a pessoa poderia confirmar, e lembrar mais informações sobre Marie, André e o Sergio (mon ami) e a cachorra India.
Obrigado!
Atilio

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Atilio, vc disse: “Na casa dele em Moema-SP, tinha muitas plantas dos SIMCAS e do Tempestade.”
O GTX perguntou-lhe: “atílio, uma dúvida. você falou em brincar sobre desenhos do tempestade? nunca imaginei que houvessem como produto simca e, muito mais, iniciativa e acabativa de um engenheiro que não era da área de corridas.”
Atilio, eu e o Nasser (GTX) já discutimos e divergimos muito sobre este assunto. Eu afirmo que existia um desenho do chassi do Tempestade, mas vc é o primeiro que afirma ter visto desenhos do Tempestade.
O GTX disse e eu o acompanho: “pode falar mais sobre isto?”
Aguardamos sua resposta.

SIMCA TEMPESTADE
Atilio Atilio

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Em resposta à esta mensagem postada por Atilio
Rui,

Bom dia!

Eu me lembro de algumas coisas, pois naquela época eramos  crianças, mas uma boa idéia é achar o filho dele que era meu amigo, “ o Sergio”. As informações que me lembro é que estudou no Liceu Paster, na Vila Mariana, Rua Vergueiro, quase em frente a estação Klabin do Metrô. O Sergio estava no primeiro Ginasial em 1969, morava na Rua Joaquim Libânio, ainda tem os sobrados todos iguais (+/- 5) de tijolos a vista, isto é muito perto da Escola Liceu Paster. A Mãe dele chamava-se Marie e o Pai dizia-se Engenheiro da SIMCA Chambord .Muitos desenhos, plantas em A2, A1, e A0 (A0 folhas grandes), estes desenhos eram de rodas, peças que pareciam platôs, parafusos, partes de carros SIMCA. Tinha desenhos a mão (a lápis) esboços. Na prancheta (aquela antiga de desenhista) tinha desenhos que ele dizia que não podia mexer, e algumas folhas as quais ela nos dava a gente desenhava (no verso) ruas, casas, caminhos para as miniaturas .Quando eles moravam em MOEMA, na Rua Ministro Gabriel de Resende Passos (antiga Rua TICO-TICO) sempre os franceses se encontravam lá, inclusive eles viviam passando Slides de viagens, e lá encontravam varias pessoas. Me disseram que o Sr Pouge (ou Pouget), morou em Moema, e fazia vários encontros sociais. Eu estou tentando encontrar o endereço ou contato dele. Talvez você tenha informação. Estou para ir conversar com o “Toco” , na oficina dele em São Paulo. Você tem algum contato que possa ajudar?  ( A escola Liceu Paster tem os registros, nos livros das crianças da época com os nomes das classes do primeiro ginasial de 1969, (Mon ami Sergio né 1960 ou 1961) que morava na Rua Joaquim Libanio, Mãe Marie eu gostaria que alguém pudesse ver e conferir o Nome Sergio, enderço da Rua Joaquim Libanio, 1º Ginasial de 1969, Lá na escola de franceses deve ter ainda adeptos de SIMCA com ligação lá.  As plantas e detalhes o Sergio deve ter muito mais informação que eu, ainda pretendo achá-lo.

Gentimente,
Abraço a todos,
                       Atílio

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Em resposta à esta mensagem postada por Atilio
Atílio, já tentou o site dos ex-alunos? http://www.expasteur.com.br/default.asp

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

GTX, que memória tem esse engenheiro!

Do Diário Oficial do Estado de São Paulo de 25/3/1960, caderno Judiciário, página 45:

"7º SUBDISTRITO (Consolação)

FAÇO SABER QUE PRETENDEM SE CASAR: ANDRÉ ALFRED POUGÉ, SOLTEIRO, INDUSTRIÁRIO, E DONA ELISA PAMPONET, SOLTEIRA, COSTUREIRA; AQUELE FILHO DE ALFRED POUGÉ E DE DONA FERNANDE POUGÉ, NASCIDO EM NANGIS, NA FRANÇA, AOS 20 DE DEZEMBRO DE 1931, RESIDENTE E DOMiCILIADO NESTE SUBDISTRITO. ESTA FILHA DE HERACLITO PAMPONET E DE DONA AGRIPINA MOUTINHO PAMPONET, NASCIDA EM ITABUNA. ESTADO DA BAHIA, AOS 9 DE AGOSTO DE 1929, E DOMICILIADA NESTE SUBDISTRITO - EXIBIRAM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS POR LEI. FAÇO PÚBLICO E SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO, ACUSE-O PARA OS FINS DE DIREITO - SÃO PAULO. 23 DE MARCO DE 1960. - O OFICIAL, MESSIAS FARIA".

DOESP 25/3/1960 = Judiciário = pág 45
Adalberto Adalberto

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Puxa vida, que tópico interessante! É por isso que adoro esse forum.

Rusiq, Leon, vocês são demais.

Abraço,

Adalberto
São Bernardo do Campo

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Obrigado, Adalberto, mas quem é demais é o "São Google"...rsrs

E a caçada continua...

No Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 8/8/2015, pág. 69, há uma menção a um André Alfred Pouge, possivelmente pai do colega de escola! Trata-se de algum lançamento de IPTU (ou, ao que me parece, "isenção de aposentado") a imóvel de sua propriedade, quero crer de sua residência.

Embora seja um documento público, reluto em transcrever o endereço aqui, mas basta olhar no link para descobri-lo.

Agora é com o Atílio... somente peço a ele que nos mantenha informado sobre novidades.

Abraços!

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

a capacidade fofocativa deste blog é uma grandeza. com três mensagens parece possível descobrir qual o ângulo de avanço do simca do marcelo subindo as grimpas de minas, período fértil de namorada alheia, identificar à distância se rolex é falso ou autêntico, ... por aí. por anônimo ...

levando a sério, belo trabalho de aproximação, preenchendo os claros, corrigindo as fontes. será interessante saber o que ocorre com o serge e, principalmente, como era o negócio de desenhar e brincar com os desenhos técnicos atribuídos ao tempestade, talvez ventania, por aí,

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

"Capacidade fofocativa"...rsrsrs...muito bom!

Fofoca mesmo é dizer que ele - em 2004 - estava casado com outra mulher...
Atilio Atilio

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Em resposta à esta mensagem postada por Atilio
Pessoal, muito obrigado ao fórum SIMCA e principalmente todos. A possibilidade, oportunidade rápida de informações, impressionante o que .. "São Google" ... permite . Fofocas ou não agradeço o empenho e informações de todos. Na minha cabeça, em 50 anos, ainda não se apagaram as informações daquela época. Ainda continuo procurando por informações...e o contato.

Abraço,
Atílio.

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

atilio,
depois conte. o dito amigo do pouge' não respondeu ao meu e.mail, e a outra fonte indicou não estar em boa saúde. com o endereço fornecido pelo leon deve ser possível um acesso por telefone.

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Dando sequencia "a capacidade fofocativa deste blog"...
Atílio, o telefone residencial do André vc consegue em http://pt.abctelefonos.com/andre_alfred_pouge_br_1769
Se for a pessoa procurada, ele completará 84 anos no próximo dia 20...

SIMCA TEMPESTADE
Atilio Atilio

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

Em resposta à esta mensagem postada por Atilio
A todos os Detetives, .....e cientistas... de idéias, como entrar o site dos ex-alunos do Liceu, ... a todos..
Muito Obrigado! ... e ainda estou tentando. O Telefonema do contato ainda não tentei, tentei um e-mail direto, mas ainda não respondeu. estou aguardando mais um pouco.

Abraços.
Atílio

Re: A procura dos nomes dos Engenheiros Franceses SIMCA

atílio, o grupo dá a maior força - e aguarda informações sobre tempestade, ventania, desenhos, e todos os etccc e tal para enriquecer a história da marca no brasil. sucesso